Archive for the ‘Uncategorized’ Category

PECADO

terça-feira, setembro 17th, 2019

PECADO

Na Primeira Carta de João

1Jo 1,7 Mas, se caminhamos na luz, como ele (Deus) está na luz, estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho (Filho de Deus), nos purifica de todo pecado. 8 Se dizemos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos, e a Verdade não está em nós. 9 Se reconhecemos os nossos pecados, ele (Deus), que é fiel e justo, perdoará nossos pecados e nos purificará de toda injustiça. 10 Se dizemos que nunca pecamos, estaremos afirmando que ele (Deus) é mentiroso, e a sua palavra não estará em nós.

1Jo 2,2 Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados; e não só os nossos, mas também os (pecados) do mundo inteiro.

1Jo 2,12 Eu lhes escrevo, filhinhos, porque os seus pecados são perdoados por causa do seu Nome. (=de Jesus)

1Jo 3,3 Todo aquele que  deposita  essa  esperança em Jesus se purifica, para ser puro  como  Jesus é  puro. 4 Todo aquele  que comete  pecado, comete também violação  da  lei, porque o pecado é violação da lei. 5 Mas  vocês sabem que  Jesus se manifestou para tirar os pecados, e que  nele não  existe pecado. 6 Todo aquele  que nele permanece, não peca. Todo aquele  que peca, não o viu nem o  conheceu.

1Jo 3,8 Quem comete o pecado pertence ao Diabo, porque o Diabo é pecador desde o princípio. (cf. Jo 8, 44) Foi para isto que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. 9 Todo aquele que nasceu de Deus não comete pecado, pois a semente de Deus (=o Espírito ou a Palavra) permanece nele: e não pode pecar, porque nasceu de Deus.

1Jo 4,10 E o amor consiste no seguinte: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou, e nos enviou o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados.

1Jo 5,16 Se alguém vê o seu irmão cometer um pecado que não leva à morte, que ele reze, e Deus dará a vida a esse irmão. Isso quando o pecado cometido não leva para a morte. Existe um pecado que leva para a morte, (cf. Mt 12,31; 1Jo 2,22-23) mas não é a respeito desse que eu digo para se rezar. 17 Toda injustiça é pecado, mas existe pecado que não leva para a morte.

PECADO QUE NÃO LEVA PARA MORTE

 

PECADO QUE LEVA PARA MORTE

 

PECADO É A VIOLAÇÃO DA LEI

 

TODA INJUSTIÇA É PECADO

 

PECADO no EVANGELHO DE JOÃO

Jo 1,29 No dia seguinte, João viu Jesus, que se aproximava dele. E disse: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do  mundo.

Jo 8,7   Como eles (os doutores da Lei e os fariseus) continuaram insistindo na pergunta, Jesus se levantou e disse: “Quem de vocês não tiver pecado, atire nela a primeira pedra.”

Jo 8,21 Jesus continuou dizendo (para as autoridades dos Judeus): “Eu vou-me embora e vocês vão me procurar, mas vocês vão morrer no seu pecado. Para onde eu vou, vocês não podem ir.” 22 As autoridades dos judeus comentavam: “Por acaso ele vai se matar? Pois está dizendo: ‘Para onde eu vou, vocês não podem ir’.” 23 Jesus continuou a falar: “Vocês são daqui de baixo, eu (sou) lá de cima. Vocês são deste mundo, mas eu não sou deste mundo. 24 É por isso que eu digo que vocês vão morrer nos seus pecados. Se vocês não acreditam que Eu Sou , vocês vão morrer nos seus pecados.” 25 Então as autoridades dos judeus perguntaram: “Quem és tu?” Jesus respondeu: “O que eu estou dizendo desde o começo. 26 Eu poderia dizer muita coisa a respeito de vocês, e condená-los. Mas, aquele que me enviou é verdadeiro, e eu digo ao mundo as coisas que ouvi dele.”

Jo 8,34 Jesus respondeu (às autoridades dos Judeus): “Em verdade, em verdade digo a vocês: quem comete o pecado, é escravo do pecado. 35 O escravo não fica para sempre na casa, mas o filho fica aí para sempre. 36 Por isso, se o Filho os libertar, vocês realmente ficarão livres…… 46 Quem de vocês pode me acusar de pecado? Se eu digo a verdade, por que vocês não acreditam em mim? 47 Quem é de Deus ouve as palavras de Deus. Vocês, porém, não ouvem, porque vocês não são de Deus.”

Jo 9,16 Então os fariseus disseram: “Esse homem não pode vir de Deus; ele não guarda o sábado.” Outros diziam: “Mas como pode um pecador realizar esses sinais?” …. 24 Então as autoridades dos judeus chamaram de novo o homem que tinha sido cego e lhe disseram: “Dá glória a Deus! (=Confesse a verdade).  Nós sabemos que esse homem é um pecador.” 25 Ele respondeu: “Se ele é pecador, isso eu não sei; só sei que eu era cego e agora estou enxergando.”……30 Ele (o que era cego) respondeu: “Isso é de admirar! Vocês não sabem de onde ele é. No entanto, ele abriu meus olhos. 31 Sabemos que Deus não ouve os pecadores, mas ouve aquele que o respeita (o teme) e faz a sua vontade. 32 Nunca se ouviu falar que alguém tenha aberto os olhos de um cego de nascença. 33 Se esse homem não vem de Deus, não poderia fazer nada.” 34 Eles disseram: “Você nasceu inteirinho no pecado e quer nos ensinar?” E o expulsaram….. 40 Alguns fariseus que estavam perto dele ouviram isso e disseram: “Será que também somos cegos?” Jesus respondeu: “Se vocês fossem cegos, não teriam nenhum pecado. Mas como vocês dizem: ‘Nós vemos’, o pecado de vocês permanece.”

Jo 15,22 Se eu não tivesse vindo e não tivesse falado para eles, eles não seriam culpados de pecado. Mas agora eles não têm nenhuma desculpa do seu próprio pecado. 23 Quem me odeiaodeia também a meu Pai. 24 Se eu não tivesse feito no meio deles obras como nenhum outro fez, eles não seriam culpados de pecado. Mas eles viram (o que eu fiz), e apesar disso odiaram a mim e a meu Pai. 25 Desse modo se realiza o que está escrito na lei deles: ‘Odiaram-me sem motivo’. (cf. Sl 35,19; 69,5)

Jo 16, 8 Quando o Advogado (Paráclito) vier, ele vai desmascarar o mundo, mostrando quem é pecador, quem é o Justo e quem é o julgado (=condenado). 9 Quem é pecador? Aqueles que não crê em mim. 10 Quem é o Justo? Sou eu. Mas vocês não me verão mais, porque eu vou para o Pai. 11 Quem é o julgado (=condenado)? É o PRÍNCIPE DESTE MUNDO, (12,31; 14,30; 16,11) que já foi julgado (=condenado).”

Jo 19,11 Jesus respondeu: “Você (Pilatos) não teria nenhuma autoridade sobre mim, se ela não lhe fosse dada do alto. Por isso, aquele que me entregou a você, tem pecado maior.”

Jo 20,22   Tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: “Recebam o Espírito Santo. (cf. Jo 14,16.26; 15,26) 23 Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. (cf. Jo 1,29) Os pecados daqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados.”

PECAR É SER ENGANADO POR UM ÍDOLO

Ex 32,7-11.13-14

Leitura do Livro do Êxodo 32,7-11.13-14

Naqueles dias:
7 O Senhor falou a Moisés:
‘Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo,
que tiraste da terra do Egito.
8 Bem depressa desviaram-se do caminho que lhes prescrevi.
Fizeram para si um bezerro de metal fundido,
inclinaram-se em adoração diante dele
e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo:
‘Estes são os teus deuses, Israel,
que te fizeram sair do Egito!’
9 E o Senhor disse ainda a Moisés:
‘Vejo que este é um povo de cabeça dura.
10 Deixa que minha cólera se inflame contra eles
e que eu os extermine.
Mas de ti farei uma grande nação’.
11 Moisés, porém, suplicava ao Senhor seu Deus, dizendo:
‘Por que, ó Senhor,
se inflama a tua cólera contra o teu povo,
que fizeste sair do Egito
com grande poder e mão forte?
13 Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Israel,
com os quais te comprometeste, por juramento, dizendo:
‘Tornarei os vossos descendentes
tão numerosos como as estrelas do céu;
e toda esta terra de que vos falei,
eu a darei aos vossos descendentes
como herança para sempre’ ‘.
14 E o Senhor desistiu do mal
que havia ameaçado fazer ao seu povo.

Paulo se reconhece pecador

1Tm 1,12-17

Caríssimo:
12 Agradeço àquele que me deu força,
Cristo Jesus, nosso Senhor,
pela confiança que teve em mim
ao designar-me para o seu serviço,
13 a mim, que antes blasfemava, perseguia e insultava.
Mas encontrei misericórdia,
porque agia com a ignorância de quem não tem fé.
14 Transbordou a graça de nosso Senhor
com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.
15 Segura e digna de ser acolhida por todos
é esta palavra:
Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores.
E eu sou o primeiro deles!
16 Por isso encontrei misericórdia,
para que em mim, como primeiro,
Cristo Jesus demonstrasse
toda a grandeza de seu coração;
ele fez de mim um modelo
de todos os que crerem nele
para alcançar a vida eterna.
17 Ao Rei dos séculos,
ao único Deus, imortal e invisível,
honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Pedro se reconhece pecador

Lc 5,8 Ao ver isso, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!”

O Papa Francisco se reconhece pecador

MORTE

quarta-feira, setembro 11th, 2019

MORTE

 

Ver

MUNDO ; GNÓSTICOS ;  ODIAR ;  ENGANAR ;  ANTICRISTO ; FALSO PROFETA ; MALIGNO ; DIABO ; ÍDOLOS ; MORTE

PERMANECER

quarta-feira, setembro 11th, 2019

PERMANECER

 

FILHOS DE DEUS

segunda-feira, setembro 2nd, 2019

COMUNHÃO

domingo, setembro 1st, 2019

COMUNHÃO

Na 1a carta de João:

1 Jo 1,3 Isso que vimos e ouvimos, nós agora o anunciamos a vocês,para que vocês estejam em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo.

1 Jo 1,6 Se dizemos que estamos em comunhão com ele (Deus) e no entanto andamos em trevas, somos mentirosos e não pomos em prática a Verdade. 7 Mas, se caminhamos na luz, como ele (Deus) está na luz, estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu filho (Filho de Deus), nos purifica de todo pecado.

COMUNHÃO (Cf. 1Cor 1,9+; 2Pd 1,4) exprime um dos principais temas da mística joanina (Jo 14,20; 15,1-6; 17,11.20-26): a unidade da comunidade cristã, fundada sobre a unidade de cada fiel com Deus, em Cristo. Esta unidade é expressa por estas diferentes formas:

  • “permanecer em Deus e Deus permanece nele” ou
  • “estar em Deus e Deus está nele”. (1Jo 2,5-6.24-27; 3,6.24;4,12-13.15-16; cf. Jo 6,56+)
  • ele é nascido de Deus (2,29; 4,7; 5,1.18)
  • ele é de Deus (2,16; 3,10; 4,4.6; 5,19)
  • ele conhece a Deus; (2,3.13-14; 3,6; 4,7-8)

sobre conhecimento e presença, ver ainda: (Jo 14,17; 2Jo 1-2). Esta união com Deus se manifesta pela fé e pelo amor fraterno (cf. 1,7+; Jo 13, 34+). O testemunho apostólico é o instrumento desta comunhão. (.5; 2,7.24-25; 4,6; Jo 4,38; 17,20+; cf. At 1,8. 21-22). (Roda-pé da BJ)

ODIAR

quinta-feira, agosto 29th, 2019

ODIAR

A- Rejeitar, ter ou fomentar inimizade, não amar…

B- Amar menos, não preferir.

ODIAR na 1ª Carta de João

1Jo 2,9 Quem afirma que está na luz, mas odeia o seu irmão,  ainda está nas trevas.

1Jo 2,11 Ao contrário, quem odeia o seu irmão está nas trevas: caminha nas trevas e não sabe aonde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.

1Jo 3,13 Não estranhem, irmãos, se o mundo odeia vocês.

1Jo 3,15 Todo aquele que odeia o seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino permanece nele a vida eterna.

1Jo 4,20 Se alguém diz: «Eu amo a Deus», e no entanto odeia o seu irmão, esse tal é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê.

 

Ver também:

MUNDO ; GNÓSTICOS ;

ENGANAR ;  ANTICRISTO ; FALSO PROFETA ;

MALIGNO ; DIABO ; ÍDOLOS ; MORTE

 

Veja ODIAR no Evangelho de João

2  Joa   15, 18|   odiar vocês, saibam que odiou primeiro a mim.
3  Joa   17, 14| tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não pertencem
18  Joa    7,  7|   odiar vocês. Mas o mundo me odeia, porque eu dou testemunho
19  Joa   15, 23|                    23 Quem me odeia, odeia também a meu Pai.
20  Joa   15, 23|             23 Quem me odeia, odeia também a meu Pai.
37  Joa    3, 20|             Quem pratica o mal, tem ódio da luz, e não se aproxima
4  Joa   15, 19|          que é dele. Mas o mundo odiará vocês, porque vocês não
6  Joa    7,  7|    mundo não tem motivo para odiar vocês. Mas o mundo me odeia,
7  Joa   15, 18|               18 «Se o mundo odiar vocês, saibam que odiou
3  Joa   15, 24que eu fiz, e apesar disso odiaram a mim e a meu Pai.
4  Joa   15, 25| está escrito na Lei deles: ‘Odiaram-me sem motivo’.~

 

ODIAR NO RESTO DA BÍBLIA

 

1   Dt    1, 27|     em suas tendas: «Javé nos odeia. Ele nos fez sair do Egito
 2   Dt    7, 10|       sem demora aquele que o odeia, retribuindo-lhe diretamente.
 3   Dt   16, 22|        porque Javé seu Deus a odeia.~
 4  2Sm   19,  7|       aqueles que o odeiam, e odeia aqueles que o amam. Hoje
 5   Jt    5, 17|     eles, porque o Deus deles odeia a injustiça.
 6  Est    8,12d|      , e de sua justiça que odeia o mal.~
 7   Sl   11,  5|      o justo e o injusto, ele odeia quem ama a violência; ~
 8   Sl   45,  8|       8  Você ama a justiça e odeia a injustiça: por isso o
 9   Pr   13, 24|         24 Quem poupa a vara, odeia o seu filho; mas aquele
10   Pr   15, 27|    sua própria casa, mas quem odeia o suborno viverá.~
11   Pr   26, 24|                       24 Quem odeia disfarça com a boca, mas
12   Pr   26, 28|         28 A língua mentirosa odeia a quem ela mesma fere, e
13   Pr   28, 16|    multiplica extorsões; quem odeia o lucro prolonga seus dias.~
14   Pr   29, 24|       24 O cúmplice do ladrão odeia a si mesmo: ele ouve a maldição,
15   Sb   14,  9|            9 Sim, porque Deus odeia tanto o idólatra como a
16 Eclo   33,  2|           2 O homem sábio não odeia a Lei, mas quem finge amá-
17   Is   37, 29|             29  que você me odeia e sua arrogância chegou
21   Rm    2, 22|     você mesmo o comete! Você odeia os ídolos, mas rouba os
22   Ef    5, 29|                    29 Ninguém odeia a sua própria carne; pelo
23  1Jo    2,  9|   afirma que está na luz, mas odeia o seu irmão, ainda está
24  1Jo    2, 11|         11 Ao contrário, quem odeia o seu irmão está nas trevas:
25  1Jo    3, 13| estranhem, irmãos, se o mundo odeia vocês.
26  1Jo    3, 15|            15 Todo aquele que odeia o seu irmão é assassino,
27  1Jo    4, 20|     amo a Deus», e no entanto odeia o seu irmão, esse tal é

 

1   Gn   26, 27|     vieram fazer aqui? Vocês me odeiam e me expulsaram».
 2   Ex   20,  5|        Deus ciumento: quando me odeiam, castigo a culpa dos pais
 3   Nm   10, 35|        se dispersem e os que te odeiam fujam da tua presença».
 4   Dt    5,  9|        Deus ciumento: quando me odeiam, eu castigo a culpa dos
 5   Dt    7, 10retribui diretamente aos que o odeiam: faz perecer sem demora
 6   Dt    7, 15|     você, mas para todos os que odeiam a você.~O povo de Deus não
 7   Dt   32, 41|      retribuirei àqueles que me odeiam.~
 8  2Sm   19,  7|        7 Você ama aqueles que o odeiam, e odeia aqueles que o amam.
 9  2Sm   22, 41|        e eu extermino os que me odeiam.~
10  2Cr   19,  2|      pode você amar aqueles que odeiam a Javé? É por isso que Javé
11  1Mc    9, 29|     esse Báquides e aqueles que odeiam o nosso povo.
12   Sl   34, 22|        morte do injusto; os que odeiam o justo serão condenados. ~
13   Sl   35, 19|         os olhos aqueles que me odeiam sem motivo! ~
14   Sl   38, 20| poderosos, são muitos os que me odeiam sem motivo, ~
15   Sl   41,  8|                    8  Os que me odeiam cochicham juntos contra
16   Sl   69,  5|     minha cabeça, são os que me odeiam sem motivo. ~Mais duros
17   Sl   69, 15|   afunde. Liberta-me dos que me odeiam e das águas sem fundo. ~
18   Sl   81, 16|                      16  Os que odeiam Javé o adulariam, e o tempo
19   Sl   83,  3|   inimigos se agitam, os que te odeiam levantam a cabeça. ~
20   Sl  120,  6|    muito que eu moro com os que odeiam a paz. ~
21   Sl  129,  5|     trás, envergonhados, os que odeiam a Sião. ~
22   Sl  139, 21|       odiaria eu aqueles que te odeiam? Não detestaria eu aqueles
23   Pr    8, 36|     mesmo, pois todos os que me odeiam amam a morte.~
24   Is   66,  5|       os irmãos de vocês que os odeiam e, por causa de mim, rejeitam
25   Lm    3, 52|       me como pássaro os que me odeiam sem motivo.~
26   Am    5, 10|                         10 Eles odeiam os que defendem o justo
27   Lc    1, 71|         mão de todos os que nos odeiam.~
28   Lc    6, 22|        de vocês se os homens os odeiam, se os expulsam, os insultam
29   Lc    6, 27| inimigos, e façam o bem aos que odeiam vocês.

 

1   Lv   19, 17|                       17 Não guarde ódio contra o seu irmão. Repreenda
 2   Nm   35, 20|      homicida empurrou a vítima com ódio ou atirou contra ela alguma
 3   Nm   35, 22|            a vítima sem querer, sem ódio, ou atirou contra ela alguma
 4   Nm   35, 23|           sem ter contra ela nenhum ódio ou intenção de causar-lhe
 5   Dt    9, 28|      prometido! Ele os fez sair por ódio, para matá-los no deserto!
 6   Jz   14, 16|            que você sente por mim é ódio. Você propôs uma adivinhação
 7  2Cr   18,  7|        consultar Javé. Mas eu tenho ódio dele, pois nunca diz coisas
 8  1Mc    2, 49|            um tempo de destruição e ódio violento.
 9  1Mc   13,  6|             as nações, movidas pelo ódio, se reuniram para nos esmagar».
10  2Mc    5, 23|             compatriotas. ~Cheio de ódio profundo contra os cidadãos
11  2Mc   13,  4|             reis, porém, provocou o ódio de Antíoco contra esse criminoso,
12   Sl   25, 19|       multiplicam e me detestam com ódio mortal. ~
13   Sl   35, 16|          mim, rangendo os dentes de ódio. ~
14   Sl  109,  3|             rodeiam com palavras de ódio, e me combatem sem motivo. ~
15   Sl  109,  5|          devolvem o mal pelo bem, o ódio em paga da minha amizade. ~
16   Sl  139, 22|                 22  Eu os odeio com ódio implacável! Eu os tenho
17   Pr   10, 12|                                12 O ódio provoca rixas, mas o amor
18   Pr   10, 18|             A boca sincera aplaca o ódio, mas quem espalha a calúnia
19   Pr   25, 23|         chuva e os mexericos trazem ódio.~
20   Pr   26, 26|                   26 Embora cubra o ódio com máscara, sua maldade
21  Ecl    2, 17|                       17 Fiquei com ódio da vida, porque tudo o que
22  Ecl    9,  1|       conhece nem sequer o amor e o ódio, embora isso tudo se desenvolva
23  Ecl    9,  6|                         6 Seu amor, ódio e ciúme se acabam, e eles
24 Eclo   19,  9|          oportunidade, lhe mostrará ódio.
25   Is   59, 18|            acordo com o que merece: ódio contra os seus adversários,
26   Jr   21,  5|             estendido, com ira, com ódio e com furor muito grande.
27   Lm    4, 11|             11  Javé libertou o seu ódio, derramou a sua ira,~em
28   Ez   16, 30|                              30 Que ódio que eu tinha de você - oráculo
29   Ez   20,  8|         eles, desafogar neles o meu ódio, dentro mesmo da terra do
30   Ez   20, 21|            eles, em desafogar o meu ódio contra eles no deserto.
31   Ez   23, 29|              29 Eles a tratarão com ódio. Pegarão para eles tudo
32   Ez   25, 15|        vingaram com a alma cheia de ódio, destruindo por causa do
33   Ez   35,  5|                     5 Você cultivou ódio eterno e entregou os israelitas
34   Ez   35, 11|           que você os tratou no seu ódio contra eles. E pela maneira
35   Dn    3, 13|          Nabucodonosor, com raiva e ódio, mandou buscar Sidrac, Misac
36   Am    1, 11|        raiva para sempre, guardando ódio eterno.
38   Gl    5, 20|           20 idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúme, ira,
39   Ef    2, 14|     derrubou o muro da separação: o ódio.
40   Ef    2, 16|             nela que Cristo matou o ódio.
41   Tt    1, 16|            atos, pois são cheios de ódio, desobedientes e incapazes
42   Tt    3,  3| perversidade e na inveja, dignos de ódio e odiando-nos uns aos outros.

 

  Mt   10, 22|          22 Vocês serão odiados de todos, por causa do meu
2   Mt   24,  9| e matá-los. Vocês serão odiados por todas as nações por
3   Mc   13, 13|          13 Vocês serão odiados por todos por causa do meu
4   Lc   21, 17|          17 Vocês serão odiados por todos, por causa do

 

1   Pr    9,  8| repreenda o zombador, porque ele odiará você. Repreenda o sábio,
2   Mt    6, 24|        dois senhores. Porque, ou odiará a um e amará o outro, ou
3   Lc   16, 13|        dois senhores, porque, ou odiará um e amará o outro, ou se

 

1   Dt   30,  7|   os inimigos, sobre os que odiaram e perseguiram você.
2   Jz   11,  7| porém, respondeu: «Vocês me odiaram e me expulsaram da casa

 

1   Pr    1, 22|    insensatos, até quando odiarão o conhecimento?
2   Mt   24, 10| escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros.

 

1   Gn   27, 41|            41 Esaú começou a odiar Jacó, por causa da bênção
2  Est    4,17s|    Volta o coração dele para odiar o nosso inimigo, para que
3   Pr    8, 13|            13 Temer a Javé é odiar o mal. Por isso, eu detesto
4  Ecl    3,  8| Tempo para amar e tempo para odiar. Tempo para a guerra e tempo
5 Eclo   28,  6|     se do seu fim, e pare de odiar. Lembre-se da corrupção
8   Ap   17, 16|     com a Besta, começarão a odiar aquela prostituta, a despojarão

 

6793   Mt    5, 43|           dito: ‘Ame o seu próximo, e odeie o seu inimigo!’
6794   Am    5, 15|                                    15 Odeiem o mal e amem o bem; restabeleçam
6795   Tt    3,  3|              inveja, dignos de ódio e odiando-nos uns aos outros.
6796   Sl  139, 21|                               21  Não odiaria eu aqueles que te odeiam?
6797   Sl  105, 25|             mudou o coração, para que odiassem o povo dele, e com os servos
6798   Sb   11, 24|               nada do que criaste. Se odiasses alguma coisa, não a terias
6799   Hb    1,  9|                  9 Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade. Por isso,
6800   Sb   12,  3|                                  3 Tu odiavas os antigos habitantes da
6801   Ml    1,  3|                                   3 e odiei Esaú. Eu fiz da montanha
6802 Eclo   10,  7|                         7 A soberba é odiosa para o Senhor e para o

 

1  Est    4,17u|    todas as coisas, sabes que odeio a glória dos ímpios, e que
2   Sl  101,  3|    diante dos meus olhos. ~Eu odeio quem pratica o mal; esse
3   Sl  119,128|   aprecio os teus preceitos e odeio o caminho da mentira. ~
4   Sl  139, 22|                     22  Eu os odeio com ódio implacável! Eu
5   Jr   44,  4|     essas abominações, que eu odeio».
6   Os    8,  5|                          5 Eu odeio o seu bezerro, ó Samaria;
7   Am    6,  8| detesto o orgulho de Jacó, eu odeio seus palácios. Vou entregar
8   Zc    8, 17|     falso testemunho, pois eu odeio todas essas coisas - oráculo
9   Ml    2, 16|                        16* Eu odeio o divórcio - diz Javé, Deus

 

1   Ml    1,  4condenado, Povo que Javé odiou para sempre».

 

1   Dt    4, 42|    sem premeditar, sem o ter odiado antes. Fugindo para uma
2   Dt   19,  4| involuntariamente, sem -lo odiado antes.
3   Js   20,  5|   não porque antes o tivesse odiado.
4   Pr   14, 17|    homem intrigante torna-se odiado.~
5   Sb   19, 13|      perversidade, por terem odiado cruelmente os estrangeiros.
6 Eclo   20,  5|      como sábio, e  quem é odiado porque fala demais.
7 Eclo   20,  8| procura se impor acaba sendo odiado.~O barato sai caro -*

 

1   Gn   34, 30|     arruinaram, tornando-me odioso para os cananeus e ferezeus
2  1Sm   13,  4|     Israel se havia tornado odioso para os filisteus. Então
3 Eclo   20, 15| Esse tipo de homem é sempre odioso.
4 Eclo   45, 18|    de Datã e de Abiram, e o odioso e violento bando de Coré.

 

1  1Mc   11, 40|    feito e como suas tropas o odiavam. E Trifão permaneceu
2   Sl   44,  8| envergonhavas aqueles que nos odiavam. ~
3   Lc   19, 14|    Seus concidadãos, porém, o odiavam, e enviaram uma embaixada

 

AS 7 IGREJAS DO APOCALIPSE

quinta-feira, agosto 29th, 2019

 

 

ÉFESO

A cidade de Éfeso atualmente se chama Selçuk, localizada na Turquia, perto da desembocadura do rio Caistro, na costa ocidental da Ásia Menor. A cidade tinha um porto artificial, mantido por meio de dragagem, que se localizava na extremidade leste do mar Egeu e servia de embarque em direção à Grécia e a Roma. Esse porto fazia de Éfeso um local estratégico, tanto militarmente como comercialmente falando, atraindo, assim, várias nações poderosas para a região.

Após os domínios imperiais persas, gregos e dos reis de Pérgamo, o Império Romano conquistou a cidade, estabelecendo-se aí. Em 129 a.C., a província romana na Ásia Menor teve como capital a cidade de Pérgamo. Éfeso, contudo, por sua posição geográfica, era a principal metrópole, pois ligava Grécia e Roma, por mar e por vias terrestres, com a maior parte da Ásia Menor. Muitas mercadorias e grande fluxo humano alimentavam o movimento e a riqueza dessa cidade. Na época do Novo Testamento, Éfeso, com cerca de 250 mil habitantes, era uma das cinco principais cidades no mundo greco-romano, estando entre as mais poderosas e prósperas.

Sua grandeza e prosperidade transpareciam nas construções e no movimento em seu interior. A metrópole ostentava muitos prédios e espaços importantes, como ginásios de esportes, templos, teatros, mercados, bibliotecas e um arco do triunfo. As escavações arqueológicas apontam monumentos esplêndidos das épocas grega e romana:

a) o templo de Ártemis, composto de mais de cem colunas de mármore, uma das sete maravilhas do mundo antigo;
b) um grande teatro, com capacidade para cerca de 24 mil pessoas em suas arquibancadas;
c) uma praça do mercado (ágora, do grego), com inúmeras lojas.

Uma cidade com uma população mista: egípcios, gregos, ítalos, sírios, judeus, entre outros. Essa diversidade se refletia também em sua multiplicidade cultural e religiosa. Além do templo de Ártemis, vários outros templos e santuários da era romana foram descobertos ali, como o santuário dedicado a Serápis, deus egípcio. As evidências indicam que em Éfeso havia grande variedade de cultos de diversas religiões, sem mencionar a presença de diferentes escolas filosóficas e de magos.

Prosperidade, grandeza, beleza, poder e diversidade faziam de Éfeso verdadeira cidade cosmopolita. Nela circulavam muitas pessoas e muitas mercadorias por via terrestre e marítima, em uma busca desenfreada de bens, poder, prazer e honra (helenização). Esse era o espírito do mundo greco-romano dos poderosos, chamado de Maligno em 1Jo 2,13. Ao mesmo tempo, a cidade apresentava os males da ganância, exploração, corrupção, violência, imoralidade, desigualdade, miséria, fome e morte em seu interior: “Pois tudo o que há no mundo – os maus desejos vindos da carne e dos olhos, a arrogância provocada pelo dinheiro – são coisas que não vêm do Pai, mas do mundo” (1Jo 2,16).

A grande massa de “imigrantes pobres e escravos” do Oriente Médio e das margens do Mediterrâneo chegou a Éfeso para ganhar a vida e sobreviver na cidade cosmopolita. Eram pessoas pobres e desenraizadas! Elas sofriam com a insegurança e a violência na periferia. Nessa cidade, a Boa-Nova de Jesus Cristo foi semeada e espalhada, enfatizando o amor ao próximo (cf. 1Jo 2,3-11).

Por Maria Antônia Marques do CBV em “Quem reconhece que Jesus Cristo veio na carne é de Deus” (1Jo 4,2). Introdução à primeira carta de João

GNÓSTICOS

quinta-feira, agosto 29th, 2019

 OS GNÓSTICOS

Na Primeira Carta de João – ver FALSO-PROFETA

Os GNÓSTICOS  propunham uma doutrina gnóstica,

  • que afirmava que o homem se salva graças a um conhecimento religioso especial e pessoal.
  • Eles negavam que Jesus era o Messias e
  • se gloriavam de conhecer a Deus, de amá-lo e de estar em íntima união com ele;
  • afirmavam-se iluminados, livres do pecado e da baixeza do mundo;
  • não davam importância ao amor ao próximo e talvez até odiassem e hostilizassem a comunidade.

O grupo fora rejeitado, mas algumas comunidades ficaram inseguras e confusas.

(Fonte: introdução da 1a carta de João da Bíblia Pastoral)

Esse grupo propõe um ensinamento gnóstico (gnosis, em grego, significa “conhecimento”), afirmando que a pessoa se salva graças a um conhecimento religioso e pessoal de Cristo Jesus, que é Espírito e portador da gnose, o conhecimento que salva. Pelo conhecimento, sem a prática, eles afirmam estar em íntima comunhão com Deus, serem iluminados e livres do pecado. Por isso, não estão empenhados no amor ao próximo e na prática da justiça (cf. 1 Jo 4,20-21).

Quando a primeira Carta de João foi escrita, a comunidade passava por uma crise, pois um grupo de cristãos dissidentes propunha uma doutrina estranha, que afirmava que o homem se salva graças a um conhecimento religioso especial e pessoal. Esse grupo negava que Jesus fosse o Messias. Ele não dava valor ao amor ao próximo, pois dizia que a comunhão consiste, sobretudo, no conhecimento intelectual (gnose, como se dizia na língua grega). Por isso, os que promoviam esta teoria eram chamados de gnósticos. (Pe Telmo)

Ver

FALSO-PROFETA ; ANTICRISTO ; MALIGNO ; DIABO ;

ÍDOLOS ; MUNDO ;  ODIAR ;  ENGANAR ;  MORTE

Veja também OS GNÓSTICOS NO SITE DA OPUS DEI

MANTO

terça-feira, agosto 27th, 2019

 

1   Gn    9, 23|           e Jafé, porém, tomaram o manto, puseram-no sobre seus próprios
 2   Gn   25, 25|         era ruivo e peludo como um manto de pêlos, e lhe deram o
 3   Gn   49, 11|           sua roupa no vinho e seu manto no sangue das uvas.
 4   Ex   22, 25|           você tomar como penhor o manto do seu próximo, deverá devolvê-
 5   Ex   22, 26|          porque ele se cobre com o manto, que é a veste do seu corpo;
 6   Ex   28,  4|           um peitoral, um efod, um manto, uma túnica bordada, um
 7   Ex   28, 31|          Faça de púrpura violeta o manto do efod.
 8   Ex   28, 32|                      32 No meio do manto haverá uma abertura para
 9   Ex   28, 34|               34 Em toda a orla do manto haverá campainhas de ouro
10   Ex   28, 35|                 35 Aarão vestirá o manto ao oficiar, para que se
11   Ex   29,  5|       coloque em Aarão a túnica, o manto, o efod e o peitoral, e
12   Ex   39, 22|                22 Depois fizeram o manto do efod; era todo tecido
13   Ex   39, 23|            uma abertura no meio do manto, como a abertura de um colete.
14   Ex   39, 24|            24 Na parte inferior do manto colocaram romãs de púrpura
15   Ex   39, 26|        volta, na parte inferior do manto que se usava para o serviço
16   Lv    8,  7|            o cinto, vestiu-o com o manto e colocou nele o efod. Depois
17   Dt   22,  3|            mesmo com o asno, com o manto e com qualquer objeto perdido
18   Dt   22, 12|        borlas nas quatro pontas do manto com que você se cobrir.~
19   Dt   23,  1|         não retirar dela o pano do manto de seu pai.~Participação
20   Dt   24, 13|         para que ele durma com seu manto e abençoe você. Quanto a
21   Dt   27, 20|         pois retira dela o pano do manto do seu pai’. E todo o povo
22   Jz    4, 18|       tenda e Jael o cobriu com um manto.
23   Rt    3,  3|       banho, perfume-se, vista seu manto e  ao terreiro. Não deixe
24   Rt    3,  9|             sua serva. Estenda seu manto sobre mim, porque você tem
25   Rt    3, 15|           então lhe disse: «Abra o manto e o segure». Rute segurou
26   Rt    3, 15|            segure». Rute segurou o manto e Booz o encheu com uns
27  1Sm   15, 27|            Saul agarrou a barra do manto dele, rasgando o manto.
28  1Sm   15, 27|          do manto dele, rasgando o manto.
29  1Sm   18,  4|                  4 Jônatas tirou o manto que usava e o deu a Davi,
30  1Sm   19, 13|            e estendeu sobre ele um manto.
31  1Sm   21, 10|            Está ali embrulhada num manto, atrás do efod, a espada
32  1Sm   24,  5|       cortou um pedaço da barra do manto de Saul, sem que este percebesse.
33  1Sm   24,  6|      cortado um pedaço da barra do manto de Saul.
34  1Sm   24, 12|         minha mão um pedaço do seu manto; se eu lhe cortei a barra
35  1Sm   24, 12|           eu lhe cortei a barra do manto e não o matei, reconheça
36  1Sm   28, 14|           que sobe, vestido com um manto». Então Saul compreendeu
37  2Sm   20, 12|         cobriu o corpo dele com um manto, porque observou que todos
38  1Rs   11, 29|        Aías de Silo, que vestia um manto novo. Os dois estavam sozinhos
39  1Rs   11, 30|                  30 Aías pegou seu manto novo, o rasgou em doze pedaços,
40  1Rs   19, 13|         Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e ficou na entrada
41  1Rs   19, 19|          perto de Eliseu e jogou o manto sobre ele.
42  2Rs    2,  8|              8 Então Elias pegou o manto, o enrolou e bateu com ele
43  2Rs    2, 13|                         13 Pegou o manto de Elias, que havia caído,
44  2Rs    2, 14|                     14 Segurando o manto de Elias, bateu com ele
45  2Rs    4, 39|      bravas, apanhou-as e encheu o manto. Ao chegar, cortou-as em
46  1Cr   15, 27|          dos carregadores, vestiam manto de linho fino. Davi vestia
47  1Cr   19,  4|        lhes a barba, cortou-lhes o manto pelo meio, na altura das
48  Esd    9,  3|     notícia, rasguei as roupas e o manto, arranquei os cabelos da
49  Esd    9,  5|       desolação e, com a roupa e o manto rasgados, caí de joelhos
50   Ne    5, 13|      Depois, sacudi a dobra do meu manto, e disse: «Que Deus sacuda
51  Est    8, 15|          grande coroa de ouro e um manto de linho e de púrpura vermelha.
52  1Mc    6, 15|            Entregou-lhe a coroa, o manto e o anel, a fim de que levasse
53  1Mc    8, 14|          nenhum deles usa coroa ou manto de púrpura para se engrandecer
54  1Mc   10, 20|            amigo». E lhe mandou um manto de púrpura e uma coroa de
55  1Mc   11, 58|         taças de ouro, de vestir o manto de púrpura e usar a fivela
56  1Mc   14, 43|         seu nome, e ele vestiria o manto de púrpura com ornamentos
57  2Mc    4, 38| imediatamente tirar de Andrônico o manto de púrpura, rasgar-lhe as
58  2Mc   12, 35|            Górgias, agarrou-o pelo manto e o foi arrastando com força,
59   Jo   29, 14|      túnica, e o direito era o meu manto e o meu turbante.
60   Sl   18, 12|             12  Das trevas fez seu manto, águas escuras e nuvens
61   Sl  104,  2|            envolto em luz como num manto, estendendo os céus como
62   Sl  104,  6|             Cobriste a terra com o manto do oceano, e as águas pousaram
63   Sl  109, 18|          se de maldição como de um manto: que ela penetre suas entranhas
64   Sl  109, 29|        vergonha os envolva como um manto. ~
65   Ct    5,  7|          feriram-me~e tomaram-me o manto~as sentinelas das muralhas!~
66 Eclo    6, 31|             31 Você a vestirá qual manto de glória, e a terá na cabeça
67   Is    3,  6|             e dirá: «Pelo menos um manto você tem. Seja nosso chefe,
68   Is    6,  1|            elevado. A barra do seu manto enchia o Templo.
69   Is    9,  5|           sobre o seu ombro está o manto real, e ele se chama «Conselheiro
70   Is   59, 17|           veste da vingança, e por manto envolveu-se na indignação.
71   Is   61, 10|          salvação, cobriu-me com o manto da justiça, como o noivo
72   Jr   43, 12|      pastor tira os piolhos do seu manto, e sairá daí em paz.
73   Br    4, 20|                         20 Tirei o manto da paz e vesti a roupa de
74   Br    5,  2|                          2 Vista o manto da justiça de Deus e ponha
75   Dn    5,  7|           interpretação, vestirá o manto vermelho com o cordão de
76   Dn    5, 16|         seu significado, vestirá o manto vermelho com o cordão de
77   Dn    5, 29|         mandou vestir Daniel com o manto vermelho e colocar-lhe o
78   Jn    3,  6|         levantou do trono, tirou o manto, vestiu um pano de saco
79   Mq    2,  8|           povo: de quem está sem o manto, vocês exigem a veste; a
80   Zc    8, 23|     pegarão um judeu pela barra do manto, dizendo: ‘Nós queremos
81   Zc   13,  4|   profecias, e não vestirão mais o manto de pêlo para contar mentiras.
82   Mt    5, 40|           a túnica, deixe também o manto!
83   Mt   24, 18|             não volte para pegar o manto.
84   Mt   27, 28|          dele, e o vestiram com um manto vermelho;
85   Mt   27, 31|            de Jesus, tiraram-lhe o manto vermelho, e o vestiram de
86   Mc   10, 50|                 50 O cego largou o manto, deu um pulo e foi até Jesus.
87   Mc   13, 16|             não volte para pegar o manto.
88   Mc   15, 17|           17 Vestiram Jesus com um manto vermelho, teceram uma coroa
89   Mc   15, 20|            de Jesus, tiraram-lhe o manto vermelho, o vestiram de
90   Lc    6, 29|        outra; se alguém lhe toma o manto, deixe que leve também a
91   Lc   22, 36|          não tiver espada, venda o manto para comprar uma.
92  Joa   13,  4|          levantou da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-
93  Joa   13, 12|         discípulos, Jesus vestiu o manto, sentou-se de novo e perguntou: «
94  Joa   19,  2|       Jesus. Vestiram Jesus com um manto vermelho.
95  Joa   19,  5|            a coroa de espinhos e o manto vermelho. Pilatos disse-
96  2Tm    4, 13|       Quando você vier, traga-me o manto que deixei em Trôade, na
97   Hb    1, 12|           tu os dobrarás como a um manto, e serão como veste que
98   Ap   19, 13|              13 Está vestido de um manto embebido em sangue, e é
99   Ap   19, 16|                              16 No manto e na coxa ele tem um nome

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COXA

segunda-feira, agosto 26th, 2019

 

 

** Gn   24,  2  e  Gn 24, 9

Gn 24, 1-9 O Juramento era feito colocando a mão sobre a caxa: É o mesmo gesto em 47,29, para tornar o juramento inquebrantável por um contato com as partes vitais. 

Casamento de Isaac -* Abraão era velho, de idade avançada, e Javé o havia abençoado em tudo.

Abraão disse ao servo mais velho de sua casaqueadministrava todas as suas propriedades: «Ponha a sua mão debaixo da minha coxajure por JavéDeus do céu e da terraque quando você buscaresposa para o meu filhonão a escolherá entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais estou morandoMas irá à minha terra natal e aí escolheráuma esposa para o meu filho Isaac». servo perguntou: «E se a mulher não quiser vir comigo para esta terradeverei levar seu filho para o lugar de onde o senhor saiu?» Abraão lhe respondeu: «De jeito nenhumnão leve meu filho para lá. Javé, o Deus do céu e da terraque me tirou da casapaterna e da minha terra natal, e que jurou dar esta terra à minha descendência, ele enviará o seu anjo diante de você, e você poderá trazer uma esposapara meu filhoSe a mulher não quiser vir com vocêentão você ficará livre do juramento. Em todo casonão leve meu filho para lá».

servo colocou a mão sob a coxa de Abraão, seu patrão, e jurou que assim faria.

8   Gn   47, 29|      sua mão debaixo de minha coxa e prometa tratar-me com  

Últimas disposições de Jacó -* 27 Israel estabeleceu-se na terra do Egito, na região de Gessen. Aí adquiriu propriedadesmultiplicou-se e tornou-se muito numeroso28 Jacó viveu dezessete anos no Egito, e a duração da sua vida foi de cento e quarenta e sete anos.

29 Quando chegou para Israel a hora da morte, ele chamou seu filho José e lhe disse: «Se tenho o seu afetocoloque sua mão debaixo de minha coxa e prometa tratar-me com amor e fidelidadepeço-lhe que não me enterre no Egito30 Quando eu descansar com meus paisleve-me do Egito e me enterre no túmulo deles». José respondeu: «Farei o que o senhor está pedindo». 31 Seu pai insistiu: «Jure-me!» E José jurouEntão Israel inclinou-se na cabeceira da cama.

  Gn 32, 26| dominá-lo, o homem tocou a coxa dele, de modo que o tendão 
  Gn 32, 26| de modo que o tendão da coxa de Jacó se deslocou enquanto 
  Gn 32, 32| Fanuel e mancava por causa da coxa. 
  Gn 32, 33| que está na articulação da coxa: é porque aquele homem feriu 
  Gn 32, 33| feriu Jacó na articulação da coxa, no nervo ciático.~  

Gn 32, 23-33: Jacó luta com Deus -* 23 Nessa noiteJacó se levantoupegou suas duas mulheres, suas duas servas, seus onze filhos e atravessou o vau do Jaboc24 Jacóos pegou e os fez atravessar a torrente, com tudo o que possuía25 Jacó ficou sozinho. Um homem lutou com Jacó até o despertar da aurora26 Vendo que não conseguia dominá-lo, o homem tocou a coxa dele, de modo que o tendão da coxa de Jacó se deslocou enquanto lutava com ele. 27 Então o homem disse: «Solte-me, pois a aurora está chegando». Jacó respondeu: «Não o soltareienquanto você não me abençoar». 28 homem lhe perguntou: «Qual é o seu nome?» Ele respondeu: «Jacó». 29 homem continuou: «Você  não se chamará Jacómas Israelporque você lutou com Deus e com homens, e você venceu». 30 Jacó lhe perguntou: «Diga-me o seu nome». Mas ele respondeu: «Por que você quer saber o meu nome?» E aí mesmo o abençoou.

31 Jacó deu a esse lugar o nome de Fanueldizendo: «Eu vi Deus face a face e continuei vivo». 32 Ao nascer do solJacó atravessou Fanuel e mancava por causa da coxa33 Por issoaté hoje os israelitas não comem o nervo ciáticoque está na articulação da coxa: é porque aquele homem feriu Jacó na articulação da coxa, no nervo ciático.

 

9   Ex   29, 22|   gordura que os envolve, e a coxa direita, porque é o carneiro
10   Ex   29, 27|    foi apresentado e também a coxa da porção que foi tirada
11   Lv    7, 32|    vocês darão ao sacerdote a coxa direita.
12   Lv    7, 33|                          33 A coxa direita é a parte que caberá
13   Lv    7, 34| reservei para mim o peito e a coxa do tributo, e os dou ao
14   Lv    8, 25|      rins com sua gordura e a coxa direita.
15   Lv    8, 26|      tudo com as gorduras e a coxa direita.
16   Lv    9, 21|       de Javé com o peito e a coxa direita de cada vítima,
17   Lv   10, 14|       O peito apresentado e a coxa do tributo vocês comerão
18   Lv   10, 15|                          15 A coxa do tributo e o peito apresentado,
19   Nm    6, 20|     do peito apresentado e da coxa reservada. Em seguida, o
20   Nm   18, 18|       ritualmente, e também a coxa direita.
21   Sl   45,  4|   Prenda a sua espada junto à coxa, ó valente, com majestade

SALMO 45 (44) *

Defender a verdade e a justiça

1         Do mestre de cantoSobre a ária: «Os lírios…» Dos filhosde CoréPoemaCanto de amor.

2*       Meu coração transborda em belo poema. Eu dedico a minha obra a um rei. Minha língua é ágil pena de escritor.

3*       Você é o mais belo dos homens e a graça escorre de seus lábiosporque Deus o abençoa para sempre.

4         Prenda a sua espada junto à coxaó valente, com majestade e esplendor.

5         Cavalgue vitorioso, pela causa da verdade, da pobreza e da justiça.

Que sua direita lhe ensine a fazer proezas.

6         Suas flechas são agudas, os povos se rendem a você, e os inimigos do rei perdem a coragem.

7         Seu trono é de Deus, e permanece para sempre! O cetro do seu reino é cetro de retidão!

8         Você ama a justiça e odeia a injustiça: por isso o Senhorseu Deus o ungiu com perfume de festa, entre todos os seus companheiros.

9         Mirra e aloés perfumam as suas vestes, e o som das cordas o alegra nos palácios de marfim.

10*     Filhas de reis saem ao seu encontro. De , à sua direitaestá a rainha, ornada com ouro de Ofir.

11        Ouçafilhaveja e incline o seu ouvidoesqueça o seu povo e a casa de seu pai,

12        pois o rei se apaixonou por sua belezaProstre-se na frente delepois é o seu senhor!

13        cidade de Tiro vem com seus presentes, os povosmais ricos buscam o favor dele.

14        Entra agora a princesa, belíssimavestida com pérolas e brocados.

15        Eles a levam perante o rei, com séquito de virgens, e suas companheiras a seguem.

16        Com júbilo e alegria a conduzem, e elas entram no palácio real.

17        «Em lugar dos seus paisvirão seus filhos, e você os nomeará príncipes sobre toda a terra».

18        Vou comemorar o nome dele de geração em geração,

e os povos o louvarão, para sempre e eternamente.

22 Eclo   19, 12|      é como flecha fincada na coxa.~
23   Ez   24,  4|    dela, os melhores pedaços: coxa e lombo. Encha a panela
24   Ap   19, 16|              16 No manto e na coxa ele tem um nome escrito: «