Archive for dezembro, 2017

SANTO OSCAR ROMERO

quarta-feira, dezembro 20th, 2017

SANTO ÓSCAR ROMERO

** SANTO ÓSCAR ROMERO – na WIKIPÉDIA

** DOM ÓSCAR ROMERO – MARTIR DA JUSTICA SOCIAL

** Paulo VI e DOM ÓSCAR ROMERO

** SANTO ÓSCAR ROMERO-24 DE MARÇO – canção e video

** Papa aos bispos no Panamá : como Ósacr Romero, lutar contra as injustiças e pobreza – Vatican News

CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2019

quarta-feira, dezembro 20th, 2017

aviary-image-1548447529839

** CANTOS PARA LITURGIA DA QUARESMA 2019 - imprima em formato livrinho

 

** ACESSE AS PARTITURAS E CIFRAS dos cantos da CF-2019: https://www.paulus.com.br/loja/appendix/4970.pdf

 

** ACESSE O SITE DAS CAMPANHAS DA CNBB

*****************

** CNBB disponibiliza playlist da Campanha da Fraternidade de 2019

O material tem todas as músicas para as celebrações litúrgicas e pode ser acessado nas principais plataformas digitais da internet

iTunes → https://goo.gl/ZAoK19
Spotify → https://goo.gl/b4zqbH
Youtube → https://goo.gl/aiijgc
Soundcloud→ https://goo.gl/Uum3jh

************************************************

**VÍDEO-1 DO HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

**VÍDEO-2 DO HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

**VÍDEO-3 DO HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

**VÍDEO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DA CNBB

A CNBB preparou um documentário especial sobre a CF 2019 que explica o processo e o ciclo das políticas, além de apresentar experiências da própria Igreja com ações concretas que fazem diferença na vida de milhares de pessoas. O documentário ainda traz depoimentos de especialistas e lideranças religiosas que trabalham na construção das políticas públicas e mostra a realidade de comunidades que são beneficiadas com essas ações. Confira o vídeo!

ARTIGOS SOBRE A CF/2019

** MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA A QUARESMA DE 2019

Refletindo e rezando as políticas públicas com a graça do Espírito Santo, faço votos, queridos irmãos e irmãs, que o caminho quaresmal deste ano, à luz das propostas da Campanha da Fraternidade, ajude todos os cristãos a terem os olhos e o coração abertos para que possam ver nos irmãos mais necessitados a “carne de Cristo” que espera «ser reconhecido, tocado e assistido cuidadosamente por nós»

*********

** QUARESMA E A CAMPANHA DA FRATERNIDADE - Dom Manoel Francisco e Bispo da Diocese de Cornelio Procópio, referencial das CEBs Regional Sul 2

“Irmãos e Irmãs, meu pedido é para que assumamos a proposta da Campanha da Fraternidade e que as Políticas Públicas sejam atitudes, ações e gestos que atendam aos direitos das pessoas.”

 *********

** ‘POLITICAS PÚBLICAS’ É O TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2019  - Rede Brasil Atual – RBA, 06-03-2019. 

A importância das políticas públicas para a população brasileira é tema da Campanha da Fraternidade de 2019 que será oficialmente lançada nesta quarta-feira (6) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O objetivo da ação da Igreja Católica é debater e trazer visibilidade à temática do direito e da justiça em todas as paróquias do país durante este período da quaresma, que antecede a Páscoa Cristã.

 ************

** FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS por Riu Antônio de Souza

“Com o lema “serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27), a CF 2019 visa aprofundar o que são as Políticas Públicas enquanto garantidoras de direitos. São muitos os problemas e desafios da sociedade atual. É preciso olhar sobretudo para a realidade das pessoas que mais sofrem as consequências de um sistema que impede a vida com dignidade”, escreve Rui Antônio de Souza, graduado em Filosofia e Teologia, mestre em Comunicação Social e com especialização em Bioética. Membro do Laboratório de Políticas Públicas de Porto Alegre (LAPPUS).

  *********

** CAMPANHA DA FRATERNIDADE  2019: O QUE SÃO E QUAIS OS TIPOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS EXISTEM

“Refletir sobre Políticas Públicas é importante para entender a maneira pela qual elas atingem a vida cotidiana, o que pode ser feito para melhor formatá-las e quais as possibilidades de se aprimorar sua fiscalização”, este é um dos itens do capítulo “ver” do texto base da Campanha da Fraternidade (CF) 2019, que traz como temática: Fraternidade e Políticas Públicas inspirada pelo versículo bíblico: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).

*********

** MATERIAL DA CF 2019 INCENTIVAM PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NA CONSTRUCDE POLÍTICAS PÚBLICAS

Buscando estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade, a Campanha da Fraternidade 2019 terá início em todo o país no dia 6 de março. Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”, a CF busca conhecer como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro.

***************

** CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019 – por Luis Fernando da Silva - (da revista VIDA Pastoral – Paulus)

Este artigo propõe uma reflexão sobre a Campanha da Fraternidade de 2019, com o tema “Fraternidade e políticas públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). O autor nos questiona: O que são políticas públicas? Como são construídas? E nós, movidos pelos valores do evangelho, que contribuição podemos dar a esse processo?

**********

** POLÍTICAS PÚBLICAS,  DIREITOS SOCIAIS E PAPEL DO ESTADO – por Luiza Erundina de Sousa - (da revista VIDA Pastoral – Paulus)

As políticas públicas são forte motivação, capaz de articular os diferentes, amplos e difusos interesses manifestados, de forma organizada, pelos movimentos sociais. Estes se relacionam com as políticas públicas, deixando transparecer a complexidade da participação da sociedade na tomada de decisões, no encaminhamento de ações governamentais e no controle e fiscalização de sua implementação.

***********

** FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS - Por Nicolau João Bakke - (da revista VIDA Pastoral – Paulus)

Para ter uma ação pastoral eficaz diante da necessidade de combater, promover ou aperfeiçoar políticas públicas, o autor vê como indispensável a constituição de expressivos “fóruns sociais regionais”, de caráter plurirreligioso. Estes, porém, na sociedade secular que vem se impondo, precisam atuar não apenas com base em critérios racionais, mas também, e principalmente, com base em profunda dimensão espiritual.

************

**FRATERNIDADE – IGREJA E SOCIEDADE: UMA PERSPECTIVA BÍBLICO-TEOLÓGICA por Celso Loraschi

A obra de Lucas (Evangelho e Atos dos Apóstolos) oferece elementos inspiradores para o tema proposto pela Campanha da Fraternidade neste ano de 2015. A proposta de Jesus de Nazaré assumida pelas comunidades cristãs primitivas precisa ser permanentemente resgatada pela Igreja, tendo em vista a sua missão evangelizadora em cada contexto histórico-cultural.

**************

** DAS POLÍTICAS PÚBLICAS À “CAMPANHA DA FRATERNIDADE” - por Jacques Távora Alfonsin

“Se for para mudar, então que se mude pelo menos para não se tomar o nome de Deus em vão, como o lema eleitoral do presidente está mostrando, e se garanta liberdade, pelo direito e pela justiça, ao povo vítima das suas políticas públicas, como aconselha a Campanha da Fraternidade deste ano”, escreve Jacques Távora Alfonsin, procurador aposentado do estado do Rio Grande do Sul e membro da ONG Acesso, Cidadania e Direitos Humanos.

**************** 

** FRATERNIDADE DE POLITICAS PÚBLICAS:À LUZ DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA (em perspectiva histórica) por Alfredo J. Gonçalves

“De algumas décadas para até os dias de hoje, especialmente os governos ligados ao nacionalismo populista, mais alinhados à direita do que à esquerda, vêm promovendo uma verdadeira desconstrução do estado de bem-estar da teoria keynesiana. Muitas reformas e muita retórica, por mais que digam o contrário, estão despindo os trabalhadores de seus direitos, tão dura e longamente adquiridos”, escreve Alfredo J. Gonçalves, padre carlista e assessor das Pastorais Sociais.

  **************

**PENSAR EM POLÍTICAS PÚBLICAS É GARANTIR DIREITOS HUMANOS por Luis Miguel Modino

“Como Igreja somos chamados a lutar pelos direitos dos povos da Amazônia, a caminhos que garantam essa dimensão fundamental na vida de toda pessoa, independentemente do modo de vida. Na Pan-Amazônia existem claros exemplos de ameaças contra os direitos humanos, que esperam e exigem uma resposta como Igreja nesse sentido, que não podemos esquecer é um “imperativo moral” para a Igreja. Não deixemos passar as oportunidades que a história está nos dando para ser voz profética em favor daqueles que perderam quase tudo, inclusive os direitos que deveriam ser garantidos a todo ser humano”, escreve em artigo o missionário Luis Miguel Modino.

***********

** A QUARESMA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS - Roberto Malvezzi

Nesse início de Quaresma os cristãos católicos se dedicam de forma especial à conversão a Deus, às pessoas em geral, aos mais fragilizados em especial e ao cuidado com a natureza. Esse tripé – Deus, irmãos e natureza – sustenta a vida e, quem segue por ele, não erra o caminho. O que já é obrigação cotidiana, na Quaresma ganha a força de um kairós, um momento especial da graça de Deus.

**************

** FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS - Manfredo Oliveira

“O horizonte normativo que se radica na dignidade do ser humano exige igualdade de direitos para todos, portanto, relações sociais igualitárias e participativas”. “O engajamento em políticas públicas é uma maneira de evitar com que o ser humano seja simplesmente objeto de ação estatal, mas não ´sujeito de direitos`. Isto constitui fundamentalmente a luta pela justiça que é tarefa fundamental de todo ser humano frente a que a Igreja não pode ficar indiferente”.

 ************** 

**SÉRIE ESPECIAL SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE!  Várias entrevistas – Franciscanos

A Província Franciscana da Imaculada Conceição, através da Frente de Evangelização da Comunicação, entende que este momento é uma oportunidade especial para as pessoas discutirem e participarem das políticas públicas visando a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Para isso, produziu uma série de entrevistas, abordando diversos aspectos das políticas públicas e suas áreas de atuação, para fortalecer essa temática. Na abertura desta série, ninguém melhor do que o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, para falar do tema e do lema da CF, respectivamente: “Fraternidade e políticas públicas” e “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).

************

**NORUEGA: EXEMPLO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A IGUALDADE DE GÊNERO - por  Brenno Tardelli - 28 de Janeiro de 2019

Em entrevista à Carta Capital, embaixador da Noruega explica políticas público-privadas adotadas no país que poderiam espelhar Brasil

*************

** Curso gratuito da Edições CNBB aprofunda CF 2019 cujo tema é “Fraternidade e Políticas Públicas  09/01/2019

O assessor político da CNBB, padre Paulo Renato aprofunda o tema da Campanha da Fraternidade a partir do método “Ver, Julgar e Agir”

 ***********************************************

**CF 2019: Por onde começar? Como se preparar?  04/01/2019

A Edições CNBB preparou uma série de dicas, cursos online, kits de materiais e publicações que dão suporte para pessoas, comunidades, paróquias e dioceses se prepararem bem para viver a Campanha da Fraternidade 2019, cuja abertura será dia 6 de março

 ***********************************************

** CF 2019: Um bom exemplo de como as políticas públicas podem assegurar a justiça social 31/12/2018

A presidenta do Consea Elisabetta Gioconda fala das políticas públicas que buscam assegurar, no país, o direito humano à alimentação

**********************************************

j37

quarta-feira, dezembro 20th, 2017

j36

quarta-feira, dezembro 20th, 2017

j35

quarta-feira, dezembro 20th, 2017

j34

quarta-feira, dezembro 20th, 2017

j33

quarta-feira, dezembro 20th, 2017

j32

quarta-feira, dezembro 20th, 2017

JOÃO 12,37-50 – CONCLUSÃO SOBRE A INCREDULIDADE

quarta-feira, dezembro 20th, 2017

JOÃO 12,20-36 – OS GREGOS QUERENDO VER JESUS E SUA GLORIFICAÇÃO

quarta-feira, dezembro 20th, 2017

5º Domingo da Quaresma – Ano B

18 de Março

EVANGELHO – Jo 12,20-33

** 5º DOMINGO DA QUARESMA – Ano B - Dehonianos

** 5º DOMINGO DA QUARESMA – Ano B -  Revista Pastoral - Luiz Alexandre Solano Rossi

** APROXIMAR-NOS À LUZ - José Antonio Pagola

** BUSCANDO NOVAS ÁGUAS - Texto – Pe Antônio Geraldo dalla Costa

** BUSCANDO NOVAS ÁGUAS - Vídeos no YouTube –  Pe Antôn Geraldo dalla Costa

** A HORA DA NOVA ALIANÇA - Franciscanos - Pe Johan Konings sj

** A LÓGICA INEXPLICÁVEL DO AMOR: “É MORRENDO QUE SE VIVE…” - Pe. Adroaldo Palaoro sj

** O GRÃO DE TRIGO QUE MORRE E DÁ FRUTO - Enzo Bianchi

** SE O GRÃO DE TRIGO NÃO MORRER - Ana Maria Casarotti

** SOMOS FEIXES DE TRIGO INSERIDOS NO MUNDO – Marcelo Barros

** REFLEXÃO PARA O V DOMINGO DA QUARESMA – JOÃO 12,20-33 (ANO B) -