Archive for dezembro, 2017

SANTO OSCAR ROMERO

quarta-feira, dezembro 20th, 2017

SANTO ÓSCAR ROMERO

** SANTO ÓSCAR ROMERO – na WIKIPÉDIA

** DOM ÓSCAR ROMERO – MARTIR DA JUSTICA SOCIAL

** Paulo VI e DOM ÓSCAR ROMERO

** SANTO ÓSCAR ROMERO-24 DE MARÇO – canção e video

** Papa aos bispos no Panamá : como Ósacr Romero, lutar contra as injustiças e pobreza – Vatican News

** A PALAVRA DE DEUS FAZ DOER. UM ENCONTRO COM OSCAR ROMERO - Jonas Jorge da Silva

 

CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2019

quarta-feira, dezembro 20th, 2017

aviary-image-1548447529839

** CANTOS PARA LITURGIA DA QUARESMA 2019 - imprima em formato livrinho

 

** ACESSE AS PARTITURAS E CIFRAS dos cantos da CF-2019: https://www.paulus.com.br/loja/appendix/4970.pdf

 

** ACESSE O SITE DAS CAMPANHAS DA CNBB

*****************

** CNBB disponibiliza playlist da Campanha da Fraternidade de 2019

O material tem todas as músicas para as celebrações litúrgicas e pode ser acessado nas principais plataformas digitais da internet

iTunes → https://goo.gl/ZAoK19
Spotify → https://goo.gl/b4zqbH
Youtube → https://goo.gl/aiijgc
Soundcloud→ https://goo.gl/Uum3jh

************************************************

**VÍDEO-1 DO HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

**VÍDEO-2 DO HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

**VÍDEO-3 DO HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

**VÍDEO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DA CNBB

A CNBB preparou um documentário especial sobre a CF 2019 que explica o processo e o ciclo das políticas, além de apresentar experiências da própria Igreja com ações concretas que fazem diferença na vida de milhares de pessoas. O documentário ainda traz depoimentos de especialistas e lideranças religiosas que trabalham na construção das políticas públicas e mostra a realidade de comunidades que são beneficiadas com essas ações. Confira o vídeo!

ARTIGOS SOBRE A CF/2019

** MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA A QUARESMA DE 2019

Refletindo e rezando as políticas públicas com a graça do Espírito Santo, faço votos, queridos irmãos e irmãs, que o caminho quaresmal deste ano, à luz das propostas da Campanha da Fraternidade, ajude todos os cristãos a terem os olhos e o coração abertos para que possam ver nos irmãos mais necessitados a “carne de Cristo” que espera «ser reconhecido, tocado e assistido cuidadosamente por nós»

*********

** QUARESMA E A CAMPANHA DA FRATERNIDADE - Dom Manoel Francisco e Bispo da Diocese de Cornelio Procópio, referencial das CEBs Regional Sul 2

“Irmãos e Irmãs, meu pedido é para que assumamos a proposta da Campanha da Fraternidade e que as Políticas Públicas sejam atitudes, ações e gestos que atendam aos direitos das pessoas.”

 *********

** ‘POLITICAS PÚBLICAS’ É O TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2019  - Rede Brasil Atual – RBA, 06-03-2019. 

A importância das políticas públicas para a população brasileira é tema da Campanha da Fraternidade de 2019 que será oficialmente lançada nesta quarta-feira (6) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O objetivo da ação da Igreja Católica é debater e trazer visibilidade à temática do direito e da justiça em todas as paróquias do país durante este período da quaresma, que antecede a Páscoa Cristã.

 ************

** FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS por Riu Antônio de Souza

“Com o lema “serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27), a CF 2019 visa aprofundar o que são as Políticas Públicas enquanto garantidoras de direitos. São muitos os problemas e desafios da sociedade atual. É preciso olhar sobretudo para a realidade das pessoas que mais sofrem as consequências de um sistema que impede a vida com dignidade”, escreve Rui Antônio de Souza, graduado em Filosofia e Teologia, mestre em Comunicação Social e com especialização em Bioética. Membro do Laboratório de Políticas Públicas de Porto Alegre (LAPPUS).

  *********

** CAMPANHA DA FRATERNIDADE  2019: O QUE SÃO E QUAIS OS TIPOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS EXISTEM

“Refletir sobre Políticas Públicas é importante para entender a maneira pela qual elas atingem a vida cotidiana, o que pode ser feito para melhor formatá-las e quais as possibilidades de se aprimorar sua fiscalização”, este é um dos itens do capítulo “ver” do texto base da Campanha da Fraternidade (CF) 2019, que traz como temática: Fraternidade e Políticas Públicas inspirada pelo versículo bíblico: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).

*********

** MATERIAL DA CF 2019 INCENTIVAM PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NA CONSTRUCDE POLÍTICAS PÚBLICAS

Buscando estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade, a Campanha da Fraternidade 2019 terá início em todo o país no dia 6 de março. Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”, a CF busca conhecer como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro.

***************

** CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019 – por Luis Fernando da Silva - (da revista VIDA Pastoral – Paulus)

Este artigo propõe uma reflexão sobre a Campanha da Fraternidade de 2019, com o tema “Fraternidade e políticas públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). O autor nos questiona: O que são políticas públicas? Como são construídas? E nós, movidos pelos valores do evangelho, que contribuição podemos dar a esse processo?

**********

** POLÍTICAS PÚBLICAS,  DIREITOS SOCIAIS E PAPEL DO ESTADO – por Luiza Erundina de Sousa - (da revista VIDA Pastoral – Paulus)

As políticas públicas são forte motivação, capaz de articular os diferentes, amplos e difusos interesses manifestados, de forma organizada, pelos movimentos sociais. Estes se relacionam com as políticas públicas, deixando transparecer a complexidade da participação da sociedade na tomada de decisões, no encaminhamento de ações governamentais e no controle e fiscalização de sua implementação.

***********

** FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS - Por Nicolau João Bakke - (da revista VIDA Pastoral – Paulus)

Para ter uma ação pastoral eficaz diante da necessidade de combater, promover ou aperfeiçoar políticas públicas, o autor vê como indispensável a constituição de expressivos “fóruns sociais regionais”, de caráter plurirreligioso. Estes, porém, na sociedade secular que vem se impondo, precisam atuar não apenas com base em critérios racionais, mas também, e principalmente, com base em profunda dimensão espiritual.

************

**FRATERNIDADE – IGREJA E SOCIEDADE: UMA PERSPECTIVA BÍBLICO-TEOLÓGICA por Celso Loraschi

A obra de Lucas (Evangelho e Atos dos Apóstolos) oferece elementos inspiradores para o tema proposto pela Campanha da Fraternidade neste ano de 2015. A proposta de Jesus de Nazaré assumida pelas comunidades cristãs primitivas precisa ser permanentemente resgatada pela Igreja, tendo em vista a sua missão evangelizadora em cada contexto histórico-cultural.

**************

** DAS POLÍTICAS PÚBLICAS À “CAMPANHA DA FRATERNIDADE” - por Jacques Távora Alfonsin

“Se for para mudar, então que se mude pelo menos para não se tomar o nome de Deus em vão, como o lema eleitoral do presidente está mostrando, e se garanta liberdade, pelo direito e pela justiça, ao povo vítima das suas políticas públicas, como aconselha a Campanha da Fraternidade deste ano”, escreve Jacques Távora Alfonsin, procurador aposentado do estado do Rio Grande do Sul e membro da ONG Acesso, Cidadania e Direitos Humanos.

**************** 

** FRATERNIDADE DE POLITICAS PÚBLICAS:À LUZ DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA (em perspectiva histórica) por Alfredo J. Gonçalves

“De algumas décadas para até os dias de hoje, especialmente os governos ligados ao nacionalismo populista, mais alinhados à direita do que à esquerda, vêm promovendo uma verdadeira desconstrução do estado de bem-estar da teoria keynesiana. Muitas reformas e muita retórica, por mais que digam o contrário, estão despindo os trabalhadores de seus direitos, tão dura e longamente adquiridos”, escreve Alfredo J. Gonçalves, padre carlista e assessor das Pastorais Sociais.

  **************

**PENSAR EM POLÍTICAS PÚBLICAS É GARANTIR DIREITOS HUMANOS por Luis Miguel Modino

“Como Igreja somos chamados a lutar pelos direitos dos povos da Amazônia, a caminhos que garantam essa dimensão fundamental na vida de toda pessoa, independentemente do modo de vida. Na Pan-Amazônia existem claros exemplos de ameaças contra os direitos humanos, que esperam e exigem uma resposta como Igreja nesse sentido, que não podemos esquecer é um “imperativo moral” para a Igreja. Não deixemos passar as oportunidades que a história está nos dando para ser voz profética em favor daqueles que perderam quase tudo, inclusive os direitos que deveriam ser garantidos a todo ser humano”, escreve em artigo o missionário Luis Miguel Modino.

***********

** A QUARESMA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS - Roberto Malvezzi

Nesse início de Quaresma os cristãos católicos se dedicam de forma especial à conversão a Deus, às pessoas em geral, aos mais fragilizados em especial e ao cuidado com a natureza. Esse tripé – Deus, irmãos e natureza – sustenta a vida e, quem segue por ele, não erra o caminho. O que já é obrigação cotidiana, na Quaresma ganha a força de um kairós, um momento especial da graça de Deus.

**************

** FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS - Manfredo Oliveira

“O horizonte normativo que se radica na dignidade do ser humano exige igualdade de direitos para todos, portanto, relações sociais igualitárias e participativas”. “O engajamento em políticas públicas é uma maneira de evitar com que o ser humano seja simplesmente objeto de ação estatal, mas não ´sujeito de direitos`. Isto constitui fundamentalmente a luta pela justiça que é tarefa fundamental de todo ser humano frente a que a Igreja não pode ficar indiferente”.

 ************** 

**SÉRIE ESPECIAL SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE!  Várias entrevistas – Franciscanos

A Província Franciscana da Imaculada Conceição, através da Frente de Evangelização da Comunicação, entende que este momento é uma oportunidade especial para as pessoas discutirem e participarem das políticas públicas visando a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Para isso, produziu uma série de entrevistas, abordando diversos aspectos das políticas públicas e suas áreas de atuação, para fortalecer essa temática. Na abertura desta série, ninguém melhor do que o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, para falar do tema e do lema da CF, respectivamente: “Fraternidade e políticas públicas” e “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).

************

**NORUEGA: EXEMPLO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A IGUALDADE DE GÊNERO - por  Brenno Tardelli - 28 de Janeiro de 2019

Em entrevista à Carta Capital, embaixador da Noruega explica políticas público-privadas adotadas no país que poderiam espelhar Brasil

*************

** Curso gratuito da Edições CNBB aprofunda CF 2019 cujo tema é “Fraternidade e Políticas Públicas  09/01/2019

O assessor político da CNBB, padre Paulo Renato aprofunda o tema da Campanha da Fraternidade a partir do método “Ver, Julgar e Agir”

 ***********************************************

**CF 2019: Por onde começar? Como se preparar?  04/01/2019

A Edições CNBB preparou uma série de dicas, cursos online, kits de materiais e publicações que dão suporte para pessoas, comunidades, paróquias e dioceses se prepararem bem para viver a Campanha da Fraternidade 2019, cuja abertura será dia 6 de março

 ***********************************************

** CF 2019: Um bom exemplo de como as políticas públicas podem assegurar a justiça social 31/12/2018

A presidenta do Consea Elisabetta Gioconda fala das políticas públicas que buscam assegurar, no país, o direito humano à alimentação

**********************************************

PRIMEIRA CARTA DE JOÃO

quarta-feira, dezembro 20th, 2017

aviary-image-1565037519760

1a carta de Joao-adaptada-só texto

** Baixe e leia a PRIMEIRA CARTA DE JOÃO (em PDF) (adaptada da Bíblia Pastoral original) 

** 1a carta de São João – Temas Chaves - (em PDF)

** Acesse a PRIMEIRA CARTA DE JOÃO da Biblia Pastoral pela internet

** 1ª Carta de João – Capuchinos - online

** A PRIMEIRA CARTA DE JOÃO - Frei Gilvander   no site do IHU

** QUEM PRATICA A JUSTIÇA É FILHO DE DEUS - Frei Gilvander

** Vem aí o mês da Bíblia – 1a Carta de João – Frei Gilvander  - (em PDF)

** O “OBA-OBA” RELIGIOSO É OPRESSOR. A PRIMEIRA CARTA DE JOÃO - Frei Gilvander

** Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia 2019 com o estudo da Primeira Carta de João – CNBB

 

** Leia do livro: JESUS, a humanização de Deus de José M. Castillo, ed Vozes - Jesus e a relação com Deus (em PDF)

MATERIAL DO CBV – PAULUS

** DEUS É AMOR – 1a Carta de Joao – CBV - (Uma chave de leitura para a primeira carta de João) - (em PDF)

** QUEM RECONHECE QUE JESUS CRISTO VEIO NA CARNE É DE DEUS” (1Jo 4,2). Introdução à primeira carta de João - Por Maria Antônia Marques da CBV

——Baixe aqui em PDF: Quem reconhece que Jesus Cristo veio na carne é de Deus

 

** O FALSO PROFETA NEGA O JESUS DA HISTÓRIA, O MESSIAS ENCARNADO – Uma leitura da primeira carta de João 4,1-6 - Por Shigeyuki Nakanose da CBV

——Baixe aqui em PDF: O FALSO PROFETA NEGA O JESUS DA HISTÓRIA, O MESSIAS INCARNADO – Shigeyuki Nakanose  – (em PDF)

** “TODO AQUELE QUE ODEIA SEU IRMÃO É HOMICIDA” (1Jo 3,15) Uma leitura da primeira carta de João 3,11-24 - Por Centro Bíblico Verbo

** BAIXE EM PDF O MATERIAL SOBRE A PRIMEIRA CARTA DE JOÃO ELABORADO PELO CBV E PUBLICADO PELA REVISTA VIDA PASTORAL DE SETEMBTO-OUTUBRO.

20190810_112442

** INSCREVA-SE para fazer o CURSO sobre A PRIMEIRA CARTA DE JOÃO com Pe Ray

** VEJA A EXPLICAÇÃO DA PRIMEIRA CARTA DE JOÃO EM 5 VÍDEOS ELABORADOS PELO CBV (Centro Bíblico Verbo)

  1.  INTRODUÇÃO - VÍDEO 

  2. JESUS, O MESSIAS ENCARNADO - VÍDEO

  3. ANTICRISTOS - VÍDEO

  4. AMEMO-NOS UNS AOS OUTROS - VÍDEO

  5. DEUS É AMOR - VÍDEO

 ** BAIXE OS ROTEIROS DA BÍBLIA-GENTE

Screenshot_20190829-090747_Opera Mini

Download por edições

  1. “Jesus Cristo veio na carne é de Deus” (1 Jo 4,2) - Jesus, o messias encarnado, nos purifica de todo o pecado.

  2. Preservar-se do mundo do maligno - Discernir os sinais do verdadeiro espírito

  3. O amor faz a vida ressurgir! - Deus é amor!

  4. “Jesus Cristo feito carne nos evangelhos das comunidades cristãs” - Contra o mundo da morte

 

Screenshot_20190907-162241_Chrome

** Veja a reflexão de Pe Telmo sobre a PRIMEIRA CARTA DE JOÃO

 

FB_IMG_1568821785079

** SUA FÉ ESTÁ MORTA-Papa Francisco

 

** Veja subsídios sobre ÍDOLO – IDOLATRIA

**  IDOLATRIA NA BIBLIA – em espanhol  – José L. Caravias sj – PDF

GLOSSÁRIO:-

PALAVRA ; PALAVRA DE DEUS ; MANIFESTAÇÃO ;  VIDA ETERNA ; COMUNHÃO ; PAI-DEUS ; FILHOS DE DEUS ; MESSIAS-CRISTO ;UNGIR/UNÇÃO ; ESPÍRITO ; FILHO-JESUS CRISTO ; FILHO DE DEUS ; NOME ; LUZ–TREVAS ; VERDADE ; JUSTO-INJUSTIÇA ;

CONHECIMENTO ; GUARDAR OS MANDAMENTOS ; GUARDAR A PALAVRA ; AMAR – AMOR ; VONTADE DE DEUS ; CRER ; MANDAMENTOSPERMANECER EM ;

MUNDO ; GNÓSTICOS ;  ODIAR ;  ENGANAR ;  ANTICRISTO ; FALSO PROFETA ; MALIGNO ; DIABO ; ÍDOLOS ; MORTE

**  VEJA REFLEXÕES DA LITÚRGIA DOMINCAL

http://xacute1.com/?p=1150

Responsável por este trabalho

    Xavier Cutajar

            xacute@uol.com.br       http://xacute1.com

MUNDO

quarta-feira, dezembro 20th, 2017

MUNDO

MUNDO

O “MUNDO” pode designar

  • o UNIVERSO, a TERRA, a CRIAÇÃO (Cf. Jo 3,16-17).  É a vida que vem de Deus e que é possuída pelo homem quando este põe em prática a vontade de Deus.

ou

  • o GÊNERO HUMANO ou o CONJUNTO DOS HOMENS que resistem a Deus e perseguem, com ódio, a Cristo e seus discípulos.(Cf. Jo 7,7; 15,18.19; 17,14) O mundo não reconhece o Deus justo, porque o princípio que rege a vida do mundo é a injustiça. Desse modo, o mundo considera como inimigos perigosos o Deus justo e seus filhos que revelam a justiça. É a maneira de viver dos que são do mundo com desejos desenfreados, ambição de possuir e auto-suficiência da riqueza (Cf. 1 Jo 2,16). Tt 3,3 Pois nós também, outrora, éramos insensatos, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros.

Os discípulos devem permanecer NO MUNDO embora não sejam DO MUNDO (Cf. Jo 17,11.14s)

Na Primeira carta de João, a maioria das vezes que usa a palavra MUNDO se refere a este segundo sentido: o mundo dos injustos, dos malfeitores ou melhor dizendo, aqueles que se apoderam do mundo criado por Deus e fazem dele o que lhes interessa.

Ver

GNÓSTICOS ;

ODIAR ;  ENGANAR ;

ANTICRISTO ; FALSO PROFETA ;

MALIGNO ; DIABO ;  MORTE

 

 

 

MUNDO
201  Joa    1,  9|              homem, estava chegando ao mundo.~
202  Joa    1, 10|                10  A Palavra estava no mundo,~o mundo foi feito por meio
203  Joa    1, 10|             Palavra estava no mundo,~o mundo foi feito por meio dela,~
204  Joa    1, 10|             feito por meio dela,~mas o mundo não a conheceu.~
205  Joa    1, 29|            aquele que tira o pecado do mundo.
206  Joa    3, 16|               Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho
207  Joa    3, 17|             Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo,
208  Joa    3, 17|             mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo
209  Joa    3, 17|                mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele.
210  Joa    3, 19|       julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram
211  Joa    4, 42|                 de fato, o salvador do mundo.»~Muitos acreditamquando
212  Joa    6, 14|               Profeta que devia vir ao mundo
213  Joa    6, 33|              desce do céu e  vida ao mundo
214  Joa    6, 51|              própria carne, para que o mundo tenha a vida.»~
215  Joa    7,  4|              essas obras, mostra-te ao mundo
216  Joa    7,  7|                                    7 O mundo não tem motivo para odiar
217  Joa    7,  7|                para odiar vocês. Mas o mundo me odeia, porque eu dou
218  Joa    8, 12|              dizendo: «Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará
219  Joa    8, 23|               de cima. Vocês são deste mundo, mas eu não sou deste mundo.
220  Joa    8, 23|            mundo, mas eu não sou deste mundo.
221  Joa    8, 26|               verdadeiro, e eu digo ao mundo as coisas que ouvi dele
222  Joa    9,  5|                    5 Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo.»
223  Joa    9,  5|              no mundo, eu sou a luz do mundo
224  Joa    9, 39|            Jesus disse: «Eu vim a este mundo para um julgamento, a fim
225  Joa   10, 36|               consagrou e me enviou ao mundo. Por que vocês me acusam
226  Joa   11,  9|         tropeça, porque  a luz deste mundo.
227  Joa   11, 27|              Deus que devia vir a este mundo.»~Jesus e Maria: a dor por
228  Joa   12, 19|               não conseguem nada. Todo mundo vai atrás de Jesus!»~A missão
229  Joa   12, 25|              despreza a sua vida neste mundo, vai conservá-la para a
230  Joa   12, 31|             Agora é o julgamento deste mundo. Agora o príncipe deste
231  Joa   12, 31|                 Agora o príncipe deste mundo vai ser expulso
232  Joa   12, 46|                           46 Eu vim ao mundo como luz, para que todo
233  Joa   12, 47|                não vim para condenar o mundo, mas para salvar o mundo.
234  Joa   12, 47|               mundo, mas para salvar o mundo.
235  Joa   13,  1|                 A hora de passar deste mundo para o Pai. Ele, que tinha
236  Joa   13,  1|           amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
237  Joa   14, 17|             Espírito da Verdade, que o mundo não pode acolher, porque
238  Joa   14, 19|                  19 Mais um pouco, e o mundo não me verá, mas vocês me
239  Joa   14, 22|           manifestar-te a nós e não ao mundo
240  Joa   14, 27|                vocês não é a paz que o mundo . Não fiquem perturbados,
241  Joa   14, 30|           vocês, pois o príncipe deste mundo está chegando. Ele não tem
242  Joa   14, 31|                  31 mas vem para que o mundo reconheça que eu amo o Pai,
243  Joa   15, 18|                               18 «Se o mundo odiar vocês, saibam que
244  Joa   15, 19|                  19 Se vocês fossem do mundo, o mundo amaria o que é
245  Joa   15, 19|               vocês fossem do mundo, o mundo amaria o que é dele. Mas
246  Joa   15, 19|             amaria o que é dele. Mas o mundo odiará vocês, porque vocês
247  Joa   15, 19|                porque vocês não são do mundo, pois eu escolhi vocês e
248  Joa   15, 19|            escolhi vocês e os tirei do mundo.
249  Joa   16,  8|            vier, ele vai desmascarar o mundo, mostrando quem é pecador,
250  Joa   16, 11|          condenado? É o príncipe deste mundo, que  foi condenado.»~
251  Joa   16, 20|                se lamentar, enquanto o mundo vai se alegrar. Vocês ficarão
252  Joa   16, 21|              por ter posto um homem no mundo.
253  Joa   16, 28|               de junto do Pai e vim ao mundo; agora deixo o mundo e volto
254  Joa   16, 28|                ao mundo; agora deixo o mundo e volto para o Pai
255  Joa   16, 33|              tenham a minha paz. Neste mundo vocês terão aflições, mas
256  Joa   16, 33|             tenham coragem; eu venci o mundo.» ~
257  Joa   17,  5|                junto de ti antes que o mundo existisse.»~Os discípulos
258  Joa   17,  6|                que me deste do meio do mundo. Eles eram teus e tu os
259  Joa   17,  9|                por eles. Não peço pelo mundo, mas por aqueles que me
260  Joa   17, 11|                  11 Eu  não estou no mundo. Eles permanecem no mundo,
261  Joa   17, 11|              mundo. Eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto
262  Joa   17, 13|               dizer essas coisas neste mundo, para que eles possuam toda
263  Joa   17, 14|                eles a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não
264  Joa   17, 14|           porque eles não pertencem ao mundo, como eu não pertenço ao
265  Joa   17, 14|                como eu não pertenço ao mundo.~
266  Joa   17, 15|               te peço para tirá-los do mundo, mas para guardá-los do
267  Joa   17, 16|               16 Eles não pertencem ao mundo, como eu não pertenço ao
268  Joa   17, 16|                como eu não pertenço ao mundo.
269  Joa   17, 18|           Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os envio ao mundo.
270  Joa   17, 18|           mundo, eu também os envio ao mundo.
271  Joa   17, 21|         estejam em nós, a fim de que o mundo acredite que tu me enviaste.
272  Joa   17, 23|               na unidade, e para que o mundo reconheça que tu me enviaste
273  Joa   17, 24|             amaste antes da criação do mundo.~
274  Joa   17, 25|                        25 Pai justo, o mundo não te reconheceu, mas eu
275  Joa   18, 20|              Eu falei às claras para o mundo. Eu sempre ensinei nas sinagogas
276  Joa   18, 36|                O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste
277  Joa   18, 36|                o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam
278  Joa   18, 37|             sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para dar testemunho da verdade.
279  Joa   21, 25|              penso que não caberiam no mundo os livros que seriam escritos.~ ~

373  1Jo    2,  2|               mas também os pecados do mundo inteiro.~Fazer a vontade
374  1Jo    2, 15|                          15 Não amem o mundo e nem o que  no mundo.
375  1Jo    2, 15|                mundo e nem o que  no mundo. Se alguém ama o mundo,
376  1Jo    2, 15|              no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está
377  1Jo    2, 16|               16 Pois tudo o que  no mundo - os apetites baixos, os
378  1Jo    2, 16|             que não vêm do Pai, mas do mundo.
379  1Jo    2, 17|                                 17 E o mundo passa com seus desejos insaciáveis.
380  1Jo    3,  1|              nós de fato o somos! Se o mundo não nos reconhece, é porque
381  1Jo    3, 13|                estranhem, irmãos, se o mundo odeia vocês.
382  1Jo    3, 17|            alguém possui os bens deste mundo e, vendo o seu irmão em
383  1Jo    4,  1|                se vêm de Deus, pois no mundo  apareceram muitos falsos
384  1Jo    4,  3|              vinha, mas ele  está no mundo.~
385  1Jo    4,  4|              que aquele que está com o mundo.
386  1Jo    4,  5|                    5 Eles pertencem ao mundo; por isso falam a linguagem
387  1Jo    4,  5|              isso falam a linguagem do mundo e o mundo os ouve.
388  1Jo    4,  5|               a linguagem do mundo e o mundo os ouve.
389  1Jo    4,  9|               o seu Filho único a este mundo, para dar-nos a vida por
390  1Jo    4, 14|             seu Filho como Salvador do mundo.
391  1Jo    4, 17|               é, assim somos nós neste mundo.
392  1Jo    5,  4|                nasceu de Deus venceu o mundo. E esta é a vitória que
393  1Jo    5,  4|               é a vitória que venceu o mundo: a nossa .
394  1Jo    5,  5|               fato, quem pode vencer o mundo, senão aquele que acredita
395  1Jo    5, 19|                de Deus, ao passo que o mundo inteiro está sob o poder
396  2Jo    1,  7|          encarnado, espalharam-se pelo mundo. Eles são o Sedutor, o Anticristo.

397   Ap    1,  7|             Ele vem com as nuvens;~e o mundo todo o verá, ~até mesmo
398   Ap    1,  7|     transpassaram.~E todos os povos do mundo ~baterão no peito por causa
399   Ap    3, 10|                 Essa hora virá sobre o mundo inteiro, para pôr à prova
400   Ap    5,  3|              céu, nem na terra, nem no mundo dos mortos, era capaz de
401   Ap    6,  8|                vinha acompanhado com o mundo dos mortos. Deram para ele
402   Ap   11, 15|           gritar no céu:~«A realeza do mundo~passou agora para Nosso
403   Ap   13,  8|             escrito desde a criação do mundo no livro da vida do Cordeiro
404   Ap   17,  8|                que desde a fundação do mundo não têm seu nome escrito

 

UNGIR-UNÇÃO

quarta-feira, dezembro 20th, 2017

UNÇÃO – UNGIR

UNÇÃO:

  1. Ato ou matéria (perfume) para ungir ou besuntar, especialmente a) para curar; b) para indicar a dignidade, a alegria (o bom perfume), de onde a “unção de alegria” de reis, sacerdotes e profetas (Is 61,1); daí dignidade, carisma. Também escolha como de Davi (1Sm 16,12)
  2.  No N. T., os dois sentidos continuam presentes: a unção de enfermos nos evangelhos e na comunidade (Tg 5,14), mas também a unção de Jesus pela mulher, ao mesmo tempo unção como rei messiânico e unção para a sepultura do Servo Sofredor (Jo 12,1-8; Mc 14, 3-9; Mt 26,6-13; Mc 16,1)

A partir da UNÇÃO do profeta messiânico com o Espírito no batismo de Jesus, o termo pode significar o dom da graça ou do Espírito que o cristão traz dentro de si (1Jo 2,20). (BÍBLIA DA CNBB)

UNGIR, UNGIDO:

  1. Ungiam-se com óleo precioso pessoas de destaque: rei, suno sacerdote, por vezes um profeta. Daí: o “Ungido” (hebraico=Messias, grego=Cristo) como libertador esperado pelo povo oprimido.
  2. A unção podia também ser medicação: Jesus unge com saliva, com lama  (Jo 9,6; Mc 7,33). (BÍBLIA DA CNBB)

Na primeira carta de João: 

1 Jo 2,20 Vocês, porém, receberam a unção que vem do Santo, de modo que todos vocês possuem a sabedoria.

1 Jo 2,27:  Vocês receberam de Jesus a unção  que permanece em vocês, e já não têm necessidade que alguém os ensine; pelo contrário, como a unção dele, - que é verdadeira e não mentirosa – lhes ensina tudo aquilo que Jesus lhes tinha ensinado,  permaneçam com ele. (Cf. Jo 14,26; 16,13-15)

Na primeira carta de João a unção se refere ao Espírito

1 Jo 3,24 Aquele que guarda os seus mandamentos, permanece em Deus, e Deus nele. E nisto reconhecemos que ele permanece em nós, graças ao Espírito que ele nos deu.

1 Jo 4,13 Nisto reconhecemos que permanecemos nele e ele em nós: ele nos deu do seu Espírito.

1 Jo 3,9 Todo aquele que nasceu de Deus não comete pecado, pois a semente de Deus permanece nele: e não pode pecar, porque nasceu de Deus.

A semente também pode se refere ao Espírito ou à Palavra 

 

Ver ESPÍRITO SANTO

 

JUSTO-INJUSTO

quarta-feira, dezembro 20th, 2017

JUSTO – INJUSTO – INJUSTIÇA

Na Primeira Carta de João

1 Jo 1,9 Se reconhecemos os nossos pecados, Ele (Deus), que é fiel e justo,    perdoará nossos pecados e nos purificará de toda injustiça.

1 Jo 2,1 Meus filhinhos, eu lhes escrevo tais coisas para que vocês não pequem. Entretanto, se alguém pecou, temos um advogado (paráclito) junto do Pai: (Cf. 14,16.26) Jesus Cristo, o justo.

1 Jo 2,29 Vocês sabem que ele (=Jesus) é justo; reconheçam, pois, que todo aquele que pratica a justiça nasceu dele (=Deus).

1 Jo 3,7 Filhinhos, que ninguém engane vocês. Quem pratica a justiça é justo, assim como ele (Jesus) é justo.

1 Jo 3,12 Não como Caim: pertencendo ao Maligno, ele matou o seu próprio irmão. E por que o matou? Porque as obras de Caim eram más, e as do seu irmão eram justas.

1 Jo 3,10 Desse modo, torna-se claro quais são os filhos de Deus e quais são os filhos do Diabo: todo aquele que não pratica a justiça não vem de Deus, nem aquele que não ama o seu irmão.

1 Jo 5,17 Toda injustiça é pecado, mas existe pecado que não leva para a morte.

 

1   Gn    6,  9|          de Noé. Noé era um homem justo, íntegro entre seus contemporâneos,

2   Gn    7,  1|    família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração.

3   Gn   18, 23|          perguntou: «Destruirás o justo com o injusto?

4   Gn   18, 25|        fazeres tal coisa: matar o justo com o injusto, de modo que

5   Gn   18, 25|          o injusto, de modo que o justo seja confundido com o injusto!

6   Ex    9, 27|       Desta vez eu pequei. Javé é justo, e eu com meu povo somos

7   Ex   23,  7|        faça morrer o inocente e o justo, nem absolva o culpado.~

8   Dt   25, 15|          15 Tenha um peso exato e justo e uma medida exata e justa,

9   Js    9, 25|     conforme lhe parecer melhor e justo».

 10   Js   10, 13|         dos inimigos. No Livro do Justo está escrito assim:~«O sol

11  2Sm    1, 18|           se encontra no Livro do Justo.~

12  2Sm    3, 36|           povo notou isso e achou justo, pois todos aprovavam o

13  Esd    9, 15|          é uma prova de que tu és justo! Estamos diante de ti como

14   Ne    9,  8|        tua promessa,~porque tu és justo.~

15   Tb    3,  2|                  2 «Senhor, tu és justo, e tuas obras todas são

16   Tb    4, 14|           e se você estiver sendo justo, Deus o recompensará. Meu

17   Tb    6, 12|        que os outros. Por isso, é justo que seja você o herdeiro

18   Tb    7,  6|        meu filho! Você tem um pai justo e bom! Que infelicidade

19   Tb    7,  6|           ficar cego um homem tão justo e bom!» E, lançando-se ao

 20   Tb    9,  6|      filho de um homem excelente, justo e bom! Que Deus lhe a

21   Tb   13, 10|         novo terá piedade do povo justo.~Uma cidade para todos -*

22   Tb   13, 15|        alegrará por causa do povo justo,~pois todos se reunirão

23   Tb   14,  6|      mentiras, e bendirão, como é justo, o Deus dos séculos.

24  Est    4,17n|   adoramos os deuses deles. Tu és justo, Senhor!

25  Est    8,  5|          o meu pedido lhe parecer justo e se está contente comigo,

26  1Mc   11, 33|    observam tudo o que nos parece justo, por causa das suas boas

27  2Mc    1, 24|          coisas, terrível, forte, justo, misericordioso, único rei,

28  2Mc    1, 25|          25 único generoso, único justo, todo-poderoso e eterno,

29  2Mc    7, 36|           você receberá o castigo justo por sua soberba.

 30  2Mc    9, 12|         próprio cheiro, disse: «É justo que o mortal se submeta

31  2Mc   12,  6|       Depois de invocar a Deus, o justo juiz, foi atacar os assassinos

32   Jo   17,  9|                           9 Mas o justo persiste no seu caminho,

33   Jo   22,  3|           Todo-poderoso se você é justo? O que ele ganha, se você

34   Jo   27, 17|             17 Pode amontoar! É o justo quem as vestirá, e a prata

35   Jo   32,  9|          o discernimento do que é justo.

36   Jo   33, 26|          com que o homem se torne justo.

37   Jo   34,  4|         podemos discernir o que é justo e reconhecer o que é bom.

38   Jo   34, 17|       atreve a condenar o supremo Justo?

39   Jo   35,  2|      razão, quando diz: ‘Sou mais justo do que Deus’?

 40   Jo   35,  7|                     7 E se você é justo, o que é que está dando

41   Sl    5, 13|         Pois tu, Javé, abençoas o justo, teu favor o protege como

42   Sl    7, 10|    maldade dos injustos e apóia o justo, ~pois tu sondas corações

43   Sl    7, 10|           corações e rins, ó Deus justo! ~

44   Sl    7, 12|                     12  Deus é um justo juiz. Deus ameaça a cada

45   Sl    9,  5|          sentaste em teu trono de justo juiz. ~

46   Sl   11,  3|           corrompem, o que pode o justo fazer?» ~

47   Sl   11,  5|                 5  Javé examina o justo e o injusto, ele odeia quem

48   Sl   11,  7|                  7  Porque Javé é justo e ama a justiça, e os corações

49   Sl   31, 19|     proferem insolências contra o justo, com soberba e desprezo! ~

 50   Sl   34, 20|                             20  O justo sofre muitas desgraças,

51   Sl   34, 21|          Javé protege os ossos do justo: nenhum deles será quebrado. ~

52   Sl   34, 22|          injusto; os que odeiam o justo serão condenados. ~

53   Sl   37, 12|     injusto faz intrigas contra o justo, e contra ele range os dentes. ~

54   Sl   37, 16|          16  Vale mais o pouco do justo que a riqueza de muitos

55   Sl   37, 21|   emprestado e não devolve, mas o justo se compadece e . ~

56   Sl   37, 25|      estou velho, mas nunca vi um justo abandonado, nem sua descendência

57   Sl   37, 30|                    30*  A boca do justo fala com sabedoria, e sua

58   Sl   37, 32|          32  O injusto espreita o justo e procura levá-lo à morte. ~

59   Sl   51,  6|        mau aos teus olhos. ~Tu és justo, portanto, ao falar, e,

 60   Sl   55, 23|        Ele jamais permitirá que o justo venha a tropeçar. ~

61   Sl   58, 11|                        11*  Que o justo se alegre ao ver a vingança,

62   Sl   58, 12|            Existe um fruto para o justo, porque existe um Deus que

63   Sl   64, 11|                             11  O justo se alegra com Javé e nele

64   Sl   92, 13|                            13*  O justo brota como palmeira, cresce

65   Sl   94, 15|                             15  o justo alcançará seu direito, e

66   Sl   94, 21|          atentem contra a vida do justo, e condenem à morte o inocente, ~

67   Sl   97, 11|           A luz se levanta para o justo, e a alegria para os corações

68   Sl  112,  6|     jamais vacilará. A memória do justo é para sempre. ~

69   Sl  116,  5|                        5*  Javé é justo e clemente, o nosso Deus

 70   Sl  119,137|                  137  Javé, tu és justo, e tuas normas são retas. ~

71   Sl  129,  4|                     4  Mas Javé é justo: ele cortou os chicotes

72   Sl  141,  5|                          5  Que o justo me bata, que o bom me corrija.

73   Sl  143,  1|         as minhas súplicas! Tu és justo, responde-me! ~

74   Sl  143,  2|           de ti, nenhum vivente é justo! ~

75   Sl  145, 17|                        17  Javé é justo em seus caminhos todos,

76   Pr    9,  9|      sábio ainda. instrução ao justo, e ele aprenderá ainda mais.~

77   Pr   10,  3|            3 Javé não deixa que o justo passe fome, porém reprime

78   Pr   10,  6|          descem sobre a cabeça do justo, mas a boca dos injustos

79   Pr   10,  7|                    7 A memória do justo é bendita, mas o nome dos

 80   Pr   10, 11|                      11 A boca do justo é fonte de vida, mas a boca

81   Pr   10, 16|                   16 O salário do justo leva para a vida, mas o

82   Pr   10, 20|                      20 A boca do justo é prata de lei; a mente

83   Pr   10, 21|                      21 A boca do justo alimenta muita gente, mas

84   Pr   10, 25|         injusto desaparece; mas o justo permanece firme para sempre.~

85   Pr   10, 30|                              30 O justo nunca vacilará, mas os injustos

86   Pr   10, 31|                      31 A boca do justo diz coisas sábias, mas a

87   Pr   10, 32|                 32 As palavras do justo destilam bondade; a boca

88   Pr   11,  1|   balanças falsas e gosta de peso justo.~

89   Pr   11,  8|                               8 O justo escapa do aperto; o injusto

 90   Pr   11, 30|                     30 O fruto do justo é árvore de vida, e o sábio

91   Pr   11, 31|                       31 Se até o justo recebe sua recompensa aqui

92   Pr   12, 10|                              10 O justo sabe cuidar de tudo o que

93   Pr   12, 13falsidade da própria boca, mas o justo se livrará do aperto.~

94   Pr   12, 21|                             21 Ao justo nada de mal acontece, mas

95   Pr   12, 26|                              26 O justo mostra o caminho ao seu

96   Pr   13,  5|                               5 O justo detesta a mentira, mas o

97   Pr   13, 22|     pecador está reservada para o justo.~

98   Pr   13, 25|                              25 O justo come e se sacia, mas o ventre

99   Pr   14, 19|       injustos diante da porta do justo.~

100   Pr   14, 32|        sua própria maldade, mas o justo se refugia na sua própria

101   Pr   15,  6|                      6 Na casa do justo existe abundância, mas o

102   Pr   15, 28|                              28 O justo reflete antes de responder,

103   Pr   18,  5|                           5 Não é justo favorecer o culpado, deixando

104   Pr   18, 10|       Javé é torre fortificada; o justo corre para ela e fica protegido.~

105   Pr   20,  7|                               7 O justo se comporta com integridade.

106   Pr   21, 12|                              12 O justo observa como a casa do injusto

107   Pr   21, 15|          direito é alegria para o justo e terror para os malfeitores.~

108   Pr   21, 18|         servirá de resgate para o justo; e o traidor para os homens

109   Pr   21, 26|           sempre cobiçando, mas o justo distribui e nada retém.~

110   Pr   23, 24|                          24 O pai justo ficará muito contente, e

111   Pr   24, 15|          fique cercando a casa do justo, nem lhe destrua a morada,

112   Pr   24, 16|                       16 porque o justo pode cair sete vezes, mas

113   Pr   25, 26|    turvada e nascente poluída é o justo que fraqueja diante do injusto.~

114   Pr   28,  1|        sem ser perseguido,~ mas o justo é intrépido como leão.~

115   Pr   29,  6|      perverso é uma cilada, mas o justo canta de alegria.~

116   Pr   29,  7|                               7 O justo atende à causa dos fracos,

117  Ecl    3, 16|         injustiça; e, em lugar do justo, encontra-se o injusto.

118  Ecl    3, 17|                17 E concluí que o justo e o injusto estão debaixo

119  Ecl    7, 15|      minha existência fugaz. Vi o justo perecer apesar da sua justiça,

120  Ecl    7, 16|           Não seja demasiadamente justo, nem se torne sábio demais.

121  Ecl    7, 20|         existe na terra homem tão justo que faça o bem sem nunca

122  Ecl    9,  2|          o mesmo destino, tanto o justo como o injusto, o bom e

123   Sb    2, 12|        Vamos armar ciladas para o justo, porque ele nos incomoda

124   Sb    2, 12|           opõe às nossas ações. O justo reprova as transgressões

125   Sb    2, 18|                           18 Se o justo é filho de Deus, Deus cuidará

126   Sb    3, 10|      pensar, porque desprezaram o justo e se afastaram do Senhor.

127   Sb    4,  7|           morra prematuramente, o justo encontrará repouso.

128   Sb    4, 10|                              10 O justo agradou a Deus, e Deus o

129   Sb    4, 13|     Amadurecido em pouco tempo, o justo atingiu a plenitude de uma

130   Sb    4, 16|                16 Quando morre, o justo condena os injustos que

131   Sb    5,  1|                               1 O justo, porém, ficará de , sem

132   Sb    5,  2|                        2 Ao ver o justo, esses ficarão tomados de

133   Sb   10,  4|       novo o salvou, conduzindo o justo numa frágil embarcação.~

134   Sb   10,  5|     confundidas, ela reconheceu o justo e o conservou sem mancha

135   Sb   10,  6|           pereciam, ela salvou um justo em fuga diante do fogo que

136   Sb   10, 10|      caminhos planos, ela guiou o justo, que fugia da ira do irmão,

137   Sb   10, 13|         sabedoria não abandonou o justo que tinha sido vendido,

138   Sb   12, 15|                  15 Tu, porém, és justo, e governas todas as coisas

139   Sb   12, 19|       ensinaste ao teu povo que o justo deve amar os homens, e infundiste

140   Sb   19, 17|          aqueles junto à porta do justo, quando, cercados de trevas

141 Eclo    7,  5|                5 Não pretenda ser justo diante do Senhor, nem sábio

142 Eclo   10, 23|                          23 Não é justo desprezar um pobre que tenha

143 Eclo   10, 28|      modéstia, e saiba apreciar o justo valor que você tem.

144 Eclo   12,  2|                   2 Faça o bem ao justo, e você será recompensado,

145 Eclo   18,  2|              2 Somente o Senhor é justo.

146 Eclo   31,  5|        ama o ouro não se conserva justo, e quem corre atrás do lucro,

147 Eclo   35,  5|                     5 A oferta do justo alegra o altar, e o perfume

148 Eclo   35,  6|                 6 O sacrifício do justo é aceito, e o seu memorial

149 Eclo   44, 17| reconhecido como homem perfeito e justo, e no tempo da ira assegurou

150   Is    3, 10|                        10 Feliz o justo, porque tudo lhe correrá

151   Is    5, 23|          e negam fazer justiça ao justo!

152   Is   24, 16|           o cântico: « ‘Glória ao Justo’ «.~O combate final -* Mas

153   Is   26,  2|      portas para que entre o povo justo, que se mantém fiel.

154   Is   26,  7|                     7 A vereda do justo é reta, tu aplainas a trilha

155   Is   26,  7|           tu aplainas a trilha do justo.

156   Is   29, 21|           por um nada, arruínam o justo.~

157   Is   30, 18|        vocês, pois Javé é um Deus justo. Felizes todos os que nele

158   Is   45, 21|       outro Deus. Não existe Deus justo e salvador, a não ser eu.

159   Is   53, 11|         conhecimento, o meu servo justo devolverá a muitos a verdadeira

160   Is   57,  1|                               1 O justo perece, e ninguém se incomoda;

161   Is   57,  1|      ninguém se importa. Porque o justo é levado antes que venha

162   Jr   11, 20|         dos exércitos, és um juiz justo. Tu sondas os rins e o coração.

163   Jr   12,  1|                           1 Tu és justo, ó Javé, para que eu possa

164   Jr   20, 12|      exércitos, tu que examinas o justo e vês os rins e o coração,

165   Jr   22, 15|       bebeu? Pois ele fez o que é justo e o que é direito, e no

166   Jr   23,  5|         brotar para Davi um broto justo. Ele reinará como verdadeiro

167   Jr   33, 15|         brotar para Davi um broto justo, que exercerá o direito

168   Lm    1, 18|           18  «No entanto, Javé é justo, porque me revoltei contra

169   Br    1, 15|         que o Senhor nosso Deus é justo e a nós cabe hoje a vergonha,

170   Br    2,  6|           6 O Senhor nosso Deus é justo; hoje a vergonha pesa sobre

171   Br    2,  9|      havia ameaçado. O Senhor foi justo em tudo o que fez contra

172   Ez    3, 20|                         20 E se o justo se afastar da sua justiça

173   Ez    3, 21|        porém, chamou a atenção do justo para que ele não pecasse,

174   Ez   13, 22|      perturbaram a consciência do justo, quando eu não queria perturbá-

175   Ez   18,  5|                5 Se o indivíduo é justo e pratica o direito e a

176   Ez   18,  8|       procura fazer um julgamento justo entre as pessoas;

177   Ez   18,  9|         verdade, esse indivíduo é justo, e certamente permanecerá

178   Ez   18, 20|           pelo pecado do filho. O justo receberá a justiça que merece

179   Ez   18, 24|                  24 Contudo, se o justo renuncia à sua própria justiça

180   Ez   18, 26|                           26 Se o justo deixa de ser justo e começa

181   Ez   18, 26|           Se o justo deixa de ser justo e começa a praticar a injustiça,

182   Ez   21,  8|         espada para matar tanto o justo como o injusto.

183   Ez   21,  9|          que vou matar tanto o justo como o injusto, então a

184   Ez   33, 12|        seu povo: Nem a justiça do justo o salvará no dia em que

185   Ez   33, 12|        sua injustiça. Portanto, o justo não poderá viver por sua

186   Ez   33, 13|             13 Se eu disser que o justo vai sobreviver, e ele, confiando

187   Ez   33, 16|           cometeu; se fez o que é justo e direito, ele continuará

188   Ez   33, 18|          18 Quando aquele que era justo desiste do seu viver honesto

189   Ez   33, 19|         começa a praticar o que é justo e honesto, ele merece continuar

190   Ez   45, 10|         Usem balanças justas, efá justo e bat justo.

191   Ez   45, 10|           justas, efá justo e bat justo.

192   Dn    3, 27|                  27  Porque tu és justo em tudo~o que nos fizeste,~

193   Dn    3, 31|       fizeste,~foi com julgamento justo que o fizeste.~

194   Dn   13, 53|   condenar à morte o inocente e o justo’.

195   Am    2,  6|          perdoar: porque vendem o justo por dinheiro e o necessitado

196   Am    5, 10|          odeiam os que defendem o justo no tribunal e têm horror

197   Am    5, 12|          seus pecados: exploram o justo, aceitam subornos e enganam

198  Hab    1,  4|          aparece. O ímpio cerca o justo e o direito aparece distorcido.~

199  Hab    1, 13|          ímpio devora alguém mais justo do que ele?

200  Hab    2,  4|    correto vai morrer, enquanto o justo viverá por sua fidelidade». ~

201   Sf    3,  5|           dela está Javé, que é o justo, que não pratica a injustiça.

202   Zc    9,  9|          o seu rei está chegando, justo e vitorioso. Ele é pobre,

203   Ml    3, 18|      diferença que existe entre o justo e o ímpio, entre um que

204   Mt    1, 19|          19 José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria,

205   Mt   10, 41|         profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá

206   Mt   10, 41|          recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de

207   Mt   10, 41|          receberá a recompensa de justo.

208   Mt   20,  4|         Eu lhes pagarei o que for justo’.

209   Mt   23, 35|         sobre vocês todo o sangue justo derramado sobre a terra,

210   Mt   23, 35|         desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias,

211   Mt   27, 19|           Não se envolva com esse justo, porque esta noite, em sonhos,

212   Mc    6, 20|            pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia.

213   Lc    2, 25|         homem chamado Simeão. Era justo e piedoso. Esperava a consolação

214   Lc   12, 57|      julgam por si mesmos o que é justo?

215   Lc   23, 41|                     41 Para nós é justo, porque estamos recebendo

216   Lc   23, 47|           De fato! Esse homem era justo

217   Lc   23, 50|           50 Havia um homem bom e justo, chamado José. Era membro

218  Joa    5, 30|       escuto e o meu julgamento é justo, porque não procuro fazer

219  Joa   16,  8|          quem é pecador, quem é o Justo e quem é o condenado.

220  Joa   16, 10|                       10 Quem é o Justo? Sou eu. Mas vocês não me

221  Joa   17, 25|                            25 Pai justo, o mundo não te reconheceu,

222   At    1, 23|    chamado Bársabas e apelidado o Justo, e também Matias.

223   At    3, 14|      porém, renegaram o Santo e o Justo, e pediram clemência para

224   At    4, 19|         Julguem vocês mesmos se é justo diante de Deus que obedeçamos

225   At    7, 52|         que anunciavam a vinda do Justo, do qual agora vocês se

226   At   10, 22|         centurião Cornélio, homem justo e temente a Deus, estimado

227   At   18,  7|           Deus único, certo Tício Justo, que morava ao lado da sinagoga.

228   At   18, 14|         uma ação criminosa, seria justo que eu atendesse a queixa

229   At   22, 14|   conhecer a sua vontade, a ver o Justo e a ouvir a sua própria

230   Rm    1, 17|      conforme diz a Escritura: «o justo vive pela .»~A condição

231   Rm    2,  2|        Sabemos, porém, que Deus é justo quando condena os que praticam

232   Rm    2,  5|       para o dia da ira, quando o justo julgamento de Deus vai se

233   Rm    3,  4|        que sejas reconhecido como justo nas tuas palavras e triunfes

234   Rm    3, 11|                  11  Não homem justo,~não um sequer.~Não

235   Rm    3, 20|         Porque ninguém se tornará justo diante de Deus através da

236   Rm    3, 26manifesta a sua justiça para ser justo e para tornar justo quem

237   Rm    3, 26|           ser justo e para tornar justo quem tem em Jesus.~Só

238   Rm    3, 28|      nossa tese: o homem se torna justo através da , independentemente

239   Rm    4,  2|             2 Se Abraão se tornou justo por suas obras, ele tem

240   Rm    4,  5|         mas crê naquele que torna justo o ímpio, sua lhe é creditada

241   Rm    5,  7|           a morrer em favor de um justo; talvez haja alguém que

242   Rm    7, 12|           e o mandamento é santo, justo e bom.

243   Rm    8, 33|           Deus? É Deus quem torna justo!

244   Rm   10,  4|      aquele que acredita se torne justo.~O Evangelho é acessível

245   Rm   11,  9|            em motivo de tropeço e justo castigo.

246   Rm   12,  3|           convém, mas um conceito justo, de acordo com a , na

247 2Cor    8, 24|       façam que eles vejam como é justo o motivo do nosso orgulho

248   Gl    2, 16|          que o homem não se torna justo pelas obras da Lei, mas

249   Gl    2, 16|         da Lei ninguém se tornará justo.

250   Gl    3, 11|        que ninguém pode tornar-se justo diante de Deus através da

251   Gl    3, 11|       Deus através da Lei, pois o justo viverá pela .

252   Ef    6,  1|       pais no Senhor, pois isso é justo.

253   Fl    1,  7|                               7 É justo que eu pense assim de todos

254   Fl    4,  8|          que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso,

255   Cl    4, 11|               11 Jesus, apelidado Justo, também manda saudações.

256  1Ts    2, 10|        também, de como foi santo, justo e irrepreensível o nosso

257  2Ts    1,  3|        sempre a Deus por vocês! É justo que o façamos, pois a

258  2Ts    1,  5|       Essas provas são o sinal do justo julgamento de Deus: elas

259  2Ts    1,  6|               6 Deus fará o que é justo: vai mandar tribulações

260  1Tm    1,  9|          9 Ela não é destinada ao justo, mas aos iníquos e rebeldes,

261  2Tm    4,  8|          da justiça que o Senhor, justo Juiz, me entregará naquele

262   Tt    1,  8| hospitaleiro, bondoso, ponderado, justo, piedoso, disciplinado,

263   Hb    2,  2|          desobediência recebeu um justo castigo,

264   Hb   10, 38|                          38 O meu justo vive pela ; mas, se ele

265   Hb   11,  4|          da , ele foi declarado justo, e o próprio Deus afirmou

266   Tg    2, 21|           obras que ele se tornou justo?

267   Tg    5,  6|      Vocês condenaram e mataram o justo, e ele não conseguiu defender-

268   Tg    5, 16|        serem curados. A oração do justo, feita com insistência,

269  1Pd    3, 18|        por todas pelos pecados, o justo pelos injustos, a fim de

270  1Pd    4, 18|           18 Se com dificuldade o justo consegue salvar-se, em que

271  2Pd    2,  7|            7 No entanto, salvou o justo , que se entristecia diante

272  2Pd    2,  8|                        8 Porque o justo , que morava entre eles,

278   Ap   16,  5|          o Anjo das águas dizer:~«Justo és tu, Aquele-que-é e que-

279   Ap   19,  8|       representa ~o comportamento justo dos santos.~

280   Ap   22, 11|     continue com suas sujeiras; o justo, pratique ainda a justiça;

1   Gn   18, 24|          24 Talvez haja cinqüenta justos na cidade! Destruirás e

2   Gn   18, 24|          a cidade pelos cinqüenta justos que estão no meio dela?

3   Gn   18, 26|         Se eu encontrar cinqüenta justos na cidade de Sodoma, perdoarei

4   Gn   18, 28|           cinco para os cinqüenta justos: por causa de cinco, destruirás

5   Gn   18, 28|        encontrar quarenta e cinco justos».

6   Ex   23,  8|      perverte até as palavras dos justos.~

7   Nm   23, 10|       Possa eu morrer a morte dos justos,~e o meu fim seja como o

8   Dt   16, 19|      sábios e falseia a causa dos justos.

9  1Rs    2, 32|           matado dois homens mais justos e melhores do que ele, sem

 10   Tb    4, 17|          vinho sobre o túmulo dos justos, ao invés de -los aos

11  Est    1, 1f|         combate contra o povo dos justos.

12  Est    1, 1h|                1h Todo o povo dos justos fica transtornado e, temendo

13  2Mc   11, 14|         propondo acordo em termos justos, e prometendo convencer

14   Jo   17,  8|                 8 Ao ver isso, os justos se espantam, e o inocente

15   Jo   22, 19|                             19 Os justos agora vêem e se alegram,

16   Jo   36,  7|         Não afasta seus olhos dos justos. Ao contrário, ele os faz

17   Sl    1,  5|       pecadores na assembléia dos justos. ~

18   Sl    1,  6|        Javé conhece o caminho dos justos, enquanto o caminho dos

19   Sl    4,  6|            6 Ofereçam sacrifícios justos e tenham confiança em Javé. ~

 20   Sl   14,  5|           porque Deus está com os justos. ~

21   Sl   32, 11|         11  Alegrem-se em Javé, ó justos, e exultem. Gritem de alegria,

22   Sl   33,  1|            1*  Exultem em Javé, ó justos! Aos retos convém o louvor. ~

23   Sl   34, 16|         16  Javé cuida sempre dos justos, e ouve atentamente seus

24   Sl   34, 18|                            18  Os justos gritam, Javé escuta, e os

25   Sl   37, 17|   quebrados, enquanto o apoio dos justos é Javé. ~

26   Sl   37, 29|                            29  Os justos vão possuir a terra, e nela

27   Sl   37, 39|               39*  A salvação dos justos vem de Javé, que é fortaleza

28   Sl   37, 40|   injustos e salvá-los, porque os justos nele se abrigam. ~

29   Sl   52,  8|                            8*  Os justos verão isso e temerão, e

 30   Sl   68,  4|                             4  Os justos ao contrário se alegram,

31   Sl   69, 29|          sejam inscritos entre os justos! ~

32   Sl   75, 11|           injustos, e o poder dos justos se levantará. ~

33   Sl   97, 12|                               12  Justos, alegrem-se com Javé, e

34   Sl  118, 15|          e vitória nas tendas dos justos: «A direita de Javé é poderosa! ~

35   Sl  119,172|        teus mandamentos todos são justos. ~

36   Sl  125,  3|          pesará sobre a parte dos justos, ~para que a mão dos justos

37   Sl  125,  3|       justos, ~para que a mão dos justos não se estenda para o crime. ~

38   Sl  140, 14|                            14  Os justos louvarão o teu nome, e os

39   Sl  142,  8|         agradeça ao teu nome! ~Os justos se ajuntarão ao meu redor,

 40   Sl  146,  8|           encurvados. Javé ama os justos. ~

41   Pr    2, 20|          observará as trilhas dos justos,

42   Pr    3, 32|         perverso, mas é amigo dos justos.

43   Pr    3, 33|          mas abençoa a morada dos justos.

44   Pr    4, 18|               18 Mas a trilha dos justos brilha como aurora, e vai

45   Pr   10, 24|           o que ele teme; para os justos é dado o que eles desejam. ~

46   Pr   10, 28|                28 A esperança dos justos acaba em alegria, mas a

47   Pr   11,  9|        próximo com a boca, mas os justos se salvam pelo conhecimento

48   Pr   11, 10|      cidade festeja o triunfo dos justos, e canta de alegria quando

49   Pr   11, 21|            mas a descendência dos justos será salva.~

 50   Pr   11, 23|                   23 O desejo dos justos se realiza; as ilusões dos

51   Pr   11, 28|          riqueza murchará, mas os justos brotarão como folhagens. ~

52   Pr   12,  3|         injustiça, mas a raiz dos justos não será abalada.~

53   Pr   12,  5|                 5 Os projetos dos justos são retos; as táticas dos

54   Pr   12,  7|    desaparecem, mas a família dos justos permanece firme.~

55   Pr   12, 12|          de males, mas a raiz dos justos prospera.~

56   Pr   13,  9|                       9 A luz dos justos brilha, mas a lâmpada dos

57   Pr   13, 21|          paz e o bem perseguem os justos.~

58   Pr   15, 29|            mas ouve a súplica dos justos.~

59   Pr   28, 12|                      12 Quando os justos triunfam, a festa é grande;

 60   Pr   28, 28|       quando eles desaparecem, os justos prosperam.~

61   Pr   29,  2|                       2 Quando os justos governam, o povo se alegra;

62   Pr   29, 16|     crimes se multiplicam; mas os justos verão a ruína daqueles.~

63   Pr   29, 27|        injusto é desprezado pelos justos; o homem reto é desprezado

64  Ecl    8, 14|     Existe ainda outra desilusão: justos que são tratados conforme

65  Ecl    8, 14|   tratados conforme a conduta dos justos. Penso que também isso é

66  Ecl    9,  1|          isso e compreendi que os justos, os sábios e suas ações

67   Sb    2, 16|      Proclama feliz o destino dos justos e se gaba de ter Deus como

68   Sb    3,  1|                      1 A vida dos justos, ao contrário, está nas

69   Sb    3,  3|        pensavam que a partida dos justos do nosso meio era um aniquilamento,

 70   Sb    3,  4|           pessoas pensavam que os justos estavam cumprindo uma pena,

71   Sb    5, 15|                             15 Os justos, porém, vivem para sempre,

72   Sb   10, 20|                 20 Desse modo, os justos despojaram os injustos,

73   Sb   11, 14|        sede diferente da sede dos justos.~Conseqüências da idolatria -*

74   Sb   12,  9|   entregue os injustos na mão dos justos durante uma batalha, ou

75   Sb   16, 17|           o universo é aliado dos justos.

76   Sb   16, 23|        própria força, para que os justos pudessem alimentar-se.

77   Sb   18,  7|           esperava a salvação dos justos e a ruína dos inimigos.

78   Sb   18,  9|            9 Os filhos santos dos justos ofereciam sacrifícios às

79   Sb   18, 20|                      20 Também os justos foram atingidos pela provação

 80   Sb   19,  2|        Eles iriam permitir que os justos saíssem, e até insistiriam

81 Eclo    9, 16| companheiros de mesa sejam homens justos, e seja seu orgulho temer

82 Eclo   11, 17|        Senhor é reservado para os justos, e o seu favor sempre os

83 Eclo   35, 18| intervenha para fazer justiça aos justos e realize o julgamento.

84   Is   60, 21|         povo será todo formado de justos e serão proprietários da

85   Ez   14, 14|        Noé, Danel e , por serem justos, conseguirão salvar a própria

86   Ez   14, 20conseguiriam salvar-se por serem justos.

87   Ez   23, 45|                     45 Mas homens justos é que julgarão essas duas,

88   Dn    3, 27|           os teus julgamentos são justos.~

89   Dn    3, 86|         86  Espíritos e almas dos justos,~bendigam o Senhor;~louvem

 90   Dn   13,  9|          nem se lembrarem de seus justos julgamentos.

91   Os   14, 10|    caminhos de Javé são retos; os justos caminham por eles e os maus

92   Mt    5, 45|        bons, e a chuva cair sobre justos e injustos.

93   Mt    9, 13|     Porque eu não vim para chamar justos, e sim pecadores.»~Jesus

94   Mt   13, 17|          vocês: muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês

95   Mt   13, 43|                       43 Então os justos brilharão como o sol no

96   Mt   23, 28|          vocês: por fora, parecem justos diante dos outros, mas por

97   Mt   23, 29|           enfeitam os túmulos dos justos,

98   Mt   25, 37|                       37 Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor,

99   Mt   25, 46|       castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna.»~

100   Mc    2, 17|            Eu não vim para chamar justos, e sim pecadores.»~Jesus

101   Lc    1,  6|                    6 Os dois eram justos diante de Deus: obedeciam

102   Lc    1, 17|          rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor

103   Lc    5, 32|         32 Eu não vim para chamar justos, e sim pecadores para o

104   Lc   14, 14|    recompensa na ressurreição dos justos.»~O Reino é para todos -*

105   Lc   15,  7|         do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.»~

106   Lc   16, 15|           Vocês gostam de parecer justos diante dos homens, mas Deus

107   Lc   20, 20|        espiões, fingindo que eram justos, a fim de surpreender Jesus

108   At   24, 15|         vão ressuscitar, tanto os justos como os injustos.

109   Rm    2, 13|           que ouvem a Lei que são justos diante de Deus, e sim aqueles

110   Rm    3, 24|                  24 mas se tornam justos gratuitamente pela sua graça,

111   Rm    4, 25|      ressuscitado para nos tornar justos.~

112   Rm    5,  9|                 9 Assim, tornados justos pelo sangue de Cristo, com

113   Rm    5, 19|          um só, todos se tornarão justos. ~

114   Rm    8, 30|          chamou, também os tornou justos. E aos que tornou justos,

115   Rm    8, 30|          justos. E aos que tornou justos, também os glorificou.~Ninguém

116   Gl    2, 16|            a fim de nos tornarmos justos pela em Cristo e não

117   Gl    2, 17|         Nós procuramos tornar-nos justos em Cristo; mas também somos

118   Gl    3,  8|        prevendo que Deus tornaria justos os pagãos através da ,

119   Gl    3, 24|          para que nos tornássemos justos mediante a .~A chegada

120   Gl    5,  5|        esperança de nos tornarmos justos mediante a ,

121   Tt    3,  5|          5 não por causa dos atos justos que tivéssemos praticado,

122   Hb   12, 23|         aproximaram dos espíritos justos que chegaram à meta final,

123  1Pd    3, 12|          do Senhor estão sobre os justos ~e seus ouvidos estão atentos

124   Ap   15,  3|       poderoso!~Teus caminhos são justos e verdadeiros, ~Rei das

125   Ap   16,  7|     julgamentos são verdadeiros e justos.»~

126   Ap   19,  2|     julgamentos são verdadeiros e justos.~Sim! Deus julgou a grande

1   Dt    4,  8|    tem estatutos e normas tão justas como toda esta lei que eu
 2   Dt   16, 18julguem o povo com sentenças justas.
 3   Ne    9, 13|    eles.~Tu lhes deste normas justas e leis verdadeiras,~estatutos
 4   Tb    3,  2|        e tuas obras todas são justas.~Tu ages com misericórdia
 5   Tb    3,  5|   todas as tuas sentenças são justas,~quando me tratas segundo
 6  2Mc   13, 23respeitar todas as condições justas. Feito o acordo, ofereceu
 7   Jo    6, 25|      seria bom ouvir palavras justas! Mas o que é que provam
 8   Sl   19, 10|     de Javé são verdadeiras e justas igualmente. ~
 9   Sl   58,  2|       que vocês dão sentenças justas? Será que vocês julgam os
10   Sl  119,  7| coração reto, aprendendo tuas justas normas. ~
11   Sl  119, 62|     agradecer por tuas normas justas. ~
12   Sl  119, 75|    sei que as tuas normas são justas, e que por fidelidade me
13   Sl  119,106|    sustento: observar as tuas justas normas. ~
14   Sl  119,164|     louvo, por causa das tuas justas normas. ~
15   Pr    8,  6|      lábios vão sair palavras justas.
16   Pr    8,  8|    palavras da minha boca são justas. Nenhuma delas é enganadora
17   Pr    8, 15|       príncipes decretam leis justas.
18   Pr    8, 16|       os nobres dão sentenças justas.
19   Pr   31,  9|    Abra a boca e  sentenças justas, defendendo o pobre e o
20 Eclo   32, 16|       a justiça, e suas ações justas brilham como luz.
21   Ez   16, 52|      fez suas irmãs parecerem justas.~
22   Ez   45, 10|              10 Usem balanças justas, efá justo e bat justo.
23   Dn    4, 34|    céu, porque suas obras são justas e seus caminhos são retos,
25   Ap   15,  4|    diante de ti, ~porque tuas justas decisões se tornaram manifestas!»~

 

1   Gn   15,  6|         isso lhe foi creditado como justiça.~

2   Gn   18, 19|       caminho de Javé, praticando a justiça e o direito; desse modo,

3   Gn   18, 25|            de toda a terra não fará justiça

4   Gn   30,  6|          Raquel disse: «Deus me fez justiça; ouviu minha voz e me deu

5   Gn   31, 42|             na noite passada me fez justiça».~

6   Ex    6,  6|          com mão estendida, fazendo justiça solene.

7   Ex    7,  4|           de Israel, fazendo solene justiça.

8   Ex   12, 12|             até os animais. E farei justiça contra todos os deuses do

9   Ex   18, 22|        administrarão regularmente a justiça para o povo: os assuntos

 10   Ex   18, 26|        administravam regularmente a justiça para o povo: os assuntos

11   Lv   19, 15|         agradar ao rico: julgue com justiça os seus concidadãos.

12   Nm   33,  4|            feito morrer, para fazer justiça contra os deuses deles.~

13   Dt    1, 15|           dez, e também oficiais de justiça para as tribos.

14   Dt    1, 16|      Escutem seus irmãos para fazer justiça entre um homem e seu irmão

15   Dt    6, 25|                25 Esta será a nossa justiça: cuidarmos de colocar em

16   Dt    9,  4|              Foi por causa da minha justiça que Javé me fez entrar e

17   Dt    9,  5|              não é por causa da sua justiça e honradez, e sim porque

18   Dt    9,  6|        portanto: não é por causa da justiça de você que Javé seu Deus

19   Dt   10, 18|                          18 Ele faz justiça ao órfão e à viúva e ama

 20   Dt   16, 18|         Nomeie juízes e oficiais de justiça para cada uma das suas cidades

21   Dt   16, 20|                 20 Busque somente a justiça, para que você viva e tome

22   Dt   24, 13|           você, isso será um ato de justiça diante de Javé seu Deus.~

23   Dt   25,  1|         entre dois homens e forem à justiça, eles serão julgados, absolvendo-

24   Dt   32,  4|            e sem injustiça:~Ele é a Justiça e a Retidão.~Israel se corrompeu -*

25   Dt   32, 36|                   36 Sim, Javé fará justiça a seu povo~e terá piedade

26   Dt   33, 19|             oferecem sacrifícios de justiça,~pois exploram as riquezas

27   Dt   33, 21|         chefe do povo,~executando a justiça de Javé~e suas normas sobre

28  1Sm   12,  7|           de Javé, todos os atos de justiça que Javé realizou para vocês

29  1Sm   25, 26|          derramar sangue e de fazer justiça por suas próprias mãos.

 30  1Sm   25, 31|             inutilmente e ter feito justiça com as próprias mãos. Quando

31  1Sm   25, 33|          derramar sangue e de fazer justiça com minhas próprias mãos!

32  1Sm   26, 23|          Javé pagará conforme a sua justiça e de acordo com a fidelidade

33  2Sm    8, 15|             exercendo o direito e a justiça para com todo o seu povo.~

34  2Sm   15,  4|             Israel, eu julgaria com justiça toda pessoa que tivesse

35  2Sm   18, 19|         notícia de que Javé lhe fez justiça e o livrou de seus inimigos».

36  2Sm   18, 31|            Javé hoje acaba de fazer justiça, livrando-o de todos os

37  2Sm   22, 21|            me trata segundo a minha justiça,~e me retribui conforme

38  2Sm   22, 25|            retribui segundo a minha justiça,~e a pureza de minhas mãos,~

39  2Sm   23,  3|          Quem governa os homens com justiça~e governa conforme o temor

 40  1Rs    3,  6|          caminhou na fidelidade, na justiça e na retidão de coração

41  1Rs    3, 28|         sabedoria divina para fazer justiça.~

42  1Rs    7,  7|      audiência, onde administrava a justiça; era revestido de cedro

43  1Rs    8, 32|     inocente, tratando-o conforme a justiça dele.~

44  1Rs    8, 45|            oração e súplica, e faze justiça para ele.~

45  1Rs    8, 49|             e súplica deles, e faze justiça para com eles.

46  1Rs    8, 59|             Deus, para que ele faça justiça ao seu servo e ao seu povo

47  1Rs   10,  9|           você exerça o direito e a justiça».~

48  1Cr   12, 18| antepassados veja, e ele mesmo faça justiça

49  1Cr   18, 14|             exercendo o direito e a justiça para com todo o seu povo.~

 50  1Cr   26, 29|        israelitas, como oficiais de justiça e juízes.~

51  2Cr    6, 23|     inocente, tratando-o conforme a justiça dele.~

52  2Cr    6, 35|             oração e súplica e faze justiça para ele.~

53  2Cr    6, 39|           oração e súplica, fazendo justiça para eles. Perdoa ao teu

54  2Cr    9,  8|           você exerça o direito e a justiça». ~

55  Esd    7, 25|            e juízes, que apliquem a justiça para todo o povo do lado

56   Tb    1,  3|            caminhos da verdade e da justiça. Sempre dei ajuda aos meus

57   Tb    4,  5|             mandamentos. Pratique a justiça todos os dias da vida, e

58   Tb    4,  6|             todos os que praticam a justiça.~

59   Tb   12,  8|            com jejum e a esmola com justiça, do que a riqueza adquirida

 60   Tb   13,  7|           voz.~Bendigam o Senhor da justiça,~e exaltem o rei dos séculos.~

61   Tb   13,  8|             diante dele pratiquem a justiça.~Talvez ele seja favorável

62   Tb   14,  8|            seus filhos a prática da justiça e da esmola, e a se lembrarem

63  Est    8,12d|            o qual tudo , e de sua justiça que odeia o mal.~

64  Est   10, 3i|           lembrou do seu povo e fez justiça para a sua herança.

65  1Mc    2, 29|              29 Muitos que amavam a justiça e o direito desceram para

66  1Mc    2, 52|            lhe foi considerado como justiça.

67  1Mc    6, 22|            é que o senhor vai fazer justiça e vingar nossos irmãos?

68  1Mc   14, 35|            que fizera, por causa da justiça e honestidade com que fortalecia

69  2Mc    4, 34|             sem respeito algum pela justiça.

 70  2Mc    7, 38|            que se abateu com toda a justiça contra o seu povo, se detenha

71  2Mc    8, 13|        aqueles que não confiavam na justiça de Deus abandonavam suas

72  2Mc   10, 12|            iniciativa de tratar com justiça os judeus, a fim de reparar

73  2Mc   12, 41|            do Senhor, que julga com justiça e coloca às claras as coisas

74  2Mc   13,  8|                  8 E isso com plena justiça, pois ele tinha cometido

75   Jo    8,  3|           Todo-poderoso perverter a justiça?

76   Jo   19,  7|             socorro, e não me fazem justiça.

77   Jo   27,  2|         Pelo Deus vivo, que me nega justiça, pelo Todo-poderoso, que

78   Jo   27,  6|            6 Vou me agarrar à minha justiça, e não vou ceder. Minha

79   Jo   29, 14|                      14 Eu vestia a justiça como túnica, e o direito

 80   Jo   31,  6|         pode pesar-me na balança da justiça, e então reconhecerá a minha

81   Jo   34,  5|             Deus se nega a fazer-me justiça.

82   Jo   35,  8|             homem igual a você. Sua justiçaatinge outro ser humano

83   Jo   36,  6|          deixa o ímpio viver; e faz justiça aos pobres.

84   Jo   36, 17|             17 Você, porém, não faz justiça contra o injusto, nem defende

85   Jo   37, 23|           sublime em poder, rico de justiça, e não oprime ninguém.

86   Jo   40,  8|             atreve a anular a minha justiça e condenar-me, para justificar

87   Sl    5,  9|              Guia-me, Javé, com tua justiça, por causa dos que me espreitam. ~

88   Sl    7,  9|              Javé, conforme a minha justiça, e segundo a minha inocência. ~

89   Sl    7, 18|             agradeço a Javé por sua justiça, e canto ao nome de Javé

 90   Sl    9,  9|            9  Ele julga o mundo com justiça e governa os povos com retidão. ~

91   Sl    9, 17|           17  Javé apareceu fazendo justiça, apanhou o injusto em sua

92   Sl   10, 18|                         18  fazendo justiça ao órfão e ao oprimido,

93   Sl   11,  7|         Porque Javé é justo e ama a justiça, e os corações retos contemplarão

94   Sl   15,  2|             integridade e pratica a justiça, ~quem fala sinceramente

95   Sl   17, 15|              15*  Quanto a mim, com justiça verei a tua face; ao despertar,

96   Sl   18, 21|           me tratou segundo a minha justiça, e me retribuiu conforme

97   Sl   18, 25|              Javé retribuiu a minha justiça, a pureza de minhas mãos

98   Sl   22, 32|                       32  contará a justiça dele ao povo que vai nascer:

99   Sl   24,  5|            Deus salvador receberá a justiça. ~

100   Sl   26,  1|               1*  De Davi. ~Faze-me justiça, Javé, pois eu sou íntegro,

101   Sl   31,  2|    envergonhado. ~Salva-me, por tua justiça! ~

102   Sl   33,  5|                        5  Ele ama a justiça e o direito, e o amor de

103   Sl   35, 24|              Julga-me segundo a tua justiça, Javé meu Deus. Que eles

104   Sl   35, 27|      alegres os que desejam a minha justiça, ~e repitam sempre: «Javé

105   Sl   35, 28|             língua proclamará a tua justiça, e o dia todo o teu louvor! ~

106   Sl   36,  7|                              7  Tua justiça é como as altas montanhas,

107   Sl   36, 11|            que te conhecem, e a tua justiça para os corações retos. ~

108   Sl   37,  6|                6  Ele manifestará a justiça de você como o amanhecer

109   Sl   40, 10|                 10*  Anunciei a tua justiça na grande assembléia, ~e

110   Sl   40, 11|                 11  Não escondi tua justiça dentro do coração, falei

111   Sl   45,  5|            verdade, da pobreza e da justiça. ~Que sua direita lhe ensine

112   Sl   45,  8|                       8  Você ama a justiça e odeia a injustiça: por

113   Sl   48, 11|           Tua direita está cheia de justiça: ~

114   Sl   50,  6|            Que o céu proclame a sua justiça, pois o próprio Deus vai

115   Sl   51, 16|          minha língua cantará a tua justiça. ~

116   Sl   54,  3|          nome! Pelo teu poder, faze justiça para mim! ~

117   Sl   58, 12|       porque existe um Deus que faz justiça sobre a terra!» ~

118   Sl   65,  6|                6*  Com prodígios de justiça respondes para nós, ó Deus,

119   Sl   67,  5|           porque julgas o mundo com justiça, ~julgas os povos com retidão,

120   Sl   71,  2|                2  Salva-me, por tua justiça! Liberta-me! Inclina depressa

121   Sl   71, 15|         Minha boca vai contar a tua justiça, e o dia todo a tua salvação. ~

122   Sl   71, 24|             dia todo repetirá a tua justiça, ~pois ficaram envergonhados

123   Sl   72,  1|           julgamento ao rei e a tua justiça ao filho do rei. ~

124   Sl   72,  2|            ele governe teu povo com justiça, e teus pobres conforme

125   Sl   72,  3|        tragam a paz, e as colinas a justiça. ~

126   Sl   72,  7|             em seus dias floresça a justiça e muita paz até o fim das

127   Sl   82,  3|            o fraco e o órfão, façam justiça ao pobre e ao necessitado, ~

128   Sl   85, 11|            Fidelidade se encontram, Justiça e Paz se abraçam. ~

129   Sl   85, 12|    Fidelidade brotará da terra, e a Justiça se inclinará do céu. ~

130   Sl   85, 14|                               14  A Justiça caminhará à frente dele,

131   Sl   88, 13|        maravilhas na treva, e a tua justiça na terra do esquecimento?» ~

132   Sl   89, 15|                                 15  Justiça e Direito sustentam o teu

133   Sl   89, 17|            prazer a cada dia, e tua justiça é o seu orgulho. ~

134   Sl   96, 13|               governará o mundo com justiça, e as nações com fidelidade. ~

135   Sl   97,  2|         Trevas e Nuvens o envolvem, Justiça e Direito sustentam o seu

136   Sl   97,  6|              6  O céu anuncia a sua justiça, e os povos todos contemplam

137   Sl   98,  2|            sua vitória, revelou sua justiça às nações. ~

138   Sl   98,  9|           Ele governará o mundo com justiça e os povos com retidão. ~

139   Sl   99,  4|           Reinas com poder e amas a justiça. Tu estabeleceste a retidão.

140   Sl   99,  4|            a retidão. Administras a justiça e o direito, tu ages em

141   Sl  101,  1|               Vou cantar o amor e a justiça. Para ti, Javé, eu quero

142   Sl  103,  6|                        6*  Javé faz justiça e defende todos os oprimidos. ~

143   Sl  103, 17|            aqueles que o temem. Sua justiça é para os filhos dos filhos, ~

144   Sl  106,  3|       observa o direito e pratica a justiça em todo o tempo! ~

145   Sl  106, 30|           Finéias se levantou e fez justiça, e o flagelo foi contido. ~

146   Sl  106, 31|           lhe isso considerado como justiça, de geração em geração,

147   Sl  111,  7|                                  7  Justiça e Verdade são as obras de

148   Sl  112,  3|           abundância e riqueza. Sua justiça permanece para sempre. ~

149   Sl  112,  4|          ele é piedade, compaixão e justiça. ~

150   Sl  112,  9|          esmola aos indigentes. Sua justiça permanece para sempre, e

151   Sl  119, 40|     preceitos; -me vida, pela tua justiça. ~

152   Sl  119, 84|          teu servo? Quando me farás justiça contra os meus perseguidores? ~

153   Sl  119,121|             Pratiquei o direito e a justiça; não me entregues aos meus

154   Sl  119,123|              e pela promessa da tua justiça. ~

155   Sl  119,132|             tem piedade de mim: é a justiça para os que amam o teu nome. ~

156   Sl  119,138|                           138  Como justiça, ordenaste os teus testemunhos,

157   Sl  119,142|                            142  Tua justiça é justiça para sempre, e

158   Sl  119,142|                  142  Tua justiça é justiça para sempre, e tua vontade

159   Sl  119,144|           144  Teus testemunhos são justiça para sempre, -me discernimento,

160   Sl  119,160|       verdade, e as tuas normas são justiça para sempre. ~

161   Sl  122,  5|            Aí estão os tribunais da justiça, no palácio de Davi. ~

162   Sl  140, 13|            13*  Eu sei que Javé faz justiça ao pobre e defende o direito

163   Sl  143, 11|         conserva-me vivo, e por tua justiça tira-me da angústia. ~

164   Sl  145,  7|           imensa, e aclamarão a tua justiça. ~

165   Sl  146,  7|                          7  fazendo justiça aos oprimidos, e dando pão

166   Pr    1,  3|     adquirir disciplina e sensatez, justiça, direito e retidão;

167   Pr    2,  9|            9 Então você entenderá a justiça e o direito, a retidão e

168   Pr    8, 18|           honra, a prosperidade e a justiça.

169   Pr    8, 20|           Eu caminho pela trilha da justiça, e ando pelas veredas do

170   Pr   10,  2|          não trazem proveito, mas a justiça livra da morte.~

171   Pr   11,  4|         inútil no dia da ira, mas a justiça liberta da morte.~

172   Pr   11,  5|                                 5 A justiça aplana o caminho dos íntegros,

173   Pr   11,  6|                                 6 A justiça salva os retos, mas os traidores

174   Pr   11, 18|       lucros enganosos; quem semeia justiça tem salário seguro.~

175   Pr   11, 19|                   19 Quem pratica a justiça busca a vida; quem segue

176   Pr   12, 17|            diz a verdade proclama a justiça; a testemunha falsa proclama

177   Pr   12, 28|           se encontra no caminho da justiça; o caminho da injustiça

178   Pr   13,  6|                                 6 A justiça guarda o homem íntegro,

179   Pr   13, 23|         pode se perder por falta de justiça.~

180   Pr   14, 34|                                34 A justiça faz uma nação prosperar,

181   Pr   15,  9|      injustos, mas ama quem busca a justiça.~

182   Pr   16,  8|               8 Mais vale pouco com justiça, do que muitos ganhos violando

183   Pr   16, 12|         prática do mal, porque é na justiça que o trono se firma.~

184   Pr   16, 31|             encontram no caminho da justiça. ~

185   Pr   17, 23|           para distorcer o curso da justiça.~

186   Pr   18,  5|          culpado, deixando de fazer justiça ao inocente.~

187   Pr   21,  3|                        3 Praticar a justiça e o direito vale mais, para

188   Pr   21, 21|                       21 Quem busca justiça e amor encontrará vida,

189   Pr   21, 21|             e amor encontrará vida, justiça e honra.~

190   Pr   24, 25|                   25 Os que fizerem justiça, porém, terão sucesso e

191   Pr   25,  5|           trono deste se firmará na justiça.~

192   Pr   29, 14|                 14 Quando o rei faz justiça aos fracos, seu trono se

193  Ecl    5,  7|             do pobre, o direito e a justiça violados, não se espante

194  Ecl    7, 15|         justo perecer apesar da sua justiça, e o injusto viver longamente

195   Sb    1,  1|                           1* Amem a justiça, vocês que governam a terra.

196   Sb    1,  8|     injustas não escapará dele, e a justiça vingadora não o poupará.

197   Sb    1, 15|                         15 porque a justiça é imortal.~I. A SABEDORIA

198   Sb    2, 11|           nossa força será regra da justiça, porque o fraco é claramente

199   Sb    5,  6|        caminho da verdade. A luz da justiça não brilhou para nós, nem

200   Sb    5, 18|             18 Vestirá a couraça da justiça e colocará o capacete do

201   Sb    8,  7|                   7 Se alguém ama a justiça, as virtudes são os seus

202   Sb    8,  7|         temperança e a prudência, a justiça e a fortaleza, que são na

203   Sb    9,  3|             o mundo com santidade e justiça, e exercer o julgamento

204   Sb    9,  5|            incapaz de compreender a justiça e as leis.

205   Sb    9, 12|             eu poderei governar com justiça o teu povo, e serei digno

206   Sb   11, 20|            apenas, perseguidos pela justiça e espalhados pelo sopro

207   Sb   12, 15|        governas todas as coisas com justiça. Consideras incompatível

208   Sb   12, 16|            tua força é princípio de justiça, e o teu domínio universal

209   Sb   14,  7|             madeira pela qual vem a justiça!

210   Sb   15,  3|                                 3 A justiça perfeita está em conhecer

211 Eclo    4,  9|           não seja covarde em fazer justiça.

212 Eclo    4, 15|            Quem a escuta, julga com justiça, e quem lhe atenção viverá

213 Eclo   16, 22|          Quem anunciará as obras da justiça de Deus, ou quem esperará

214 Eclo   20,  4|             é aquele que quer fazer justiça com violência.

215 Eclo   21,  5|        ouvidos de Deus, que lhe faz justiça imediatamente.

216 Eclo   26, 19|     desprezo, e aquele que passa da justiça para o pecado: a este o

217 Eclo   27,  8|                 8 Se você procura a justiça, certamente a encontrará,

218 Eclo   32, 16|         temem ao Senhor encontram a justiça, e suas ações justas brilham

219 Eclo   33, 30|          não pratique nada contra a justiça.~

220 Eclo   35, 18|     Altíssimo intervenha para fazer justiça aos justos e realize o julgamento.

221 Eclo   35, 23|               23 enquanto não fizer justiça ao seu povo e o alegrar

222 Eclo   44, 10|        homens de bem, cujos atos de justiça não foram esquecidos.

223 Eclo   45, 26|             que governem o povo com justiça e os bens dos antepassados

224   Is    1, 17|          socorram o oprimido, façam justiça ao órfão, defendam a causa

225   Is    1, 21|            direito, e nela morava a justiça; agora, está cheia de criminosos!

226   Is    1, 23|             de presentes; não fazem justiça ao órfão, e a causa da viúva

227   Is    1, 26|           você se chamará cidade da justiça, cidade fiel.~

228   Is    1, 27|              e os repatriados com a justiça.

229   Is    5,  7|      produziram injustiça; esperava justiça, e aí estão gritos de desespero!~

230   Is    5, 16|            sua santidade através da justiça.

231   Is    5, 23|            de suborno e negam fazer justiça ao justo!

232   Is    9,  6|         reforçado com o direito e a justiça, desde agora e para sempre.

233   Is   10,  2|                      2 para negar a justiça ao fraco e fraudar o direito

234   Is   10, 22|           decretada a destruição: a justiça transborda.

235   Is   11,  4|           Ele julgará os fracos com justiça, dará sentenças retas aos

236   Is   11,  5|                                 5 A justiça é a correia de sua cintura,

237   Is   16,  5|            do direito e solícito na justiça.~

238   Is   26,  9|      habitantes do mundo aprendem a justiça.

239   Is   26, 10|        malvado, ele nunca aprende a justiça; sobre a terra ele distorce

240   Is   28,  6|             6 será um inspirador de justiça para aqueles que se assentam

241   Is   28, 17|            o direito por medida e a justiça como fio de prumo; a chuva

242   Is   32,  1|           Um rei reinará conforme a justiça, e os chefes governarão

243   Is   32, 16|             habitará o direito, e a justiça habitará no jardim.

244   Is   32, 17|                       17 O fruto da justiça será a paz. De fato, o trabalho

245   Is   32, 17|              De fato, o trabalho da justiça resultará em tranqüilidade

246   Is   33,  5|             enche Sião de direito e justiça.

247   Is   33, 15|                     15 Quem age com justiça, quem fala com retidão,

248   Is   42,  6|            Javé, chamei você para a justiça, tomei-o pela mão, e lhe

249   Is   42, 21|            Por causa de sua própria justiça, Javé queria engrandecer

250   Is   45,  8|          cima, e as nuvens chovam a justiça; que a terra se abra e produza

251   Is   45,  8|             e junto com ela brote a justiça. Eu, Javé, as criei.~Javé

252   Is   45, 13|                         13 Na minha justiça, eu despertei Ciro, e vou

253   Is   45, 19|            sou Javé, que proclamo a justiça e mostro o que é reto.

254   Is   45, 23|             que sai da minha boca é justiça, uma palavra que não volta

255   Is   45, 24|              Só em Javé se encontra justiça e força». A ele virão, envergonhados,

256   Is   45, 25| descendentes de Israel alcançarão a justiça em Javé, e nele se gloriarão.~

257   Is   46, 12|           pedra, que estão longe da justiça:

258   Is   46, 13|           13 Eu faço chegar a minha justiça: ela não está longe; a minha

259   Is   48,  1|            mas sem fidelidade e sem justiça.

260   Is   48, 18|            paz seria como rio e sua justiça como ondas do mar;

261   Is   51,  1|        vocês que andam à procura da justiça e que buscam a Javé. Olhem

262   Is   51,  5|                           5 A minha justiça está perto, a minha salvação

263   Is   51,  6|       salvação é eterna, só a minha justiça não tem fim.

264   Is   51,  7|          digo, vocês que conhecem a justiça, gente que traz a minha

265   Is   51,  8|          pedaços de . Mas a minha justiça é eterna e a minha salvação

266   Is   53, 11|     devolverá a muitos a verdadeira justiça, pois carregou o crime deles.

267   Is   54, 14|          Você será estabelecida com justiça, longe da opressão, e não

268   Is   54, 17|       herança dos servos de Javé, a justiça que de mim receberãooráculo

269   Is   56,  1|             o direito e pratiquem a justiça, porque a minha salvação

270   Is   56,  1|          está para chegar e a minha justiça vai se manifestar.

271   Is   57, 12|            eu denunciarei a sua tal justiça e as suas obras. Seus ídolos

272   Is   58,  2|          parecem povo que pratica a justiça e que nunca se esquece do

273   Is   58,  2|           vêm me pedir as regras da justiça, eles querem estar perto

274   Is   58,  8|            vão sarar rapidamente, a justiça que você pratica irá à sua

275   Is   59,  4|            ninguém que acuse com justiça, não quem faça um processo

276   Is   59,  9|       direito está longe de nós e a justiça nunca chega ao nosso alcance.

277   Is   59, 14|            o direito se retirou e a justiça se manteve longe, porque

278   Is   59, 16|            a vitória, e sua própria justiça o sustentou.

279   Is   59, 17|                 17 Ele se vestiu de justiça como de couraça, e colocou

280   Is   60, 17|             a paz, e como capataz a justiça.

281   Is   61,  3|            chamados de carvalhos da justiça, plantação de Javé para

282   Is   61, 10|            cobriu-me com o manto da justiça, como o noivo que se enfeita

283   Is   61, 11|            Senhor Javé faz brotar a justiça e o louvor na presença de

284   Is   62,  1|          ficarei quieto, enquanto a justiça não surgir para ela como

285   Is   62,  2|             2 As nações verão a sua justiça e todos os reis verão a

286   Is   63,  1|             Sou aquele que fala com justiça e é poderoso para salvar».

287   Is   64,  4|             daqueles que praticam a justiça e sempre se lembram dos

288   Is   64,  5|           uma coisa imunda, a nossa justiça é como roupa suja, nós todos

289   Is   66, 16|            É com fogo que Javé fará justiça sobre toda a terra, e com

290   Jr    4,  2|           com fidelidade, direito e justiça. Então as nações se considerarão

291   Jr    9, 23|    estabeleço o amor, o direito e a justiça, pois é disso que eu gosto -

292   Jr   17, 11|           acumula riquezas, mas sem justiça: no meio da sua vida, deverá

293   Jr   21, 12|             de manhã, administrem a justiça e libertem o oprimido da

294   Jr   22,  3|             Pratiquem o direito e a justiça. Libertem o oprimido da

295   Jr   22, 13|             constrói a sua casa sem justiça e seus aposentos sem direito,

296   Jr   22, 16|                  16 Ele julgava com justiça a causa do pobre e do indigente;

297   Jr   23,  5|            em prática o direito e a justiça no país.

298   Jr   23,  6|        darão o nome de «Javé, nossa justiça». ~

299   Jr   30, 11|     destruirei: eu o corrigirei com justiça, mas não deixarei você sem

300   Jr   31, 23|           Javé a abençoe, morada da justiça, monte santo

301   Jr   33, 15|          que exercerá o direito e a justiça no país.

302   Jr   33, 16|           será chamada «Javé, nossa justiça».

303   Jr   46, 28|         você. Vou castigar você com justiça, mas não o deixarei sem

304   Jr   50,  7|      pecaram contra Javé, morada da Justiça, a esperança de seus antepassados!»~

305   Br    2, 17|             cantar tua glória e tua justiça.

306   Br    2, 18|          reconhece tua glória e tua justiça, Senhor.~

307   Br    4, 13|          trilhos da disciplina e da justiça.

308   Br    5,  2|                  2 Vista o manto da justiça de Deus e ponha na cabeça

309   Br    5,  4|            nome para sempre: Paz-da-Justiça e Glória-da-Piedade.

310   Br    5,  9|              9 porque Deus, com sua justiça e sua misericórdia, conduzirá

311   Br    6, 63|             incapazes de promover a justiça ou de fazer qualquer coisa

312   Ez    3, 20|             justo se afastar da sua justiça e praticar a injustiça,

313   Ez   18,  5|             e pratica o direito e a justiça;

314   Ez   18, 19|        filho praticou o direito e a justiça, guardou os meus estatutos

315   Ez   18, 20|           filho. O justo receberá a justiça que merece e o injusto pagará

316   Ez   18, 21|            a praticar o direito e a justiça, então ele permanecerá vivo,

317   Ez   18, 22|      permanecerá vivo, por causa da justiça que praticou.

318   Ez   18, 24|        justo renuncia à sua própria justiça e pratica o mal, seguindo

319   Ez   18, 24|         continuar vivo? Não! Toda a justiça que ele praticou vai ser

320   Ez   18, 27|            a praticar o direito e a justiça, ele está salvando a própria

321   Ez   25, 11|                            11 Farei justiça contra Moab, e eles ficarão

322   Ez   28, 22|           sou Javé, quando eu fizer justiça contra você, manifestando

323   Ez   30, 14|           incendiarei Tânis e farei justiça contra Tebas.

324   Ez   33, 12|             diga ao seu povo: Nem a justiça do justo o salvará no dia

325   Ez   33, 12|            não poderá viver por sua justiça, no dia em que pecar.

326   Ez   33, 14|            e praticar o direito e a justiça,

327   Ez   45,  9|             exploração. Pratiquem a justiça e o direito. Parem com as

328   Dn    4, 24|           seus pecados com obras de justiça e seus crimes socorrendo

329   Dn    7, 22|          chegar o Ancião para fazer justiça aos santos do Altíssimo.

330   Dn    8, 14|           manhãs. Depois será feita justiça ao santuário». ~

331   Dn    9,  7|          Senhor, do teu lado está a justiça, e para nós fica a vergonha

332   Dn    9, 14|            nosso Deus nos trata com justiça, porque não lhe obedecemos.~

333   Dn    9, 16|           16 Senhor, conforme a tua justiça, afasta de Jerusalém, a

334   Dn    9, 18|            não é confiando em nossa justiça que te pedimos misericórdia,

335   Dn    9, 24|            o crime, para trazer uma justiça perene, até se realizarem

336   Dn   12,  3|           os que ensinam a muitos a justiça brilharão para sempre como

337   Os    2, 21|              me casarei com você na justiça e no direito, no amor e

338   Os   10, 12|               12 Semeiem conforme a justiça e colham o fruto do amor.

339   Os   10, 12|           faça chover sobre vocês a justiça.

340   Am    5,  7|        direito em veneno e atiram a justiça por terra.~Hino ao Criador~

341   Am    5, 24|        direito como água e correr a justiça como riacho que não seca.

342   Am    6, 12|            um veneno, e do fruto da justiça um amargor!

343   Mq    7,  9|             a minha causa e me faça justiça, até que me leve para a

344   Mq    7,  9|            luz e eu contemple a sua justiça.

345   Sf    2,  3|             mandamentos; procurem a justiça, procurem a pobreza. Quem

346   Zc    8,  8|           deles, na fidelidade e na justiça.~

347   Ml    2, 17|             que está o Deus que faz justiça?» ~

348   Ml    3,  3|            que seja de acordo com a justiça.

349   Ml    3, 20|            a Javé brilhará o sol da justiça, que cura com seus raios.

350   Mt    3, 15|       Porque devemos cumprir toda a justiça.» E João concordou.~

351   Mt    5,  6|           os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

352   Mt    5, 10|            perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino

353   Mt    5, 20|       efeito, eu lhes garanto: se a justiça de vocês não superar a dos

354   Mt    6,  1|            atenção! Não pratiquem a justiça de vocês diante dos homens,

355   Mt    6, 33|             o Reino de Deus e a sua justiça, e Deus dará a vocês, em

356   Mt   21, 32|           para mostrar o caminho da justiça, e vocês não acreditaram

357   Mt   23, 23|          importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade.

358   Lc    1, 75|            sirvamos com santidade e justiça,~em sua presença, todos

359   Lc    7, 29|             de João. Reconheceram a justiça de Deus, e receberam o batismo

360   Lc   11, 42|         ervas, mas deixam de lado a justiça e o amor de Deus. Vocês

361   Lc   18,  3|             juiz, pedindo: ‘Faça-me justiça contra o meu adversário!’

362   Lc   18,  5|          aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não fique

363   Lc   18,  7|                  7 E Deus não faria justiça aos seus escolhidos, que

364   Lc   18,  8|          lhes declaro que Deus fará justiça para eles, e bem depressa.

365   Lc   18,  9|            confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros,

366   At    8, 33|          humilharam e lhe negaram a justiça. Quem poderá contar seus

367   At   10, 35|             quem o teme e pratica a justiça, seja qual for a nação a

368   At   13, 10|            malícia, inimigo de toda justiça, quando é que você vai parar

369   At   16, 35|             à prisão os oficiais de justiça, ordenando ao carcereiro: «

370   At   16, 38|                   38 Os oficiais de justiça comunicaram as palavras

371   At   17, 31|          que irá julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou

372   At   24, 25|          começou a comentar sobre a justiça, a continência e o julgamento

373   At   28,  4|         escapou do naufrágio, mas a justiça divina não o deixa viver

374   Rm    1, 17|             De fato, no Evangelho a justiça se revela única e exclusivamente

375   Rm    3,  5|            nossa injustiça realça a justiça de Deus, o que é que podemos

376   Rm    3, 21|             da Lei, manifestou-se a justiça de Deus, testemunhada pela

377   Rm    3, 22|                              22 É a justiça de Deus que se realiza através

378   Rm    3, 25|           Assim Deus manifestou sua justiça, pois antes deixava pecar

379   Rm    3, 26|       presente, ele manifesta a sua justiça para ser justo e para tornar

380   Rm    4,  3|         isso lhe foi creditado como justiça

381   Rm    4,  5|             lhe é creditada como justiça.

382   Rm    4,  6|         homem a quem Deus credita a justiça, independente das obras:

383   Rm    4,  9|             creditada a Abraão como justiça.

384   Rm    4, 11|            circuncisão como selo da justiça que vem da , que ele

385   Rm    4, 11|           que acreditam, para que a justiça fosse creditada também para

386   Rm    4, 13|            da Lei, mas por causa da justiça da , que a promessa de

387   Rm    4, 22|         isso lhe foi creditado como justiça.

388   Rm    5, 17|     abundância da graça e do dom da justiça, por meio de um só: Jesus

389   Rm    5, 18|              do mesmo modo foi pela justiça de um só que resultou para

390   Rm    5, 21|            a graça reine através da justiça para a vida eterna, por

391   Rm    6, 13|         membros como instrumento da justiça para Deus.

392   Rm    6, 16|             obediência que conduz à justiça?~

393   Rm    6, 18|             se tornaram escravos da justiça.

394   Rm    6, 19|           seus membros a serviço da justiça para a santificação de vocês.~

395   Rm    6, 20|            eram livres em relação à justiça.

396   Rm    8,  4|            Deus fez isso para que a justiça exigida pela Lei se realizasse

397   Rm    8, 10|        Espírito é vida por causa da justiça.

398   Rm    9, 30|        pagãos, que não procuravam a justiça, alcançaram a justiça, mas

399   Rm    9, 30|             a justiça, alcançaram a justiça, mas a justiça que vem da

400   Rm    9, 30|         alcançaram a justiça, mas a justiça que vem da ;

401   Rm    9, 31|             lei que lhe trouxesse a justiça, mas não conseguiu essa

402   Rm   10,  3|                3 Eles desconhecem a justiça de Deus e procuram afirmar

403   Rm   10,  3|      procuram afirmar a sua própria justiça e, assim, não se submetem

404   Rm   10,  3|            assim, não se submetem à justiça de Deus.

405   Rm   10,  5|             Moisés assim descreve a justiça que vem da Lei: «Quem praticar

406   Rm   10,  6|                             6 Mas a justiça que vem da diz o seguinte: «

407   Rm   10, 10|           de coração que se obtém a justiça, e é confessando com a boca

408   Rm   12, 19|                19 Amados, não façam justiça por própria conta, mas deixem

409   Rm   14, 17|      questão de comida ou bebida; é justiça, paz e alegria no Espírito

410 1Cor    1, 30|          sabedoria que vem de Deus, justiça, santificação e libertação,

411 2Cor    3,  9|       glorioso será o ministério da justiça.

412 2Cor    6,  7|           ofensivas e defensivas da justiça;

413 2Cor    6, 14|            relação pode haver entre justiça e iniqüidade? Que união

414 2Cor    9,  9|             e deu aos pobres; e sua justiça permanece para sempre.»~

415 2Cor    9, 10|             fará crescer o fruto da justiça que vocês têm.

416 2Cor   11, 15|        disfarcem como servidores da justiça. Mas o fim deles corresponderá

417   Gl    2, 21|         graça de Deus, porque, se a justiça vem através da Lei, então

418   Gl    3,  6|         isso lhe foi creditado como justiça.

419   Gl    3, 21|              então sim, realmente a justiça viria da Lei.

420   Gl    5,  4|                4 Vocês que buscam a justiça na Lei se desligaram de

421   Ef    4, 24|              criado segundo Deus na justiça e na santidade que vem da

422   Ef    5,  9|           consiste em toda bondade, justiça e verdade.

423   Ef    6, 14|           vestidos com a couraça da justiça,

424   Fl    1, 11|        repletos então dos frutos de justiça obtidos por meio de Jesus

425   Fl    3,  6|     perseguidor da Igreja; quanto à justiça que se alcança pela observância

426   Fl    3,  9|         isso, não mais mediante uma justiça minha, vinda da Lei, mas

427   Fl    3,  9|             vinda da Lei, mas com a justiça que vem através da em

428   Fl    3,  9|             da em Cristo, aquela justiça que vem de Deus e se apóia

429   Cl    4,  1|            tratem seus escravos com justiça e igualdade, sabendo que

430  1Tm    6, 11|            dessas coisas. Procure a justiça, a piedade, a , o amor,

431  2Tm    2, 22|        paixões da juventude; siga a justiça e a , o amor e a paz com

432  2Tm    3, 16|            corrigir, para educar na justiça,

433  2Tm    4,  8|        Agora só me resta a coroa da justiça que o Senhor, justo Juiz,

434   Tt    2, 12|        neste mundo com autodomínio, justiça e piedade,

435   Hb    1,  9|                          9 Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade.

436   Hb    7,  2|       Melquisedec significa «rei de justiça»; além disso, ele é rei

437   Hb   11,  7|             e se tornou herdeiro da justiça que provém da .~

438   Hb   11, 33conquistaram reinos, implantaram a justiça, alcançaram as promessas,

439   Hb   12, 11|         produz um fruto de paz e de justiça naqueles que foram corrigidos. ~

440   Tg    1, 20|         raiva do homem não produz a justiça que Deus quer.

441   Tg    2, 23|         isso lhe foi creditado como justiça.» E Abraão foi chamado amigo

442   Tg    3, 18|             Na verdade, um fruto de justiça é semeado na paz para aqueles

443  1Pd    2, 23|         mãos ~daquele que julga com justiça.~

444  1Pd    2, 24|         pecados, ~vivêssemos para a justiça.~Através dos ferimentos

445  1Pd    3, 14|           14 Se sofrem por causa da justiça, felizes de vocês! Não tenham

446  2Pd    1,  1|             aos que receberam, pela justiça de nosso Deus e Salvador

447  2Pd    2,  5|         salvou Noé, o mensageiro da justiça, junto com outras sete pessoas,

448  2Pd    2, 21|     tivessem conhecido o caminho da justiça do que, depois de -lo

449  2Pd    3, 13|         nova terra, onde habitará a justiça.~Conclusão -*

453   Ap    6, 10|            quando tardarás em fazer justiça,~vingando o nosso sangue~

454   Ap   18, 20|              pois Deus a julgou com justiça!»~

455   Ap   19, 11|             Ele julga e combate com justiça.

456   Ap   22, 11|             justo, pratique ainda a justiça; o santo, continue a se

 

1   Nm   27, 11|      herança’ «. Essa é a norma justa para os filhos de Israel,
 2   Dt   25, 15|      justo e uma medida exata e justa, para que seus dias se prolonguem
 3  1Sm   18, 26|      achou que era uma condição justa para se tornar genro do
 4  1Cr   13,  4|        achou que a proposta era justa.
 5  1Mc    7, 12|         para buscar uma solução justa.
 6  2Mc    9,  6|                 6 Era uma coisa justa, porque ele havia torturado
 7  2Mc    9, 18|     dores não passassem, pois a justa condenação de Deus o tinha
 8   Pr   16, 11|         11 Os pratos da balança justa são de Javé, e todos os
 9   Pr   20, 23|         e a balança falsa não é justa.~
10   Jr   10, 24|       Javé, corrige-me, mas com justa medida, e não conforme a
11   Ez   18, 25|    maneira do Senhor agir não é justa!’ Escute aqui, casa de Israel:
12   Ez   18, 25|       de Israel: Será que não é justa a minha maneira de agir,
13   Ez   18, 25|         agir de vocês que não é justa?
14   Ez   18, 29|    maneira do Senhor agir não é justa!’ Eu pergunto: É a minha
15   Ez   18, 29|       maneira de agir que não é justa, ó casa de Israel, ou é
16   Ez   18, 29|       de vocês agirem que não é justa?~
17   Ez   33, 17| compatriotas retrucarão: ‘Não é justa a maneira do Senhor agir!’
18   Ez   33, 17|        vocês agirem é que não é justa.
19   Ez   33, 20|         de agir do Senhor não é justa!’ Pois bem, casa de Israel!
20   Dn    3, 28|                         28  Foi justa a sentença que decretaste,~
21 2Cor   10, 13|        nos orgulharemos além da justa medida; ao contrário, tomaremos
22   Hb    5,  2|     modo, ele é capaz de sentir justa compaixão por aqueles que

 

 

1  1Sm    2,  9|          seus fiéis, enquanto os injustos perecem~nas trevas~- pois

2   Tb   12, 10|                10 Os pecadores e injustos são inimigos de si próprios. ~

3  1Mc    3,  8|         de Judá, exterminando os injustos, e afastou de Israel a ira

4   Jo    3, 17|      embaixo acaba o tumulto dos injustos, e aí repousam os que estão

5   Jo    6, 29|     Voltem para trás e não sejam injustos. Voltem atrás, pois a minha

6   Jo    8, 22|          vergonha, e a tenda dos injustos desaparecerá».~

7   Jo   10,  3|        favorecer os projetos dos injustos?

8   Jo   11, 20|                    20 Quanto aos injustos, os olhos deles ficarão

9   Jo   15, 34|            34 A descendência dos injustos é estéril, e o fogo devorará

 10   Jo   16, 11|          e me entrega na mão dos injustos.

11   Jo   20,  5|                  5 o triunfo dos injustos é passageiro e a alegria

12   Jo   21,  7|                     7 Por que os injustos continuam vivos, e envelhecem

13   Jo   21, 17|      Quantas vezes a lâmpada dos injustos se apaga, ou a desgraça

14   Jo   21, 28|          onde está a moradia dos injustos?’

15   Jo   24,  2|                             2 Os injustos mudam as fronteiras, roubam

16   Jo   24,  9|                             9 Os injustos arrancam o órfão do peito

17   Jo   24, 18|                           18 «Os injustos fogem correndo da luz do

18   Jo   34,  8|          e anda na companhia dos injustos.

19   Jo   35, 12|          responde ao orgulho dos injustos.

 20   Jo   36, 13|                            13 Os injustos, quando Deus os aflige,

21   Jo   38, 13|          terra, e dela sacuda os injustos?

22   Jo   38, 15|           15 negando luz para os injustos e quebrando o braço que

23   Jo   40, 12|          arrogante, e esmague os injustos onde quer que se encontrem.

24   Sl    1,  1|          não vai ao conselho dos injustos, não pára no caminho dos

25   Sl    1,  4|              4  Não são assim os injustos! Não são assim! Pelo contrário:

26   Sl    1,  5|                  5*  Por isso os injustos não ficarão de no Julgamento,

27   Sl    1,  6|           enquanto o caminho dos injustos perece. ~ ~

28   Sl    3,  8|          e quebras os dentes dos injustos. ~

29   Sl    7, 10|        10  Põe fim à maldade dos injustos e apóia o justo, ~pois tu

 30   Sl    9, 18|                       18  Que os injustos voltem ao túmulo, os povos

31   Sl   11,  2|                     2  porque os injustos retesam o arco, ajustando

32   Sl   11,  6|          6  fará chover sobre os injustos brasas e enxofre, e um furacão

33   Sl   12,  9|         Por toda parte rondam os injustos, quando a corrupção é exaltada

34   Sl   17,  9|                     9  longe dos injustos que me oprimem, dos inimigos

35   Sl   26,  5|       maus, e não me assento com injustos. ~

36   Sl   28,  3|           Não me arrastes com os injustos, nem com os malfeitores.

37   Sl   31, 18|          envergonhados fiquem os injustos, fiquem reduzidos ao silêncio

38   Sl   32, 10|                          10*  Os injustos sofrem muitos tormentos,

39   Sl   36, 12|         não me pise, e a mão dos injustos não me expulse. ~

 40   Sl   37,  1|       maus, nem tenha inveja dos injustos. ~

41   Sl   37, 14|                           14  Os injustos desembainham a espada e

42   Sl   37, 16|          que a riqueza de muitos injustos, ~

43   Sl   37, 20|                      20  Sim, os injustos vão perecer, os inimigos

44   Sl   37, 28| destruídos, e a descendência dos injustos será eliminada. ~

45   Sl   37, 34|          a terra, e você verá os injustos eliminados. ~

46   Sl   37, 38| destruídos, e a descendência dos injustos será cortada. ~

47   Sl   37, 40|       liberta; vai livrá-los dos injustos e salvá-los, porque os justos

48   Sl   58,  4|          Desde o seio materno os injustos se extraviam, desde o ventre

49   Sl   68,  3|        do fogo, assim perecem os injustos diante de Deus. ~

 50   Sl   73,  3|         vendo a prosperidade dos injustos. ~

51   Sl   73, 12|                   12  Eis aí! Os injustos são assim e, sempre tranqüilos,

52   Sl   75,  5|          sejam arrogantes! E aos injustos: Não levantem a fronte! ~

53   Sl   75,  9|      sugarão até o fim, todos os injustos da terra o beberão. ~

54   Sl   75, 11|     quebrará o poder de todos os injustos, e o poder dos justos se

55   Sl   82,  2|          sustentando a causa dos injustos? ~

56   Sl   82,  4|           e os livrem da mão dos injustos!» ~

57   Sl   84, 11|         que habitar na tenda dos injustos. ~

58   Sl   91,  8|           para ver o salário dos injustos, ~

59   Sl   92,  8|                 8*  Ainda que os injustos brotem como erva, e todos

 60   Sl   94,  3|                3*  Até quando os injustos, ó Javé, até quando os injustos

61   Sl   94,  3|  injustos, ó Javé, até quando os injustos irão triunfar? ~

62   Sl   97, 10|          e os liberta da mão dos injustos. ~

63   Sl  101,  8|          eu farei calar todos os injustos da terra, ~para extirpar

64   Sl  104, 35|       desapareçam da terra, e os injustos nunca mais existam. Bendiga

65   Sl  106, 18|      grupo, uma chama devorou os injustos. ~

66   Sl  112, 10|         e definha. A ambição dos injustos fracassará. ~

67   Sl  119, 53|     Fiquei enfurecido diante dos injustos que abandonam a tua vontade. ~

68   Sl  119, 61|                 61  Os laços dos injustos me envolvem, eu não me esqueço

69   Sl  119, 95|                       95  Que os injustos esperem a minha ruína: eu

 70   Sl  119,110|                          110  Os injustos estendem um laço para mim,

71   Sl  119,119|       Tens como escória todos os injustos da terra, por isso eu amo

72   Sl  119,155|          salvação está longe dos injustos, pois eles não procuram

73   Sl  129,  4|       ele cortou os chicotes dos injustos. ~

74   Sl  140,  9|       não aproves os desejos dos injustos, não favoreças os planos

75   Sl  141, 10|                     10  Caiam os injustos em suas próprias redes,

76   Sl  145, 20|        mas vai destruir todos os injustos. ~

77   Sl  146,  9|         transtorna o caminho dos injustos. ~

78   Sl  147,  6sustenta os pobres e rebaixa os injustos até o chão. ~

79   Pr    2, 22|                            22 Os injustos, porém, serão expulsos da

 80   Pr    3, 25|        desgraça que cai sobre os injustos.

81   Pr    4, 14|         Não ande pela trilha dos injustos, nem pise no caminho dos

82   Pr    4, 16|                            16 Os injustos não dormem sem ter feito

83   Pr    4, 19|                 19 O caminho dos injustos é tenebroso, e eles não

84   Pr   10,  2|                       2 Tesouros injustos não trazem proveito, mas

85   Pr   10,  3|      porém reprime a ambição dos injustos.~

86   Pr   10,  6|         do justo, mas a boca dos injustos esconde violência. ~

87   Pr   10,  7|          bendita, mas o nome dos injustos apodrece.~

88   Pr   10, 11|          de vida, mas a boca dos injustos esconde violência.~

89   Pr   10, 20|        prata de lei; a mente dos injustos não vale nada.~

 90   Pr   10, 27|          dias, porém os anos dos injustos serão abreviados.~

91   Pr   10, 28|     alegria, mas a esperança dos injustos termina em fracasso.~

92   Pr   10, 30|     justo nunca vacilará, mas os injustos não habitarão na terra.~

93   Pr   10, 32|     destilam bondade; a boca dos injustos destila perversidade. ~

94   Pr   11, 10|       canta de alegria quando os injustos perecem. ~

95   Pr   11, 11|         se destrói pela boca dos injustos.~

96   Pr   11, 23|          realiza; as ilusões dos injustos não levam a nada.~

97   Pr   12,  5|        são retos; as táticas dos injustos são traiçoeiras.~

98   Pr   12,  6|               6 Os conselhos dos injustos são armadilhas mortais,

99   Pr   12,  7|                             7 Os injustos são derrubados e desaparecem,

100   Pr   12, 10|         animais precisam, mas os injustos não são capazes de se compadecer.~

101   Pr   12, 21|          de mal acontece, mas os injustos vivem cheios de desgraças.~

102   Pr   12, 26|       próximo, mas o caminho dos injustos extravia a eles próprios.~

103   Pr   13,  2|       que fala, mas o ventre dos injustos se alimenta de violência.~

104   Pr   13,  9|        brilha, mas a lâmpada dos injustos se apaga.~

105   Pr   13, 25|          sacia, mas o ventre dos injustos passa necessidade.~

106   Pr   14, 11|                    11 A casa dos injustos se arruína, mas a tenda

107   Pr   14, 19| inclinarão diante dos bons, e os injustos diante da porta do justo.~

108   Pr   15,  8|         detesta o sacrifício dos injustos, mas aprecia a súplica dos

109   Pr   15,  9|      detesta o comportamento dos injustos, mas ama quem busca a justiça.~

110   Pr   15, 28|        responder, mas a boca dos injustos vomita maldades.~

111   Pr   15, 29|            29 Javé se afasta dos injustos, mas ouve a súplica dos

112   Pr   20, 26|        26 O rei sábio peneira os injustos e faz passar sobre eles

113   Pr   21,  4|       são pecados que dirigem os injustos.~

114   Pr   21,  7|                7 A violência dos injustos os arrebata, porque eles

115   Pr   21, 12|       casa do injusto arrasta os injustos para a ruína.~

116   Pr   21, 27|              27 O sacrifício dos injustos é detestável, mais ainda

117   Pr   24, 19|       maus, nem tenha inveja dos injustos,

118   Pr   24, 20|          futuro, e a lâmpada dos injustos se apagará.~- 30 -~

119   Pr   28, 12|        festa é grande; quando os injustos imperam, todo mundo se esconde.~

120   Pr   28, 28|                     28 Quando os injustos imperam, todo mundo se esconde;

121   Pr   29, 16|                     16 Quando os injustos governam, os crimes se multiplicam;

122   Pr   29, 27|          reto é desprezado pelos injustos.~

123  Ecl    8, 10|                  10 Vi também os injustos sendo levados à sepultura

124  Ecl    8, 14tratados conforme a conduta dos injustos, e injustos que são tratados

125  Ecl    8, 14|          conduta dos injustos, e injustos que são tratados conforme

126   Sb    1, 16|        Com gestos e palavras, os injustos invocam a morte para si

127   Sb    3, 10|                            10 Os injustos, porém, serão castigados

128   Sb    4,  3|        descendência numerosa dos injustos não servirá para nada; nascida

129   Sb    4, 16|        morre, o justo condena os injustos que continuam a viver, e

130   Sb    4, 20|                            20 Os injustos, quando forem prestar conta

131   Sb   10, 20|          os justos despojaram os injustos, e celebraram o teu santo

132   Sb   11,  9|    compreendiam os tormentos dos injustos, que eram julgados com ira.

133   Sb   12,  9|       bem podias ter entregue os injustos na mão dos justos durante

134   Sb   12, 12|          ti para defender homens injustos?

135   Sb   14, 31|        sempre a transgressão dos injustos não é o poder daqueles por

136   Sb   16, 16|                            16 Os injustos recusavam reconhecer-te,

137   Sb   16, 18|       animais enviados contra os injustos. Desse modo, eles podiam

138   Sb   16, 24|         se inflama para punir os injustos, e se abranda para beneficiar

139   Sb   17,  2|                             2 Os injustos, imaginando que podiam oprimir

140   Sb   19,  1|                      1 Contra os injustos, porém, a ira divina foi

141 Eclo   12,  6|         pecadores, e inflige aos injustos o castigo que eles merecem.

142 Eclo   16,  1|          fique alegre com filhos injustos.

143 Eclo   16,  3|          sem filhos a ter filhos injustos.

144 Eclo   16,  4|       senso, enquanto a raça dos injustos será destruída.~

145 Eclo   21,  9|                  9 A reunião dos injustos é monte de estopa, que acabará

146 Eclo   34, 19|        não gosta das ofertas dos injustos e não é pela abundância

147 Eclo   35, 19|        nem terá paciência com os injustos,

148 Eclo   35, 21| orgulhosos e quebrar o cetro dos injustos,

149 Eclo   39, 24|       homens santos, mas para os injustos estão cheios de obstáculos.

150 Eclo   39, 30|         existem para arruinar os injustos.

151 Eclo   40,  9|      males foram criados para os injustos, e foi por causa deles que

152 Eclo   40, 12|                 13 A riqueza dos injustos desaparecerá como torrente,

153 Eclo   40, 14|                 15 Os brotos dos injustos não multiplicarão seus ramos,

154 Eclo   41,  5|        que freqüentam a casa dos injustos.

155 Eclo   41,  8|            8 Ai de vocês, homens injustos, que abandonaram a Lei do

156 Eclo   41, 10|       voltará para a terra, e os injustos irão da maldição para a

157 Eclo   42,  2|        julgamento que condena os injustos.

158   Ez   21, 34|         Para cortar a cabeça dos injustos, dos maus, cujo dia está

159   Mt    5, 45|        chuva cair sobre justos e injustos.

160   At   24, 15|          tanto os justos como os injustos.

161 1Cor    6,  9|         9 Vocês não sabem que os injustos não herdarão o Reino de

162  1Pd    3, 18|     pelos pecados, o justo pelos injustos, a fim de os conduzir a

 

 

1   Gn   18, 23|           Destruirás o justo com o injusto?

2   Gn   18, 25|         coisa: matar o justo com o injusto, de modo que o justo seja

3   Gn   18, 25|        justo seja confundido com o injusto! Longe de ti! Será que o

4  2Cr   19,  2|          precisava mesmo ajudar um injusto? Como pode você amar aqueles

5  2Mc   14, 28|            nada tinha praticado de injusto.

6   Jo    8, 13|          desaparece a esperança do injusto.

7   Jo    8, 14|                  14 A confiança do injusto é um fio frágil, e sua segurança

8   Jo    9, 22|            tanto o inocente como o injusto.

9   Jo    9, 24|           entrega o país na mão do injusto e fecha os olhos de seus

 10   Jo   15, 20|                               20 O injusto vive em contínuo tormento,

11   Jo   17,  8|            fica indignado contra o injusto.

12   Jo   18,  5|                         5 A luz do injusto se apagará, e o fogo do

13   Jo   18, 21|             21 Esse é o destino do injusto, a situação de quem não

14   Jo   20, 29|            que Deus reserva para o injusto, essa é a herança que Deus

15   Jo   21, 16|       felicidade, e os projetos do injusto estão longe de Deus.

16   Jo   21, 19|          Deus castiga os filhos do injusto! Ora, faça que o injusto

17   Jo   21, 19|           injusto! Ora, faça que o injusto mesmo pague e aprenda:

18   Jo   24,  6|        catam os restos na vinha do injusto.

19   Jo   27,  7|          inimigo seja tratado como injusto, e o meu adversário como

 20   Jo   27,  8|           Que esperança pode ter o injusto, se Deus vai lhe tirar a

21   Jo   27, 13|          sorte que Deus reserva ao injusto, a herança que os opressores

22   Jo   27, 16|                               16 O injusto acumula prata como terra

23   Jo   29, 17|            Eu quebrava o queixo do injusto e arrancava a presa dos

24   Jo   34, 12|           verdade, não age de modo injusto. O Todo-poderoso nunca viola

25   Jo   34, 18|         príncipe: ‘Você é um homem injusto’.

26   Jo   36, 17|           não faz justiça contra o injusto, nem defende o direito do

27   Sl    7, 15|                      15*  Vejam: o injusto concebeu a injustiça, está

28   Sl    9,  6|            as nações, destruíste o injusto, para todo o sempre apagaste

29   Sl    9, 17|         fazendo justiça, apanhou o injusto em sua manobra. ~

 30   Sl   10,  2|                    2  A soberba do injusto persegue o infeliz. Fiquem

31   Sl   10,  3|                              3*  O injusto se gloria da própria ambição,

32   Sl   10,  4|                               4  O injusto é soberbo, jamais investiga. – «

33   Sl   10, 13|                      13  Por que o injusto desprezaria a Deus, pensando

34   Sl   10, 15|              15  Quebra o braço do injusto e do malvado e procura sua

35   Sl   11,  5|           Javé examina o justo e o injusto, ele odeia quem ama a violência; ~

36   Sl   15,  4|                 4  quem despreza o injusto, e honra os que temem a

37   Sl   17, 13|           tua espada me liberte do injusto, ~

38   Sl   34, 22|             O mal causa a morte do injusto; os que odeiam o justo serão

39   Sl   36,  2|                              2*  O injusto ouve um oráculo pecaminoso

 40   Sl   37, 10|           pouco, e não haverá mais injusto; você buscará o lugar deles,

41   Sl   37, 12|                             12*  O injusto faz intrigas contra o justo,

42   Sl   37, 13|           o Senhor ri às custas do injusto, pois que o dia dele

43   Sl   37, 17|            17  porque os braços do injusto serão quebrados, enquanto

44   Sl   37, 21|                             21*  O injusto toma emprestado e não devolve,

45   Sl   37, 32|                              32  O injusto espreita o justo e procura

46   Sl   37, 33|          não o entrega nas mãos do injusto e no julgamento não deixa

47   Sl   37, 35|                       35  Eu vi um injusto cheio de poder, que prosperava

48   Sl   39,  2|     mordaça a minha boca, quando o injusto estiver presente». ~

49   Sl   43,  1|       piedade! Liberta-me do homem injusto e traidor! ~

 50   Sl   50, 16|                            16*  Ao injusto, porém, Deus declara: ~«

51   Sl   55,  4|      inimigo, diante dos gritos do injusto. ~Eles fazem recair sobre

52   Sl   58, 11|         lave seus pés no sangue do injusto. ~

53   Sl   71,  4|         Deus, liberta-me da mão do injusto, do punho do criminoso e

54   Sl   94, 13|         dias maus, enquanto para o injusto se abre uma cova. ~

55   Sl  109,  6|           6*  Nomeia contra ele um injusto, um acusador que esteja

56   Sl  112, 10|                              10  O injusto olha e se desgosta, range

57   Sl  125,  3|                     3*  O cetro do injusto não pesará sobre a parte

58   Sl  139, 19|             meu Deus, se matasse o injusto! Se os assassinos se apartassem

59   Sl  140,  5|             defende-me das mãos do injusto, guarda-me do homem violento.

 60   Sl  141,  5|          me corrija. Que o óleo do injusto não me perfume a cabeça,

61   Pr    3, 33|           Javé amaldiçoa a casa do injusto, mas abençoa a morada dos

62   Pr    5, 22|                               22 O injusto fica preso em suas próprias

63   Pr    9,  7|       desprezo; e quem repreende o injusto, atrai o insulto.

64   Pr   10, 16|        para a vida, mas o ganho do injusto leva para o pecado.~

65   Pr   10, 24|                          24 Para o injusto acontece o que ele teme;

66   Pr   10, 25|            Quando vem o furacão, o injusto desaparece; mas o justo

67   Pr   11,  5|        caminho dos íntegros, mas o injusto cai por sua injustiça.~

68   Pr   11,  7|                         7 Quando o injusto morre, sua esperança desaparece,

69   Pr   11,  8|          justo escapa do aperto; o injusto cai em lugar dele.~

 70   Pr   11,  9|                                9 O injusto arruína o próximo com a

71   Pr   11, 18|                               18 O injusto conquista lucros enganosos;

72   Pr   11, 31|            na terra, quanto mais o injusto e o pecador! ~

73   Pr   12, 12|                     12 A cobiça do injusto é uma rede de males, mas

74   Pr   13,  5|           detesta a mentira, mas o injusto calunia e difama.~

75   Pr   13,  6|             mas o pecado arruína o injusto.~

76   Pr   14, 32|                               32 O injusto tropeça na sua própria maldade,

77   Pr   15,  6|         abundância, mas o lucro do injustotraz inquietação.~

78   Pr   16,  4|            finalidade, até mesmo o injusto para o dia da desgraça.~

79   Pr   17, 23|                               23 O injusto aceita suborno às escondidas,

 80   Pr   21, 10|                       10 A sede do injusto é desejar o mal, pois ele

81   Pr   21, 12|       justo observa como a casa do injusto arrasta os injustos para

82   Pr   21, 18|                               18 O injusto servirá de resgate para

83   Pr   21, 26|                               26 O injusto está sempre cobiçando, mas

84   Pr   21, 29|                               29 O injusto assume ares de pessoa importante,

85   Pr   25,  5|                           5 tire o injusto da presença do rei, e o

86   Pr   25, 26|       justo que fraqueja diante do injusto.~

87   Pr   28,  1|                               1* O injusto foge sem ser perseguido,~

88   Pr   28,  4|          abandonam a Lei elogiam o injusto; os que observam a Lei rompem

89   Pr   28, 15|        rugindo e urso faminto, é o injusto governando um povo fraco.~

 90   Pr   29,  2|           povo se alegra; quando o injusto governa, o povo reclama. ~

91   Pr   29,  7|            causa dos fracos, mas o injusto não se importa com ela.~

92   Pr   29, 27|                               27 O injusto é desprezado pelos justos;

93  Ecl    3, 16|            do justo, encontra-se o injusto.

94  Ecl    3, 17|            concluí que o justo e o injusto estão debaixo do julgamento

95  Ecl    7, 15|         apesar da sua justiça, e o injusto viver longamente apesar

96  Ecl    7, 17|            Não seja demasiadamente injusto, nem se torne insensato.

97  Ecl    8, 13|          que o bem não acontece ao injusto e que ele não poderá alongar

98  Ecl    9,  2|      destino, tanto o justo como o injusto, o bom e o mau, o puro e

99   Sb    1,  9investigação sobre os projetos do injusto, e o rumor das palavras

100   Sb    4, 16|         condena a longa velhice do injusto.

101   Sb    5, 14|             14 Sim, a esperança do injusto é como palha arrebatada

102   Sb   10,  3|                           3 mas um injusto se afastou dela com sua

103   Sb   12, 13|            da acusação de ser juiz injusto.

104 Eclo    7, 17| profundamente, porque o castigo do injusto é fogo e vermes. ~

105 Eclo    9, 12|         prazer com a felicidade do injusto. Lembre-se: eles não chegarão

106 Eclo   12,  5|          pobre, mas não nada ao injusto. Recuse dar-lhe pão, e não

107 Eclo   13, 24|        pobreza é , na opinião do injusto.~A verdadeira felicidade -*

108 Eclo   15, 20|           mandou ninguém se tornar injusto e a ninguém deu permissão

109 Eclo   21, 27|                        27 Quando o injusto amaldiçoa Satanás, está

110 Eclo   22, 11|            para o imbecil e para o injusto dura a vida inteira.

111 Eclo   35, 11|          Não confie num sacrifício injusto,

112 Eclo   40, 13|                    14 Assim como o injusto se alegrará abrindo as mãos,

113 Eclo   41,  7|          Os filhos censuram um pai injusto, porque é por causa deste

114   Is    5, 23|              23 dos que absolvem o injusto a troco de suborno e negam

115   Ez    3, 18|                      18 Se digo ao injusto que ele deve morrer, e você

116   Ez    3, 19|           Se você, porém, avisar o injusto, mas ele não voltar atrás

117   Ez    7, 11|          violência, que é cetro do injusto! Sem demora e sem atraso,

118   Ez   13, 22|        Vocês deram todo o apoio ao injusto, para ele não deixar seus

119   Ez   18, 20|           a justiça que merece e o injusto pagará por sua injustiça.~

120   Ez   18, 21|                            21 Se o injusto se arrepende de todos os

121   Ez   18, 23|        sinto prazer com a morte do injusto? – oráculo do Senhor Javé.

122   Ez   18, 24|         todas as abominações que o injusto pratica, será que ele vai

123   Ez   18, 27|                        27 Quando o injusto renuncia à sua injustiça

124   Ez   21,  8|         matar tanto o justo como o injusto.

125   Ez   21,  9|         matar tanto o justo como o injusto, então a minha espada sairá

126   Ez   33,  8|                        8 Se para o injusto eu digo: ‘Injusto, é certo

127   Ez   33,  8|           para o injusto eu digo: ‘Injusto, é certo que você vai morrer’,

128   Ez   33,  8|       morrer’, se você não avisa o injusto para que mude de comportamento,

129   Ez   33,  8|           mude de comportamento, o injusto morrerá por causa de sua

130   Ez   33,  9|      contrário, se você prevenir o injusto para que ele mude de comportamento,

131   Ez   33, 11|       nenhum prazer com a morte do injusto. O que eu quero, é que ele

132   Ez   33, 12|          pecar, nem a injustiça do injusto o arruinará quando ele se

133   Ez   33, 14|                 14 Se eu disser ao injusto que ele vai morrer, mas

134   Dn    3, 32|        piores dos ímpios,~a um rei injusto, o mais malvado~de toda

135  Hab    2,  9|            de quem ajunta dinheiro injusto em sua casa, para colocar

136   Mt   20, 13|          deles: ‘Amigo, eu não fui injusto com você. Não combinamos

137   Lc   16,  9|           declaro: Usem o dinheiro injusto para fazer amigos, e assim,

138   Lc   16, 10|         fiel nas grandes; e quem é injusto nas pequenas, também é injusto

139   Lc   16, 10|     injusto nas pequenas, também é injusto nas grandes.

140   Lc   16, 11|           fiéis no uso do dinheiro injusto, quem lhes confiará o verdadeiro

141   Lc   18,  6|         que está dizendo esse juiz injusto.

142   Rm    3,  5|          podemos dizer? Que Deus é injusto, quando descarrega sobre

143   Rm    9, 14|          diremos então? Que Deus é injusto? De jeito nenhum!

144   Hb    6, 10|                      10 Deus não é injusto para esquecer o trabalho

145   Ap   22, 11|                               11 O injusto, que continue com sua injustiça;

 

1   Lv   19, 15|                     15 Não cometam injustiças no julgamento. Não seja
 2   Lv   19, 35|                     35 Não cometam injustiças no julgamento, nem cometam
 3   Lv   19, 35|            julgamento, nem cometam injustiças no peso e nas medidas.
 4  2Cr   22,  3|            o aconselhava a cometer injustiças.
 5   Tb   13,  5|        castiga vocês por causa~das injustiças,~também terá compaixão de
 6   Jo   13,  7|            Deus, usando mentiras e injustiças?
 7   Sl   94, 20|        tribunal criminoso que dita injustiças em nome da lei? ~
 8   Sl  106,  6| antepassados, cometemos maldades e injustiças. ~
 9   Sl  107, 17|        afligidos por suas próprias injustiças; ~
10 Eclo   17, 16|                              16 As injustiças que cometem não lhe ficam
11   Jr   33,  8|             e vou perdoar todas as injustiças que cometeram contra mim.
12   Br    3,  5|               5 Não te lembres das injustiças de nossos antepassados;
13   Br    3,  8|         para pagarmos por todas as injustiças de nossos antepassados,
14   Ez   18, 24|          Ele morrerá por causa das injustiças que passou a praticar, pelos
15   Ez   18, 31|            Libertem-se de todas as injustiças cometidas e formem um coração

 

1 Eclo   13,  3|       ainda ameaça; o pobre é injustiçado, e ainda precisa pedir desculpas.
2   Br    6, 53| própria causa, nem libertarão injustiçado algum, pois são impotentes,

 

 

1   Gn   16,  5|       Você é responsável por essa injustiça. Coloquei em seus braços

2   Ex   23,  1|       testemunhar em favor de uma injustiça.~

3   Dt    9,  4|       terra’. Não. É por causa da injustiça dessas nações que Javé as

4   Dt    9,  5|           sua frente por causa da injustiça delas, e também para cumprir

5   Dt   25, 16|      coisas, todos os que cometem injustiça.~Atacar indefesos é não

6   Dt   32,  4|        Direito.~É Deus fiel e sem injustiça:~Ele é a Justiça e a Retidão.~

7  1Sm    3, 14|          à família de Eli que sua injustiça nunca será perdoada, nem

8  2Sm   22, 24|           com ele,~e me afasto da injustiça.~

9  2Cr   19,  7|            nosso Deus, não admite injustiça, favoritismo ou suborno». ~

 10   Tb    4,  5|     jamais ande pelos caminhos da injustiça.

11   Tb   12,  8|           riqueza adquirida com a injustiça. É melhor praticar a esmola

12   Tb   14,  7|         que praticam o pecado e a injustiça serão eliminados da terra.~

13   Tb   14,  9|         região. Aqui existe muita injustiça, acontecem muitas fraudes

14   Tb   14, 10|         fez o criminoso pagar sua injustiça diante da sua própria vítima,

15   Tb   14, 11|          e quais são os frutos da injustiça, que mata! Estou perdendo

16   Jt    5, 17|       porque o Deus deles odeia a injustiça.

17  1Mc    3, 20|        nós cheios de insolência e injustiça, para eliminar a nós, nossas

18  2Mc    3, 12| inconcebível que se cometesse tal injustiça contra os que confiaram

19  2Mc    6, 13|       castigo aqueles que cometem injustiça, mas aplicar-lhes logo a

 20  2Mc   10, 12|        judeus, a fim de reparar a injustiça contra eles cometida, projetava

21   Jo    4,  8|           eu sei, os que cultivam injustiça e semeiam miséria, são esses

22   Jo    5, 16|          fraco tem esperança, e a injustiça fecha a boca.

23   Jo   11, 14|         maldade, e não hospedar a injustiça em sua tenda,

24   Jo   15, 16| detestável e corrompido, que bebe injustiça como água!~O injusto acaba

25   Jo   19, 29|      espada, pois a espada pune a injustiça, e vocês reconhecerão que

26   Jo   20, 27|               27 O céu revelará a injustiça dele e contra ele a terra

27   Jo   22, 23|           restabelecerá. Afaste a injustiça de sua tenda,

28   Jo   24, 20|         Sua memória se acaba, e a injustiça é cortada como se corta

29   Jo   34, 10|          Todo-poderoso praticar a injustiça!

 30   Jo   36, 10|     aconselha a se converterem da injustiça.

31   Jo   36, 21|           em não se voltar para a injustiça, porque é por causa dela

32   Jo   36, 23|          ele, ou pode acusá-lo de injustiça?

33   Jo   36, 33|        sua ira se acende contra a injustiça.~

34   Sl    5,  5|          não és um Deus que ame a injustiça. O malvado não é teu hóspede. ~

35   Sl    7,  4|         coisa… se cometi alguma injustiça, ~

36   Sl    7, 15|       Vejam: o injusto concebeu a injustiça, está prenhe de ganância

37   Sl   18, 24|           com ele e me guardei da injustiça. ~

38   Sl   45,  8|           ama a justiça e odeia a injustiça: por isso o Senhor seu Deus

39   Sl   51,  4|               4  Lava-me da minha injustiça e purifica-me do meu pecado! ~

 40   Sl   55, 11|            Dentro dela crime e injustiça. ~

41   Sl   56,  8|          Rejeita-os, por causa da injustiça deles! Ó Deus, derruba com

42   Sl   58,  3|         coração, vocês planejam a injustiça, e, na terra, sua mão inclina

43   Sl   92, 16|         que na minha Rocha não injustiça. ~

44   Sl   94, 23|           é quem lhes pagará pela injustiça deles, e os destruirá pela

45   Sl  106, 43|          por causa de sua própria injustiça. ~

46   Sl  107, 42|           e ficam alegres, e toda injustiça fecha a boca. ~

47   Sl  119,  3|      caminho dele, sem praticar a injustiça! ~

48   Pr    8,  7|           meus lábios aborrecem a injustiça.

49   Pr   11,  5|         mas o injusto cai por sua injustiça.~

 50   Pr   12,  3|           3 Ninguém se firma pela injustiça, mas a raiz dos justos não

51   Pr   12, 28|          da justiça; o caminho da injustiça conduz para a morte.~

52   Pr   18,  3|                               3 A injustiça provoca a infâmia, e a desonra

53   Pr   19, 28|         boca do perverso engole a injustiça. ~

54   Pr   22,  8|                   8 Quem semeia a injustiça colhe desgraça; a vara do

55  Ecl    3, 16|         do direito, encontra-se a injustiça; e, em lugar do justo, encontra-

56  Ecl    7, 15|          longamente apesar da sua injustiça.

57   Sb    1,  5|         expulso quando sobrevém a injustiça.~

58   Sb    3, 14|           eunuco, que não cometeu injustiça, nem pensou coisas más contra

59   Sb    5,  7|          fartamos nos caminhos da injustiça e da perdição. Percorremos

 60   Sb    5, 23|       como furacão. É assim que a injustiça devastará a terra toda,

61   Sb   11, 15|         raciocínios insensatos da injustiça deles, erraram e adoraram

62   Sb   14, 28| profetizam a mentira, ou vivem na injustiça, ou perjuram com facilidade.

63 Eclo    7,  2|                    2 Afaste-se da injustiça, e ela se afastará de você.

64 Eclo    7,  3|          não semeie nos sulcos da injustiça, e não a recolherá sete

65 Eclo    7,  6|       tiver força para eliminar a injustiça. Do contrário, você se acovardaria

66 Eclo   10,  7|      homens, e os dois abominam a injustiça.

67 Eclo   10,  8|           para outra por causa da injustiça, da violência e das riquezas.

68 Eclo   13,  3|                   3 O rico comete injustiça, e ainda ameaça; o pobre

69 Eclo   17, 12|          Cuidado para não cometer injustiça!» E ordenou que cada um

 70 Eclo   17, 21Altíssimo, vire as costas para a injustiça e deteste profundamente

71 Eclo   20, 28poderosos consegue perdão para a injustiça.

72 Eclo   27, 10|   espreita aqueles que praticam a injustiça.~Vivendo e aprendendo -*

73 Eclo   28,  2|                        2 Perdoe a injustiça que o seu próximo cometeu

74 Eclo   35,  3|       pelo pecado é afastar-se da injustiça. ~

75 Eclo   40, 11|                 12 Todo suborno e injustiça desaparecerão, mas a fidelidade

76 Eclo   41, 18|        juiz e do magistrado, e da injustiça diante da assembléia e do

77 Eclo   46, 20|           profecia, para apagar a injustiça do povo.~

78 Eclo   49,  2|        eliminou as abominações da injustiça.

79 Eclo   49,  3|           o Senhor e, em tempo de injustiça, fez prevalecer a fidelidade. ~

 80   Is    1, 13|        assembléiasnão suporto injustiça junto com solenidade.

81   Is    5,  7|           o direito, e produziram injustiça; esperava justiça, e aí

82   Is   53,  9|     embora nunca tivesse cometido injustiça e nunca a mentira estivesse

83   Is   57, 17|         Eu estava indignado com a injustiça de suas ganâncias e, de

84   Is   61,  8|     direito e detesto o roubo e a injustiça, eu lhes darei a sua recompensa

85   Jr    2,  5|       Assim diz Javé: «Qual foi a injustiça que os pais de vocês encontraram

86   Jr    9,  4|      falar mentiras, e praticam a injustiça até se cansar.

87   Jr   18, 23|          mim. Não deixes impune a injustiça, nem tires da tua lembrança

88   Jr   23, 10|        maldade, e a sua força é a injustiça.

89   Jr   33,  8|          vou purificá-los de toda injustiça com que pecaram contra mim,

 90   Lm    3, 59|         Tu viste, Javé, que sofro injustiça: julga a minha causa.~

91   Br    2, 12guardamos respeito, praticamos a injustiça, ó Senhor, nosso Deus, contra

92   Br    3,  7|           do nosso coração toda a injustiça de nossos antepassados,

93   Ez    3, 19|          por causa de sua própria injustiça, mas você ficará com a vida

94   Ez    3, 20|          sua justiça e praticar a injustiça, eu colocarei um tropeço

95   Ez    7, 10|     chegando! Chegou a sua vez! A injustiça floresce, amadurece a insolência

96   Ez    9,  9|     respondeu: «É grande demais a injustiça da casa de Israel e de Judá!

97   Ez    9,  9|     violência e a cidade cheia de injustiça. E eles pensam: ‘Javé abandonou

98   Ez   18,  8|       juros; que evita praticar a injustiça e procura fazer um julgamento

99   Ez   18, 17|                 17 evita praticar injustiça; não aceita usura nem cobra

100   Ez   18, 20|          o injusto pagará por sua injustiça.~

101   Ez   18, 26|       justo e começa a praticar a injustiça, ele morrerá por causa disso,

102   Ez   18, 26|       disso, morrerá por causa da injustiça que praticou. ~

103   Ez   18, 27|          o injusto renuncia à sua injustiça e começa a praticar o direito

104   Ez   18, 30|   Convertam-se e abandonem toda a injustiça, e a injustiça não provocará

105   Ez   18, 30|   abandonem toda a injustiça, e a injustiça não provocará mais a ruína

106   Ez   28, 18|           Por causa da sua grande injustiça e do seu comércio desonesto,

107   Ez   31, 11|           o trate de acordo com a injustiça dele.

108   Ez   33, 12|           em que ele pecar, nem a injustiça do injusto o arruinará quando

109   Ez   33, 12|           ele se converter de sua injustiça. Portanto, o justo não poderá

110   Ez   33, 13|     correto, começar a praticar a injustiça, tudo o que ele tiver feito

111   Ez   33, 13|          ele morrerá por causa da injustiça cometida.

112   Ez   33, 15|        modo a não praticar mais a injustiça, ele sobreviverá e não morrerá.

113   Ez   33, 18|     honesto e começa a praticar a injustiça, ele merece morrer, por

114   Ez   33, 18|       merece morrer, por causa da injustiça que passou a praticar.

115   Dn   12, 10|          continuarão praticando a injustiça. Os ímpios não entenderão

116   Dn   13,  5|           quem falou o Senhor: «A injustiça brotou na Babilônia, vinda

117   Os   10,  9|        guerra contra os filhos da injustiça não os atingirá em Gabaá?

118   Os   10, 13|   impiedade e por isso colheram a injustiça e comeram o fruto da mentira.

119   Mq    2,  1|          cama, ficam planejando a injustiça e tramando o mal! É só o

120  Hab    1,  3|        ver o crime e contemplar a injustiça? Opressão e violência estão

121  Hab    1, 13|         tu não podes contemplar a injustiça. Então, por que ficas olhando

122   Sf    3,  5|          justo, que não pratica a injustiça. Todo dia ele a sua sentença;

123   Sf    3, 13|          13 Não praticarão mais a injustiça, nem contarão mentiras;

124   Ml    3, 19|   soberbos e todos os que cometem injustiça serão como palha. Quando

125   Mt   23, 28|      estão cheios de hipocrisia e injustiça.

126   Lc   13, 27|          todos vocês que praticam injustiça!’

127   At    8, 23|          você está envolvido pela injustiça, como de fel amargo

128   At   25, 11|                  11 Se cometi uma injustiça ou alguma coisa que mereça

129   Rm    1, 18|           contra toda impiedade e injustiça dos homens, que com a injustiça

130   Rm    1, 18|   injustiça dos homens, que com a injustiça sufocam a verdade.

131   Rm    1, 29|      estão cheios de todo tipo de injustiça, perversidade, avidez e

132   Rm    2,  8|        verdade, para obedecerem à injustiça.

133   Rm    3,  5|                      5 Se a nossa injustiça realça a justiça de Deus,

134   Rm    6, 13|       membros como instrumento de injustiça para o pecado. Pelo contrário,

135 1Cor    6,  7|           seria melhor sofrer uma injustiça? Não seria melhor ser roubado?

136 1Cor    6,  8|        vocês que roubam e cometem injustiça; e isso com os próprios

137 1Cor   13,  6|            6  Não se alegra com a injustiça, ~mas se regozija com a

138 2Cor    7,  2|     coração de vocês. Não fizemos injustiça a ninguém, a ninguém causamos

139 2Cor   12, 13|       para vocês? Perdoem-me essa injustiça!

140   Cl    3, 25|                    25 Quem comete injustiça, receberá de volta a injustiça,

141   Cl    3, 25|    injustiça, receberá de volta a injustiça, pois não distinção de

142  2Ts    2, 10|          com toda a sedução que a injustiça exerce sobre os que se perdem,

143  2Ts    2, 12|          preferiram permanecer na injustiça.~A comunidade não deve temer -*

144  2Tm    2, 19|            E ainda: “Afaste-se da injustiça todo aquele que pronuncia

145  2Pd    2, 13|                    13 recebendo a injustiça como salário da sua injustiça.

146  2Pd    2, 13|     injustiça como salário da sua injustiça. Eles sentem prazer em fazer

149   Ap   22, 11|     injusto, que continue com sua injustiça; o sujo, que continue com

 

1   Sb    1,  8|    motivo, quem fala coisas injustas não escapará dele, e a justiça
2 Eclo    5,  8|     Não confie nas riquezas injustas, porque elas não o ajudarão
3   Is   58,  6| este: acabar com as prisões injustas, desfazer as correntes do
4   Dn   13, 53|    53 quando dava sentenças injustas, condenando o inocente e

 

1  Est    8,12g|      pela baixeza daqueles que injustamente detêm o poder.~
 2  1Mc    2, 37|        vocês nos estão matando injustamente».
 3  1Mc   15, 33|   inimigos se haviam apoderado injustamente.
 4   Sl   69,  5|     que meus ossos, são os que injustamente me atacam. ~Deveria eu devolver
 5   Sl   82,  2|      Até quando vocês julgarão injustamente, sustentando a causa dos
 6   Pr   11, 24|        mais; e  quem acumula injustamente, e acaba na miséria.~
 7 Eclo   34, 18|    Oferecer sacrifício de bens injustamente adquiridos é fazer zombaria,
 8   Is   53,  8|           8 Foi preso, julgado injustamente; e quem se preocupou com
 9   Mq    6, 10|       com seus tesouros ganhos injustamente, com suas medidas falsificadas
10  1Pd    2, 19| suportar maus tratos, sofrendo injustamente por amor a Deus.

 

1  2Mc    4, 48|                          48 A injusta condenação foi imediatamente
 2  2Mc    8, 16|       que vinham fazer guerra injusta contra eles, mas que lutassem
 3   Jo    1, 22|     de ter feito alguma coisa injusta.~
 4   Pr   26,  2| andorinha que voa, a maldição injusta não atinge sua meta. ~
 5   Sb   12, 23|   insensatos que viveram vida injusta, castigando-os com as suas
 6   Sb   16, 19|      os produtos de uma terra injusta.
 7 Eclo    1, 19|                19 A irritação injusta não se poderá justificar,
 8 Eclo   19, 22|     astúcia hábil, no entanto injusta, e  quem use meios fraudulentos
 9 Eclo   51,  6|     Uma calúnia de uma língua injusta tinha chegado junto ao rei.
10  2Pd    2, 15|      levar por uma recompensa injusta,

AMAR – AMOR

quarta-feira, dezembro 20th, 2017

AMAR – AMOR

(ÁGAPE em grego)

“Eu dou a vocês um mandamento novo:

amem-se (ágape) uns aos outros.

Assim como eu amei vocês,

vocês devem se amar uns aos outros.

Se vocês tiverem amor uns para com os outros,

todos reconhecerão que vocês são meus discípulos.”

(Jo 13, 34-35)

Primeira carta de João:- A palavra que João usa para ‘amor, amar’ é ÁGAPE.

AMOR:  O  centro  da  carta  é  o  amor,  que  traduz  a  fé  em  vida concreta.  Amar  ao  próximo  significa

  • conhecer  a  Deus,
  • viver  na  luz,
  • estar  unido  a  Deus  e  aos  irmãos,
  • não  pertencer  ao  mundo  e
  • cumprir  os  mandamentos.

Portanto,  amar  a  Deus  é

  • praticar  a justiça,
  • ser  filho  de  Deus,
  • obter  o  perdão  dos  pecados  e
  • libertar-se  do  medo.

(CF. 1Jo 2,5;  2,15;  3,1;  3,16;  3,17;  4,7;  4,8.  4,9;  4,10;  4,12; 4,16;  4,16;  4,16;  4,16;  4,17;  4,18;  4,18;  4,18;)

(Da Bíblia Pastoral)

Veja o significado da palavra AMOR-eros, filia, ágape

 

Responsável por este trabalho

    Xavier Cutajar

            xacute@uol.com.br       http://xacute1.com

CONHECIMENTO

quarta-feira, dezembro 20th, 2017

JOÃO 12,37-50 – CONCLUSÃO SOBRE A INCREDULIDADE

quarta-feira, dezembro 20th, 2017

JOÃO 12,20-36 – OS GREGOS QUERENDO VER JESUS E SUA GLORIFICAÇÃO

quarta-feira, dezembro 20th, 2017

5º Domingo da Quaresma – Ano B

18 de Março

EVANGELHO – Jo 12,20-33

** 5º DOMINGO DA QUARESMA – Ano B - Dehonianos

** 5º DOMINGO DA QUARESMA – Ano B -  Revista Pastoral - Luiz Alexandre Solano Rossi

** APROXIMAR-NOS À LUZ - José Antonio Pagola

** BUSCANDO NOVAS ÁGUAS - Texto – Pe Antônio Geraldo dalla Costa

** BUSCANDO NOVAS ÁGUAS - Vídeos no YouTube –  Pe Antôn Geraldo dalla Costa

** A HORA DA NOVA ALIANÇA - Franciscanos - Pe Johan Konings sj

** A LÓGICA INEXPLICÁVEL DO AMOR: “É MORRENDO QUE SE VIVE…” - Pe. Adroaldo Palaoro sj

** O GRÃO DE TRIGO QUE MORRE E DÁ FRUTO - Enzo Bianchi

** SE O GRÃO DE TRIGO NÃO MORRER - Ana Maria Casarotti

** SOMOS FEIXES DE TRIGO INSERIDOS NO MUNDO – Marcelo Barros

** REFLEXÃO PARA O V DOMINGO DA QUARESMA – JOÃO 12,20-33 (ANO B) -