QUATRO SERES VIVOS

VEJA OS SÍMBOLOS DOS 4 EVANGELISTAS

QUATRO SERES VIVOS

leão, touro, homem, águia, os “quatro seres vivos”, literalmente “animais”, (Ap 4,6-7):

  • indicam os quatro seres mais fortes que presidem o governo do mundo físico.
  • Indicam também os quatro elementos que formam o ser humano:

touro (instinto),

leão (sentimento),

águia (intelecto),

homem (rosto).

Os quatro juntos formavam o ser mitológico da Babilônia, chamado karibu ou Querubim, e a Esfinge do Antigo Egito.

  • Evocam as visões de Isaías (Is 6,2)

Is 6,2 De pé, acima dele, estavam serafins, cada um com seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam. 3 Eles clamavam uns para os outros: «Santo, Santo, Santo é Javé dos exércitos, a sua glória enche toda a terra».

 

e sobretudo de Ezequiel (Ez 10,14 e 1,10).

Ez 10,14 Os quatro querubins tinham quatro faces cada um: a primeira era de querubim; a segunda de homem; a terceira de leão; a quarta de águia.

Ez 1,5 Do meio da nuvem surgiu algo parecido com quatro animais, e cada um lembrava também uma forma humana. 6 Cada um tinha quatro rostos e quatro asas. 7 Suas pernas eram retas e seus cascos pareciam cascos de boi, só que eram brilhantes como bronze polido. 8 Debaixo das asas saíam mãos humanas pelos quatro lados. Seus rostos e asas também estavam voltados para as quatro direções. 9 A asa de cada um encostava na asa do outro. Ao se movimentarem, eles não se viravam, mas cada um ia para a frente. 10 O rosto deles era parecido com o rosto de um homem. Do lado direito tinham aparência de leão, e do lado esquerdo tinham aparência de touro. Os quatro tinham também aparência de águia.

Leave a Reply