MARCOS – BIOGRAFIA

MARCOS EVANGELISTA

(em grego: Μάρκος)

(10 a.C. — Alexandria25 de abril de 68 d.C.)

      Marcos foi discípulo do apóstolo Paulo de Tarso e posteriormente de Pedro. É tradicionalmente considerado como o autor de um dos Evangelhos. Ele é também um dos Setenta Discípulos e venerado como santo por várias igrejas cristãs, dentre as quais a católica, a ortodoxa e a copta, a qual o considera propriamente o patriarca, fundador da Igreja de Alexandria, uma das principais sedes do cristianismo primitivo.

tradição cristã o identifica com o João Marcos, mencionado como companheiro de São Paulo nos Atos dos Apóstolos, e que posteriormente teria se tornado um discípulo de Simão Pedro (São Pedro). Uma tradição anterior, relatada já no século II-III d.C. por Hipólito distingue os dois. De acordo com ele, Marcos, o evangelista, de 2 Timóteo 4:11 é diferente de João Marcos (de Atos 12:12-25Atos 13:5-13 e Atos 15:37) e Marcos, primo de Barnabé (de Colossenses 4:10 e Filemon 24:1). Todos eles pertenceriam aos “Setenta Discípulos” que foram enviados por Jesus para saturar a Judeia com o evangelho (veja Lucas 10:1-16).

História

De acordo com Eusébio de CesareiaHerodes Agripa I em seu primeiro de governo sob toda a Judeia (41 d.C.) matou Tiago, filho de Zebedeu, e prendeu Pedro, planejando matá-lo após a Páscoa judaica. Pedro foi salvo milagrosamente por anjos e escapou do reino de Herodes (Atos 12:1-19). Depois de muitas viagens pela Ásia Menor e pela Síria, ele chegou em Roma no segundo ano do imperado rCláudio (42 d.C).

Em algum ponto pelo caminho, Pedro encontrou Marcos, o evangelista, restaurou sua fé (após ele ter deixado Jesus em João 6:44-66), e tomou-o como companheiro de viagem e intérprete. A pregação de Pedro na cidade teve tanto sucesso que ele foi presenteado pelos habitantes da cidade com uma estátua e, a pedidos da população, Marcos escreveu os sermões de Pedro, compondo assim o Evangelho segundo Marcos antes de partir para Alexandria no terceiro ano de Cláudio (43 d.C.).

Lá, ele fundou a Igreja de Alexandria, cuja sucessão até os dias de hoje é alegada por diversas diferentes denominações (veja Patriarca de Alexandria), mas principalmente pela Igreja Ortodoxa Copta. Aspectos da liturgia copta podem referenciados ao próprio São Marcos. Ele então se tornou o primeiro bispo de Alexandria e tem a honra de ser também o fundador do Cristianismo na África .

Ainda de acordo com Eusébio, o sucessor de Marcos como bispo de Alexandria foi Aniano, no oitavo ano do imperador Nero (62-63 d.C.), provavelmente (mas não certamente) por conta de sua morte. Tradições coptas posteriores dizem que ele foi martirizado em 68 d.C

A evidência de que o autor do Evangelho que tem o seu nome é Marcos vem de Pápias de Hierápolis, nos fragmentos de sua “Exposição dos oráculos do Senhor” .

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Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Marcos

 

Marcos (At 15,39) ou João Marcos (At 12,12.25) ou João (At 13,5.13) morava em Jerusalém, filho de certa Maria, em cuja casa aconteceu a Última Ceia e os cristãos continuaram a reunir-se. Envolto num lençol assistiu à prisão de Jesus Mc 14,51-52). Companheiro de Paulo e Barnabé na primeira viagem deles (At 13,13).

Através do bispo Pápias (80-163), discípulo do apóstolo João, sabemos que Marcos, balizado por Pedro (1Pe 5,13) e seu intérprete, a pedido dos cristãos de Roma escreveu o Evangelho que esse apóstolo lhes pregou; destinou-o aos cristãos não-judeus que não conheciam a terra e os costumes de Israel; Por isso dá minuciosas informações geográficas e topográficas; explica usos e ritos judaicos; traduz as expressões aramaicas (3,17; 5,42; 7,11.34; 10,40; 14,36; 15,54); não traz as palavras de Jesus sobre as diferenças entre a antiga e a nova lei, nem as polêmicas com os fariseus e as parábolas baseadas em costumes judeus, porque interessavam menos aos cristãos oriundos do paganismo.

Entre os evangelistas, Marcos é quem mais apresenta Pedro no que mais contribui para humilhá-lo e omite o que o exaltaria. Assim, não nos transmite o andar sobre as águas (Mt 14,28-32), o primado (Mt 16,17-19; Jo 21,15-19), o tributo pago milagrosamente (Mt 17,24-26), o mandato de confirmar na fé seus irmãos (Lc 22,31…), as pescas milagrosas (Lc 5,1-11; Jo 21,1-14). Mas narra com detalhes as negações (14,66-72), a repreensão severa que recebeu de Jesus (8,33).

 

EVANGELHO DE MARCOS

 MAPA DA PALESTINA

Responsável por este trabalho:

Xavier Cutajar

xacute@uol.com.br       http://xacute1.com

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