** Gn 24, 2 e Gn 24, 9
Gn 24, 1-9 O Juramento era feito colocando a mão sobre a caxa: É o mesmo gesto em 47,29, para tornar o juramento inquebrantável por um contato com as partes vitais.
Casamento de Isaac -* 1 Abraão era velho, de idade avançada, e Javé o havia abençoado em tudo.
2 Abraão disse ao servo mais velho de sua casa, queadministrava todas as suas propriedades: «Ponha a sua mão debaixo da minha coxa, 3 e jure por Javé, Deus do céu e da terra, que quando você buscaresposa para o meu filho, não a escolherá entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais estou morando. 4 Mas irá à minha terra natal e aí escolheráuma esposa para o meu filho Isaac». 5 O servo perguntou: «E se a mulher não quiser vir comigo para esta terra, deverei levar seu filho para o lugar de onde o senhor saiu?» 6 Abraão lhe respondeu: «De jeito nenhum, não leve meu filho para lá. 7 Javé, o Deus do céu e da terra, que me tirou da casapaterna e da minha terra natal, e que jurou dar esta terra à minha descendência, ele enviará o seu anjo diante de você, e você poderá trazer uma esposapara meu filho. 8 Se a mulher não quiser vir com você, então você ficará livre do juramento. Em todo caso, não leve meu filho para lá».
9 O servo colocou a mão sob a coxa de Abraão, seu patrão, e jurou que assim faria.
8 Gn 47, 29| sua mão debaixo de minha coxa e prometa tratar-me com
Últimas disposições de Jacó -* 27 Israel estabeleceu-se na terra do Egito, na região de Gessen. Aí adquiriu propriedades, multiplicou-se e tornou-se muito numeroso. 28 Jacó viveu dezessete anos no Egito, e a duração da sua vida foi de cento e quarenta e sete anos.
29 Quando chegou para Israel a hora da morte, ele chamou seu filho José e lhe disse: «Se tenho o seu afeto, coloque sua mão debaixo de minha coxa e prometa tratar-me com amor e fidelidade: peço-lhe que não me enterre no Egito. 30 Quando eu descansar com meus pais, leve-me do Egito e me enterre no túmulo deles». José respondeu: «Farei o que o senhor está pedindo». 31 Seu pai insistiu: «Jure-me!» E José jurou. Então Israel inclinou-se na cabeceira da cama.
Gn 32, 26| dominá-lo, o homem tocou a coxa dele, de modo que o tendão Gn 32, 26| de modo que o tendão da coxa de Jacó se deslocou enquanto Gn 32, 32| Fanuel e mancava por causa da coxa. Gn 32, 33| que está na articulação da coxa: é porque aquele homem feriu Gn 32, 33| feriu Jacó na articulação da coxa, no nervo ciático.~
Gn 32, 23-33: Jacó luta com Deus -* 23 Nessa noite, Jacó se levantou, pegou suas duas mulheres, suas duas servas, seus onze filhos e atravessou o vau do Jaboc. 24 Jacóos pegou e os fez atravessar a torrente, com tudo o que possuía. 25 E Jacó ficou sozinho. Um homem lutou com Jacó até o despertar da aurora. 26 Vendo que não conseguia dominá-lo, o homem tocou a coxa dele, de modo que o tendão da coxa de Jacó se deslocou enquanto lutava com ele. 27 Então o homem disse: «Solte-me, pois a aurora está chegando». Jacó respondeu: «Não o soltarei, enquanto você não me abençoar». 28 O homem lhe perguntou: «Qual é o seu nome?» Ele respondeu: «Jacó». 29 O homem continuou: «Você já não se chamará Jacó, mas Israel, porque você lutou com Deus e com homens, e você venceu». 30 Jacó lhe perguntou: «Diga-me o seu nome». Mas ele respondeu: «Por que você quer saber o meu nome?» E aí mesmo o abençoou.
31 Jacó deu a esse lugar o nome de Fanuel, dizendo: «Eu vi Deus face a face e continuei vivo». 32 Ao nascer do sol, Jacó atravessou Fanuel e mancava por causa da coxa. 33 Por isso, até hoje os israelitas não comem o nervo ciático, que está na articulação da coxa: é porque aquele homem feriu Jacó na articulação da coxa, no nervo ciático.
9 Ex 29, 22| gordura que os envolve, e a coxa direita, porque é o carneiro 10 Ex 29, 27| foi apresentado e também a coxa da porção que foi tirada 11 Lv 7, 32| vocês darão ao sacerdote a coxa direita. 12 Lv 7, 33| 33 A coxa direita é a parte que caberá 13 Lv 7, 34| reservei para mim o peito e a coxa do tributo, e os dou ao 14 Lv 8, 25| rins com sua gordura e a coxa direita. 15 Lv 8, 26| tudo com as gorduras e a coxa direita. 16 Lv 9, 21| de Javé com o peito e a coxa direita de cada vítima, 17 Lv 10, 14| O peito apresentado e a coxa do tributo vocês comerão 18 Lv 10, 15| 15 A coxa do tributo e o peito apresentado, 19 Nm 6, 20| do peito apresentado e da coxa reservada. Em seguida, o 20 Nm 18, 18| ritualmente, e também a coxa direita. 21 Sl 45, 4| Prenda a sua espada junto à coxa, ó valente, com majestade
SALMO 45 (44) *
Defender a verdade e a justiça
1 Do mestre de canto. Sobre a ária: «Os lírios…» Dos filhosde Coré. Poema. Canto de amor.
2* Meu coração transborda em belo poema. Eu dedico a minha obra a um rei. Minha língua é ágil pena de escritor.
3* Você é o mais belo dos homens e a graça escorre de seus lábios, porque Deus o abençoa para sempre.
4 Prenda a sua espada junto à coxa, ó valente, com majestade e esplendor.
5 Cavalgue vitorioso, pela causa da verdade, da pobreza e da justiça.
Que sua direita lhe ensine a fazer proezas.
6 Suas flechas são agudas, os povos se rendem a você, e os inimigos do rei perdem a coragem.
7 Seu trono é de Deus, e permanece para sempre! O cetro do seu reino é cetro de retidão!
8 Você ama a justiça e odeia a injustiça: por isso o Senhorseu Deus o ungiu com perfume de festa, entre todos os seus companheiros.
9 Mirra e aloés perfumam as suas vestes, e o som das cordas o alegra nos palácios de marfim.
10* Filhas de reis saem ao seu encontro. De pé, à sua direita, está a rainha, ornada com ouro de Ofir.
11 Ouça, filha, veja e incline o seu ouvido: esqueça o seu povo e a casa de seu pai,
12 pois o rei se apaixonou por sua beleza. Prostre-se na frente dele, pois é o seu senhor!
13 A cidade de Tiro vem com seus presentes, os povosmais ricos buscam o favor dele.
14 Entra agora a princesa, belíssima, vestida com pérolas e brocados.
15 Eles a levam perante o rei, com séquito de virgens, e suas companheiras a seguem.
16 Com júbilo e alegria a conduzem, e elas entram no palácio real.
17 «Em lugar dos seus pais, virão seus filhos, e você os nomeará príncipes sobre toda a terra».
18 Vou comemorar o nome dele de geração em geração,
e os povos o louvarão, para sempre e eternamente.
22 Eclo 19, 12| é como flecha fincada na coxa.~ 23 Ez 24, 4| dela, os melhores pedaços: coxa e lombo. Encha a panela 24 Ap 19, 16| 16 No manto e na coxa ele tem um nome escrito: «