PECADO

PECADO

Na Primeira Carta de João

1Jo 1,7 Mas, se caminhamos na luz, como ele (Deus) está na luz, estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho (Filho de Deus), nos purifica de todo pecado. 8 Se dizemos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos, e a Verdade não está em nós. 9 Se reconhecemos os nossos pecados, ele (Deus), que é fiel e justo, perdoará nossos pecados e nos purificará de toda injustiça. 10 Se dizemos que nunca pecamos, estaremos afirmando que ele (Deus) é mentiroso, e a sua palavra não estará em nós.

1Jo 2,2 Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados; e não só os nossos, mas também os (pecados) do mundo inteiro.

1Jo 2,12 Eu lhes escrevo, filhinhos, porque os seus pecados são perdoados por causa do seu Nome. (=de Jesus)

1Jo 3,3 Todo aquele que  deposita  essa  esperança em Jesus se purifica, para ser puro  como  Jesus é  puro. 4 Todo aquele  que comete  pecado, comete também violação  da  lei, porque o pecado é violação da lei. 5 Mas  vocês sabem que  Jesus se manifestou para tirar os pecados, e que  nele não  existe pecado. 6 Todo aquele  que nele permanece, não peca. Todo aquele  que peca, não o viu nem o  conheceu.

1Jo 3,8 Quem comete o pecado pertence ao Diabo, porque o Diabo é pecador desde o princípio. (cf. Jo 8, 44) Foi para isto que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. 9 Todo aquele que nasceu de Deus não comete pecado, pois a semente de Deus (=o Espírito ou a Palavra) permanece nele: e não pode pecar, porque nasceu de Deus.

1Jo 4,10 E o amor consiste no seguinte: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou, e nos enviou o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados.

1Jo 5,16 Se alguém vê o seu irmão cometer um pecado que não leva à morte, que ele reze, e Deus dará a vida a esse irmão. Isso quando o pecado cometido não leva para a morte. Existe um pecado que leva para a morte, (cf. Mt 12,31; 1Jo 2,22-23) mas não é a respeito desse que eu digo para se rezar. 17 Toda injustiça é pecado, mas existe pecado que não leva para a morte.

PECADO QUE NÃO LEVA PARA MORTE

 

PECADO QUE LEVA PARA MORTE

 

PECADO É A VIOLAÇÃO DA LEI

 

TODA INJUSTIÇA É PECADO

 

PECADO no EVANGELHO DE JOÃO

Jo 1,29 No dia seguinte, João viu Jesus, que se aproximava dele. E disse: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do  mundo.

Jo 8,7   Como eles (os doutores da Lei e os fariseus) continuaram insistindo na pergunta, Jesus se levantou e disse: “Quem de vocês não tiver pecado, atire nela a primeira pedra.”

Jo 8,21 Jesus continuou dizendo (para as autoridades dos Judeus): “Eu vou-me embora e vocês vão me procurar, mas vocês vão morrer no seu pecado. Para onde eu vou, vocês não podem ir.” 22 As autoridades dos judeus comentavam: “Por acaso ele vai se matar? Pois está dizendo: ‘Para onde eu vou, vocês não podem ir’.” 23 Jesus continuou a falar: “Vocês são daqui de baixo, eu (sou) lá de cima. Vocês são deste mundo, mas eu não sou deste mundo. 24 É por isso que eu digo que vocês vão morrer nos seus pecados. Se vocês não acreditam que Eu Sou , vocês vão morrer nos seus pecados.” 25 Então as autoridades dos judeus perguntaram: “Quem és tu?” Jesus respondeu: “O que eu estou dizendo desde o começo. 26 Eu poderia dizer muita coisa a respeito de vocês, e condená-los. Mas, aquele que me enviou é verdadeiro, e eu digo ao mundo as coisas que ouvi dele.”

Jo 8,34 Jesus respondeu (às autoridades dos Judeus): “Em verdade, em verdade digo a vocês: quem comete o pecado, é escravo do pecado. 35 O escravo não fica para sempre na casa, mas o filho fica aí para sempre. 36 Por isso, se o Filho os libertar, vocês realmente ficarão livres…… 46 Quem de vocês pode me acusar de pecado? Se eu digo a verdade, por que vocês não acreditam em mim? 47 Quem é de Deus ouve as palavras de Deus. Vocês, porém, não ouvem, porque vocês não são de Deus.”

Jo 9,16 Então os fariseus disseram: “Esse homem não pode vir de Deus; ele não guarda o sábado.” Outros diziam: “Mas como pode um pecador realizar esses sinais?” …. 24 Então as autoridades dos judeus chamaram de novo o homem que tinha sido cego e lhe disseram: “Dá glória a Deus! (=Confesse a verdade).  Nós sabemos que esse homem é um pecador.” 25 Ele respondeu: “Se ele é pecador, isso eu não sei; só sei que eu era cego e agora estou enxergando.”……30 Ele (o que era cego) respondeu: “Isso é de admirar! Vocês não sabem de onde ele é. No entanto, ele abriu meus olhos. 31 Sabemos que Deus não ouve os pecadores, mas ouve aquele que o respeita (o teme) e faz a sua vontade. 32 Nunca se ouviu falar que alguém tenha aberto os olhos de um cego de nascença. 33 Se esse homem não vem de Deus, não poderia fazer nada.” 34 Eles disseram: “Você nasceu inteirinho no pecado e quer nos ensinar?” E o expulsaram….. 40 Alguns fariseus que estavam perto dele ouviram isso e disseram: “Será que também somos cegos?” Jesus respondeu: “Se vocês fossem cegos, não teriam nenhum pecado. Mas como vocês dizem: ‘Nós vemos’, o pecado de vocês permanece.”

Jo 15,22 Se eu não tivesse vindo e não tivesse falado para eles, eles não seriam culpados de pecado. Mas agora eles não têm nenhuma desculpa do seu próprio pecado. 23 Quem me odeiaodeia também a meu Pai. 24 Se eu não tivesse feito no meio deles obras como nenhum outro fez, eles não seriam culpados de pecado. Mas eles viram (o que eu fiz), e apesar disso odiaram a mim e a meu Pai. 25 Desse modo se realiza o que está escrito na lei deles: ‘Odiaram-me sem motivo’. (cf. Sl 35,19; 69,5)

Jo 16, 8 Quando o Advogado (Paráclito) vier, ele vai desmascarar o mundo, mostrando quem é pecador, quem é o Justo e quem é o julgado (=condenado). 9 Quem é pecador? Aqueles que não crê em mim. 10 Quem é o Justo? Sou eu. Mas vocês não me verão mais, porque eu vou para o Pai. 11 Quem é o julgado (=condenado)? É o PRÍNCIPE DESTE MUNDO, (12,31; 14,30; 16,11) que já foi julgado (=condenado).”

Jo 19,11 Jesus respondeu: “Você (Pilatos) não teria nenhuma autoridade sobre mim, se ela não lhe fosse dada do alto. Por isso, aquele que me entregou a você, tem pecado maior.”

Jo 20,22   Tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: “Recebam o Espírito Santo. (cf. Jo 14,16.26; 15,26) 23 Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. (cf. Jo 1,29) Os pecados daqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados.”

PECAR É SER ENGANADO POR UM ÍDOLO

Ex 32,7-11.13-14

Leitura do Livro do Êxodo 32,7-11.13-14

Naqueles dias:
7 O Senhor falou a Moisés:
‘Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo,
que tiraste da terra do Egito.
8 Bem depressa desviaram-se do caminho que lhes prescrevi.
Fizeram para si um bezerro de metal fundido,
inclinaram-se em adoração diante dele
e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo:
‘Estes são os teus deuses, Israel,
que te fizeram sair do Egito!’
9 E o Senhor disse ainda a Moisés:
‘Vejo que este é um povo de cabeça dura.
10 Deixa que minha cólera se inflame contra eles
e que eu os extermine.
Mas de ti farei uma grande nação’.
11 Moisés, porém, suplicava ao Senhor seu Deus, dizendo:
‘Por que, ó Senhor,
se inflama a tua cólera contra o teu povo,
que fizeste sair do Egito
com grande poder e mão forte?
13 Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Israel,
com os quais te comprometeste, por juramento, dizendo:
‘Tornarei os vossos descendentes
tão numerosos como as estrelas do céu;
e toda esta terra de que vos falei,
eu a darei aos vossos descendentes
como herança para sempre’ ‘.
14 E o Senhor desistiu do mal
que havia ameaçado fazer ao seu povo.

Paulo se reconhece pecador

1Tm 1,12-17

Caríssimo:
12 Agradeço àquele que me deu força,
Cristo Jesus, nosso Senhor,
pela confiança que teve em mim
ao designar-me para o seu serviço,
13 a mim, que antes blasfemava, perseguia e insultava.
Mas encontrei misericórdia,
porque agia com a ignorância de quem não tem fé.
14 Transbordou a graça de nosso Senhor
com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.
15 Segura e digna de ser acolhida por todos
é esta palavra:
Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores.
E eu sou o primeiro deles!
16 Por isso encontrei misericórdia,
para que em mim, como primeiro,
Cristo Jesus demonstrasse
toda a grandeza de seu coração;
ele fez de mim um modelo
de todos os que crerem nele
para alcançar a vida eterna.
17 Ao Rei dos séculos,
ao único Deus, imortal e invisível,
honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Pedro se reconhece pecador

Lc 5,8 Ao ver isso, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!”

O Papa Francisco se reconhece pecador

Leave a Reply