EVANGELHO

EVANGELHO  (euvagge,lion)

 

EVANGELHO:  Marcos é o único que põe de início à palavra Evangelho como título do livro.

E uma palavra grega que significa Boa Nova, Boa Notícia. Inicialmente, significava a gorjeta que se dava ao carteiro portador de uma notícia. Se a notícia era boa, a gorjeta era maior.

Depois com o tempo, passou a significar a notícia boa trazida pelo portador. A boa notícia era as ações dos reis e imperadores, sobretudo quando percorriam suas terras levando benefícios, dinheiro, distribuindo alimentos, organizando gratuitamente diversões populares e libertando presos.

Aproveitando desse significado Marcos também quis oferecer aos membros das suas comunidades uma Boa Noticia, só que a Boa Notícia era para os cristãos Jesus de Nazaré, o Messias.

Obs1- Em Marcos, EVANGELHO não se trata de um livro assim como costuma se falar: o Evangelho de Marcos, o Evangelho de Mateus, de Lucas ou de João!

Em Marcos, EVANGELHO significa A BOA NOVA, A BOA NOTÍCIA de Jesus.

Assim, quando Jesus prega, anuncia, ensina, é a BOA NOVA de Jesus, é o EVANGELHO de Jesus. Mais ainda: quando Jesus cura, por exemplo, o leproso, o EVANGELHO (BOA NOVA)  é que o leproso ficou curado.

Marcos usa a palavra EVANGELHO 7 vezes e mais uma vez no apêndice  -  16,15).

Veja os textos onde Marcos faz uso da palavra EVANGELHO

Mc 1, 1;   1,14;   1,15;   8, 35; 10, 29; 13, 10; 14, 9

  1. Mc 1,1:  Começo do EVANGELHO  de Jesus,  o Cristo, o Filho de Deus.

  2. Mc 1,14 Depois que João Batista foi preso,  JESUS voltou para a GALILEIA, pregando o EVANGELHO de  DEUS:

  3. Mc 1,15 “O tempo (=kairós) já se cumpriu, e o REINO DE DEUS está próximo. Convertam-se  e creiam no EVANGELHO.”

  4. Mc 8, 35     Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perde a sua vida por causa de mim e do EVANGELHO, vai salvá-la.

  5. Mc 10,28 Pedro começou a dizer: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.”  29 JESUS respondeu: “Em verdade digo a vocês: quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, filhos, campos, por causa de mim e do EVANGELHO, 30 vai receber cem vezes mais. Agora, neste tempo,(=kairós) vai receber casas, irmãos, irmãs, mãe, filhos e campos, junto com perseguições. E, no mundo futuro, vai receber a vida eterna.

  6. Mc 13,9 “Tomem muito cuidado! Entregarão vocês aos tribunais. Vocês serão torturados nas sinagogas, serão levados diante de governadores e reis por minha causa, para vocês darem testemunho diante deles. 10 Mas antes o EVANGELHO deve ser pregado a todas as nações.

  7. Mc 14,8   Ela fez o que podia: derramou perfume em meu corpo, preparando-o para a sepultura. 9 Em verdade digo a vocês: por toda a parte, onde o EVANGELHO for pregado, também contarão o que ela fez, e ela será lembrada.”

No Apêndice:

Mc 16,15 Então JESUS disse-lhes: “Vão pelo mundo inteiro e preguem o EVANGELHO a toda criatura.

 Evangelho-1

 Evangelho-2

***********************


MAPA DA PALESTINA


EVANGELHO DE MARCOS


Responsável por este trabalho:


Xavier Cutajar


xacute@uol.com.br       http://xacute1.com


Leave a Reply