OUVIR – ESCUTAR

QUEM  OUVIU FALAR DE JESUS

1. A MULTIDÃO (Mc 3,8)

 A multidão tinha ouvido falar  de tudo o que Jesus fazia, por isso veio onde Jesus estava com seus discípulos a beira do mar. A multidão veio da Galileia, da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro lado do rio Jordão e dos territórios de Tiro e Sidônia.

 2. OS PARENTES DE JESUS (Mc 3,21)

 Os parentes de Jesus ouviram  falar  o que alguns estavam dizendo  que “ele está ficando fora de si”. Isso devido a multidão que procurava Jesus a tal ponto que não sobrava tempo para ele e seus discípulos comerem nem um pedaço de pão

 3. A MULHER COM HEMORRAGIA (Mc 5,27)

 A mulher, que sofria de hemorragia já há doze anos e que tinha padecido na mão de muitos médicos e que tinha gasto tudo o que tinha e,  em vez de melhorar, piorava sempre mais, tinha ouvido falar  de Jesus. Então ela foi no meio da multidão aproximou-se dele por trás e tocou na roupa dele, porque pensava: “Ainda que eu toque só na roupa dele, ficarei curada.” E logo a hemorragia parou.  E a mulher sentiu no corpo que estava curada da doença.  E logo Jesus percebeu que uma força  tinha saído dele. Então virou-se no meio da multidão  e perguntou: “Quem foi que tocou na minha roupa?” Os discípulos disseram:  “Estás vendo a multidão  que te aperta e ainda perguntas: ‘quem me tocou?’”  Mas Ele ficou olhou ao redor para ver quem tinha feito aquilo.  A mulher, cheia de medo e tremendo, percebeu o que lhe havia acontecido.  Então foi, caiu aos pés dele e contou toda a verdade.  E Jesus disse à mulher: “Minha filha, sua fé curou (salvou) você. Vá em paz e fique curada (salva) dessa doença.”

4. HERODES (Mc 6,14)

 Também o rei Herodes ouviu falar  de Jesus; seu nome tinha-se tornado famoso. Alguns diziam:  “João Batista ressuscitou dos mortos.  É por isso que os poderes agem nesse homem.” Outros diziam: “É Elias.” Outros diziam ainda: “É um profeta como os profetas antigos.” Ouvindo essas coisas, Herodes disse: “Ele é João. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!”

5. AS PESSOAS E OS DOENTES (Mc 6,55)

 Acabando de atravessar,  Jesus e seus discípulos chegaram à terra, em Genesaré, e amarraram a barca. Quando desceram da barca,  as pessoas logo o reconheceram.  As pessoas de toda região levavam os doentes deitados em suas camas  para o lugar onde ouviam falar  que Jesus estava estava. E onde ele chegava, tanto nos povoados como nas cidades ou nos campos,  colocavam os doentes nas praças e pediam que pudessem ao menos tocar a barra da roupa dele.  E todos os que tocaram, ficaram curados (salvos).

6. A MULHER PAGÃ (Mc 7,25)

 A mulher  que era pagã, nascida na Fenícia da Síria e que tinha uma filha com um espírito impuro, tinha ouvido falar  de Jesus.   Jesus tinha ido na região de Tiro e Sidônia e entrando numa casa  não queria que ninguém soubesse onde ele estava mas não conseguiu ficar escondido porque a mulher foi até ele e caiu a seus pés e  lhe suplicou que expulsasse de sua filha o demônio Jesus lhe disse:  “Deixe que primeiro os filhos fiquem saciados,  porque não está certo tirar o pão dos filhos  e jogá-lo aos cachorrinhos.”  A mulher respondeu: “Sim, Senhor;  mas também os cachorrinhos ficam debaixo da mesa e comem as migalhas que as crianças deixam cair.”  Então Jesus lhe disse: “Por causa desta palavra que você acaba de dizer, pode voltar; o demônio já saiu da sua filha.”  Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama,  pois o demônio já tinha saído dela.

7. O CEGO BARTIMEU (Mc 10,47)

 O cego Bartimeu, filho de Timeu  estava sentado no caminho pedindo esmola e quando ouvu falar que era Jesus Nazareno que estava passando. O cego começou a gritar:  “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”  Jesus estava acompanhado pelos discípulos e por uma grande multidão. Saindo  de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão a caminho de Jerusalém. Muitos o repreenderam e mandaram que ficasse quieto Bartimeu  gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!”  Então Jesus parou e disse: “Chamem o cego.” Eles chamaram o cego e disseram: “Coragem, levante-se, porque está chamando você.”  O cego largou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. Então Jesus lhe perguntou: “O que você quer que eu faça por você?”  O cego respondeu:  “Rabbuni, eu quero recuperar a vista.” Jesus disse: “Pode ir, a sua curou (salvou) você.” Logo o cego tornou a ver e seguia  Jesus  pelo caminho.


**********************

Qual é a diferença entre OUVIR e ESCUTAR em português?
O nooso aparelho auditivo escuta tudo que pode se escutar 
mas só ouve aquilo ao que damos atenção.

VEJA: O QUE JESUS OUVIU

 

**OUVIR

 Mc  2,17;  3, 8;  3, 21;  4,3;  4,9; 4,12;  4,15;  4,16;  4,18;  4,20;
     4,23;  4, 24;  4,33; 5, 27;  5, 36;  6,2;  6,11;  6,14; 6,16;
    6,20;   6, 20;  6, 29;  6, 55;  7, 14;   7, 16;  7, 25; 7,37;  8,18;
             9, 7;  10, 41;  10, 47;
            11,14;  11,18;  12,37; 12,28; 13,7; 14,11; 14,58; 14,64;  15,35

Orelha é a parte externa do aparelho auditivo;

Ouvido é o aparelho auditivo propriamente dito;

4,9     E dizia:

“Quem tem ouvidos(=orelhas) (w=ta)para ouvir(avkou,ein),

ouça(avkoue,tw)!(1/3)” (Cf. 4,9; 4,23; 7,16)

 

4,23  Se alguém tem ouvidos(=orelhas) (w=ta)para ouvir(avkou,ein),

ouça(avkoue,tw)!(1/3)” (Cf. 4,9; 4,23; 7,16)

 

7,16    (* Se alguém tem ouvidos(=orelhas) (w=ta)para ouvir(avkou,ein),

ouça(avkoue,tw)!(3/3)” (Cf. 4,9; 4,23; 7,16)

 

7,32 Levaram então a Ele um homem surdo

e que falava com dificuldade,

e pediram que pusesse a mão sobre ele.

33 Ele se afastou com o homem

para longe da MULTIDÃO;

em seguida pôs os dedos no ouvido(=orelha)(w=ta) do homem,

cuspiu e com a sua saliva tocou a língua dele.

34 E olhou para o céu, suspirou e disse:

“Efatá!”, que quer dizer:  “Abra-se!”

35 Logo seus ouvidos(=orelhas) se abriram(hvnoi,ghsan),

sua língua se soltou

e ele começou a falar sem dificuldade.

 

8,18           Vocês têm olhos e não vêem,

têm ouvidos(=orelhas)(w=ta) e não ouvem?

 

14,47 Mas um dos presentes puxou a espada(ma,cairan),

e feriu o empregado do SUMO SACERDOTE, (avrciere,wj)

cortando-lhe a orelha(wvta,rion).

Leave a Reply