QUEM OUVIU FALAR DE JESUS
1. A MULTIDÃO (Mc 3,8)
A multidão tinha ouvido falar de tudo o que Jesus fazia, por isso veio onde Jesus estava com seus discípulos a beira do mar. A multidão veio da Galileia, da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro lado do rio Jordão e dos territórios de Tiro e Sidônia.
2. OS PARENTES DE JESUS (Mc 3,21)
Os parentes de Jesus ouviram falar o que alguns estavam dizendo que “ele está ficando fora de si”. Isso devido a multidão que procurava Jesus a tal ponto que não sobrava tempo para ele e seus discípulos comerem nem um pedaço de pão
3. A MULHER COM HEMORRAGIA (Mc 5,27)
A mulher, que sofria de hemorragia já há doze anos e que tinha padecido na mão de muitos médicos e que tinha gasto tudo o que tinha e, em vez de melhorar, piorava sempre mais, tinha ouvido falar de Jesus. Então ela foi no meio da multidão aproximou-se dele por trás e tocou na roupa dele, porque pensava: “Ainda que eu toque só na roupa dele, ficarei curada.” E logo a hemorragia parou. E a mulher sentiu no corpo que estava curada da doença. E logo Jesus percebeu que uma força tinha saído dele. Então virou-se no meio da multidão e perguntou: “Quem foi que tocou na minha roupa?” Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te aperta e ainda perguntas: ‘quem me tocou?’” Mas Ele ficou olhou ao redor para ver quem tinha feito aquilo. A mulher, cheia de medo e tremendo, percebeu o que lhe havia acontecido. Então foi, caiu aos pés dele e contou toda a verdade. E Jesus disse à mulher: “Minha filha, sua fé curou (salvou) você. Vá em paz e fique curada (salva) dessa doença.”
4. HERODES (Mc 6,14)
Também o rei Herodes ouviu falar de Jesus; seu nome tinha-se tornado famoso. Alguns diziam: “João Batista ressuscitou dos mortos. É por isso que os poderes agem nesse homem.” Outros diziam: “É Elias.” Outros diziam ainda: “É um profeta como os profetas antigos.” Ouvindo essas coisas, Herodes disse: “Ele é João. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!”
5. AS PESSOAS E OS DOENTES (Mc 6,55)
Acabando de atravessar, Jesus e seus discípulos chegaram à terra, em Genesaré, e amarraram a barca. Quando desceram da barca, as pessoas logo o reconheceram. As pessoas de toda região levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava estava. E onde ele chegava, tanto nos povoados como nas cidades ou nos campos, colocavam os doentes nas praças e pediam que pudessem ao menos tocar a barra da roupa dele. E todos os que tocaram, ficaram curados (salvos).
6. A MULHER PAGÃ (Mc 7,25)
A mulher que era pagã, nascida na Fenícia da Síria e que tinha uma filha com um espírito impuro, tinha ouvido falar de Jesus. Jesus tinha ido na região de Tiro e Sidônia e entrando numa casa não queria que ninguém soubesse onde ele estava mas não conseguiu ficar escondido porque a mulher foi até ele e caiu a seus pés e lhe suplicou que expulsasse de sua filha o demônio Jesus lhe disse: “Deixe que primeiro os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos.” A mulher respondeu: “Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos ficam debaixo da mesa e comem as migalhas que as crianças deixam cair.” Então Jesus lhe disse: “Por causa desta palavra que você acaba de dizer, pode voltar; o demônio já saiu da sua filha.” Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já tinha saído dela.
7. O CEGO BARTIMEU (Mc 10,47)
O cego Bartimeu, filho de Timeu estava sentado no caminho pedindo esmola e quando ouvu falar que era Jesus Nazareno que estava passando. O cego começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” Jesus estava acompanhado pelos discípulos e por uma grande multidão. Saindo de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão a caminho de Jerusalém. Muitos o repreenderam e mandaram que ficasse quieto Bartimeu gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” Então Jesus parou e disse: “Chamem o cego.” Eles chamaram o cego e disseram: “Coragem, levante-se, porque está chamando você.” O cego largou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. Então Jesus lhe perguntou: “O que você quer que eu faça por você?” O cego respondeu: “Rabbuni, eu quero recuperar a vista.” Jesus disse: “Pode ir, a sua fé curou (salvou) você.” Logo o cego tornou a ver e seguia Jesus pelo caminho.
********************** Qual é a diferença entre OUVIR e ESCUTAR em português? O nosso aparelho auditivo ouve tudo que pode ser ouvido mas só escuta aquilo ao que se dá atenção. VEJA: O QUE JESUS OUVIU
**OUVIR
Mc 2,17; 3, 8; 3, 21; 4,3; 4,9; 4,12; 4,15; 4,16; 4,18; 4,20;
4,23; 4, 24; 4,33; 5, 27; 5, 36; 6,2; 6,11; 6,14; 6,16;
6,20; 6, 20; 6, 29; 6, 55; 7, 14; 7, 16; 7, 25; 7,37; 8,18;
9, 7; 10, 41; 10, 47;
11,14; 11,18; 12,37; 12,28; 13,7; 14,11; 14,58; 14,64; 15,35
Orelha é a parte externa do aparelho auditivo;
Ouvido é o aparelho auditivo propriamente dito;
4,9 E dizia:
“Quem tem ouvidos(=orelhas) (w=ta)para ouvir(avkou,ein),
ouça(avkoue,tw)!(1/3)” (Cf. 4,9; 4,23; 7,16)
4,23 Se alguém tem ouvidos(=orelhas) (w=ta)para ouvir(avkou,ein),
ouça(avkoue,tw)!(1/3)” (Cf. 4,9; 4,23; 7,16)
7,16 (* Se alguém tem ouvidos(=orelhas) (w=ta)para ouvir(avkou,ein),
ouça(avkoue,tw)!(3/3)” (Cf. 4,9; 4,23; 7,16)
7,32 Levaram então a Ele um homem surdo
e que falava com dificuldade,
e pediram que pusesse a mão sobre ele.
33 Ele se afastou com o homem
para longe da MULTIDÃO;
em seguida pôs os dedos no ouvido(=orelha)(w=ta) do homem,
cuspiu e com a sua saliva tocou a língua dele.
34 E olhou para o céu, suspirou e disse:
“Efatá!”, que quer dizer: “Abra-se!”
35 Logo seus ouvidos(=orelhas) se abriram(hvnoi,ghsan),
sua língua se soltou
e ele começou a falar sem dificuldade.
8,18 Vocês têm olhos e não vêem,
têm ouvidos(=orelhas)(w=ta) e não ouvem?
14,47 Mas um dos presentes puxou a espada(ma,cairan),
e feriu o empregado do SUMO SACERDOTE, (avrciere,wj)
cortando-lhe a orelha(wvta,rion).