COMO JESUS É CHAMADO
1,7 E pregava: «Depois de mim, vai chegar alguém mais forte do que eu. E eu não sou digno sequer de me abaixar para desamarrar as suas sandálias. 8 Eu batizei vocês com água, mas ele batizará vocês com o Espírito Santo.»
1, 23 Nesse momento, estava na sinagoga um homem possuído por um espírito mau, que começou a gritar: 24 «Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!»
3, 11 Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés gritando: «Tu és o Filho de Deus!»
5, 6 Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele
7 e gritou bem alto: «Que há entre mim e ti, Jesus, Filho do Deus altíssimo?
14, 61 O sumo sacerdote o interrogou de novo: «És tu o Messias, o Filho do Deus Bendito?» 62 Jesus respondeu: «Eu sou. E vocês verão o Filho do Homem sentado à direita do Todo-poderoso, e vindosobre as nuvens do céu.»
15,39 O oficial do exército, que estava bem na frente da cruz, viu como Jesus havia expirado, e disse: «De fato, esse homem era mesmo Filho de Deus!»
1, 9 Nesses dias, Jesus chegou de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no rio Jordão. 10 Logo que Jesus saiu da água, viu o céu se rasgando, e o Espírito, como pomba, desceu sobre ele. 11 E do céu veio uma voz: «Tu és o meu Filho amado; em ti encontro o meu agrado.»
1, 12 Em seguida o Espírito impeliu Jesus para o deserto. 13 E Jesus ficou no deserto durante quarenta dias, e aí era tentado por Satanás. Jesus vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam.
9,2 E se transfigurou diante deles. 3 Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas, como nenhuma lavadeira no mundo as poderia alvejar. 4 Apareceram-lhes Elias e Moisés, que conversavam comJesus. 5 Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.» 6 Pedro não sabia o que dizer, pois eles estavam com muito medo. 7 Então desceu uma nuvem e os cobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: «Este é o meu Filho amado. Escutem o que ele diz!» 8 E, de repente, eles olharam em volta e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles.
6,14 O rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome tinha-se tornado famoso. Alguns diziam: «João Batista ressuscitou dos mortos. É por isso que os poderes agem nesse homem.» 15 Outros diziam: «É Elias.» Outros diziam ainda: «É um profeta como os profetas antigos.» 16 Ouvindo essas coisas, Herodes disse: «Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!»
8, 27 Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho, ele perguntou a seus discípulos: «Quem dizem os homens que eu sou?» 28 Eles responderam: «Alguns dizem que tu és João Batista; outros, que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas.» 29 Então Jesus perguntou-lhes: «E vocês, quem dizem que eu sou?» Pedro respondeu: «Tu és o Messias.» 30 Então Jesus proibiu severamente que eles falassem a alguém a respeito dele.
11, 9 Os que iam na frente e os que seguiam gritavam: «Hosana! Bendito aquele que vem em nome do Senhor! 10 Bendito seja o Reino que vem, o reino de nosso pai Davi! Hosana no mais alto do céu!»
O primeiro testemunho que nós temos no Evangelho de Marcos sobre Jesus é de João, o batista conhecido como o precursor: “Depois de mim, vai chegar alguém mais forte do que eu. E eu não sou digno sequer de me abaixar para desamarrar as suas sandálias.” (1,2-3)
E ainda declara “ Eu batizei vocês com água, mas ele batizará vocês com o ESPÍRITO SANTO.» (1,7-8) ESPÍRITO que marca presença em Jesus: “Logo que Jesus saiu da água, viu o céu se rasgando, e o Espírito, como pomba, desceu sobre ele (1,10), ESPÍRITO DE DEUS que guia Jesus durante toda a sua vida (1,12) iniciando pelo deserto enfrentando e vencendo o tentador Satanás e as bestas, (Cf.: Ap 12-13) com quem convivia mas os anjos o serviam.” (1,13)
Quem dá o primeiro título a Jesus são os espíritos maus, ou possessos ou endemoninhados. Assim, o homem possuído por um espírito mau reconhece “JESUS NAZARENO” como “O SANTO DE DEUS” que tem o poder de os destruir. (1,23) Os espíritos mãus, caindo a seus pés, gritam «Tu és O FILHO DE DEUS!» (3,11) e o endemoninhado de joelhos grita: «Que há entre mim e ti, Jesus, FILHO DO DEUS ALTÍSSIMO? (5,6-7)
No Batismo (1,11) e mais tarde na transfiguração (9,7) a voz que veio do céu chama Jesus de “MEU FILHO AMADO que muito me agrada” por isso a ELE que se deve “OUVIR”, (9,7) e não mais a Moisés e Elias que sumiram entre as nuvens. (9,8).
Diante do Sinédrio, o Sumo Sacerdote indaga: «És tu O MESSIAS, O FILHO DO DEUS BENDITO?», a qual o próprio Jesus confirma: : «Eu sou. E vocês verão o FILHO DO HOMEM sentado à direita do Todo-poderoso, e vindo sobre as nuvens do céu.»(14, 61-62)
O oficial romano, portanto um estrangeiro, ao ver o jeito como Jesus morreu confirma a indagação do Sumo Sacerdote: «De fato, esse homem era mesmo FILHO DE DEUS!» (15,39)
Diante da fama que Jesus foi ganhando, o povo acreditava que Ele era João Batista que tinha ressuscitado ou Elias ou um dos profetas. Para o rei Herodes (Antipas) Jesus é João (Batista) de quem tinha cortado a cabeça e que agora ressuscitou (6,14-16; 8,28). Mas para Pedro e os discípulos, que acompanhavam Jesus passo a passo, que ouviram tudo que Jesus ensinou e presenciaram todas as suas obras, Jesus é O MESSIAS. (8,30)
Na chegado de Jesus a Jerusalém a multidão, que recebeu Jesus montado num jumentinho como rei, grita: «Hosana! Bendito aquele que vem em nome do Senhor! Bendito seja o reino que vem, o reino de nosso pai Davi! Hosana no mais alto do céu!» (11,9-10) (Hosana significa “Dai nos a salvação!”, “Dai nos a vitória!”) (Sl 118, 25-26)