DESTRA – MÃO DIREITA

A DESTRA

VEJA O ARQUIVO EM PDF: A DESTRA

 

“A DESTRA”(th.n dexia.n)  (a direita, a mão direita, mão forte, a mão poderosa de Deus, tua Direita, o braço de Deus, o braço de Deus faz proezas, o escudo,  o teu poder, o rochedo).

 

A.    No APOCALIPSE – 7 vezes

 

1. – (um como Filho do Homem)

Ap 1:16 E ele (um como Filho do Homem) tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.

 

2. – (um como Filho do Homem)

Ap 1:17 E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele (um como Filho do Homem) pós sobre mim a sua destra, dizendo-me: Näo temas; Eu sou o primeiro e o último;

 

3.- (um como Filho do Homem)

Ap 1:20 O mistério das sete estrelas, que viste na minha (um como Filho do Homem) destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas säo os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, säo as sete igrejas.

 

4. – (um como Filho do Homem)

Ap 2:1 Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele (um como Filho do Homem) que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:

 

5. – O Assentado

Ap 5:1 E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.

 

6. O Assentado

Ap 5:7 E veio (o Cordeiro), e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.

7. – o anjo que está sobre o mar e sobre a terra

Ap 10:5 E o anjo que vi estar sobre o mar e sobre a terra levantou a destra ao céu,

 

———————–

Ap 13,16 se refere a marca da besta na MÃO DIREITA – é o sentido literal:  “A segunda Besta faz também com que todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, recebam uma marca na mão direita ou na fronte.”

 

 

B.              O significado no Antigo Testamento

 

O primeiro lugar onde aparece esta expressão é no livro do Êxodo no cântico da vitória que Miriam, a irmã de Moisés proclama como resultado da grande vitória que Deus operou a favor do povo Hebreu libertando-os da mão opressora do Faraó.

 

Ex 14,31: Israel viu a mão forte com que Javé atuou contra o Egito. Então o povo temeu a Javé e acreditou nele e no seu servo Moisés. Cf. At 13,17: Depois, ele os tirou daí, com braço poderoso.

 

Ex 15, 1-21 – (ler todo texto) 6. Tua direita (destra), Javé, é terrível em poder, (Ex 14,31)     tua direita (destra), Javé, aniquila o inimigo; 12. Estendeste a direita (destra), e a terra os engoliu. 16. Sobre eles cai espanto e pavor; pela grandeza do teu braço (destra), emudecem como pedra; até que passe o teu povo, ó SENHOR, até que passe o povo que adquiriste.

 

Jó 40,6-14:   9.  Você tem braço como o braço (a destra) de Deus? Sua voz troveja como a voz de Deus?

 

Sl 16 (15) :11 Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.

 

Sl 18(17), 34-51 (ler todo) 36 Tu me deste o teu escudo salvador, tua direita (destra) me sustentou, e me atendeste sem parar.

 

Sl 20(19), 7: Agora reconheço que Javé dá a vitória ao seu ungido, e lhe responde do seu templo celeste com os prodígios de sua mão (destra) vitoriosa.

 

Sl 21(20), 9: Tua mão alcançará teus inimigos todos, tua direita (destra) encontrará teus adversários.

 

Sl 44(43), 4: Não foi com espada que eles conquistaram a terra, nem foi o braço deles que lhes trouxe a vitória; e sim a tua direita e o teu braço, e a luz da tua face, porque os amavas.

 

Sl 45 (44), 5 E nessa majestade cavalga prosperamente, pela causa da verdade e da justiça; e a tua destra te ensinará proezas.

 

Sl 48(47),11: Como o teu nome, ó Deus, também o teu louvor atinge os limites da terra. Tua direita está cheia de justiça:

 

Sl 60(59),7: Para que teus amados sejam libertos, a tua mão (destra) salvadora responda para nós!

 

Sl 73(72),23: Eu, porém, estou sempre contigo. Tu me agarraste pela mão direita (destra).

Sl 74 (73),11: Por que retiras tua mão esquerda e manténs a direita (destra) escondida no peito?

 

Sl 77(76),16:16 Com teu braço (destra) resgataste o teu povo, os filhos de Jacó e de José.

 

Sl 78(77), 54 Levou-os até à sua terra santa, até ao monte que a sua destra adquiriu.

 

Sl 80 (79), 16: a muda que a tua direita (destra) plantou, e que tornaste vigorosa.(17) Seja a tua mão sobre o povo da tua destra, sobre o filho do homem que fortaleceste para ti.

 

Sl 89(88),14 O teu braço é armado de poder, forte é a tua mão, e elevada, a tua destra.

 

Sl 98(98),1 Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque ele tem feito maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória.

 

Sl 108(107), 7 para que os teus amados sejam livres; salva com a tua destra e responde-nos.

 

Sl 118(117), 15-16 Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do SENHOR faz proezas. A destra do SENHOR se eleva, a destra do SENHOR faz proezas.

(Cf. Lc 1, 51: Ele realiza proezas com seu braço: dispersa os soberbos de coração,(52) derruba do trono os poderosos e eleva os humildes; (53) aos famintos enche de bens, e despede os ricos de mãos vazias.

 

Sl 138(137), 7 Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a tua destra me salva.

 

Sl 139(138), 5.10 ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me sustentará.

 

Lamentação 2,3-4: No ardor da sua ira, cortou o poder de Israel; cruzou os braços (retirou para traz a sua destra), quando o inimigo atacava; acendeu Jacó como tocha, tudo queimando em volta. 4 Como um inimigo, disparou suas flechas, puxando com a direita(destra); como invasor, destruiu a flor da juventude; nas tendas de Sião, atiçou o fogo da sua ira.

 

Habacuc 2,16: Você ficou saciado de vergonha, e não de glória. Beba também você e mostre a sua incircuncisão. A taça que está na mão direita(destra) de Javé será derramada sobre você, e em você a vergonha há de superar a glória.

 

Sab 5, 1-23 (ler todo):16 Por isso, receberão das mãos do Senhor a gloriosa coroa real e o diadema do esplendor, porque ele os protegerá com a mão direita(destra) e os cobrirá com seu braço, como escudo.

 

Eclesiástico (Siracide) 47, 5: Ele invocou o Senhor Altíssimo, que deu força à sua mão direita(destra), para eliminar um guerreiro valente e reerguer a honra do seu povo.

 

Is 41,10: ” Näo temas, porque eu sou contigo; näo te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça“.

 

Is 48,13: “Também a minha mäo fundou a terra, e a minha destra mediu os céus a palmos; eu os chamarei, e apareceräo juntos”.

 

Is 52, 10: Javé arregaçou a manga de seu braço santo diante de todas as nações; todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus.

 

Is 63,12: “Aquele cujo braço glorioso ele fez andar à mäo direita de Moisés, que fendeu as águas diante deles, para fazer para si um nome eterno?”

 

At 2:33: De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.

 

At 5:31: Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissäo dos pecados.

 

 

3.  A DIREITA É O LUGAR DO DEFENSOR, DO REFÚGIO, DO AMPARO

 

Sl 17,6: Eu clamo a ti, porque me respondes, ó Deus! Inclina-me teu ouvido, ouve a minha palavra, v7: manifesta a maravilha do teu amor, tu que dos agressores salvas a quem se refugia à tua direita (destra).

 

Sl 63(62), 9: A minha alma apega-se a ti; a tua destra me ampara.

 

Sl 142(141), 4  Olha à minha direita e vê, pois não há quem me reconheça, nenhum lugar de refúgio, ninguém que por mim se interesse.

 

Sl 109(108), 31 porque ele se põe à direita do pobre, para o livrar dos que lhe julgam a alma.

 

Is 63,12 Aquele cujo braço glorioso ele fez andar à mão direita de Moisés? Que fendeu as águas diante deles, criando para si um nome eterno?

 

 

 

4.             A BÊNÇÃO COM A MÃO DIREITA PROPORCIONA MAIS QUE A ESQUERDA

Gn 48, 8-19 

8 Israel viu os dois filhos de José, e perguntou: «Quem são estes?» 9 José respondeu: «São os filhos que Deus me deu aqui». Jacó disse: «Traga-os aqui perto para que eu os abençoe». 10 Israel estava com a vista fraca pela velhice e quase não enxergava. José fez os filhos se aproximarem, e Israel os beijou e abraçou. 11 E Israel disse a José: «Eu não esperava mais vê-lo, mas Deus me permitiu ver você e seus descendentes». 12 Então José tirou os filhos do colo do pai e se prostrou com o rosto por terra. 13 José pegou os filhos, Efraim à direita e Manassés à esquerda, aproximou-se de Israel, para que Manassés ficasse à direita e Efraim à esquerda de Israel. 14 Israel, porém, cruzou os braços, estendeu a mão direita e a colocou sobre a cabeça de Efraim, que era o mais novo, e a mão esquerda sobre a cabeça de Manassés, embora Manassés fosse o mais velho. 15 E os abençoou, dizendo: «Que o Deus, diante do qual caminharam meus pais Abraão e Isaac, que o Deus que foi meu pastor desde o meu nascimento até hoje, 16 que o Anjo que me salvou de todo o mal abençoe estas crianças. Que nelas sobrevivam o meu nome e o nome de meus pais Abraão e Isaac. Que elas cresçam e se multipliquem sobre a terra». 17 José viu que seu pai tinha posto a mão direita sobre a cabeça de Efraim, e não gostou. Pegou a mão do pai, retirou-a da cabeça de Efraim e a colocou sobre a cabeça de Manassés, 18 explicando: «Não é assim, pai! O primogênito é este; coloque a mão direita sobre a cabeça dele». 19 Mas o pai recusou, dizendo: «Eu sei, meu filho, eu sei. Ele também se tornará um povo e crescerá, mas seu filho mais novo será maior do que ele, e sua descendência se tornará uma multidão de nações». 20 Nesse dia, Jacó os abençoou desta maneira: «Israel se servirá de vocês para abençoar, dizendo: ‘Deus torne você como Efraim e Manassés’ «. E Jacó pôs Efraim antes de Manassés.

14: Mas Israel estendeu a mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, que era o mais novo, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, cruzando assim as mãos, não obstante ser Manassés o primogênito…. 17: Vendo José que seu pai pusera a mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi-lhe isto desagradável, e tomou a mão de seu pai para mudar da cabeça de Efraim para a cabeça de Manassés.18 E disse José a seu pai: Não assim, meu pai, pois o primogênito é este; põe a mão direita sobre a cabeça dele. 19 Mas seu pai o recusou e disse: Eu sei, meu filho, eu o sei; ele também será um povo, também ele será grande; contudo, o seu irmão menor será maior do que ele, e a sua descendência será uma multidão de nações.

 

Pr 3,16: O alongar-se da vida está na sua mão direita, na sua esquerda, riquezas e honra.

———————-

Pe. Xavier Cutajar:- xacute@uol.com.br     http://xacute1.com

 

 

 

********************

ÍNDICE GERAL DO APOCALIPSE

Responsável por este trabalho:

Xavier Cutajar

xacute@uol.com.br       http://xacute1.com

Leave a Reply