BELZEBU

BELZEBU

Alguns DOUTORES DA LEI que tinham descido de Jerusalém, diziam: “Ele está possuído por Belzebu“;   e também: “É pelo príncipe dos demônios  que ele expulsa os demônios” Mc 3,22

Belzebu é uma deformação grotesca de Baal-Zebul, divindade cananéia, deus de Acaron (2Rs 1). Parece que a palavra Zebul significa “príncipe” (Baal significa ‘Senhor’). Mas o nome dessa divindade foi distorcido e, em vez de ser Baal-Zebul (‘Senhor Príncipe’), o povo da Bíblia o chamou de Baal-Zebub (‘Senhor das Moscas’). Naquele tempo, como hoje, as moscas frequentam as mesmas coisas e ambientes) De Baal-Zebub vem Belzebu, ‘príncipe dos demônios’.  (Evangelho de Marcos – José Bortolini – Paulus)

 

Belzebu (nome dervivado de Baal Zebul ou Baalzebub, também referido por Belzebuth) é uma divindade maligna nas mitologias filisteia e cananeia, com várias referências na Bíblia como sendo o próprio diabo.

 

Origem mitológica

Baalzebub é uma entidade amalgamada de outras duas poderosas entidades conhecidas das mitologias cananeia e fenícia:

  • o deus Baal ou Bael, senhor dos trovões, agricultura e fertilidade. Também associado à morte e crueldade;
  • Zebub, o deus das moscas e da pestilência.

Segundo a mitologia, Zebub era um infernunita arqui-inimigo de Baal. Este, junto com grandes magos da antiguidade, derrotou Zebub numa batalha épica que, por ter expandido suas forças no cosmo, abriu um abismo que sugou os dois deuses e os uniu em um só, o então “belth-zebul”. Seu espírito foi arremessado ao inferno e lá perdurou na “fossa”, até ser resgatado por Satã. Seu poder excedia o poder de Zebub e o do próprio Baal. Proclamou-se senhor da cidade de Dite, antes governada por Orcus.

No cristianismo

Para o cristianismo moderno, Belzebu é um dos nomes do diabo. Na demonologia cristã, ele é um dos sete príncipes do inferno e a personificação do segundo pecado, a gula, tal como era visto na Idade Média.

No Dictionnaire Infernal, é descrito como o “Príncipe dos Demônios, Senhor das Moscas e da Pestilência, Mestre da Ordem”. Belzebu é conhecido principalmente como O Quarto, por ser o quarto demônio mais poderoso do inferno, curvando-se somente perante LúciferSatã e Belfegor. Ele é o irmão mais velho de Lúcifer, descendente da geração de Behemoth, pai de Belial, um dos maiores demônios do inferno.

————————

https://pt.wikipedia.org/wiki/Belzebu

 

Beghelzebul “alla taz-zibel” hi tibdila ta’ Beghelzebub “alla tad-dubbien” (It-Testment il-Gdid – Bibbja Saydon roda-pé de Mt 12,22-24) – 1976

 

Veja também em MARCOS
*** DEMÔNIO
*** SATANÁS
*** ESPÍRITO IMPURO
*** BELZEBU
*** DIABO (Marcos não usa a palavra DIABO)
VOLTA AO MENU PRINCIPAL DE MARCOS

 

**********

MAPA DA PALESTINA

 EVANGELHO DE MARCOS

  Responsável por este trabalho

    Xavier Cutajar

            xacute@uol.com.br       http://xacute1.com

Leave a Reply