BELZEBU

BELZEBU

Alguns DOUTORES DA LEI que tinham descido de Jerusalém, diziam: “Ele está possuído por Belzebu“;   e também: “É pelo príncipe dos demônios  que ele expulsa os demônios” Mc 3,22

Belzebu é uma deformação grotesca de Baal-Zebul, divindade cananéia, deus de Acaron (2Rs 1). Parece que a palavra Zebul significa “príncipe” (Baal significa ‘Senhor’). Mas o nome dessa divindade foi distorcido e, em vez de ser Baal-Zebul (‘Senhor Príncipe’), o povo da Bíblia o chamou de Baal-Zebub (‘Senhor das Moscas’). Naquele tempo, como hoje, as moscas frequentam as mesmas coisas e ambientes) De Baal-Zebub vem Belzebu, ‘príncipe dos demônios’.  (Evangelho de Marcos – José Bortolini – Paulus)

 

Belzebu (nome dervivado de Baal Zebul ou Baalzebub, também referido por Belzebuth) é uma divindade maligna nas mitologias filisteia e cananeia, com várias referências na Bíblia como sendo o próprio diabo.

 

Jesus exorcista

Reflexão do prof. Dr. Pe. Cássio Murilo Dias da Silva (PUCRS).

 

 

Reflexão bíblica – Sexta-feira da 27ª Semana do Tempo Comum (09/10/20)

Prof. Dr. Pe. Cássio Murilo Dias da Silva (PUCRS)

Lc 11,15-26 15

Mas alguns disseram: ‘É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios.’ 16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: ‘Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. 25Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes.’

O Grupo de Reflexão Bíblica São Jerônimo é uma iniciativa de professores de Bíblia, cuja proposta é oferecer um nutrimento bíblico-espiritual, uma palavra de conforto e esperança a partir do texto sagrado.

Inscreva-se em nossas redes sociais e não perca nenhuma reflexão!!

Acesse: https://www.linktree.com.br/grbsaojer…

 

Origem mitológica

Baalzebub é uma entidade amalgamada de outras duas poderosas entidades conhecidas das mitologias cananeia e fenícia:

  • o deus Baal ou Bael, senhor dos trovões, agricultura e fertilidade. Também associado à morte e crueldade;
  • Zebub, o deus das moscas e da pestilência.

Segundo a mitologia, Zebub era um infernunita arqui-inimigo de Baal. Este, junto com grandes magos da antiguidade, derrotou Zebub numa batalha épica que, por ter expandido suas forças no cosmo, abriu um abismo que sugou os dois deuses e os uniu em um só, o então “belth-zebul”. Seu espírito foi arremessado ao inferno e lá perdurou na “fossa”, até ser resgatado por Satã. Seu poder excedia o poder de Zebub e o do próprio Baal. Proclamou-se senhor da cidade de Dite, antes governada por Orcus.

No cristianismo

Para o cristianismo moderno, Belzebu é um dos nomes do diabo. Na demonologia cristã, ele é um dos sete príncipes do inferno e a personificação do segundo pecado, a gula, tal como era visto na Idade Média.

No Dictionnaire Infernal, é descrito como o “Príncipe dos Demônios, Senhor das Moscas e da Pestilência, Mestre da Ordem”. Belzebu é conhecido principalmente como O Quarto, por ser o quarto demônio mais poderoso do inferno, curvando-se somente perante LúciferSatã e Belfegor. Ele é o irmão mais velho de Lúcifer, descendente da geração de Behemoth, pai de Belial, um dos maiores demônios do inferno.

————————

https://pt.wikipedia.org/wiki/Belzebu

 

Beghelzebul “alla taz-zibel” hi tibdila ta’ Beghelzebub “alla tad-dubbien” (It-Testment il-Gdid – Bibbja Saydon roda-pé de Mt 12,22-24) – 1976

 

Veja também em MARCOS
*** DEMÔNIO
*** SATANÁS
*** ESPÍRITO IMPURO
*** BELZEBU
*** DIABO (Marcos não usa a palavra DIABO)
VOLTA AO MENU PRINCIPAL DE MARCOS

Leia a interpretação de Pe. Oscar Quevedo sobre o ENDEMONINHADO DE GERASA (Mc 5,1-20)


Leia de Pe. Oscar Quevedo sobre a POSSESSÃO DEMONIACA: DOGMA DE FÉ?


Você sabe quem é LÚCIFER na bíblia?


veja DEMÔNIOS em Marcos


VEJA TAMBÉM: MALIGNOSATANÁSDIABOTENTADORSERPENTEDEMÔNIO,


ANTICRISTOENGANARLÚCIFERBELZEBÚ


 

 

 

**********

MAPA DA PALESTINA

 EVANGELHO DE MARCOS

  Responsável por este trabalho

    Xavier Cutajar

            xacute@uol.com.br       http://xacute1.com

Leave a Reply