RESSURREIÇÃO (7 vezes)
Mc 8,31; 9,9; 9,10; 9,31; 10,34; 14,28; 16,6
Assim como faz referência a crucifixão de Jesus 7 vezes, Marcos usa a palavra ressurreição 7 vezes referendo-se a ressurreição de Jesus, incluindo uma vez sendo incompreendido pelos 3 discípulos ao mencionar a “ressurreição dos mortos” após a transfiguração (9,9-10) e outra vez todos os discípulos perdidos sem compreender o que Jesus estava ensinando (9,31-32).
1) Após Pedro declarar que Jesus é o Messias:
8,31 Em seguida, começou a lhes ensinar, dizendo: “O FILHO DO HOMEM deve sofrer muito, ser rejeitado pelos ANCIÃOS, pelos CHEFES DOS SACERDOTES e DOUTORES DA LEI, deve ser morto, e ressuscitar(1/7) depois de três dias.”
2) Após Jesus se transfigurar diante de Pedro, Tiago e João:
9,9 Ao descerem da montanha, recomendou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o FILHO DO HOMEM tivesse ressuscitado(2/7) dos mortos.
3) Após Jesus especificar a qual ressurreição se refere:
9,10 Eles guardaram a palavra e se perguntavam o que queria dizer “ressuscitar(3/7) dos mortos”.
4) Ao ensinar seus discípulos:
9,30 Partindo daí atravessavam a GALILEIA. Não queria que ninguém soubesse onde ele estava, 31 porque estava ensinando seus discípulos. E dizia-lhes: “O FILHO DO HOMEM vai ser entregue na mão dos homens, e eles o matarão. Mas, quando estiver morto, Depois de três dias ele ressuscitará(4/7).” 32 Mas eles não compreendiam o que estava dizendo, e tinham medo de fazer perguntas.
5) Ao pegar o caminho para Jerusalém:
10,33 “Eis que estamos subindo para Jerusalém,e o FILHO DO HOMEM vai ser entregue aos CHEFES DOS SACERDOTES e aos DOUTORES DA LEI . Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34 Vão caçoar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará(5/7).”
6) Após a última Ceia:
14,26 Tendo cantado o hino, saíram para o monte das Oliveiras. 27 Então JESUS lhes disse: “Vocês todos vão ficar desorientados, porque a Escritura diz: ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas se dispersarão’. 28 Mas, depois da minha ressurreição(6/7), eu irei à frente de vocês para a GALILEIA.”
7) Após a morte de Jesus na cruz e seu enterro:
16,1 Quando o SÁBADO passou, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram perfumes para ungir o seu corpo. 2 E bem cedo no primeiro dia após o SÁBADO, ao nascer do sol, elas foram ao túmulo. 3 E diziam entre si: “Quem vai tirar para nós a pedra da porta do túmulo?” 4 Pois era muito grande. Mas, quando olharam, viram que a pedra já havia sido tirada. 5 Então entraram no túmulo e viram um jovem sentado à direita vestido de branco. E ficaram muito assustadas. 6 Mas o jovem lhes disse: “Não fiquem assustadas. Vocês estão procurando JESUS de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou(7/7)! Não está aqui! Vejam o lugar onde o puseram. 7 Agora vocês devem ir e dizer aos discípulos dele e a Pedro que Ele vai para a GALILEIA na frente de vocês. Lá vocês o verão, como ele mesmo disse.” 8 Então as mulheres saíram do túmulo correndo, porque estavam tremendo e assustadas. E não disseram nada a ninguém, porque tinham medo.