VERDADE

VERDADE EM MARCOS

 

5,33 A mulher, cheia de medo e tremendo, percebeu o que lhe havia acontecido. Então foi, caiu aos pés dele e contou toda a verdade(avlh,qeian). 34 E disse à mulher: “Minha filha, sua curou(salvou) você. Vá em paz e fique curada dessa doença.”

 

12,13 Então eles (chefes dos sacerdotes, doutores da lei e anciãos) mandaram alguns dos fariseus e dos herodianos, para apanhá-lo em alguma palavra. 14 Quando chegaram, disseram: “Mestresabemos que tu és verdadeiro (avlhqh.j), porque não dás preferência a ninguém. Com efeito, não levas em conta as aparências, e ensinas de verdade (avlhqei,aj) o caminho de Deus . Dize-nos:  é lícito ou não pagar tributo a César? Devemos pagar ou não?”

 

12, 32 O doutor da Lei disse: “Muito bem, mestre! Como disseste, Ele é, na verdade (avlhqei,aj), o único (Deus), e não existe outro além dele. 33  E amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, é melhor do que todos os holocaustos e do que todos os sacrifícios.” 34 Jesus, vendo que ele tinha respondido com inteligência, disse:  “Você não está longe do Reino de Deus.” E ninguém mais tinha coragem de fazer-lhe perguntas.

 

VERDADE/VERDADEIRO em JOÃO

Jesus é a luz verdadeira (1,9) e quem age conforme a verdade, aproxima-se da luz (3,21)

Jesus é verdadeiramente o salvador do mundo (4,42)

Jesus é verdadeiramente o profeta (6,14; 7,40)

Jesus é o verdadeiro pão do céu (6,31)

Jesus é verdadeiramente o Messias (7,25)

Jesus fala (diz) a verdade (8,39.45.46; 16,7)

Jesus é o caminho, a verdade e a vida (14,6)

Jesus é a videira, a verdadeira (15,1)

Jesus dá testemunho da verdade (18,37)

A verdade é a palavra do Pai (17,17)

 

1,9  A  luz  verdadeira (avlhqino,n), (1Jo 2,8) aquela    que  ilumina    todo  homem, estava chegando ao mundo.

3, 21 Mas, quem age conforme a verdade (avlh,qeian), se aproxima da luz, para que suas ações sejam vistas, porque são feitas como Deus quer.”

 

1, 14  E a Palavra se fez homem  e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do Pai, cheio de  amor e verdade (avlhqei,aj).

 

1, 17 Porque a Lei foi dada por Moisés, mas o amor e a verdade (avlh,qeia) vieram através de Jesus Cristo.   

 

1, 47 Jesus viu Natanael aproximar-se e comentou: “Eis aí um israelita verdadeiro (avlhqw/j), sem falsidade.”

 

7, 18 Quem fala por si mesmo, busca seu próprio prestígio. Mas quem busca o prestígio daquele que o enviou, é verdadeiro (avlhqh,j), e nele não há falsidade.  

3, 31 “Aquele que vem do alto, está acima de todos. Quem é da terra, pertence à terra e fala como terrestre. Aquele que vem do céu, 32 dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33  E quem aceita o seu testemunho, comprova que Deus é verdadeiro (avlhqh,j).

 

4, 18 De fato, você teve cinco maridos. E o homem que você tem agora, não é seu marido. Nisso você falou a verdade (avlhqe.j).” 

 

4, 23 Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiro (avlhqinoiadoradores vão adorar o Pai em espírito e verdade (avlh,qeia). Porque são  estes os adoradores que o Pai procura.   24  Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade (avlh,qeia).” 

 

4, 37 O que diz o provérbio(ditado) é verdadeiro (avlhqino.j): ‘Um semeia e outro colhe’.

 

4, 42 E diziam à mulher: “Já não acreditamos por causa daquilo que você disse.     Agora, nós mesmos ouvimos e sabemos que este é, verdadeiramente (avlhqw/j), o salvador do mundo.”

 

5,31 “Se eu dou testemunho de mim mesmo, meu testemunho não é verdadeiro (avlhqh,j). 32 Mas há outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro (avlhqh,j). 33 Vocês mandaram mensageiros a João,  e ele deu testemunho da verdade (avlh,qeia). 34 Eu não preciso de testemunho de um homem, mas falo isso para que vocês sejam salvos. 

 

6, 14 As pessoas viram o sinal que Jesus tinha realizado e disseram: “Este é verdadeiramente (avlhqw/j) o Profeta que devia vir ao mundo.”

 

6, 31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como diz a Escritura: ‘Ele deu-lhes um pão que veio do céu’ “. 32 Jesus respondeu: “Em verdade, Em verdade vos digo Moisés não deu para vocês o pão que veio do céu. É o meu Pai quem dá para vocês o verdadeiro (avlhqino,n) pão que vem do céu,  33 porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.” 34 Então eles pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão.”

 

6, 54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a VIDA ETERNA, e eu o ressuscitarei no último dia.  55 Porque a minha carne é verdadeira (avlhqh,j) comida e o meu sangue é verdadeira (avlhqh,j) bebida. 56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu permaneço nele.

 

7,25 Algumas pessoas de Jerusalém comentavam: “Não é este que estão procurando para matar?  26 Ele está aí falando em público,  e ninguém diz nada! Será que as autoridades reconheceram, verdadeiramente (avlhqw/j), que ele é o Messias?  27 Entretanto, nós sabemos de onde vem esse Jesus, mas, quando chegar o Messias, ninguém saberá de onde ele vem.” 28 Jesus estava ensinando no Templo. Então ele gritou:  “Será que de fato vocês me conhecem e sabem de onde sou eu? Eu não vim por mim mesmo. Quem me enviou é verdadeiro (avlhqino.j),  e vocês não o conhecem. 29 Mas eu o conheço, porque venho de junto dele, e foi ele quem me enviou.”

 

7,40 Ouvindo essas palavras, alguns diziam no meio da multidão: “Este homem é verdadeiramente (avlhqw/j) o Profeta!”

 

8,12 Jesus continuou dizendo: “Eu Sou  a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas possuirá a luz da vida.” 13 Então os fariseus disseram: “O teu testemunho não é verdadeiro (avlhqh,j), porque estás dando testemunho de ti mesmo.” 14 Jesus respondeu: “Embora eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro (avlhqh,j), porque eu sei de onde venho e para onde vou, vocês não sabem de onde venho e para onde vou. 15 Vocês julgam como homens, mas eu não julgo ninguém. 16  Se eu julgo, o meu julgamento é verdadeiro (avlhqinh), porque não estou sozinho, mas o Pai que me enviou está comigo. 17 Na Lei de vocês está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro (avlhqh,j). 

 

8, 25 Então as autoridades dos judeus perguntaram: “Quem és tu?” Jesus respondeu: “O que eu estou dizendo desde o começo. 26 Eu poderia dizer muita coisa a respeito de vocês, e condená-los. Mas, aquele que me enviou é verdadeiro (avlhqh,j), e eu digo ao mundo as coisas que ouvi dele.” 27 Eles não compreenderam que Jesus falava a respeito do Pai.

 

8, 31 Então Jesus disse para as autoridades dos judeus que tinham acreditado nele: “Se vocês guardarem a minha palavra, vocês serão, verdadeiramente (avlhqw/j), meus discípulos; 32conhecerão a verdade (avlh,qeian), e a verdade (avlh,qeia) libertará vocês.”  

33 Eles disseram: “Nós somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘vocês ficarão livres’? “ 

34 Jesus respondeu: “Eu garanto a vocês: quem comete o pecado, é escravo do pecado. 35 O escravo não fica para sempre na casa, mas o filho fica aí para sempre. 36 Por isso, se o Filho os libertar, vocês realmente ficarão livres.   37 Eu sei que vocês são descendentes de Abraão; no entanto, estão procurando me matar, porque minha palavra não entra na cabeça de vocês. 38  Eu falo das coisas que vi junto do Pai; vocês também devem fazer aquilo  que ouvem do pai de vocês.”

8,39 As autoridades dos judeus disseram a Jesus: “Nosso pai é Abraão.”

        Jesus disse: “Se vocês são filhos de Abraão, façam as obras de Abraão. 40 Agora, porém, vocês querem me matar, e o que eu fiz, foi dizer a verdade (avlh,qeian) que ouvi junto de Deus. Isso Abraão nunca fez. 41 Vocês fazem a obra do pai de vocês.”

        Então eles replicaram: “Não somos filhos ilegítimos; só temos um pai, que é Deus.” 

42 Jesus disse: “Se Deus fosse pai de vocês, vocês me amariam, porque eu saí de Deus e venho dele. Não vim pela minha própria vontade, mas foi ele que me enviou. 43 Por que vocês não compreendem o que eu falo? É porque vocês não são capazes de ouvir a minha palavra.  44  O pai de vocês é o diabo, e vocês querem realizar o desejo do pai de vocês. Desde o começo ele é assassino, e nunca esteve com a verdade (avlh,qeia), porque nele não existe verdade (avlh,qeia). Quando ele fala mentira, fala do que é dele, porque ele é mentiroso e pai da mentira. 45  Eu falo a verdade (avlh,qeian),  e por isso vocês não acreditam em mim.  

46   Quem de vocês pode me acusar de pecado? Se eu digo a verdade (avlh,qeian), por que vocês não acreditam em mim?  47 Quem é de Deus ouve as palavras de Deus. Vocês, porém, não ouvem, porque vocês não são de Deus.”

 

10,40 Jesus atravessou de novo o rio Jordão e foi para o lugar onde antes João ficava batizando. E aí ficou. 41 Muitos foram ao seu encontro. E diziam:  “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito desse homem  é verdade (avlhqh).”  42 E aí muitos acreditaram em Jesus.

 

14, 4 E para onde eu vou, vocês já conhecem o caminho.”   5 Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais; como podemos conhecer o caminho?” 6 Jesus respondeu: “Eu Sou  o Caminho, a verdade (avlh,qeia) e a Vida.    Ninguém vai ao Pai senão por mim. 

 

14,15 “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. 16 Então, eu pedirei ao Pai, e ele dará a vocês outro Advogado, para que permaneça com vocês para sempre. 17 Ele é o Espírito da verdade (avlhqei,aj), que o mundo não pode acolher, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele mora com vocês, e estará com vocês.

 

15, 26 O Advogado, que eu mandarei para vocês de junto do Pai,  é o Espírito da verdade (avlhqei,aj) que procede do Pai. Quando ele vier, dará testemunho de mim.  27 Vocês também darão testemunho de mim, porque vocês estão comigo desde o começo.”

 

16,12 “Ainda tenho muitas coisas para dizer, mas agora vocês não seriam capazes de suportar.13 Quando vier o Espírito da verdade (avlhqei,aj),   ele encaminhará vocês para toda a verdade (avlh,qeia), porque o Espírito não falará em seu próprio nome, mas dirá o que escutou e anunciará para vocês as coisas que vão acontecer.  14 Ele manifestará a minha glória,  porque ele vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês. 15 Tudo o que pertence ao Pai, é meu também. Por isso é que eu disse: o Espírito vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês.

 

15,1  “Eu Sou a videira, a verdadeira (avlhqinh)  e meu Pai é o agricultor.

 

16,4  “Eu não lhes disse tudo isso desde o começo, porque eu estava com vocês.  5  Mas agora eu vou para aquele que me enviou. E ninguém de vocês pergunta para onde eu vou?  6 Mas porque eu lhes disse essas coisas, a tristeza encheu o coração de vocês. 7 Entretanto, eu lhes digo a verdade (avlh,qeian): é melhor para vocês que eu vá embora,  porque, se eu não for, o Advogado não virá para vocês. Mas se eu for, eu o enviarei. 8 Quando o Advogado vier, ele vai desmascarar o mundo, mostrando quem é pecador, quem é o Justo e quem é o julgado. 9 Quem é pecador? Aqueles que não acreditaram em mim. 10 Quem é o Justo? Sou eu. Mas vocês não me verão mais, porque eu vou para o Pai.  11 Quem é o julgado? É o PRÍNCIPE DESTE MUNDO, que já foi julgado .”

 

17,3 Ora, a VIDA ETERNA  é esta: que eles conheçam a ti, o único Deus verdadeiro (avlhqino,n), e aquele que tu enviaste, Jesus Cristo.4 Eu te glorifiquei na terra, completei a obra que me deste para fazer. 5 E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse. 6 Eu manifestei o teu NOME aos homens que me deste do meio do mundo. Eles eram teus e tu os deste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7 Agora eles conhecem que tudo o que me deste provém de ti, 8 e que as palavras que eu lhes dei são aquelas que tu me(moi) deste. Eles as receberam e conheceram, verdadeiramente (avlhqw/j), que eu saí de junto de ti, e acreditaram que tu me enviaste. 

 

17,15 Não te peço para tirá-los do mundo, mas para guardá-los do Maligno. 16 Eles não pertencem ao mundo, como eu não pertenço ao mundo. 17 Consagra-os com a verdade (avlh,qeia): a verdade (avlh,qeia) é a tua palavra.  18 Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os envio ao mundo.  19 Em favor deles eu me consagro, a fim de que também eles  sejam consagrados com a verdade (avlh,qeia).”

 

18, 37 Pilatos disse a Jesus:  “Então tu és rei?” Jesus respondeu: “Você está dizendo que sou rei. Eu nasci e vim ao mundo  para dar testemunho da verdade (avlh,qeia). Todo aquele que está com a verdade (avlhqei,aj), ouve a minha voz.” 38 Pilatos disse: “O que é a verdade (avlh,qeia)?”

 

19, 33 E se aproximaram de Jesus. Vendo que já estava morto,  não lhe quebraram as pernas, 34 mas um soldado lhe atravessou o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água. 35 E aquele que viu, dá testemunho,  e o seu testemunho é verdadeiro (avlhqinh). E ele sabe que diz a verdade (avlhqh), para que também vocês acreditem.

**********

MAPA DA PALESTINA

 ÍNDICE GERAL -EVANGELHO DE MARCOS

  Responsável por este trabalho

    Xavier Cutajar

            xacute@uol.com.br       http://xacute1.com 

Leave a Reply