EU SOU

EU SOU

EU SOU

No seu Evangelho, Marcos usa a declaração da identidade de Jesus,  Eu Sou (evgw, eivmi) 3 vezes: Mc 6,50; 13,6; 14,62

Refere-se a Deus “Eu sou” em Êxodo (3,6) citado em Marcos 12,26. Onde aparece o número 3 ou contagem de 3 vezes, sempre se refere a Deus, ao que é perfeito.

 

  1. Mc 6,49 Quando o avistaram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. 50 Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Ele logo falou: “Coragem! Eu Sou (evgw, eivmi) (1/3), não tenham medo!”

 

  1. Mc 13,5  JESUS começou a dizer:  “Cuidado para que ninguém engane vocês. 6  Muitos virão em meu nome, dizendo:  ‘Eu Sou‘ (evgw, eivmi) (2/3). E enganarão a muitos.

 

  1. Mc 14,61 Mas continuou calado, e nada respondeu.  O SUMO SACERDOTE  o interrogou de novo:  “És tu o MESSIAS, o FILHO DO BENDITO?”

62 JESUS respondeu: “Eu Sou (evgw, eivmi) (3/3). E vocês verão o FILHO DO HOMEM sentado à direita do Todo-poderoso, e vindo sobre as nuvens do céu.”

 

  • 12,26 E, quanto ao fato de que os mortos vão ressuscitar, vocês não leram, no livro de Moisés, a passagem da sarça ardente? Deus falou a Moisés(Ex 3,6)

Eu (evgw) (sou)  o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó′. 27 Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos! Vocês estão muito enganados.”

 

EVANGELISTA JOÃO

No Evangelho de João, a expressão Eu sou (em grego: evgw. eivmi, – egô eimí) é reveladora da identidade divina, em consonância com o Êxodo (cf. Ex 3,14): somente Jesus “é”. (cf. Jo 8, 58: Jesus respondeu: “Em verdade digo a vocês: antes que Abraão existisse, Eu Sou (evgw, eivmi).”  O autor do Quarto Evangelho não permite que nenhum outro personagem seu use essa expressão para si, porque ela é exclusiva de Deus. Somente Jesus pode dizer “Eu sou”.

 

O nome de Deus -* Ex 3,11 Então Moisés disse a Deus: «Quem sou eu para ir até o Faraó e tirar os filhos de Israel lá do Egito?» 12 Deus respondeu: «Eu estou com você, e este é o sinal de que eu o envio: quando você tirar o povo do Egito, vocês vão servir a Deus nesta montanha».

13 Moisés replicou a Deus: «Quando eu me dirigir aos filhos de Israel, eu direi: ‘O Deus dos antepassados de vocês me enviou até vocês’; e se eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele?’ O que é que eu vou responder?» 14 Deus disse a Moisés: «Eu sou aquele que sou». E continuou: «Você falará assim aos filhos de Israel: ‘Eu Sou me enviou até vocês’ «. 15 Deus disse ainda a Moisés: «Você falará assim aos filhos de Israel: ‘Javé, o Deus dos antepassados de vocês, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó, foi quem me enviou até vocês’. Esse é o meu nome para sempre, e assim eu serei lembrado de geração em geração».

 

AS 7 DECLARAÇÕES DE JESUS DE QUEM ELE É

 

1 – EU SOU O PÃO DA VIDA ou O PÃO VIVO

(quatro vezes)

  1. 6,35 Jesus disse: “Eu Sou (evgw, eivmi) o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem acredita em mim nunca mais terá sede.

6,41 As autoridades dos judeus começaram a criticar, porque Jesus tinha dito: “Eu Sou (evgw, eivmi)  o pão que desceu do céu.”   42 E comentavam: “Esse Jesus não é o filho de José? Nós conhecemos o pai e a mãe dele. Como é que ele diz que desceu do céu?”

  1. 6, 47 Eu garanto a vocês: quem acredita possui a vida eterna.
  2. 6,48 Eu Sou (evgw, eivmi)  o pão da vida.
  3. 6,51 E Jesus continuou: “Eu Sou (evgw, eivmi) o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá para sempre.   E o pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha a vida.”

 

2 – EU SOU A LUZ DO MUNDO

 

8,12 Jesus continuou dizendo: “Eu Sou (evgw, eivmi)  a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas possuirá a luz da vida.”

 

3 – EU SOU A PORTA DAS OVELHAS

(duas vezes)

  1. 10,7 Jesus continuou dizendo: “Eu garanto a vocês: Eu Sou (evgw, eivmi) a porta das ovelhas.  8  Todos os que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram.
  2. 10, 9 Eu Sou (evgw, eivm) a porta.  Quem entra por mim, será salvo. Entrará, e sairá, e  encontrará pastagem. 10 O ladrão só vem para roubar, matar e destruir.  Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.

 

4 – EU SOU O BOM PASTOR

(2 vezes)

  1. 10,11 Eu Sou (evgw, eivmi) o bom pastor. O bom pastor dá a vida(yuch.n) por suas ovelhas. 12 O mercenário, que não é pastor a quem pertencem, e as ovelhas não são suas, quando vê o lobo chegar,  abandona as ovelhas e sai correndo. Então o lobo ataca e dispersa as ovelhas. 13 O mercenário foge porque trabalha só por dinheiro, e não se importa com as ovelhas.
  2. 10,14       Eu Sou (evgw, eivmi)  o bom pastor: conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem,  15  assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou a minha vida(yuch.n) pelas ovelhas.

 

5 – EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA

11,25 Jesus disse:  “Eu Sou (evgw, eivmi)  a ressurreição e a vida. Quem acredita em mim, mesmo que morra, viverá.

 

6 – EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA

14,6 Jesus respondeu: “Eu Sou (evgw, eivmi) o Caminho, a Verdade e a Vida.  Ninguém vai ao Pai senão por mim.

 

7 – EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA

(2 vezes)

  1. 15,1 “Eu Sou (evgw, eivmi) a videira, a verdadeira e meu Pai é o agricultor.
  2. 15,5 Eu Sou (evgw, eivmi) a videira, e vocês são os ramos. Quem fica unido a mim, e eu a ele, dará muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada.

 

JESUS DECLARA-SE : EU SOU

  1. 6,19 Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco ou seis quilômetros, quando viram Jesus andando sobre as águas e aproximando-se da barca. Então ficaram com medo,  20 mas Jesus disse: “Eu Sou (evgw, eivmi). Não tenham medo.”
  2. 8,17 Na Lei de vocês está escrito que o testemunho de duas pessoas é válido. 18 Eu Sou (evgw, eivmi) o que dou testemunho de mim mesmo, e o Pai que me enviou dá testemunho de mim.”
  3. 8, 23 Jesus continuou a falar: “Vocês são daqui de baixo, eu (sou) lá de cima. Vocês são deste mundo, mas eu não sou deste mundo. 24 É por isso que eu digo que vocês vão morrer nos seus pecados. Se vocês não acreditam que Eu Sou (evgw, eivmi), vocês vão morrer nos seus pecados.”
  4. 8, 28 Jesus continuou dizendo: “Quando vocês levantarem o Filho do Homem, saberão que Eu Sou (evgw, eivmi) e que não faço nada por mim mesmo, pois falo apenas aquilo que o Pai me ensinou.
  5. 8,57 Então os judeus disseram: “Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão?”   58 Jesus respondeu: “Eu garanto a vocês: antes que Abraão existisse, Eu Sou (evgw, eivmi).”
  6. 13,19 Digo isso agora, antes de acontecer, para que, quando acontecer, vocês acreditem que Eu Sou (evgw, eivmi).
  7. 18,4 Então Jesus, sabendo tudo o que lhe ia acontecer, saiu e perguntou a eles: “Quem é que vocês estão procurando?”  5 Eles responderam:  “Jesus de Nazaré.” Jesus disse:  “Eu Sou (evgw, eivmi).” Judas, que estava traindo Jesus, também estava com eles.

18, 6 Quando Jesus disse: “Eu Sou (evgw, eivmi)”,   eles recuaram e caíram no chão.

  1. 18,7 Então Jesus perguntou de novo: “Quem é que vocês estão procurando?” Eles responderam:  “Jesus de Nazaré.”  8 Jesus falou: “Já lhes disse que Eu Sou (evgw, eivmi).  Se vocês estão me procurando, deixem os outros ir embora.”

 

JESUS DECLARA PARA A SAMARITANA

QUE O MESSIAS É ELE.

Jo 4,25 A mulher disse a Jesus: “Eu sei que vai chegar um Messias (Messi,aj) (Cf. 1,41) (aquele que se chama Cristo(cristo,j));  e quando chegar, ele nos vai  mostrar todas as coisas.” 26 Jesus disse: “Eu Sou (evgw, eivmi), que estou falando com você.”

 

 

“Eu Sou” no Pentateuco (Torah),

ou seja, nos cinco primeiros livros da Bíblia.

Gênesis 15:1 Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande.

15:7 Disse-lhe mais: Eu sou o SENHOR que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te por herança esta terra.

Gênesis 17:1 Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.

Gênesis 26:24 Na mesma noite, lhe apareceu o SENHOR e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo.

Gênesis 28:13 E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;

Gênesis 31:13 Eu sou o Deus de Betel, onde ungiste uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai desta terra e volta para a terra de tua parentela.

Gênesis 35:11 Disse-lhe mais: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; sê fecundo e multiplica-te; uma nação e multidão de nações sairão de ti, e reis procederão de ti.

Gênesis 46:3 Então, disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer para o Egito, porque lá eu farei de ti uma grande nação.

Êxodo 3:6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.

Êxodo 3:14 Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.

Êxodo 6:2 Falou mais Deus a Moisés e lhe disse: Eu sou o SENHOR.

Êxodo 6:6 Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o SENHOR, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos.

Êxodo 6:7 Tomar-vos-ei por meu povo e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas do Egito.

Êxodo 6:8 E vos levarei à terra a qual jurei dar a Abraão, a Isaque e a Jacó; e vo-la darei como possessão. Eu sou o SENHOR

Êxodo 6:29 disse o SENHOR a Moisés: Eu sou o SENHOR; dize a Faraó, rei do Egito, tudo o que eu te digo.

Êxodo 7:5 Saberão os egípcios que eu sou o SENHOR, quando estender eu a mão sobre o Egito e tirar do meio deles os filhos de Israel.

Êxodo 7:17 Assim diz o SENHOR: Nisto saberás que eu sou o SENHOR: com este bordão que tenho na mão ferirei as águas do rio, e se tornarão em sangue.

Êxodo 8:22 Naquele dia, separarei a terra de Gósen, em que habita o meu povo, para que nela não haja enxames de moscas, e saibas que eu sou o SENHOR no meio desta terra.

Êxodo 10:2 e para que contes a teus filhos e aos filhos de teus filhos como zombei dos egípcios e quantos prodígios fiz no meio deles, e para que saibais que eu sou o SENHOR.

Êxodo 12:12 Porque, naquela noite, passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até aos animais; executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o SENHOR.

Êxodo 14:4 Endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército; e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. Eles assim o fizeram.

Êxodo 14:18 e os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavalarianos.

Êxodo 15:26 e disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara.

Êxodo 16:12 Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel; dize-lhes: Ao crepúsculo da tarde, comereis carne, e, pela manhã, vos fartareis de pão, e sabereis que eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Êxodo 20:2 Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

Êxodo 20:5 Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem

Êxodo 29:46 E saberão que eu sou o SENHOR, seu Deus, que os tirou da terra do Egito, para habitar no meio deles; eu sou o SENHOR, seu Deus.

Êxodo 31:13 Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.

Levítico 11:44 Eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra.

11:45 Eu sou o SENHOR, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo.

Levítico 18:2 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Levítico 18:4 Fareis segundo os meus juízos e os meus estatutos guardareis, para andardes neles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Levítico 18:5 Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; cumprindo-os, o homem viverá por eles. Eusou o SENHOR.

Levítico 18:6 Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para lhe descobrir a nudez. Eu sou o SENHOR.

18:21 E da tua descendência não darás nenhum para dedicar-se a Moloque, nem profanarás o nome de teu Deus. Eusou o SENHOR.

Levítico 18:30 Portanto, guardareis a obrigação que tendes para comigo, não praticando nenhum dos costumes abomináveis que se praticaram antes de vós, e não vos contaminareis com eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Levítico 19:3 Cada um respeitará a sua mãe e o seu pai e guardará os meus sábados. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Levítico 19:4 Não vos virareis para os ídolos, nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Levítico 19:10 Não rebuscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Levítico 19:12 nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanaríeis o nome do vosso Deus. Eu sou o SENHOR.

Levítico 19:14 Não amaldiçoarás o surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR.

Levítico 19:16 Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo. Eusou o SENHOR.

Levítico 19:18 Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.

Levítico 19:25 No quinto ano, comereis fruto dela para que vos faça aumentar a sua produção. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Levítico 19:28 Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR.

Levítico 19:30 Guardareis os meus sábados e reverenciareis o meu santuário. Eu sou o SENHOR.

Levítico 19:31 Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Levítico 19:32 Diante das cãs te levantarás, e honrarás a presença do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR.

Levítico 19:34 Como o natural, será entre vós o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-eis como a vós mesmos, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Levítico 19:36 Balanças justas, pesos justos, efa justo e justo him tereis. Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito.

Levítico 19:37 Guardareis todos os meus estatutos e todos os meus juízos e os cumprireis. Eu sou o SENHOR.

Levítico 20:7 Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Levítico 20:8 Guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o SENHOR, que vos santifico.

Levítico 20:24 Mas a vós outros vos tenho dito: em herança possuireis a sua terra, e eu vo-la darei para a possuirdes, terra que mana leite e mel. Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos separei dos povos.

Levítico 20:26 Ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo e separei-vos dos povos, para serdes meus.

Levítico 21:12 Não sairá do santuário, nem profanará o santuário do seu Deus, pois a consagração do óleo da unção do seu Deus está sobre ele. Eu sou o SENHOR.

Levítico 21:15 E não profanará a sua descendência entre o seu povo, porque eu sou o SENHOR, que o santifico.

Levítico 21:23 Porém até ao véu não entrará, nem se chegará ao altar, porque tem defeito, para que não profane os meus santuários, porque eu sou o SENHOR, que os santifico.

Levítico 22:2 Dize a Arão e aos seus filhos que se abstenham das coisas sagradas, dedicadas a mim pelos filhos de Israel, para que não profanem o meu santo nome. Eu sou o SENHOR.

Levítico 22:3 Dize-lhes: Todo homem, que entre as vossas gerações, de toda a vossa descendência, se chegar às coisas sagradas que os filhos de Israel dedicam ao SENHOR, tendo sobre si a sua imundícia, aquela alma será eliminada de diante de mim. Eu sou o SENHOR.

Levítico 22:8 Do animal que morre por si mesmo ou é dilacerado não comerá, para, com isso, não contaminar-se. Eu sou o SENHOR.

Levítico 22:9 Guardarão, pois, a obrigação que têm para comigo, para que, por isso, não levem sobre si pecado e morram, havendo-o profanado. Eu sou o SENHOR, que os santifico.

Levítico 22:16 pois assim os fariam levar sobre si a culpa da iniqüidade, comendo as coisas sagradas; porque eusou o SENHOR, que os santifico.

Levítico 22:30 No mesmo dia, será comido; e, dele, nada deixareis ficar até pela manhã. Eu sou o SENHOR.

Levítico 22:31 Pelo que guardareis os meus mandamentos e os cumprireis. Eu sou o SENHOR.

Levítico 22:32 Não profanareis o meu santo nome, mas serei santificado no meio dos filhos de Israel. Eu sou o SENHOR, que vos santifico,

Levítico 22:33 que vos tirei da terra do Egito, para ser o vosso Deus. Eu sou o SENHOR.

Levítico 23:22 Quando segardes a messe da vossa terra, não rebuscareis os cantos do vosso campo, nem colhereis as espigas caídas da vossa sega; para o pobre e para o estrangeiro as deixareis. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Levítico 23:43 para que saibam as vossas gerações que eu fiz habitar os filhos de Israel em tendas, quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Levítico 24:22 Uma e a mesma lei havereis, tanto para o estrangeiro como para o natural; pois eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Levítico 25:17 Não oprimais ao vosso próximo; cada um, porém, tema a seu Deus; porque eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Levítico 25:38 Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para vos dar a terra de Canaã e para ser o vosso Deus.

Levítico 25:55 Porque os filhos de Israel me são servos; meus servos são eles, os quais tirei da terra do Egito. Eusou o SENHOR, vosso Deus.

Levítico 26:1 Não fareis para vós outros ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura nem coluna, nem poreis pedra com figuras na vossa terra, para vos inclinardes a ela; porque eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Levítico 26:2 Guardareis os meus sábados e reverenciareis o meu santuário. Eu sou o SENHOR.

Levítico 26:13 Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para que não fôsseis seus escravos; quebrei os timões do vosso jugo e vos fiz andar eretos.

Levítico 26:44 Mesmo assim, estando eles na terra dos seus inimigos, não os rejeitarei, nem me aborrecerei deles, para consumi-los e invalidar a minha aliança com eles, porque eu sou o SENHOR, seu Deus.

Levítico 26:45 Antes, por amor deles, me lembrarei da aliança com os seus antepassados, que tirei da terra do Egito à vista das nações, para lhes ser por Deus. Eu sou o SENHOR.

Números 3:13 Porque todo primogênito é meu; desde o dia em que feri a todo primogênito na terra do Egito, consagrei para mim todo primogênito em Israel, desde o homem até ao animal; serão meus. Eu sou o SENHOR.

Números 3:41 e para mim tomarás os levitas (eu sou o SENHOR) em lugar de todo primogênito dos filhos de Israel e os animais dos levitas em lugar de todo primogênito entre os animais dos filhos de Israel.

Números 3:45 Toma os levitas em lugar de todo primogênito entre os filhos de Israel e os animais dos levitas em lugar dos animais dos filhos de Israel, porquanto os levitas serão meus. Eu sou o SENHOR.

Números 10:10 Da mesma sorte, no dia da vossa alegria, e nas vossas solenidades, e nos princípios dos vossos meses, também tocareis as vossas trombetas sobre os vossos holocaustos e sobre os vossos sacrifícios pacíficos, e vos serão por lembrança perante vosso Deus. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Números 15:41 Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para vos ser por Deus. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Números 18:20 Disse também o SENHOR a Arão: Na sua terra, herança nenhuma terás e, no meio deles, nenhuma porção terás. Eu sou a tua porção e a tua herança no meio dos filhos de Israel.

Deuteronômio 5:6 Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei do Egito, da casa da servidão.

Deuteronômio 29:6 Pão não comestes e não bebestes vinho nem bebida forte, para que soubésseis que eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Deuteronômio 32:39 Vede, agora, que Eu SouEu somente, e mais nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão.

———-

Ivete Holthmam

http://www.abiblia.org/ver.php?id=7348

Leave a Reply