O SONHO DE JESUS

** veja mais sobre O REINO DE DEUS

O SONHO DE JESUS:

VER O REINO DE DEUS ACONTECER

Justino Martínez Pérez

 

Queremos mergulhar nos Evangelhos e contar a “nossa” história com Jesus. Uma história que nos envolve, nos cativa e atinge em primeira pessoa singular ou plural, Eu, Nós, Comunidade.

 Caminhar pelas estradas do Reino

 É um tempo difícil. João foi preso. Jesus o sabe e faz questão de ir para a Galiléia. Segundo alguns se retira, mas parece que se retira coisa nenhuma. Jesus, Ungido pelo Espírito no Batismo, proclama com força: “O tempo cumpriu-se e o Reino de Deus está chegando. Mudem de vida e acreditem no Evangelho!” E começa a chamar pessoas, colaboradoras, para acompanhá-lo: Vinde em meu seguimento! (Mc: 1,14-20).

Vinde! é o convite direto, e a resposta é imediata: deixam tudo para serem “pescadores” de gente! O Reino exige uma opção radical, urgente, forte… Quem escuta e acolhe essa Boa Notícia começa a caminhar pelas estradas do Reino!

 As parábolas são histórias de vida

Jesus falou, fundamentalmente, de uma coisa só: do Reino de Deus! E para isso usou mil comparações e parábolas para se fazer entender. Jesus começa dizendo: “A que podemos comparar o Reino de Deus?” Outras vezes começa assim: “O Reino de Deus é semelhante a ….” É o início de uma estória aparentemente ingênua, mas que leva no bojo muita provocação e surpresa.

Como os mestres da época, Jesus contou muitas parábolas. São histórias ou comparações que partem sempre da vida do povo. De situações concretas e que, às vezes, são indicadas no relato: O Reino de Deus é como uma mulher que bota fermento e faz mudar tudo. Ou como o semeador… Como um pai de família… que distribui a herança com o filho caçula. Ou com um pai que manda o filho maior trabalhar na vinha… Logo manda o filho caçula…

As parábolas de Jesus são histórias colhidas na vida do povo. Essas histórias apontam para a virada que o Reino de Deus inicia na sociedade e as atitudes necessárias para tomar parte Nele. São uma reviravolta dos valores da sociedade: “Quem quer ser o primeiro, seja o último”. Todo o mundo quer aparecer e Jesus diz : “Vai ocupar o último lugar. O maior, seja servidor”.

“Na hora de convidar não convide os ricos, os amigos… Comece por quem não tem nada: os pobres, os pequenos”. Essas histórias eram fogo no capim seco!

Até as crianças pegam na hora, como vimos aquele dia contando a parábola dos dois filhos. Um disse que ia trabalhar e não foi. O segundo disse que não queria ir, mas logo mudou de idéia e foi? Quem cumpriu a vontade do pai? E elas, as crianças, logo responderam na hora: “O segundo! O segundo!” As parábolas vão diretas ao alvo. Só não entende quem não quer ouvir ou enxergar.

 Parábola: verdade com arte e humor

Vamos ver o profundo valor que encerram as parábolas com uma antiga história contada pelos rabinos: “Certa vez, a Verdade andava visitando os homens, sem roupas e sem adornos, tão nua como seu nome. Todos que a viam, viravam-lhe as costas, de medo ou de vergonha. Ninguém lhe dava boas-vindas. Assim, a Verdade percorria os confins da terra, rejeitada e desprezada. Uma tarde, ela encontrou a Parábola que passeava alegremente num traje belo, e muito colorido. – Verdade, por que estás tão triste e abatida? Perguntou a Parábola. – Porque sou tão velha e feia que as pessoas me evitam. Replicou a Verdade. – Que disparate, riu a Parábola. Não é por isso que as pessoas te evitam. Toma, veste algumas de minhas roupas, e vê o que acontece.

Então, a Verdade revestiu-se com algumas das lindas vestes da Parábola, e de repente, por toda parte onde passava, era bem-vinda e acolhida”.

 Canteiro de parábolas

As parábolas dos Evangelhos são mais de oitenta! Difícil falar de todas elas. Aos poucos você vai encontrar e curtir essa palavra que liberta e faz cantar! Apresentamos três canteiros.

No Evangelho de Marcos você encontra no capítulo 4. Em Mateus, no capítulo 13 encontramos nada menos que sete parábolas! Confira também no capítulo 25 e ainda aparecem outras espalhadas por cá e por lá. Em Lucas, encontramos várias parábolas no capítulo 13 e três lindas parábolas sobre o atuar surpreendente e misericordioso de Deus no capítulo 15. A partir daí você vai curtir esse método original de ensinar de Jesus para viver acordado e direcionado totalmente para o Reino de Deus e dos pobres!

 As parábolas revelam o sonho de Jesus e o coração de Deus

As parábolas revelam o caráter dinâmico do Reino que Jesus anuncia. O Reino é uma realidade em ação. O Reino é algo que está se fazendo, a caminho. O Reino é uma aventura na qual somos convidados a entrar.

Os estudiosos da Bíblia afirmam que as Parábolas de Jesus representam um dos núcleos ou eixos mais importantes da tradição evangélica, pois, aí encontramos o conteúdo da tradição mais antiga que remonta até Jesus. As Parábolas são o jeito pessoal que Jesus de Nazaré usou para realizar sua missão de Revelador do Pai, de Evangelizador do Reino, e de Libertador dos Pobres.

Importante é saborear o texto e levar logo à prática: Ler, entender e viver! Essa é a aventura da leitura da Bíblia! Esse é objetivo direto do jeito evangelizador de Jesus. Ajudar a entender a lógica nova e libertadora do Reino de Deus e a viver conforme o projeto de Deus, segundo o sonho de Jesus. Não fique grudado/a só àquelas palavras que não entendeu! Saliente o que você entendeu e gostou! Isso já é um presente de Deus e alegria do coração.

Algumas pessoas, ontem e ainda hoje, se perguntam por que Jesus falava em parábolas. E Jesus diz às claras: “Para vocês foi dado a conhecer o mistério do Reino de Deus” (Mc 4,11; Mt 13,35). Deus quer revelar a vocês o seu coração. Esse é meu sonho também, conclui Jesus: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelastes aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi de teu agrado”  (Lc 11,21). Esse é o presente que Jesus nos faz com as parábolas: revelar o coração do Pai!

———————-

Fonte : CEBI ( Centro de Estudos Bíblcos )

MUTIRÃO PELA VIDA: NOVO JEITO DE LER A BÍBLIA

**Veja o que é  O REINO DE DEUS – José Antonio Pagola

** BALADA POR UM REINO – Canto de Pe Zezinho

** PÕE A SEMENTE NA TERRA - Canto

** VEJA MATERIAL SOBRE O EVANGELHO DE MARCOS

** EVANGELHO-DE-MARCOS-para leitura - BAIXE ESTE ARQUIVO NO SEU SMARTFONE

 ** veja mais sobre O REINO DE DEUS

 

Leia alguns ARTIGOS sobre a BÍBLIA

**VEJA MAPAS E OUTRAS IMAGENS DO MUNDO DA BÍBLIA

**VEJA O ESTUDO DO EVANGELHO DE MARCOS

**VEJA O ESTUDO DO EVANGELHO DE LUCAS

**VEJA O ESTUDO DO LIVRO DO APOCALIPSE DE SÃO JOÃO

**VEJA  10 VÍDEOS DE:  COMO FUNCIONAVA A SOCEIDADE NO TEMPO DE JESUS E A SUA PROPOSTA

 

*****************

Responsável por este trabalho:

Xavier Cutajar

xacute@uol.com.br       http://xacute1.com

Leave a Reply