ALTA VOZ

ALTA VOZ

O livro do Apocalipse usa 12 vezes a expressão GRANDE VOZ  (fwnh/| mega,lh) que em português pode ser traduzida por ALTA VOZ.  Ele usa uma só vez a expressão  VOZ FORTE  (ivscura/| fwnh) (18,2).

Os verbos que usa são vários:

 khru,ssw = proclamar     le,gw = dizer    ekra,zw = gritar    fwne,w = falar

 5,2. Vi também um anjo forte, PROCLAMANDO COM ALTA VOZ (khru,ssonta evn fwnh/| mega,lh): Quem é digno de abrir o livro e de romper os seus selos?

5,11. E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares,  5,12. DIZENDO COM ALTA VOZ :( le,gontej fwnh/| mega,lh)   “Digno é o Cordeiro imolado, de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a honra, a glória, e o louvor.”

6,9. Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do Testemunho que deram.  6,10. E GRITARAM COM ALTA VOZ (e;kraxan fwnh/| mega,lh), dizendo:  “Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro,  não julgas e vingas o nosso sangue dos habitantes da terra?”

7,2. E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, tendo o selo do Deus vivo; e GRITOU COM ALTA VOZ (e;kraxen fwnh/| mega,lh) aos quatro anjos, quem fora dado que danificassem a terra e o mar, 7,3. dizendo: Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus.

7,9. Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do CORDEIRO, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos;  7,10. e GRITAVAM COM ALTA VOZ (kra,zousin fwnh/| mega,lh):  “A salvação pertence ao nosso Deus,  que está assentado sobre o trono, e ao cordeiro.

8,13. E olhei, e ouvi uma águia que, voando pelo meio do céu, DIZIA COM ALTA VOZ (le,gontoj fwnh/| mega,lh):  “ai, ai, ai dos habitantes da terra!  por causa dos outros toques de trombeta dos três anjos que ainda vão tocar.”

10,1. E vi outro anjo forte que descia do céu, vestido de uma nuvem; por cima da sua cabeça estava o arco-íris; o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo, 10,2. e tinha na mão um livrinho aberto. Pôs o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra, 10,3. e GRITOU COM ALTA VOZ (e;kraxen fwnh/| mega,lh), assim como ruge o leão; e quando clamou, os sete trovões fizeram soar as suas vozes.

14,6. E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos habitantes da terra e a toda  nação, tribo,  língua, e povo 14,7. DIZENDO COM ALTA VOZ (le,gwn evn fwnh/| mega,lh):  “Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.”

14,9. Seguiu-os ainda um terceiro anjo, DIZENDO COM ALTA VOZ (le,gwn evn fwnh/| mega,lh): Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber a marca na fronte, ou na mão, 14,10. também o tal beberá do vinho do furor de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.

14,15. E outro anjo saiu do santuário, GRITANDO COM ALTA VOZ (kra,zwn evn fwnh/| mega,lh) ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice e ceifa, porque é chegada a hora de ceifar, porque já a seara da terra está madura.

14,18. E saiu do altar outro anjo, que tinha poder sobre o fogo, e FALOU COM ALTA VOZ (evfw,nhsen fwnh/| mega,lh) ao que tinha a foice afiada, dizendo: Lança a tua foice afiada, e vindima os cachos da vinha da terra, porque já as suas uvas estão maduras.

18,1. Depois destas coisas vi descer do céu outro anjo que tinha grande autoridade, e a terra foi iluminada com a sua glória. 18,2. E ele GRITOU COM VOZ FORTE (e;kraxen evn ivscura/| fwnh), dizendo: “Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e guarida de todo espírito imundo, e guarida de toda ave imunda e detestável. 18,3.  Porque todas as nações têm bebido do vinho do furor da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela;  e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias.”

 19,17. E vi um anjo em pé no sol; e GRITOU COM ALTA VOZ (e;kraxen ÎevnÐ fwnh/| mega,lh|), dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, ajuntai-vos para a grande ceia de Deus,  19,18. para comerdes carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e dos que neles montavam, e carnes de todos os homens, livres e escravos, pequenos e grandes. 

************

ÍNDICE GERAL DO APOCALIPSE

Responsável por este trabalho:

Xavier Cutajar

xacute@uol.com.br       http://xacute1.com

 

************

ÍNDICE GERAL DO APOCALIPSE

Responsável por este trabalho:

Xavier Cutajar

xacute@uol.com.br       http://xacute1.com

Leave a Reply