APÓSTOLOS em Marcos
A palavra APÓTOLO: “aquele que é mandado em missão” em Marcos só aparece uma vez em Mc 6,30. O nome que Marcos dá aos escolhidos é os Doze.
Depois que João foi entregue JESUS voltou para a Galileia, pregando o EVANGELHO de DEUS: “O tempo já se cumpriu, e o REINO DE DEUS está próximo. Convertam-se e creiam no EVANGELHO.” (Mc 1,14-15)
Antes de iniciar as suas atividades, Jesus chama os primeiros quatro discípulos, Simão e seu irmão Andre, Tiago e João, filhos de Zebedeu pedindo para segui-lo, e prometendo fazer-los se tornarem pescadores de homens. (Mc 1, 16-20)
De todos os discípulos que o seguiam, Jesus chama os que desejava escolher e assim constituiu os Doze para ficarem com Ele e para enviá-los a pregar com autoridade para expulsar os demônios. Constituiu assim os Doze: Simão e seu irmão Andre, Tiago e seu irmão João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, Tadeu, Simão e Judas Iscariote. (Mc 3, 13-19)
Mais tarde chama os Doze e os envia, dois a dois, dando-lhes autoridade sobre os espíritos impuros e recomendou-lhes que não levassem nada pelo caminho, além de um bastão; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. E disse ainda: “Quando vocês entrarem numa casa, fiquem aí até partirem. Se vocês forem mal recebidos num lugar e o povo não ouvir vocês, quando saírem sacudam a poeira dos pés como protesto contra eles.” (Mc 6,7-11)
Então os Doze partiram e pregaram para que as pessoas se convertessem. Expulsavam muitos demônios e curavam muitos doentes, ungindo-os com óleo. (Mc 6, 12-13)
Quando os apóstolos voltaram e se reuniram com JESUS contaram tudo o que haviam feito e ensinado. (Mc 6,30)
———————-
(Mc 3,16) Os doze eleitos, são estes: em primeiro lugar
1 – Simão (Pedro) (que significa pedra, rocha, Jo 1,42) em vista da missão particular que lhe conferiria como chefe; Pedro escreveu duas cartas.
2 – Tiago Maior é filho de Zebedeu e irmão de João (Mc 1,19); aos quais Jesus deu o apelido de Boanerges, ou seja, filhos do trovão; eram filhos de Zebedeu e Salomé. Tiago é um dos três prediletos de Jesus (Mc 5,37; 9,2; 14,33); o primeiro apóstolo a ser martirizado (At 12,2).
3 – João, irmão de Tiago Maior, filhos de Zebedeu, aos quais Jesus deu o nome de Boanerges, ou seja, filhos do trovão; “filhos do trovão” não é um novo nome imposto como o de Pedro, mas apenas um apelido, que indica de um lado um temperamento impulsivo (Lc 9,54) e de outro lado muito ardor no seguimento de Jesus. João é o autor do quarto Evangelho, 3 cartas e o Apocalipse.
4 – André, originário de Betsaida com seu irmão Pedro. Mencionado em Marcos 4 vezes; Mateus 2 vezes; Lucas 1 vez ; João 5 vezes e Atos 1 vez. Lucas não menciona Andre no chamado dos primeiros discípulos. So menciona Simão Pedro com Tiago e João.
- Mc 1,16//Mt 4,18 no chamado junto com Pedro, Tiago e João;
- Mc 1,29 na casa de Andre e Pedro com Tiago e João;
- Mc 3,18 // Mt 10,2 // Lc 6,14 // At 1,13- na escolha dos 12;
- Mc 13,3 junto com Pedro, Tiago e João ao perguntar a Jesus sobre a destruição do Templo
- Jo 1,14 junto com outro discípulo de João “Eis o cordeiro de Deus..”
- Jo 6,8 “Está aqui um menino com 5 pães de cevada e dois peixes”…
- Jo 12,22 Filipe foi dizer a Andre (sobre alguns gregos)
- Jo 12,22 Então Andre e Felipe levaram o pedido a Jesus
5 – Filipe, também de Betsaida, um dos primeiros quatro a seguir Jesus no Evangelho de João (Jo 1,43).
6 – Bartolomeu, que significa filho de Tolmai, natural de Caná da Galileia (Jo 21,2); seu nome verdadeiro é Natanael, que quer dizer dom de Deus; foi conduzido a Jesus por Filipe (Jo 1,45).
7 - Mateus, o publicano, cognominado Levi (Mc 2,14; Lc 5,27). Autor do primeiro Evangelho
8 – Tomé, que significa gêmeo (dídimo em grego), de proverbial incredulidade.
9 – Tiago Menor, parente de Jesus (6,3), filho de Alfeu (ou Cléofas ou Clopas, formas diversas do mesmo nome) e de Maria (15,40). Tiago Menor é filho de Alfeu (Mc 3,18; 15,40), autor de uma carta (Tg 1,1), primeiro bispo da Igreja em Jerusalém (At 12,17; 15,13-21; Gl 1,19), irmão de Judas Tadeu (Jd 1). Trata-se, pois, dos parentes (‘irmãos’) de Jesus que no início de sua vida pública, não aceitavam sua pregação (Mc 6,3; Jo 7,5). Depois, porém, aderiram: a mãe de “Tiago Menor” (e de José em Mc 6,3) está ao pé da cruz e é testemunha do sepulcro vazio, na manha da ressurreição (Mc 15,40; 16,1). Tiago se tornou chefe da Igreja de Jerusalém e é chamado, por Paulo, de “irmão do Senhor” (Cf. Gl 2,9.12; At 12,17; 15,13;2,18).
10 – Judas, chamado Tadeu (ou Lebeu, do povoado de Lebba na Galileia), irmão de Tiago Menor (At 1, 13; Lc 6,16; Jd 1), parente de Jesus. Lc 6,16 com At 1,13 evita dar a Tadeu o nome de Judas, para não confundi-lo com o traidor. Autor de uma carta.
11 – Simão, do partido dos zelotas (que Mt 10,4 chama o Cananeu),
12 – Judas Iscariotes (que significa homem da aldeia de Cariot), único apóstolo da Judeia e que foi o traidor.
3,16a – O que nos evoca esse número doze?
Corresponde aos doze patriarcas do povo de Israel. Jesus está estruturando sua Igreja, o povo da Nova Aliança, sobre as doze colunas dos apóstolos (Gl 2,9), que continuarão a missão dele de ensinar, santificar e governar o rebanho, vocação que ultrapassa a de simples discípulo. Os Doze constituem o Colégio Apostólico, grupo estável até o fim dos tempos (Ap 21,14; Mt 28,20) com um chefe de maior responsabilidade entre eles (Jo 21,15-17).
O termo “pedra” não qualifica o caráter de Pedro, e sim a função que Jesus lhe confia. Essa comunidade de Jesus é de pecadores; há um publicano (Mt 10,3) que pactua com os romanos; há um zelota (Lc 6,15) radicalmente contrário aos dominadores estrangeiros.
Nesse elenco dos Doze, Mc isola Pedro de seu irmão André e o une a Tiago e João, porque os três vão tornar-se as testemunhas privilegiadas de acontecimentos marcantes, como a ressurreição da menina (5,37), a transfiguração (9,2) e a agonia no Getsêmani (14,33).
Judas ocupa sempre o último lugar, estigmatizado pelo sinete da traição. É o tenebroso mistério da iniquidade, ou seja, do pecado, do qual a Igreja composta de pessoas livres não está isenta, apesar de sua Cabeça ser o Cristo.
16b – Há outras passagens em que Pedro ocupa lugar destacado acima dos outros apóstolos?
Nos quatro elencos dos apóstolos, Pedro ocupa sempre o primeiro lugar, posição de preeminência (Mt 10,1-4; Mc 3,13-19; Lc 6,12-16; At 1, 12-14).
- Em Mt 16,18-19 ele é “pedra” de alicerce, recebe “as chaves do Reino” com o poder particular de “ligar e desligar”.
- Em Mt 17,26 Jesus paga imposto por Pedro.
- Em Lc 5,3 Jesus ensina da barca de Pedro, que logo faz pesca milagrosa.
- Em Lc 22,31 convertido da tríplice negação, Pedro recebe a incumbência única de confirmar na fé os outros.
- Em Lc 24,34 Jesus ressuscitado aparece em especial a Pedro.
- Em Jo 21,15-17 é feito chefe dos outros apóstolos e de toda a grei de Cristo, isto é, torna-se o primeiro papa.
- Em At 1,15-16 dirige como chefe a escolha de outro apóstolo;
- Em At 2,14-36 faz o primeiro sermão em nome de todos os apóstolos;
- Em At 15,7-12 decide o assunto discutido no primeiro Concílio da Igreja.
16c – Quais desses Doze nos deixaram algum escrito?
Mateus, João, Pedro, Tiago Menor e Judas Tadeu.
18c – Mc e Mt (Mt 10,4) chamam Simão de “Cananeu” ou “o nacionalista”, enquanto Lc 6,15 o chama “zelota”? Alguém se enganou?
“Cananeu” não é originário de Caná. Vem do hebraico “quanná”, que significa arder em zelo; daí vem “zelota”, nome do partido radical nascido na Galileia, dos que ardiam de vontade de expulsar os romanos pelas armas. Era um movimento nacionalista-religioso, para quem, aceitar a dominação e pagar imposto ao soberano estrangeiro equivalia a apostatar da fé no Deus de Israel e trair a pátria.
Considerados subversivos, adotavam táticas terroristas: assaltavam e matavam oponentes. Traziam punhal escondido sob o manto, donde também a alcunha de “sicários”, isto é, apunhaladores. Pedro comungava com as convicções deles (Mt 26,51; Mc 14,47; Lc 22,49-50; Jo 18,10).
*************************
SÃO TIAGO, APÓSTOLO
Julho 24, 2022
O dia de hoje é de São Tiago, Apóstolo.
Aquele que estava na barca,
No mar da Galileia, a consertar as redes,
Com o seu irmão João e o pai Zebedeu.
…..
Jesus passou naquela praia e chamou Tiago,
Que imediatamente, sem cálculos nem hesitações,
Deixou o pai, a barca e as redes,
E seguiu Jesus pela vida fora.
…..
Juntamente com o seu irmão, João, e Pedro,
Esteve a sós com Jesus nas horas solenes
Da Transfiguração e do Getsémani.
…..
À vista da Cruz, também ele abandonou Jesus e fugiu,
Mas Jesus Ressuscitado não desistiu dele.
Chamou-o outra vez e enviou-o
A anunciar o Evangelho a todos os corações.
…..
Tiago nunca mais fugiu desta aventura.
Foi mesmo até ao fim,
E, nos anos 42-44, em que Herodes Agripa I, neto de Herodes o Grande,
Perseguiu ferozmente os cristãos em Jerusalém,
Foi martirizado,
Sendo o primeiro Apóstolo a dar a sua vida por Cristo.
…..
É venerado de modo particular em Compostela,
Onde se ergue a basílica a ele dedicada,
A que acorrem, desde o século nono, peregrinos idos de toda a parte.
…..
Apóstolo São Tiago, roga por nós!
…..
António Couto
**********
MAPA DA PALESTINA
ÍNDICE GERAL -EVANGELHO DE MARCOS
Responsável por este trabalho
Xavier Cutajar
xacute@uol.com.br http://xacute1.com