MONTE ou MONTANHA

Em Marcos, JESUS SOBE O MONTE ou MONTANHA 7 VEZES

  1. Mc 3,13 Ele subiu ao monte e chamou os que desejava escolher. E foram até ele. 14 Então Ele constituiu o grupo dos Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar,  15  com autoridade para expulsar os demônios (Cf. Mc 9,18)
  2. Mc 6,46 Tendo se despedido da multidão, Jesus subiu ao monte para rezar.
  3. Mc 9,2 Seis dias depois, JESUS tomou consigo Pedro, Tiago e seu irmão João, e os levou sozinhos a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E se transfigurou diante deles.
  4. Mc 9,9 Ao descerem da montanha(o;rouj), recomendou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto,  até que o FILHO DO HOMEM tivesse ressuscitado dos mortos.
  5. Mc 11,1 Ao se aproximaram de Jerusalém, diante de Betfagé e de Betânia, perto do monte(o;roj) das Oliveiras. Então enviou dois,
  6. Mc 13,3  Estava sentado no monte(o;roj) das Oliveiras, de frente para o Templo. Então Pedro, Tiago, João e André lhe disseram em particular:
  7. Mc 14,26 Tendo cantado o hino, sairam para o monte(o;roj) das Oliveiras.

Mt 28,16 Os onze discípulos foram para a Galileia,  ao monte que Jesus lhes tinha indicado.

 

Porém, obedecendo a indicação das mulheres, os 11 discípulos vão rumo à montanha, o novo Nebo (Dt 32, 49; 34, 1), o lugar da manifestação da vontade de Deus.

  • Na montanha, Jesus havia pregado o Evangelho das bem-aventuranças (cf. Mt 5, 1-7,29),
  • na montanha, ele havia multiplicado o pão (cf. Mt 15, 32-39),
  • na montanha, ele havia sido transfigurado pelo Pai diante dos discípulos (cf. Mt 17, 1-8):
  • agora, na montanha, os Onze devem escutar as últimas palavras do Ressuscitado, as suas últimas vontades. E eis que eles sobem ao monte indicado e, assim que veem Jesus, se prostram, se ajoelham no chão e adoram. (Mt 28)        Enzo Bianchi

Dt 32, 48 Nesse mesmo dia, Javé falou a Moisés: 49 «Suba à região montanhosa de Abarim, sobre o monte Nebo, na terra de Moab, na frente de Jericó, e contemple a terra de Canaã, que eu vou dar como propriedade aos filhos de Israel.

Jesus sobe ao monte e assume a posição de Mestre. O monte é o lugar da revelação e é o local onde Jesus ensina com autoridade (cf. Mt 7,28-29). É possível estabelecer um paralelismo entre Jesus e Moisés. Moisés subia ao Sinai para receber a Lei de Deus destinada a Israel (cf. Ex 19,3; 24,15.18), sinal da aliança entre Deus e o povo, enquanto Jesus, como Messias e Filho de Deus, sobe ao monte para apresentar não uma Lei, mas um programa de vida, e para estabelecer nova aliança com toda a humanidade (cf. Mt 5,1-7,27). (Zuleica Aparecida Silvano)

—————

http://www.vidapastoral.com.br/roteiros/todos-os-santos-4-de-novembro/

 

**********

MAPA DA PALESTINA

 ÍNDICE GERAL -EVANGELHO DE MARCOS

  Responsável por este trabalho

    Xavier Cutajar

            xacute@uol.com.br       http://xacute1.com

Leave a Reply