GETSÊMANI

Getsêmani

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Getsêmani(em grego: Γεθσημανή, transl. Gethsēmani; em hebraico: גת שמנים, transl. Gat Shmanim, do aramaico גת שמנא, Gat Shmānê, literalmente “prensa de azeite”) é um jardim situado no sopé do Monte das Oliveiras, em Jerusalém , onde Jesus e seus discípulos oraram na noite anterior à crucificação de Jesus. De acordo com o Evangelho segundo Lucas, a angústia de Jesus no Getsêmani foi tão profunda que “seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.” (Lc 22,44)

Etimologia

Getsêmani apareceu no original grego dos Evangelhos (Mateus 26:36 e Marcos 14:32) como Γεθσημανι (Gethsēmani), nome derivado do aramaico גת שמנא (Gaṯ-Shmānê), que significa “prensa de azeite“. Em Marcos, ele é chamado de chorion, “lugar” ou “propriedade”; já em João 18:1, ele aparece como um kepos, “horto” ou “jardim”.

Localização

jardim identificado como Getsêmani se localiza ao ínicio do Monte das Oliveiras, no vale do Cédron. Diante do jardim está a Igreja de Todas as Nações, também conhecida como Igreja da Agonia, construída no sítio de uma igreja destruída em 614 pelos sassânidas, e que posteriormente foi reconstruída pelos cruzados e destruída novamente em 1219. Nas proximidades se encontra a Igreja Ortodoxa Russa de Santa Maria Madalena, com suas torres bulbosas douradas, no estilo russo-bizantino, construída pelo czar Alexandre III da Rússia em memória de sua mãe.

Há quatro lugares que alegam ser o local onde Jesus orou na noite em que foi traído:

  1. Igreja de Todas as Nações, de onde se vê um jardim com a chamada “Rocha da Agonia”.
  2. Um local perto do Túmulo da Virgem, ao norte.
  3. A igreja ortodoxa grega, à leste.
  4. O jardim da Igreja Ortodoxa Russa, próximo à Igreja de Santa Maria Madalena.

Dr. Thomson, o autor de The Land and the Book, escreveu: “A primeira vez que eu vim para Jerusalém e por muitos anos depois, este local era aberto a todos quando desejassem vir para meditar sob as antiquíssimas oliveiras. Os latinos, porém, tomaram posse, nos últimos anos, de todo o lugar e construíram um muro à volta. Os gregos inventaram um outro lugar um pouco mais ao norte. Minha impressão é a de que ambas estão erradas. O local é muito perto da cidade e tão perto da grande via para o leste que o Senhor dificilmente o teria escolhido para seu retiro naquela perigosa e sombria noite. Estou inclinado a localizar o Jardim das Oliveiras num vale fechado uma centena de metros a noroeste do atual Getsêmani”.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gets%C3%AAmani

 

**********

MAPA DA PALESTINA

 ÍNDICE GERAL -EVANGELHO DE MARCOS

  Responsável por este trabalho

    Xavier Cutajar

            xacute@uol.com.br       http://xacute1.com

Leave a Reply