DALMANUTA

 

DALMANUTA – Mc 8,10

MAPA - GALILEIA

Uma área para a qual Jesus se retirou com seus discípulos de barco, após a alimentação milagrosa de 4.000 homens, perto do mar da Galiléia. (Mc 8,1-10) Embora se tenham sugerido diversos lugares para Dalmanuta, o nome não ocorre em outras fontes bíblicas ou não-bíblicas, de modo que a sua localização exata permanece incerta.

Alguns peritos acham que Dalmanuta talvez seja uma alteração de escriba, visto que a narrativa paralela em Mateus 15,29-39 dá “Magadã”, e certos manuscritos antigos do relato de Marcos também usam “Magadã” ou “Magdala”, em vez de Dalmanuta.

Todavia, visto que os melhores manuscritos gregos têm Dalmanuta, parece melhor preservar Dalmanuta, do que considerar o termo um erro de texto. Pode ser que Dalmanuta simplesmente tenha sido outro nome para Magadã, ou talvez fosse uma área vizinha, cujo nome, embora pouco usado ou não muito conhecido, não obstante foi preservado para nós no Evangelho de Marcos.

FONTE – DALMANUTA

**************

DA  WIKIPÉDIA

Dalmanuta é o nome dado ao destino desconhecido de Jesus nas margens do Mar da Galileia após ter alimentado as quatro mil pessoas, conforme registrado no Evangelho de Marcos (Marcos 8:10). Acredita-se, por vezes, estar nas imediações de Magdala, a alegada cidade natal de Maria Madalena, uma vez que a passagem paralela no Evangelho de Mateus (Mateus 15:39), refere-se de “Magadã”, que tem sido considerada como uma variante de “Magdala”.

**********

MAPA DA PALESTINA

 ÍNDICE GERAL -EVANGELHO DE MARCOS

  Responsável por este trabalho

    Xavier Cutajar

            xacute@uol.com.br       http://xacute1.com

Leave a Reply