HOMEM FORTE

Quem é o homem forte no Evangelho de Marcos:

Jesus ou Satanás? 

“Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar suas coisas,  se antes não amarrar o homem forte. Só então poderá roubar a sua casa.” (Mc 3,27)

VEJA INTERPRETAÇÕES DIVERSAS 

1. Na Revista Pastoral, por Aíla Luzia Pinheiro Andrade, nj

O HOMEM FORTE É JESUS 

Nos esportes de luta corporal, ficamos cientes de que o lutador mais forte, seja pela força física, seja pelas estratégias mais elaboradas, é quem vence o mais fraco. A luta de Jesus contra o mal é explicada com metáforas esportivas ou bélicas. Jesus é o mais forte, ele veio em socorro da nossa fraqueza no embate cotidiano contra todas as manifestações do mal. Cabe a nós aderir a esse nosso campeão e saborear essa vitória que também é nossa, pois Jesus nos representa.

—————–

FONTE: http://www.vidapastoral.com.br/roteiros/10o-domingo-do-tempo-comum-10-de-junho/

 

2. Na reflexão dos Dehonianos

O HOMEM FORTE É SATANÁS, o DEMÔNIO

… Aliás a missão de Jesus  é, nos termos da parábola (cf. Mc 3, 27), entrar em casa do «homem forte» que é o demónio, «amarrá-lo», impedindo-o de continuar a sua ação, e «roubar-lhe os bens», ou seja, retirar do seu poder todos os que eram sua propriedade.

———————

FONTE: http://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=2116

 

3.  Na reflexão dos Franciscanos,

O HOMEM FORTE É JESUS

… Quanto à pessoa de Jesus, uma pequena parábola: se alguém quer arrombar uma casa (esta palavra a liga com a imagem anterior) deve primeiro amarrar o “forte” que está lá dentro. Portanto, aquele que consegue isso, é o “mais forte” título com o qual Jesus tinha sido anunciado pelo Batista (1,7) e imagem messiânica (cf. Is 49,24-25).

——————-

FONTE: Do livro “Liturgia Dominical”, de Johan Konings, SJ, Editora Vozes  -  http://franciscanos.org.br/?p=17935

 

4.  Na reflexão de José Maria Castillo Sánchez

O FORTE É SATÁ MAIS JESUS É O MAIS FORTE

parábola do homem forte é um argumento proposto com toda força no momento de mais tensão. De um modo provocativo (próprio das parábolas), Jesus compara aqui suas próprias ações com as de um personagem de tipo transgressor, neste caso, um ladrão que entra na casa de um homem, amarra-o e lhe rouba os bens. Satã é o “Forte”. Porém Jesus é “o Mais Forte”. A força de Jesus estava em sua profunda humanidade sem defeitos, em sua plena transparência, em toda sua honradez e em uma bondade sem limites. Porque “a bondade é o mais forte que há na vida”.

——————–

FONTE: http://padretelmofigueiredo.blogspot.com/2015/06/10-domingo-do-tempo-comum-ano-b-homilia.html

Fonte: CASTILLO, José María. La religión de Jesús – Comentarios al Evangelio diario Ciclo B (2011-2012). Bilbao (Espanha): Desclée De Brouwer, 2011, p. 85-86.

 

5. NA BÍBLIA DAS PAULINAS

O FORTE É SATANÁS

Em Mc 1,7, João Batista se referia a Jesus como o mais forte do que ele. Aqui, o forte é Satanás, e Jesus é quem pode entrar em sua casa, amarrá-lo e saquear seus pertences, que são as pessoas que aquele mantém sob seu domínio.

——————–

FONTE: Roda-pé da “A BÍBLIA – NOVO TESTAMENTO- São Paulo: Paulinas, 2015

 

6. NO LIVRO SATANÁS E OS DEMÔNIOS de Ildo Bohn Gass

O FORTE É O DEMÔNIO

Aqui, já podemos olhar para adiante e perceber que Jesus compreende sua missão na mesma perspectiva do (arcanjo) Rafael que segura, prende e acorrenta o demônio Asmodeu (que significa: ‘aquele que faz morrer’) (Cf. Tb 3,8; 8,3). Sua tarefa também será “amarrar o forte”, isto é, as forças demoníacas destruidoras da vida (Mc 3,27). P.22

O argumento é: não subsiste quem está dividido (Mc 3,23-26). É então que a narrativa chega ao seu ponto alto em Mc 3,27. Ali, Jesus diz com todas as letras que sua missão consiste em amarrar o forte. No relato, Jesus é o ladrão que veio para casa de satanás para imobilizá-lo, para anular as suas forças, para amarrá-lo. Assim, fizera também Rafael com o demônio Asmodeu (Tb 8,3). P.42

————–

FONTE: SATANÁS E OS DEMÔNIOS NA BÍBLIA DE Ildo Bohn Gass, CEBI – São Leopoldo, 2013

 

“Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar suas coisas,  se antes não amarrar o homem forte. Só então poderá roubar a sua casa.” (Mc 3,27)

 

7. Da minha conclusão  – Xavier Cutajar

O HOMEM FORTE É JESUS

O HOMEM FORTE no Evangelho de Marcos (Mc 3,27) é o próprio Jesus. O que Jesus está dizendo é que os doutores da lei podem inventar, caluniar, enganar quanto for que eles não conseguirão vencer a verdade e quem trouxe a verdade que é Ele mesmo, o dono da casa.

O Evangelho de Marcos vai mostrando o cerco que os fariseus, herodianos, doutores da lei, também os que vinham de Jerusalem (3,22; 7,1) vão fazendo  na primeira parte do evangelho de Marcos (1-10) onde Jesus já anunciava aos discípulos que ele mesmo,  “O FILHO DO HOMEM deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos,  pelos chefes dos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto,  e ressuscitar depois de três dias.” Nesta primeira parte do Evangelho, Jesus repete isto 3 vezes: (Cf. 8,31; 9,31; 10,33-34).

Na segunda parte do Evangelho (11-16)  começa o confronto direto e mais acirrado entre Jesus e as autoridades máximos do templo de Jerusalém provocado pela atitude de Jesus ao expulsar os vendedores do templo e acusando-os que tinham feito da “casa chamada de oração um covil de ladrões (11,15-19).  Agora satanás, o diabo, os espíritos impuros  tem nome: são o sumo sacerdote, os  anciãos, os chefes dos sacerdotes, os doutores da lei, os saduceus, os fariseus e herodianos e todo Sinédrio.

E Jesus vai mostrando que apesar de todo cerco e perseguição, ele vai escapar, vai ressuscitar.

Na parábola dos vinhateiros homicidas, Jesus declara: “Por acaso, vocês não leram na Escritura: ‘A pedra que os construtores rejeitaram, tornou-se a PEDRA ANGULAR; isso foi feito pelo Senhor  e é admirável aos nossos olhos’?” (12,10-11) (Cf. Sl 118, 22-23)

Na última ceia com os doze, após tomar e distribuir o vinho declara: “Em verdade digo  a vocês: nunca mais beberei do fruto da videira,  até o dia em que o beberei novo no REINO DE DEUS.”(14,25)

E logo em seguida, após saírem para o monte das oliveiras, Jesus  disse aos discípulos “Vocês todos vão ficar escandalizados, porque a Escritura diz: ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas se dispersarão’. (Zc 13,7) Mas, depois da minha ressurreição, eu irei à frente de vocês para a GALILEIA.” (Cf. 16,7)(14,27-28)

Após prenderem Jesus, um jovem, (16,5) vestido só com um lençol, (Cf. 15,46)  seguia Jesus e eles o prenderam. Mas o jovem largou o lençol, e fugiu nu. (14,51-52)

Quando o Sábado passou, as mulheres foram, ao nascer do sol para ungir o corpo de Jesus, preocupadas com quem vai lhes tirar a pedra do túmulo mas, quando olharam, viram que a pedra já havia sido tirada.  Então entraram no túmulo e viram um jovem, (Cf.14,51) sentado à direita, (Cf.12,36 )vestido de branco. E ficaram muito assustadas. Mas o jovem lhes disse: “Não fiquem assustadas. Vocês estão procurando JESUS de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou! Não está aqui! Vejam o lugar onde o puseram. Agora vocês devem ir  e dizer aos discípulos dele e a Pedro que Jesus vai para a GALILEIA na frente de vocês. (Cf.:14,28) Lá vocês o verão,  como ele mesmo disse.”  Então as mulheres saíram do túmulo correndo,  porque estavam tremendo e assustadas. E não disseram nada a ninguém, porque tinham medo. (16,1-8)

CONCLUSÃO: JESUS é o HOMEM FORTE que, para roubar o que ELE tem em casa, os inimigos precisam amarrá-lo e prendê-lo. Mas Jesus escapa de todos os inimigos e, como o jovem, fugiu nu, quer dizer ressuscitou!

Para entender melhor responda este questionário:

QUEM SE POSICIONA CONTRA JESUS

**********

MAPA DA PALESTINA

 ÍNDICE GERAL -EVANGELHO DE MARCOS

  Responsável por este trabalho

    Xavier Cutajar

            xacute@uol.com.br       http://xacute1.com

Leave a Reply