REPREENDER / CONJURAR

A QUEM JESUS REPREENDE em Marcos

CONJURAR

  1. Jesus repreende (evpeti,mhsen) o espírito impuro que se apoderou do homem que estava na sinagoga. Aos gritos   “Que queres de nós, JESUS Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: Tu és O SANTO DE DEUS!” JESUS o repreendeu  dizendo: “Cale-se, e saia dele!” Então o espírito impuro sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu dele. (Mc 1,23-26)
  2. Jesus repreende (evpeti,ma) os espíritos impuros que caíam a seus pés gritando: “Tu és o FILHO DE DEUS!” E Jesus os repreende severamente para não dizerem quem ele era. (Mc 3,11-12) 
  3.  Jesus repreende (evpeti,mhsen) o vento e as ondas do mar que causavam medo nos discípulos enquanto Jesus deitado na parte de trás da barca,  dormia com a cabeça num travesseiro. Ao acordarem Jesus lhe disseram: “Mestre, não te importa que nós morramos?”  Então Jesus se levantou e repreendeu o vento dizendo “Cale-se!” e ao mar: “Acalme-se!” O vento parou e tudo ficou calmo. (Mc 4,35-41) 
  4. Jesus repreende (evpeti,mhsen) severamente aos discípulos para não falassem a alguém de quem ele era após Pedro declarar que Jesus é o  MESSIAS. (Mc 8,20-30)
  5. Jesus repreende (evpeti,mhsen) Pedro ao tentar tirá-lo do caminho de Deus, dizendo para Pedro: “Fique longe de mim, satanás!  Você não pensa as coisas de DEUS, mas as coisas dos homens.” (Mc 8,32-33)
  6. Jesus repreende (evpeti,mhsen) o espírito impuro  que tinha se apoderado do menino que estava mudo e surdo que os discípulos não conseguiram expulsar. O pai do menino disse:  “MESTRE, eu trouxe a ti meu filho que tem um espírito mudo. Cada vez que o ataca, joga-o no chão e ele começa a espumar,  range os dentes e fica completamente rijo. Então Jesus lamente: “Ó geração sem ! (incrédula) Até quando deverei ficar com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam o menino aqui.”  E levaram o menino. Quando o espírito mudo viu, Jesus logo sacudiu violentamente o menino, que caiu por terra e começou a rolar e a espumar pela boca. Jesus perguntou ao pai: “Há quanto tempo ele está assim?”  O pai respondeu: “Desde criança.   E muitas vezes já o jogou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos.» JESUS disse: “Se podes!.. Tudo é possível para quem tem .” Logo o pai do menino gritou: “Eu tenho (creio) mas ajuda a minha falta de .”  (Mc 9,14-29)
  7. Jesus repreende (evpita,ssw) o espírito mudo e surdo, ordenando para sair do menino e nunca mais entrar nele.”  E sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu.  O menino ficou como morto e por isso todos diziam:  “Ele morreu!”  Mas JESUS pegou a mão do menino, levantou-o, e o menino ficou de pé. (Mc 9,14-29)

 

A QUEM OS OUTROS REPREENDEM

1)   Pedro repreende (evpitima/n) Jesus  porque dizia abertamente que “O FILHO DO HOMEM deve sofrer muito, ser rejeitado pelos ANCIÃOS,  pelos CHEFES DOS SACERDOTES  e DOUTORES DA LEI,  deve ser morto,  e ressuscitar depois de três dias.” (Mc 8,32-33)

 

2)   Os discípulos repreendem (evpeti,mhsan)  as crianças para não se aproximarem de Jesus e Jesus ficou zangado e disse: “Deixem as crianças vir a mim. Não lhes proíbam,  porque o REINO DE DEUS pertence a elas. Em verdade digo a vocês:  quem não receber como criança o REINO DE DEUS, nunca entrará nele.” Então abraçou as crianças e abençoou-as, pondo a mão sobre elas. (Mc 10,13-16) 

 

3)   Muitos repreedem (evpeti,mwn) o cego Bartimeu, o filho de Timeu em Jericó e mandaram que ficasse quieto porque ao ouvir dizer que era JESUS Nazareno que estava passando, ele começou a gritar: “JESUS, filho de Davi, tem piedade de mim!”  Então JESUS parou e disse: “Chamem o cego.” Eles chamaram o cego e disseram: “Coragem, levante-se, porque está chamando você.”  O cego largou o manto, deu um pulo e foi até JESUS.  Então JESUS lhe perguntou: “O que você quer que eu faça por você?” O cego respondeu: “RABBUNI, eu quero recuperar a vista.”  JESUS disse:  “Pode ir, a sua curou(salvou) você.” Logo o cego tornou a ver e seguia Jesus pelo caminho. (Mc 10, 46-52)

 

**********

MAPA DA PALESTINA

 ÍNDICE GERAL -EVANGELHO DE MARCOS

  Responsável por este trabalho

    Xavier Cutajar

            xacute@uol.com.br       http://xacute1.com

Leave a Reply