TÚMULO

TÚMULO – TÚMULOS em Marcos

O HOMEM POSSUIDO PELA LEGIÃO VIVIA NOS TÚMULOS

  1.  5,1 Chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 2 Ao sair da barca, um homem possuído por um espírito impuro logo saiu de um túmulo (mnhmei,wn) e foi ao seu encontro.
  2.  5,3 Esse homem morava no meio dos túmulos (mnh,masin) e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4 Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas.   E ninguém era capaz de dominá-lo.
  3. 5,5 Dia e noite ele vagava entre os túmulos (mnh,masin) e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6 Vendo JESUS de longe, correu, caiu de joelhos diante dele 7 e gritou bem alto: “Que há entre mim e ti, JESUS FILHO DE DEUS altíssimo?  Eu te peço por DEUS, não me atormentes!”

 

OS DISCÍPULOS DEPOSITAM O CORPO DE JOÃO BATISTA NO TÚMULO

  •  6,27 Logo o rei mandou  que um soldado fosse buscar a sua cabeça. O soldado saiu, foi à prisão e cortou-lhe a cabeça. 28 Levou a cabeça num prato, deu à moça, e esta a entregou à sua mãe. 29 Ao ouvir isso, os seus discípulos foram, levaram o cadáver e depositaram no túmulo (mnhmei,w).

 

O CORPO DE JESUS É COLOCADO NO TÚMULO

  1.  15,46 José comprou um lençol de linho desceu o corpo da cruz,  e o enrolou no lençol de linho. Em seguida, colocou-o num túmulo (mnhmei,w), que tinha sido cavado na rocha,
  2. e rolou uma pedra para fechar a entrada do túmulo (mnhmei,ou). 47 Maria Madalena e Maria, mãe de Joset, ficaram olhando onde Ele tinha sido colocado.
  3. 16,1 Quando o SÁBADO passou,  Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram perfumes para ungir o seu corpo. 16,2   E bem cedo  no primeiro dia após o SÁBADO, ao nascer do sol, elas foram ao túmulo (mnhmei/on).
  4. 16,3 E diziam entre si:  “Quem vai tirar para nós a pedra da porta do túmulo (mnhmei/on)?” 4 Pois era muito grande. Mas, quando olharam,  viram que a pedra já havia sido tirada.
  5. 16,5 Então entraram no túmulo (mnhmei/on). e viram um jovem sentado à direita, vestido de branco. E ficaram muito assustadas. 6 Mas o jovem lhes disse:  “Não fiquem assustadas. Vocês estão procurando JESUS de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou! Não está aqui! Vejam o lugar onde o puseram. 7  Agora vocês devem ir e dizer aos discípulos dele e a Pedro que Ele vai para a GALILEIA na frente de vocês. Lá vocês o verão, como ele mesmo disse.”
  6. 16,8 Então as mulheres saíram do túmulo  (mnhmei,ou) correndo, porque estavam tremendo e assustadas. E não disseram nada a ninguém, porque tinham medo.

Leave a Reply