O ESCÂNDALO EM MARCOS
O verbo grego “scandalidzô”, significa muito mais do que o “ficar perplexo” das nossas traduções: significa “ofender”, “magoar”, “ferir susceptibilidades”).
Veja onde Marcos usa o verbo escandalizar
4,16 Do mesmo modo, os que recebem a semente em terreno rochoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria; 17 mas eles não têm raiz em si mesmos: são inconstantes, e, quando chega o tempo de uma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, eles logo se escandalizam (skandali,zontai).
6, 2 Quando chegou o SÁBADO, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o ouviam ficavam admirados e diziam: “De onde vem tudo isso? Onde foi que arranjou tanta sabedoria? E esses milagres que são realizados pelas mãos dele? 3 Esse homem não é o carpinteiro, o filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? E suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados (evskandali,zonto) por causa dele.
9,42 E se alguém escandalizar (skandali,sh) um destes pequeninos que creêm, seria melhor que ele fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada no pescoço.
9, 43 Se a sua mão te escandalizar (skandali,zh), corte-a. É melhor você entrar para a vida sem uma das mãos, do que ter as duas mãos e ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga.
9, 45 Se o seu pé te escandalizar (skandali,zh), corte-o. É melhor você entrar para a vida sem um dos pés, do que ter os dois pés e ser jogado no inferno.
9, 47 Se o seu olho te escandalizar (skandali,zh) arranque-o. É melhor você entrar no REINO DE DEUS com um olho só, do que ter os dois olhos e ser jogado no inferno, 48 onde o seu verme nunca morre e o seu fogo nunca se apaga.
14,26 Tendo cantado o hino, saíram para o monte das Oliveiras. 27 Então JESUS lhes disse: “Vocês todos vão ficar escandalizados (skandalisqh,sesqe), porque a Escritura diz: ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas se dispersarão’. 28 Mas, depois da minha ressurreição, eu irei à frente de vocês para a GALILEIA.”
14, 29 Pedro declarou: “Mesmo que todos fiquem escandalizados (skandalisqh,sontai), eu não ficarei.”