SAMARITANOS

TUDO SOBRE OS SAMARITANOS

III. Grupos político-religiosos

Na sociedade do tempo de Jesus podemos distinguir vários grupos, que se diferenciam no modo de se relacionar com a política, economia e religião, e que têm grande importância no quadro social da época.

 7. Samaritanos

Apesar de não pertencerem ao judaísmo propriamente dito, os samaritanos são um grupo característico do ambiente palestinense. Mais ainda que os judeus, observam escrupulosamente as prescrições do Pentateuco. Mas eles não aceitam os outros escritos do Antigo Testamento, nem freqüentam o Templo de Jerusalém. Para eles, o único lugar legítimo de culto é o monte Garizim, que fica perto de Siquém, na Samaria. Esperam o messias chamado Taeb (= aquele que volta). Esse messias não é descendente de Davi, e sim novo Moisés, que vai revelar a verdade e colocar tudo em ordem no final dos tempos.

Os samaritanos são considerados pelos judeus como raça impura por serem descendentes de população misturada com estrangeiros.

 http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_PV5.HTM

*************************

JESUS E A SAMARITANA - Gilvan Leite de Araujo

JESUS, A ÁGUA VIVA - Celso Loraschi

JESUS E A SAMARITANA - José Antonio Pagola

A SAMARITANA - Dehonianos

VEJA ONDE FICA A SAMARIA - MAPA DA PALESTINA

VEJA UM VÍDEO SOBRE OS SAMARITANOS – Por que os Judeus não se davam bem com os Samaritanos?

VEJA NO VÍDEO COMO A RELIGIÃO DISCRIMINALIZAVA PESSOAS E GRUPOS INCLUINDO OS SAMARITANOS NA QUINTA PARTE

 

 

O Evangelista Marcos não faz referência nenhuma à Samaria, ou aos Samaritanos.

O Evangelista Mateus faz apenas uma referência aos Samaritanos:  ‘Jesus enviou os Doze com estas recomendações: «Não tomem o caminho dos pagãos, e não entrem nas cidades dos samaritanos. Vão primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel…”‘ Mt 10,5-6

Lucas faz 3 referências aos Samaritanos:

1 – Os Samaritanos recusam de hospedar Jesus porque se dirigia para Jerusalém:

Lc 9,51 Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém, 52 e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho, e entraram num povoado de samaritanos, para conseguir alojamento para Jesus. 53 Mas, os samaritanos não o receberam, porque Jesus dava a impressão de quem se dirigia para Jerusalém. 54 Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: «Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para acabar com eles?» 55 Jesus porém, voltou-se e os repreendeu. 56 E partiram para outro povoado.

2 – O bom Samaritano

Lc 10,25 Um especialista em leis se levantou, e, para tentar Jesus perguntou: «Mestre, o que devo fazer para receber em herança a vida eterna?» 26 Jesus lhe disse: «O que é que está escrito na Lei? Como você lê?» 27 Ele então respondeu: «Ame o Senhor, seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua força e com toda a sua mente; e ao seu próximo como a si mesmo.» 28 Jesus lhe disse: «Você respondeu certo. Faça isso, e viverá!» 29 Mas o especialista em leis, querendo se justificar, disse a Jesus: «E quem é o meu próximo?» 30 Jesus respondeu: «Um homem ia descendo de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos de assaltantes, que lhe arrancaram tudo, e o espancaram. Depois foram embora, e o deixaram quase morto. 31 Por acaso um sacerdote estava descendo por aquele caminho; quando viu o homem, passou adiante, pelo outro lado. 32 O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu, e passou adiante, pelo outro lado. 33 Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu, e teve compaixão. 34 Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal, e o levou a uma pensão, onde cuidou dele. 35 No dia seguinte, pegou duas moedas de prata, e as entregou ao dono da pensão, recomendando: ‘Tome conta dele. Quando eu voltar, vou pagar o que ele tiver gasto a mais’.» E Jesus perguntou: 36 «Na sua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?» 37 O especialista em leis respondeu: «Aquele que praticou misericórdia para com ele.» Então Jesus lhe disse: «Vá, e faça a mesma coisa.»

3 – Dos 10 leprosos curados, Jesus elogia o leproso Samaritano que voltou para lhe agradecer

Lc 17,11 Caminhando para Jerusalém, aconteceu que Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia. 12 Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos foram ao encontro dele. Pararam de longe, e gritaram: 13 «Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!» 14 Ao vê-los, Jesus disse: «Vão apresentar-se aos sacerdotes.» Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15 Ao perceber que estava curado, um deles voltou atrás dando glória a Deus em alta voz. 16 Jogou-se no chão, aos pés de Jesus, e lhe agradeceu. E este era um samaritano. 17 Então Jesus lhe perguntou: «Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18 Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?» 19 E disse a ele: «Levante-se e vá. Sua fé o salvou.»

(Jesus refere-se aos Samaritanos como estrangeiros)

 

O Evangelista João nos apresenta  o encontro de Jesus com a Samaritana e os Samaritanos. Jo 4,1-42 e

Um Judeu chamar o outro de Samaritano era um grande desprezo: “Não temos  razão de dizer que és um samaritano e que estás louco?» Jo 8,48

**************

Veja aqui o passado dos Samaritanos em 2Rs 17

A capital do Reino do Norte era Samaria.

Oséiaso último rei de Israel -* 

Oséiasfilho de Ela, começou a reinar em Israel no ano doze do reinado de Acazrei de Judá. Ele reinou nove anos em Samaria.

Fez o que Javé reprovamas nem tanto como os reis de Israel que vieram antes dele.

Salmanasarrei da Assíriaatacou Oséias, e este teve que se submeter e pagar tributo.

Mas o rei da Assíria descobriu que Oséias o traía. De fatoOséias tinha enviado mensageiros até Sô, rei do Egito. E também não pagava mais tributo ao rei da Assíria, como fazia todos os anosEntão o rei da Assíria o prendeu e mandou acorrentar na prisão.

Em seguida, o rei da Assíria invadiu todo o país e cercou Samariadurante três anos.

No ano nove do reinado de Oséias, o rei da Assíria tomou Samaria e deportou os israelitas para a Assíria. Os israelitasforam levados para Hala, para as margens do Haborrio de Gozã, e também para as cidades da Média.

Por que o Reino de Israel desapareceu? -

* Tudo isso aconteceu porque os israelitas pecaram contra Javé seu Deus,

que os havia tirado da terra do Egito e libertado da opressão do Faraórei do Egito. Eles adoraram outros deuses,

seguiram os costumes das nações que Javé havia expulsado diante deles.

Os israelitas fizeram contra Javé seu Deus coisas que não deveriam ter feitoconstruíram para si lugares altos em todas as suas cidadestanto nas torres de vigia como nas cidades fortificadas;

10 levantaram para si estelas e postes sagrados sobre todas as colinas altas e debaixo de toda árvore frondosa;

11 queimaram incenso em todos os lugares altos, como faziam as nações que Javé havia expulsado diante deles;

cometeram ações másprovocando a ira de Javé;

12 adoraram os ídolosembora Javé tivesse dito: «Não façam isso».

13 Javé tinha advertido Israel e Judá, por meio de todos os profetas e videntesdizendo: «Convertam-se do seu mau comportamento, eobedeçam aos meus mandamentos e estatutos, de acordo com toda a Lei que dei a seus antepassados e que lhes transmiti através de meus servos, os profetas».

14 Eles, porémnão obedeceram e foram mais teimosos ainda que seus antepassados,

que não tinham acreditado em Javé seu Deus.

15 Desprezaram os estatutos dele e a aliança que ele havia feito com seus antepassadosbem como as advertências que lhes havia feitoCorreram atrás de ídolos vazios, e se esvaziaramimitando as nações vizinhascoisa que Javé lhes tinha proibido.

16 Rejeitaramtodos os mandamentos de Javé seu Deusfabricaram ídolos de metal fundido, os dois bezerros de ouro;

fizeram um poste sagradoadoraramtodo o exército do céu e prestaram culto a Baal.

17 Sacrificaram no fogo seus filhos e filhaspraticaram a adivinhação e a magia, e se venderam para praticar o mal diante de Javéprovocando a ira dele.

18 Então Javé ficou irritado contra Israel, e o atirou para longe de si. Restou apenas a tribo de Judá.

19 Também Judá não obedeceu aos mandamentos de Javé seu Deus,

mas imitou o comportamento de Israel.

20 Por issoJavé rejeitou toda a descendência de Israel. Ele a humilhou e a entregou aos saqueadores e, por fimatirou-a para longe de si.

21 Quando Javé separou Israel da casa de DaviIsrael proclamou rei a Jeroboãofilho de Nabat. E Jeroboão afastou Israel de Javé e o levou a cometer um grande pecado.

22 Os israelitas imitaram o pecado que Jeroboão tinha cometido, e não se afastaram dele.

23 FinalmenteJavé afastou Israel da sua presençaconforme havia anunciado por meio de seus servos, os profetasExilou os israelitas de sua terra para a Assíriaonde até hoje se encontram.

Origem dos samaritanos -* 24 rei da Assíria mandou vir gente de Babilônia, de CutaAvaEmat e Sefarvaim, e os estabeleceu nas cidades de Samaria, em lugar dos israelitasTomaram posse de Samaria e se instalaram em suas cidades.

25 Quando começaram a se instalar no territórionão temiam a Javé, e este mandou leões que os matavam.

26 Eles então comunicaram ao rei da Assíria: «As pessoas que o senhor mandou para morar nas cidades de Samaria

não conhecem o ritual do Deus da terra, e ele mandou leões contra essas pessoas.

Os leões então as matamporque elas não conhecem o ritual do Deus da terra».

27 Então o rei da Assíria ordenou: «Mandem para lá um dos sacerdotes deportados de Samaria, para que fique morando aí, e ensine para as pessoas o ritual do Deus da terra».

28 Então um dos sacerdotes que tinham sido deportados de Samaria foi, e se fixou em Betel. Ele ensinou às pessoas como prestar culto a Javé.

29 Cada grupoporémfoi fabricando seus próprios deuses, e colocou-os nos templos dos lugares altos que os samaritanos tinham feito.

Cada grupo fez isso nas cidades em que morava.

30 Os babilônios fizeram uma estátua de Sucot-Benot; os de Cuta, uma de Nergel; os de Emat, uma de Asima;

31 os de Ava, uma de Nebaaz e uma de Tartac; os de Sefarvaim queimavam seus filhos em honra de Adramelec e deAnamelec, deuses de Sefarvaim.

32 Também prestavam culto a JavéNomearam, como sacerdotespessoas comuns, para que servissem nostemplos dos lugares altos.

33 Temiam a Javé e também adoravam seus deusesconforme o costume das nações de onde tinham sido exilados.

34 Ainda hoje seguem seus ritos antigos.

Não temem a Javénem praticam seus estatutos e normasnem a lei e os mandamentos que Javé ordenou aos filhos de Jacó, a quem tinha dado o nome de Israel.

35 Javé tinha feito uma aliança com eles e ordenara: «Não adorem outrosdeusesnão se prostrem diante deles,

não os cultuem e não lhes ofereçam sacrifícios.

36 Vocês devem cultuar, adorar e oferecer sacrifíciossomente a Javéque os tirou do Egito, com grande força e braço estendido.

37 Observem os estatutos e normas, a lei e os mandamentos queJavé deu a vocês por escritoCuidem sempre de os colocar em práticaNão prestem culto a outros deuses.

38 Não esqueçam a aliança que fiz com vocês, e não prestem culto a outros deuses.

39 Temam somente a Javé seu Deus, e ele os libertará de todos os seus inimigos».

40 Eles,porémnão obedeceram e continuaram a viver conforme o costume antigo.

41 Desse modoesses grupos adoravam a Javé e, ao mesmotempoprestavam culto a seus próprios ídolos. Seus filhos e netos continuaram fazendo até hoje o que seus antepassados haviam feito.

* 17,1-6: Em 722 a.C., o Reino do Norte é tomado pela Assíria e deixa definitivamente de existir.

* 7-23: O autor faz reflexões sobre a ruína de Israel, o Reino do Norte. O grande erro foi abandonar o projeto de Javé, o Deus libertador, para servir aos ídolos e viver como as outras nações. Desse modo, Israel perdeu a própria identidade, e a conseqüência foi perder também a sua terra. Outra grande lição da história: o povo dividido torna-se fraco e incapaz de resistir ao inimigo.

* 24-41: A mistura de israelitas do Norte com gente de outras nações formou o grupo dos samaritanos, que serão sempre mal vistos e rejeitados pelos israelitas do Sul. Ensinando uma nova forma de relacionamento humano e de adoração a Deus, Jesus quebrará essa «maldição» que os judaítas faziam cair sobre os samaritanos (cf. Lc 10,25-37; Jo 4 e notas).

——————–

http://www.paulus.com.br/biblia-pastoral/_P9N.HTM

 

 

 

 

 

 1  2Rs   17, 29|     dos lugares altos que os samaritanos tinham feito. Cada grupo
 2   Mt   10,  5|   não entrem nas cidades dos samaritanos.
 3   Lc    9, 52|      entraram num povoado de samaritanos, para conseguir alojamento
 4   Lc    9, 53|                   53 Mas, os samaritanos não o receberam, porque
 5  Joa    4,  9| judeus não se dão bem com os samaritanos).
 6  Joa    4, 39|                    39 Muitos samaritanos dessa cidade acreditaram
 7  Joa    4, 40|                        40 Os samaritanos então foram ao encontro
 8   At    8, 15|   Pedro e João rezaram pelos samaritanos, a fim de que eles recebessem
 9   At    8, 16|     sobre nenhum deles; e os samaritanos tinham apenas recebido o
10   At    8, 17|   impuseram as mãos sobre os samaritanos, e eles receberam o Espírito

 

1  Joa    4,  9|                     9 A samaritana perguntou: «Como é que tu,
2  Joa    4,  9| de beber a mim, que sou samaritana?» (De fato, os judeus não
3  Joa    4, 16|        16 Jesus disse à samaritana: « chamar o seu marido
1   Lc   10, 33|                33 Mas um samaritano, que estava viajando, chegou
2   Lc   17, 16| agradeceu. E este era um samaritano.
3  Joa    8, 48| razão de dizer que és um samaritano e que estás louco

 

1  1Rs   13, 32|        que estão nas cidades da Samaria».~
  2  1Rs   16, 24|     comprou de Semer o monte da Samaria por setenta quilos de prata.
  3  1Rs   16, 24|      cidade e lhe deu o nome de Samaria, por causa do nome de Semer,
  4  1Rs   16, 28|       morreu e foi enterrado em Samaria. E seu filho Acab lhe sucedeu
  5  1Rs   16, 29|         Reinou sobre Israel, em Samaria, vinte e dois anos.
  6  1Rs   16, 32|        32 Chegou a construir em Samaria um templo e um altar para
  7  1Rs   18,  2|   apresentar-se a Acab. Ora, em Samaria, a fome apertava cada vez
  8  1Rs   20,  1|         carros, cercou e atacou Samaria.
  9  1Rs   20, 10|       deuses me castiguem se na Samaria houver  suficiente para
 10  1Rs   20, 17|         Saíram alguns homens de Samaria».
 11  1Rs   20, 34|      meu pai tinha na cidade de Samaria». Acab respondeu: «Vou fazer
 12  1Rs   20, 43|    triste e aflito, e entrou em Samaria. ~
 13  1Rs   21,  1|         palácio de Acab, rei de Samaria.
 14  1Rs   21, 18|      rei de Israel, que está em Samaria. Ele está na vinha de Nabot,
 15  1Rs   22, 10|       na praça junto à porta de Samaria, e todos os profetas profetizavam
 16  1Rs   22, 37|        morto!» E o levaram para Samaria, e aí o enterraram.
 17  1Rs   22, 38|   Lavaram o carro na piscina de Samaria, os cães lamberam o sangue
 18  1Rs   22, 52|    subiu ao trono de Israel, em Samaria, no ano dezessete de Josafá,
 19  2Rs    1,  2|        sacada de seu quarto, em Samaria, e ficou ferido. Então mandou
 20  2Rs    1,  3|       dos mensageiros do rei de Samaria e diga-lhes: ‘Por acaso
 21  2Rs    2, 25|    Carmelo e depois voltou para Samaria. ~
 22  2Rs    3,  1|    subiu ao trono de Israel, em Samaria, no ano dezoito do reinado
 23  2Rs    3,  6|      tempo, o rei Jorão saiu de Samaria e passou revista a todo
 24  2Rs    5,  3|     apresentar-se ao profeta de Samaria. Ele certamente o livraria
 25  2Rs    6, 19|    procurando». E os levou para Samaria.
 26  2Rs    6, 20|           20 Quando entraram em Samaria, Eliseu pediu: «Javé, abre
 27  2Rs    6, 20|  enxergar: estavam no centro de Samaria!~
 28  2Rs    6, 24|   exército e cercou a cidade de Samaria.
 29  2Rs    6, 25|      Então houve grande fome em Samaria, e o cerco foi tão duro
 30  2Rs    7,  1|         mesma hora, na porta de Samaria, uma arroba de flor de farinha
 31  2Rs    7, 18|         mesma hora, na porta de Samaria, duas arrobas de cevada
 32  2Rs   10,  1|                            1 Em Samaria havia setenta filhos de
 33  2Rs   10,  1|        cartas, e as enviou para Samaria aos chefes da cidade, aos
 34  2Rs   10, 12|                 12 Jeú foi para Samaria. No caminho, em Curral dos
 35  2Rs   10, 17|                 17 Ao entrar em Samaria, mandou matar todos os sobreviventes
 36  2Rs   10, 17|  família de Acab que estavam em Samaria. Exterminou toda a família
 37  2Rs   10, 35|       morreu e foi enterrado em Samaria. E seu filho Joacaz lhe
 38  2Rs   10, 36|      oito anos sobre Israel, em Samaria.~
 39  2Rs   13,  1|         reinar sobre Israel, em Samaria, no ano vinte e três do
 40  2Rs   13,  6|    sagrado continuou erguido em Samaria.
 41  2Rs   13,  9|       morreu e foi enterrado em Samaria. E seu filho Joás lhe sucedeu
 42  2Rs   13, 10|         reinar sobre Israel, em Samaria, no ano trinta e sete de
 43  2Rs   13, 13|    trono. Joás foi enterrado em Samaria, com os reis de Israel.~
 44  2Rs   14, 14|     tomou reféns, e voltou para Samaria.~
 45  2Rs   14, 16| antepassados e foi enterrado em Samaria, com os reis de Israel.
 46  2Rs   14, 23|         reinar sobre Israel, em Samaria, no ano quinze do rei Amasias,
 47  2Rs   14, 29| antepassados e foi enterrado em Samaria, junto aos reis de Israel.
 48  2Rs   15,  8|         reinar sobre Israel, em Samaria, no ano trinta e oito de
 49  2Rs   15, 13|      Judá. Ele reinou um mês em Samaria.
 50  2Rs   15, 14|      partiu de Tersa, entrou em Samaria, matou Selum, filho de Jabes,
 51  2Rs   15, 17|          Ele reinou dez anos em Samaria.
 52  2Rs   15, 23|         Ele reinou dois anos em Samaria.
 53  2Rs   15, 25|       torre do palácio real, em Samaria. Trazendo consigo cinqüenta
 54  2Rs   15, 27|        Ele reinou vinte anos em Samaria.
 55  2Rs   17,  1|         Ele reinou nove anos em Samaria.
 56  2Rs   17,  5|    invadiu todo o país e cercou Samaria durante três anos.
 57  2Rs   17,  6|          o rei da Assíria tomou Samaria e deportou os israelitas
 58  2Rs   17, 24|      estabeleceu nas cidades de Samaria, em lugar dos israelitas.
 59  2Rs   17, 24|    israelitas. Tomaram posse de Samaria e se instalaram em suas
 60  2Rs   17, 26|       para morar nas cidades de Samaria não conhecem o ritual do
 61  2Rs   17, 27|        sacerdotes deportados de Samaria, para que fique morando
 62  2Rs   17, 28|       tinham sido deportados de Samaria foi, e se fixou em Betel.
 63  2Rs   18,  9|        Assíria, atacou e cercou Samaria.
 64  2Rs   18, 10|      três anos, tomou a cidade. Samaria foi conquistada no sexto
 65  2Rs   18, 34|         Por acaso eles livraram Samaria do meu poder?
 66  2Rs   21, 13|         cordel que passei sobre Samaria, e o mesmo nível que usei
 67  2Rs   23, 18|      profeta que tinha vindo da Samaria.~
 68  2Rs   23, 19|          que havia na cidade de Samaria. Esses templos tinham sido
 69  2Cr   18,  2|         ele foi visitar Acab em Samaria. Acab matou grande quantidade
 70  2Cr   18,  9|  defronte da porta da cidade de Samaria, enquanto os profetas pronunciavam
 71  2Cr   22,  9|        Conseguiram prendê-lo em Samaria, onde tinha se escondido.
 72  2Cr   25, 13|    pelas cidades de Judá, desde Samaria até Bet-Horon, matando três
 73  2Cr   25, 24|     tomou reféns, e voltou para Samaria.
 74  2Cr   28,  8|      despojos, que levaram para Samaria. ~
 75  2Cr   28,  9|  exército que estava chegando a Samaria, e disse: «Na sua cólera
 76  2Cr   28, 15|       Em seguida, voltaram para Samaria.~
 77  Esd    4,  8|     Depois, Reum, governador da Samaria, e o secretário Samsai,
 78  Esd    4, 10|         instalou nas cidades da Samaria e em outros lugares do lado
 79  Esd    4, 17|       seus colegas que moram na Samaria e em todos os lugares do
 80   Ne    3, 34|        gente e aos poderosos de Samaria: «O que é que esses judeus
 81   Tb   14,  4|       transformará num deserto. Samaria e Jerusalém ficarão desertas.
 82   Jt    1,  9|         9 para os habitantes de Samaria e suas cidades, para os
 83   Jt    4,  4|        por todo o território da Samaria, a Cona, Bet-Horon, Belmain,
 84  1Mc    3, 10|    forte contingente militar da Samaria, a fim de lutar contra Israel.
 85  1Mc   10, 30|        três distritos anexos da Samaria e da Galiléia.
 86  1Mc   10, 38|       distritos da província da Samaria que foram anexados à Judéia,
 87  1Mc   11, 28|   Judéia e os três distritos da Samaria; em compensação, ele lhe
 88  1Mc   11, 34|         e Ramataim, que eram da Samaria e foram anexados à Judéia,
 89  2Mc   15,  1|      homens de Judas estavam na Samaria. Então planejou atacá-los
 90   Is    7,  9|         9 A capital de Efraim é Samaria, e o chefe de Samaria é
 91   Is    7,  9|         é Samaria, e o chefe de Samaria é o filho de Romelias. Mas,
 92   Is    8,  4|        Damasco e os despojos de Samaria serão levados perante o
 93   Is    9,  8|        Efraim e os moradores de Samaria. Cheios de soberba e presunção,
 94   Is   10,  9|         mesma sorte de Arfad, e Samaria não teve a mesma sorte de
 95   Is   10, 10| numerosas que em Jerusalém e em Samaria,
 96   Is   10, 11|     imagens o mesmo que fiz com Samaria e seus ídolos?»~
 97   Is   36, 19|         foram capazes de livrar Samaria de minha mão?
 98   Jr   23, 13|         13 Entre os profetas da Samaria vi coisas absurdas: eles
 99   Jr   31,  5|    vinhedos sobre as colinas da Samaria: e os que plantarem, eles
100   Jr   41,  5|         de Siquém, de Silo e de Samaria, com a barba raspada, roupas
101   Ez   16, 46|     mora a sua irmã mais velha, Samaria, com as cidades que dela
102   Ez   16, 51|                              51 Samaria não cometeu a metade dos
103   Ez   16, 53|     dela dependem, o destino de Samaria e de suas dependentes; e,
104   Ez   16, 55|         ao que eram no passado. Samaria e suas dependentes também
105   Ez   23,  4|         filhos e filhas. Oola é Samaria, e Ooliba é Jerusalém.
106   Ez   23, 33|      náusea. A taça da sua irmã Samaria é uma taça de pavor e destruição.
107   Os    7,  1|        de Efraim e a maldade de Samaria, pois essa gentepratica
108   Os    8,  5|       Eu odeio o seu bezerro, ó Samaria; a minha ira se inflamou
109   Os    8,  6|        não é Deus. O bezerro de Samaria será feito em pedaços.
110   Os   10,  5|               5 Os moradores de Samaria tremem por causa do bezerro
111   Os   10,  7|                               7 Samaria desaparece com seu rei,
112   Os   14,  1|                               1 Samaria vai pagar, pois revoltou-
113   Am    3,  9|       reunirem nas montanhas da Samaria, a fim de verem quantas
114   Am    3, 12|         de Israel, que moram em Samaria sobre uma tábua de cama
115   Am    4,  1|     Basã, que moram no monte de Samaria: vocês que oprimem os fracos,
116   Am    6,  1|      sentem seguros no monte de Samaria; os nobres da primeira dentre
117   Am    8, 14|       juram por Asima, deusa da Samaria, e que costumam dizer: «
118   Ab    1, 19|       território de Efraim e da Samaria; Benjamim ocupará o território
119   Mq    1,  1| dirigida em visão a respeito de Samaria e Jerusalém.~I. Processo
120   Mq    1,  5|        é o crime de Jacó? Não é Samaria? Quais são os lugares altos
121   Mq    1,  6|           6 Pois eu vou reduzir Samaria a uma ruína no meio do campo,
122   Lc   17, 11|       que Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia.
123  Joa    4,  4|    Jesus tinha que atravessar a Samaria.
124  Joa    4,  5|          então, a uma cidade da Samaria chamada Sicar, perto do
125  Joa    4,  7|      Então chegou uma mulher da Samaria para tirar água. Jesus lhe
126   At    1,  8|   Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os extremos da terra.»~
127   At    8,  1|    pelas regiões da Judéia e da Samaria.
128   At    8,  5|         uma cidade da região de Samaria e aí começou a anunciar
129   At    8,  9|         impressionava o povo da Samaria, fazendo-se passar como
130   At    8, 14|       Jerusalém, souberam que a Samaria acolhera a Palavra de Deus,
131   At    8, 25|    Notícia a muitos povoados da Samaria.~A iniciação cristã -*
132   At    9, 31|       toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e progredia
133   At   15,  3|      atravessaram a Fenícia e a Samaria. Contaram sobre a conversão

 

 

MAIS SOBRE A BÍBLIA

 

** PARA ENTENDER LA BIBLIA por Alejandro von Rechnitz

 

** Leia alguns ARTIGOS sobre a BÍBLIA

 

** Leia alguns LIVROS APÓCRIFOS

 

** VEJA MAPAS E OUTRAS IMAGENS DO MUNDO DA BÍBLIA

 

** VEJA O ESTUDO DO APOCALIPSE DE SÃO JOÃO

 

** VEJA O ESTUDO DO EVANGELHO DE MARCOS

 

** VEJA O ESTUDO DO EVANGELHO DE MATEUS

 

** VEJA O ESTUDO DO EVANGELHO DE LUCAS

 

** VEJA O ESTUDO DO EVANGELHO DE JOÃO

 

** VEJA O ESTUDO SOBRE PAULO APÓSTOLO

 

** VEJA 10 VÍDEOS DE COMO FUNCIONAVA A SOCIEDADE NO TEMPO DE JESUS E A SUA PROPOSTA

 

**VEJA MATERIAL SOBRE A LITURGIA

 

**VEJA MATERIAL SOBRE A TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO

 

** Volta à PÁGINA PRINCIPAL

 

 

 

 

Responsável por este trabalho

    Xavier Cutajar

            xacute@uol.com.br       http://xacute1.com

 

Leave a Reply