GLÓRIA E GLORIFICAÇÃO
.
Quem GLORIFICA A DEUS em LUCAS
.
- OS PASTORES GLORIFICAM A DEUS APÓS TER VISITADO O MENINO JESUS
Lc 2,20 Os pastores voltaram, louvando e glorificando a DEUS (doxa,zontej kai. aivnou/ntej to.n qeo.n) por tudo o que haviam visto e ouvido, conforme o anjo lhes tinha anunciado.
- 2 TODOS GLORIFICAM A JESUS
Lc 4,15 Ele ensinava em suas sinagogas, e era glorificado (doxazo,menoj) por todos.
- 3. O PARALÍTICO GLORIFICA A DEUS APÓS SER CURADO
Lc 5,25 No mesmo instante, o homem se levantou diante deles, pegou a cama onde estava deitado, e foi para casa, glorificando a Deus (evdo,xazon to.n qeo.n).
- 4. TODOS GLORIFICAM A DEUS AO PRESENCIAR A CURA DO PARALÍTICO
Lc 5,26 Todos ficaram extasiados, e glorificavam a Deus (evdo,xazon to.n qeo.n). Ficaram cheios de temor, e diziam: “Hoje vimos coisas estranhas.”
- 5. TODOS GLORIFICAVAM A DEUS APÓS JESUS RESSUSCITAR O FILHO DA VIÚVA DE NAÍM
Lc 7,16 Todos ficaram cheios de temor, e glorificavam a Deus (evdo,xazon to.n qeo.n), dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós, e Deus veio visitar o seu povo.”
-
6. A MULHER ENCURVADA GLORIFICA A DEUS APÓS SER CURADA NA SINAGOGA NO DIA DE SÁBADO
Lc 13,13 Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a glorificar a Deus. (evdo,xazen to.n qeo,n)
- 7. O SAMARITANO GLORIFICOU A DEUS APOS PERCEBER QUE FICOU CURADO
Lc 17,15 Ao perceber que estava curado, um deles voltou atrás glorificando a Deus (doxa,zwn to.n qeo,n) em alta voz.
- 8. JESUS RECONHECE QUE QUEM DEU GLÓRIA A DEUS FOI UM SAMARITANO/ESTRANGEIRO
Lc 17,18 Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, (dou/naido,xan tw/| qew) (Jo 15,8) a não ser este estrangeiro?” 19 E disse a ele: “Levante-se e vá. Sua fé (pi,stij) o salvou.”
- 9. O CEGO DE JERICÓ GLORIFICA A DEUS APÓS SER CURADO
Lc 19,43 No mesmo instante, o cego tornou a ver (avne,bleyen) e seguia Jesus, (hvkolou,qei auvtw/|) glorificando a Deus. (doxa,zwn to.n qeo,n) Vendo isso, todo o povo louvou a Deus. (ai=non tw/| qew)
- 10. O CENTURIÃO GLORIFICA A DEUS AO PRESENCIAR A MANEIRA COMO JESUS MORREU NA CRUZ
Lc 23,47 O centurião viu o que tinha acontecido, e glorificou a Deus, (evdo,xazen to.n qeo.n) dizendo: “De fato! Esse homem era justo!”
QUANDO É QUE O PAI FICA GLORIFICADO?
NA PARÁBOLA DA VIDEIRA Jo 15,1-17
Jo 15,8 Nisto meu Pai é glorificado (evdoxa,sqh) quando vocês dão muitos frutos e se tornam meus discípulos.
Rm 15,5 O Deus que dá constância e conforto vos dê a graça da harmonia e concórdia, uns com os outros, como ensina Cristo Jesus. 6 Assim, tendo como que um só coração e a uma só voz, glorificareis o Deus e Pai do Senhor nosso, Jesus Cristo. 7 Por isso, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo vos acolheu, para a glória de Deus.
******************************************
Mc 8,38 Se alguém se envergonhar de mim(me) e das minhas(evmou.j) palavras
diante dessa geração adúltera e pecadora,
também o FILHO DO HOMEM(4/14) se envergonhará dele,
quando vier na glória(do,xh) do seu Pai com seus santos anjos.(avgge,lwn)”
Mc 10,37 Eles responderam:
“Quando estiveres na tua glória(do,xh),
deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda.”
26 Então, eles verão o FILHO DO HOMEM(10/14) (Dn 7,13-14)
vindo sobre as nuvens
com grande poder e glória(do,xhj). (Cf. Dn 10,5; 12,6-7)
Esta palavra muitas vezes aparece ligada com outras duas NÚVEM e FILHO DO HOMEM
Textos bíblicos onde aparece a palavra GLÓRIA. Lendo e estudando estes textos, descobrimos o sentido bíblico desta palavra .
01.-Êx 14,4.17.18
02.-Êx 16, 7.10
03.-Êx 24,16.17
04.-Êx 29,43
05.-Êx 33,18.22
06.-Êx 40,34.35
07.-Mt 25,31
08.-Mt 26,27
09.-Mc 8,38; Mc 10,37; 13,26
10.-
11.-Lc 9,31.32
12.-Fl 4,19
13.-Col 3,4
14.-1Tm 3,16
15.-Hb 2, 7.9
16.-2 Pd 1,3
GLÓRIA E GLORIFICAÇÃO EM JOÃO
Jo 1, 14 : E a Palavra se fez homem e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do Pai, cheio de amor e fidelidade.
Jo 2, 11 : Foi assim, em Caná da Galiléia, que Jesus começou seus sinais. Ele manifestou a sua glória, e seus discípulos acreditaram nele.
Jo 5, 44: 41 Eu não aceito elogios dos homens. 42 Quanto a vocês, eu já os conheço muito bem: o amor de Deus não está dentro de vocês. 43 Eu vim em nome do meu Pai, e vocês não me receberam. Mas, se outro vem em seu próprio nome, vocês o receberão. 44 Como é que vocês poderão acreditar, se vivem elogiando uns aos outros, e não buscam a glória que vem do Deus único?
Jo 7, 39 : 37 No último dia da festa, que é o mais solene, Jesus ficou de pé e gritou: «Se alguém tem sede, venha a mim, 38 e aquele que acredita em mim, beba. É como diz a Escritura: ‘Do seu seio jorrarão rios de água viva’.» 39 Jesus disse isso, referindo-se ao Espírito que deveriam receber os que acreditassem nele. De fato, ainda não havia Espírito, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado.
Jo 8, 50 : 48 As autoridades dos judeus disseram: «Não temos razão de dizer que és um samaritano e que estás louco?» 49 Jesus respondeu: «Eu não estou louco. Eu honro meu Pai, e vocês me desonram. 50 Eu não procuro a minha glória. Existe alguém que a procura e julga. 51 Eu garanto a vocês: se alguém guarda a minha palavra, jamais verá a morte.»
52 Os judeus disseram: «Agora sabemos que estás louco. Abraão morreu e os profetas também. E tu dizes: ‘se alguém guarda a minha palavra, nunca vai experimentar a morte’. 53 Por acaso, tu és maior que o nosso pai Abraão, que morreu? Os profetas também morreram. Quem é que pretendes ser?»
54 Jesus respondeu: «Se eu glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vocês dizem que é o Pai de vocês. 55 Vocês não o conhecem, mas eu o conheço. Se dissesse que não o conheço, eu seria mentiroso como vocês. Mas eu o conheço e guardo a palavra dele. 56 Abraão, o pai de vocês, alegrou-se porque viu o meu dia. Ele viu e encheu-se de alegria.»
57 Então os judeus disseram: «Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão?»
58 Jesus respondeu: «Eu garanto a vocês: antes que Abraão existisse, Eu Sou.» 59 Então eles pegaram pedras para atirar em Jesus. Mas Jesus se escondeu e saiu do Templo.
Jo 11, 4 : 1 Um tal de Lázaro tinha caído de cama. Ele era natural de Betânia, o povoado de Maria e de sua irmã Marta. 2 Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com perfume, e que tinha enxugado os pés dele com os cabelos. Lázaro, que estava doente, era irmão dela. 3 Então as irmãs mandaram a Jesus um recado que dizia: «Senhor, aquele a quem amas está doente.» 4 Ouvindo o recado, Jesus disse: «Essa doença não é para a morte, mas para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela.» 5 Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro. 6 Quando ouviu que ele estava doente, ficou ainda dois dias no lugar onde estava. 7 Só então disse aos discípulos: «Vamos outra vez à Judéia.» 8 Os discípulos contestaram: «Mestre, agora há pouco os judeus queriam te apedrejar, e vais de novo para lá?»
Jo 11, 40 : 38 Jesus, contendo-se de novo, chegou ao túmulo. Era uma gruta, fechada com uma pedra. 39 Jesus falou: «Tirem a pedra.» Marta, irmã do falecido, disse: «Senhor, já está cheirando mal. Faz quatro dias.» 40 Jesus disse: «Eu não lhe disse que, se você acreditar, verá a glória de Deus?» 41 Então tiraram a pedra. Jesus levantou os olhos para o alto e disse: «Pai, eu te dou graças porque me ouviste. 42 Eu sei que sempre me ouves. Mas eu falo por causa das pessoas que me rodeiam, para que acreditem que tu me enviaste.» 43 Dizendo isso, gritou bem forte: «Lázaro, saia para fora!» 44 O morto saiu. Tinha os braços e as pernas amarrados com panos e o rosto coberto com um sudário. Jesus disse aos presentes: «Desamarrem e deixem que ele ande.»
12 No dia seguinte, a grande multidão que tinha ido para a festa ouviu dizer que Jesus estava chegando a Jerusalém. 13 Então apanharam ramos de palmeira e saíram ao encontro de Jesus, gritando: «Hosana! Bendito aquele que vem em nome do Senhor, o rei de Israel!» 14 Jesus, encontrando um jumentinho, montou nele, como está dito na Escritura: 15 «Não tenha medo, cidade de Sião. Eis que o seu rei está chegando, montado num jumentinho!»
16 Nesse momento, os discípulos não entenderam o que estava acontecendo. Mas quando Jesus foi glorificado, eles se lembraram que haviam feito com Jesus aquilo que a Escritura dizia. 17 O grupo que estivera presente quando Jesus ressuscitou Lázaro, mandando-o sair do túmulo, dava testemunho do que tinha visto. 18 A multidão ia ao encontro de Jesus, porque sabiam que ele tinha realizado esse sinal. 19 Então os fariseus disseram uns aos outros: «Vejam como vocês não conseguem nada. Todo mundo vai atrás de Jesus!»
A missão do verdadeiro Messias – 20 Entre os que tinham ido à festa para adorar a Deus, havia alguns gregos. 21 Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e disseram: «Senhor, queremos ver Jesus.» 22 Filipe falou com André; e os dois foram falar com Jesus.
23 Jesus respondeu para eles, dizendo: «Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24 Eu garanto a vocês: se o grão de trigo não cai na terra e não morre, fica sozinho. Mas se morre, produz muito fruto. 25 Quem tem apego à sua vida, vai perdê-la; quem despreza a sua vida neste mundo, vai conservá-la para a vida eterna. 26 Se alguém quer servir a mim, que me siga. E onde eu estiver, aí também estará o meu servo. Se alguém serve a mim, o Pai o honrará. 27 Agora estou muito perturbado. E o que vou dizer? Pai, livra-me desta hora? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28 Pai, manifesta a glória do teu nome!»
Então veio uma voz do céu: «Eu manifestei a glória do meu nome, e vou manifestá-la de novo.» 29 A multidão que aí estava ouviu a voz, e dizia que tinha sido um trovão. Outros diziam: «Foi um anjo que falou com ele.» 30 Jesus disse: «Essa voz não falou por causa de mim, mas por causa de vocês. 31 Agora é o julgamento deste mundo. Agora o príncipe deste mundo vai ser expulso 32 e, quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim.» 33 Jesus assim falava para indicar com que morte ia morrer.
34 A multidão disse a Jesus: «A Lei nos diz que o Messias vai permanecer aqui para sempre. Como podes dizer que é preciso que o Filho do Homem seja levantado? Quem é esse Filho do Homem?» 35 Jesus respondeu: «A luz ainda estará no meio de vocês por um pouco de tempo. Procurem caminhar enquanto vocês têm a luz, para que as trevas não alcancem vocês. Quem caminha nas trevas não sabe para onde está indo. 36 Enquanto vocês têm a luz, acreditem na luz, para que vocês se tornem filhos da luz.» Depois de dizer isso, Jesus foi embora e se escondeu deles.
37 Apesar de Jesus ter realizado na presença deles tantos sinais, não acreditaram nele. 38 Assim se cumpriu a palavra dita pelo profeta Isaías: «Senhor, quem acreditou em nossa mensagem? Para quem foi revelada a força do Senhor?» 39 O próprio Isaías mostrou a razão pela qual eles não podiam acreditar: 40 «Deus cegou os olhos deles e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos e não compreendam com o coração, a fim de que não se convertam, e eu tenha que curá-los.» 41 Isaías falou assim, porque viu a glória de Jesus e falou a respeito dele. 42 Entretanto, até mesmo entre os chefes dos judeus houve quem acreditasse em Jesus. Mas, por causa dos fariseus, não se atreviam a confessar isso em público, para não serem expulsos da sinagoga. 43 É que eles preferiam a glória humana à glória que vem de Deus.
Jo 13, 31 : 31 Quando Judas Iscariotes saiu, Jesus disse: «Agora o Filho do Homem foi glorificado, e também Deus foi glorificado nele. 32 Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo.
33 Filhinhos: vou ficar com vocês só mais um pouco. Vocês vão me procurar, e eu digo agora a vocês o que eu já disse aos judeus: para onde eu vou, vocês não podem ir. 34 Eu dou a vocês um mandamento novo: amem-se uns aos outros. Assim como eu amei vocês, vocês devem se amar uns aos outros. 35 Se vocês tiverem amor uns para com os outros, todos reconhecerão que vocês são meus discípulos.»
Jo 14, 13 : 13 O que vocês pedirem em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se vocês pedirem qualquer coisa em meu nome, eu o farei.»
Jo 15, 8 : 7 «Se vocês ficam unidos a mim e minhas palavras permanecem em vocês, peçam o que quiserem e será concedido a vocês. 8 A glória de meu Pai se manifesta quando vocês dão muitos frutos e se tornam meus discípulos. 9 Assim como meu Pai me amou, eu também amei vocês: permaneçam no meu amor. 10 Se vocês obedecem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como eu obedeci aos mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11 Eu disse isso a vocês para que minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa.
Jo 16, 14: 12 «Ainda tenho muitas coisas para dizer, mas agora vocês não seriam capazes de suportar. 13 Quando vier o Espírito da Verdade, ele encaminhará vocês para toda a verdade, porque o Espírito não falará em seu próprio nome, mas dirá o que escutou e anunciará para vocês as coisas que vão acontecer. 14 O Espírito da Verdade manifestará a minha glória, porque ele vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês. 15 Tudo o que pertence ao Pai, é meu também. Por isso é que eu disse: o Espírito vai receber daquilo que é meu, e o interpretará para vocês.
Jo 17, 1 : 1 Depois de falar essas coisas, Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: «Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o Filho glorifique a ti, 2 pois lhe deste poder sobre todos os homens, para que ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe deste. 3 Ora, a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e aquele que tu enviaste, Jesus Cristo.
4 Eu te glorifiquei na terra, completei a obra que me deste para fazer. 5 E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse.»
Os discípulos de Jesus rompem com o mundo -* 6 «Eu manifestei o teu nome aos homens que me deste do meio do mundo. Eles eram teus e tu os deste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7 Agora eles conhecem que tudo o que me deste provém de ti, 8 e que as palavras que eu lhes dei são aquelas que tu me deste. Eles as receberam, e conheceram verdadeiramente que eu saí de junto de ti, e acreditaram que tu me enviaste. 9 Eu peço por eles. Não peço pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10 E tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu, e assim sou glorificado neles.
Jo 17, 22 : 20 «Eu não te peço só por estes, mas também por aqueles que vão acreditar em mim por causa da palavra deles, 21 para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti. E para que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo acredite que tu me enviaste. 22 Eu mesmo dei a eles a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um. 23 Eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade, e para que o mundo reconheça que tu me enviaste e que os amaste, como amaste a mim.
24 Pai, aqueles que tu me deste, eu quero que eles estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória que tu me deste, pois me amaste antes da criação do mundo.
GLORIFICAÇÃO
GLÓRIA
1 Ex 16, 7| pela manhã, vocês verão a glória de Javé, porque Javé ouviu
2 Ex 16, 10| o deserto e viram que a glória de Javé aparecia numa nuvem.
3 Ex 24, 16| 16 A glória de Javé pousou sobre o monte
4 Ex 24, 17| 17 A glória de Javé aparecia aos olhos
5 Ex 29, 43| ficará consagrado com a minha glória.
6 Ex 33, 18| a Javé: «Mostra-me a tua glória».
7 Ex 33, 22| 22 Quando a minha glória passar, eu colocarei você
8 Ex 40, 34| a tenda da reunião, e a glória de Javé encheu o santuário.
9 Ex 40, 35| tinha pousado sobre ela e a glória de Javé enchia o santuário.~
10 Lv 9, 6| Então ele mostrará a sua glória para vocês».
11 Lv 9, 23| para abençoar o povo. A glória de Javé apareceu para todo
12 Lv 10, 3| meus ministros, e minha glória diante de todo o povo’ .»
13 Nm 14, 10| apedrejá-los. Nesse momento, a glória de Javé apareceu na tenda
14 Nm 14, 21| Mas, por minha vida e pela glória de Javé que enche a terra,
15 Nm 14, 22| homens, que viram a minha glória e os sinais que eu fiz no
16 Nm 16, 19| da tenda da reunião. E a glória de Javé manifestou-se a
17 Nm 17, 7| nuvem cobriu a tenda e a glória de Javé se manifestou.
18 Nm 20, 6| rosto por terra. Então a glória de Javé apareceu a eles.
19 Dt 5, 24| nosso Deus mostrou-nos a sua glória e grandeza, e nós ouvimos
20 Dt 26, 19| superior, em honra, fama e glória, a todas as nações que ele
21 Dt 33, 17| seu touro primogênito e a glória lhe pertence.~Seus chifres
22 Js 7, 19| disse a Acã: «Meu filho, dê glória a Javé, Deus de Israel,
23 Jz 4, 9| Eu vou com você. Mas a glória dessa expedição que você
24 1Sm 4, 21| nome de Icabod, dizendo: «A glória de Israel foi exilada».
25 1Sm 4, 22| 22 E repetia: «A glória de Israel foi exilada, porque
26 1Rs 8, 11| serviço, por causa da Nuvem: a glória de Javé encheu o Templo.
27 2Rs 14, 10| de orgulho. Celebre sua glória, mas fique em casa. Por
28 1Cr 16, 24| 24 Anuncie a glória dele entre as nações~e suas
29 1Cr 16, 28| famílias dos povos!~Aclamem a glória e o poder de Javé!~
30 1Cr 16, 29| 29 Aclamem a glória do nome de Javé,~apresentem-
31 1Cr 29, 11| esplendor, a majestade e a glória, pois tudo o que existe
32 1Cr 29, 12| 12 A riqueza e a glória vêm de ti. E tu governas
33 2Cr 1, 11| pediu riqueza, fortuna e glória, nem a morte dos inimigos
34 2Cr 1, 12| também riqueza, fortuna e glória, como nenhum dos seus antecessores
35 2Cr 5, 13| se encheu com a nuvem da glória de Javé.
36 2Cr 5, 14| continuar o culto, pois a glória de Javé tinha ocupado inteiramente
37 2Cr 7, 1| holocausto e os sacrifícios. E a glória de Javé encheu o Templo.
38 2Cr 7, 2| puderam entrar, porque a glória de Javé enchia o Templo
39 2Cr 7, 3| Vendo o fogo descer e a glória de Javé repousar sobre o
40 2Cr 25, 19| de orgulho. Celebre sua glória, mas fique em sua casa.
41 2Cr 26, 18| pecou e já não tem direito à glória de Javé Deus!»
42 Tb 3, 16| mesmo instante, o Deus da glória escutou a oração dos dois,
43 Tb 13, 17| meu sangue~para ver sua glória e louvar o rei do céu.~As
44 Jt 10, 8| sucedida em seus planos, para a glória dos israelitas e a exaltação
45 Jt 15, 9| elogiaram, dizendo: «Você é a glória de Jerusalém! Você é a honra
46 Est 1, 4| queria ostentar a riqueza e glória do seu reino com o fausto
47 Est 4,17e| honra de um homem acima da glória de Deus. Eu não me prostro
48 Est 4,17o| aniquilar teu altar e a glória de tua casa.
49 Est 4,17u| coisas, sabes que odeio a glória dos ímpios, e que o leito
50 Est 5, 1d| ergueu o rosto incendiado de glória, e olhou num acesso de cólera.
51 1Mc 2, 62| ameaças de um pecador, pois a glória dele se transformará em
52 1Mc 2, 64| firmemente à Lei, pois ela será a glória de vocês.
53 1Mc 14, 4| sempre o seu governo e a sua glória.
54 1Mc 14, 9| os jovens se revestiam de glória, usando suas vestimentas
55 1Mc 14, 39| amigos e o cumulou de grande glória,
56 2Mc 2, 8| mostrará esses objetos. A glória do Senhor e a nuvem também
57 2Mc 5, 16| reis para engrandecimento, glória e honra do lugar santo.
58 2Mc 5, 20| restaurado em toda a sua glória, quando o Senhor novamente
59 Jo 40, 10| cubra-se de esplendor e glória!
60 Sl 8, 6| um deus, e o coroaste de glória e esplendor. ~
61 Sl 19, 2| 2* O céu manifesta a glória de Deus, e o firmamento
62 Sl 24, 7| pois vai entrar o Rei da glória! ~
63 Sl 24, 8| 8 – Quem é esse Rei da glória? ~- É Javé, o herói valoroso!
64 Sl 24, 9| pois vai entrar o Rei da glória! ~
65 Sl 24, 10| 10 – Quem é esse Rei da glória? ~- É Javé dos Exércitos!
66 Sl 24, 10| Exércitos! Ele é o Rei da glória! ~
67 Sl 26, 8| lugar onde reside a tua glória. ~
68 Sl 29, 1| aclamem a Javé, aclamem a glória e o poder de Javé. ~
69 Sl 29, 2| 2 Aclamem a glória do nome de Javé, adorem
70 Sl 29, 3| sobre as águas, o Deus da glória troveja, Javé sobre as águas
71 Sl 29, 9| seu Templo, um só grito: «Glória!» ~
72 Sl 57, 6| sobre o céu, ó Deus, e tua glória domine a terra inteira! ~
73 Sl 57, 9| 9 Desperta, glória minha! Despertem, cítara
74 Sl 57, 12| sobre o céu, ó Deus, e tua glória domine a terra inteira! ~
75 Sl 63, 3| vendo o teu poder e a tua glória. ~
76 Sl 66, 2| nome, cante hinos à sua glória. ~
77 Sl 72, 19| a terra se encha da sua glória! Amém! Amém! ~
78 Sl 73, 24| com o teu conselho e com glória me conduzes. ~
79 Sl 84, 12| escudo, Deus concede graça e glória. Javé não recusa nenhum
80 Sl 85, 10| próxima dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra. ~
81 Sl 86, 12| coração, meu Deus, vou dar glória ao teu nome para sempre, ~
82 Sl 96, 3| 3 anunciem sua glória por entre as nações, suas
83 Sl 96, 7| aclamem a Javé! Aclamem a glória e o poder de Javé! ~
84 Sl 96, 8| 8 Aclamem a glória do nome de Javé, entrem
85 Sl 97, 6| povos todos contemplam a sua glória. ~
86 Sl 102, 16| e os reis da terra a tua glória. ~
87 Sl 102, 17| Sião e aparecer com a sua glória; ~
88 Sl 104, 31| 31* Que a glória de Javé seja para sempre;
89 Sl 106, 20| 20 Eles trocaram sua Glória pela imagem de um touro,
90 Sl 108, 2| ti cantarei e tocarei, ó glória minha. ~
91 Sl 108, 6| acima do céu, ó Deus, e tua glória domine a terra inteira, ~
92 Sl 113, 4| sobre todos os povos, sua glória está acima do céu! ~
93 Sl 138, 5| caminhos de Javé, porque a glória de Javé é grande! ~
94 Sl 145, 5| Tua fama é esplendor de glória: eu cantarei o relato das
95 Sl 145, 11| 11 Proclamem a glória do teu reino e falem das
96 Sl 149, 5| Que os fiéis festejem a glória dele, e, em filas, cantem
97 Pr 25, 2| 2* A glória de Deus é ocultar as coisas,
98 Pr 25, 2| é ocultar as coisas, e a glória dos reis é pesquisá-las.~
99 Sb 7, 25| Deus, emanação puríssima da glória do Onipotente e, por isso,
100 Sb 9, 11| ações e me protegerá com a glória dela.
101 Sb 18, 8| adversários, tu nos cobrias de glória, chamando-nos para ti.~
102 Eclo 1, 9| 9 O temor do Senhor é glória e honra, alegria e coroa
103 Eclo 3, 11| 11 Pois a glória do homem está na honra do
104 Eclo 6, 31| a vestirá qual manto de glória, e a terá na cabeça como
105 Eclo 14, 27| ele habita à sombra de sua glória.~
106 Eclo 17, 11| contemplaram a grandeza da glória de Deus, e seus ouvidos
107 Eclo 20, 11| 11 Há quem procura glória e encontra humilhação, e
108 Eclo 31, 10| será para ele motivo de glória. Quem podia violar a lei
109 Eclo 36, 13| e o teu povo com a tua glória.
110 Eclo 38, 25| que maneja o arado e cuja glória consiste em manejar o ferrão?
111 Eclo 40, 26| proteção está acima de qualquer glória.~Atentado à dignidade humana -*
112 Eclo 42, 16| Senhor está cheia de sua glória.
113 Eclo 42, 17| universo se consolidasse na glória de Deus.
114 Eclo 42, 25| se cansa de contemplar a glória de Deus. ~
115 Eclo 43, 1| espetáculo do céu é uma visão de glória.~
116 Eclo 43, 12| o céu com um círculo de glória, estendido pelas mãos do
117 Eclo 45, 3| mostrou uma parte da sua glória.
118 Eclo 45, 20| 20 O Senhor aumentou a glória de Aarão e lhe deu um patrimônio:
119 Eclo 45, 23| Eleazar, é o terceiro em glória. Mostrou-se zeloso no temor
120 Eclo 45, 26| antepassados não desapareçam e a glória deles passe para seus descendentes. ~
121 Eclo 47, 6| oferecendo-lhe uma coroa de glória.
122 Eclo 47, 20| Assim, você manchou a sua glória e profanou a sua descendência,
123 Eclo 49, 8| contemplou uma visão da Glória, que Deus lhe mostrou sobre
124 Eclo 49, 12| templo santo, destinado a uma glória eterna.~Neemias -
125 Eclo 50, 7| brilhando entre nuvens de glória!
126 Eclo 50, 11| altar sagrado e enchia de glória todo o santuário!
127 Is 4, 2| fizer brotar será honra e glória, fruto da terra, motivo
128 Is 4, 5| fogo chamejante. Pois a glória de Javé será semelhante
129 Is 6, 3| Javé dos exércitos, a sua glória enche toda a terra».
130 Is 10, 16| gordura dele; em lugar de sua glória, haverá um incêndio, como
131 Is 16, 14| anos de um assalariado, a glória de Moab será reduzida a
132 Is 24, 14| erguerão a voz, celebrando a glória de Javé. E gritam do lado
133 Is 24, 16| terra, ouvimos o cântico: « ‘Glória ao Justo’ «.~O combate final -*
134 Is 25, 3| que um povo forte te dá glória, a capital das nações tirânicas
135 Is 26, 15| crescer, e manifestaste a tua glória; alargaste as fronteiras
136 Is 35, 2| do Saron. Todos verão a glória de Javé, a beleza do nosso
137 Is 40, 5| 5 Então se revelará a glória de Javé, e todo o mundo
138 Is 42, 8| vou dar para outro a minha glória, nem vou ceder minha honra
139 Is 42, 12| 12 Dêem glória a Javé e anunciem seu louvor
140 Is 43, 7| pelo meu nome: para minha glória eu os criei, eu os formei,
141 Is 48, 11| ninguém cederei a minha glória.~
142 Is 58, 8| pratica irá à sua frente e a glória de Javé virá acompanhando
143 Is 59, 19| o oriente honrarão a sua glória, pois ele virá como rio
144 Is 60, 1| pois chegou a sua luz, a glória de Javé brilha sobre você.
145 Is 60, 2| você brilha Javé, e sua glória a ilumina.
146 Is 60, 7| honrarei o Templo da minha glória.~
147 Is 60, 13| morada. Assim vou encher de glória o lugar onde apóio meus
148 Is 60, 21| minhas mãos, para minha glória.
149 Is 61, 3| plantação de Javé para a sua glória.
150 Is 62, 2| todos os reis verão a sua glória. Você então será chamada
151 Is 66, 5| Que Javé mostre a sua glória, para que vejamos a alegria
152 Is 66, 18| virão para admirar a minha glória.
153 Is 66, 19| que nunca viram a minha glória; eles anunciarão a minha
154 Is 66, 19| eles anunciarão a minha glória entre as nações.
155 Jr 2, 11| trocou aquilo que era a sua glória por uma coisa que não vale
156 Jr 13, 11| povo, minha fama, minha glória e minha honra – oráculo
157 Jr 13, 16| 16 Dêem glória a Javé, o Deus de vocês,
158 Jr 14, 21| humilhes o trono da tua glória. Lembra-te! Não quebres
159 Jr 48, 18| 18 Desça da sua glória e sente no chão árido, povo
160 Br 2, 17| vida não podem cantar tua glória e tua justiça.
161 Br 2, 18| é ele quem reconhece tua glória e tua justiça, Senhor.~
162 Br 4, 3| não entregue a outros a glória que pertence a você,~nem
163 Br 4, 24| concederá, pois é com grande glória e brilho do Eterno que ela
164 Br 4, 37| poente, eles vêm festejando a glória de Deus.~
165 Br 5, 1| para sempre o esplendor da glória que vem de Deus.
166 Br 5, 4| sempre: Paz-da-Justiça e Glória-da-Piedade.
167 Br 5, 7| com segurança, guiado pela glória de Deus.
168 Br 5, 9| festivamente Israel à luz da sua glória.~CARTA DE JEREMIAS~Cópia
169 Ez 1, 28| Era a aparência visível da glória de Javé. Quando vi, caí
170 Ez 3, 12| muito grande, enquanto a glória de Javé ia deixando o lugar
171 Ez 3, 23| para o vale, e aí estava a glória de Javé, da maneira como
172 Ez 8, 4| 4 Aí estava a glória do Deus de Israel, tal como
173 Ez 9, 3| 3 A glória do Deus de Israel saiu de
174 Ez 10, 4| 4 A glória de Javé saiu de cima dos
175 Ez 10, 4| pela nuvem, e o brilho da glória de Javé ocupava todo o recinto.
176 Ez 10, 18| 18 Em seguida, a glória de Javé deixou o limiar
177 Ez 10, 19| Javé. E sobre eles pousou a glória do Deus de Israel.
178 Ez 11, 22| junto com as rodas. E a glória do Deus de Israel estava
179 Ez 11, 23| 23 A glória de Javé saiu de cima da
180 Ez 24, 25| força deles, o prazer da sua glória, o encanto dos seus olhos
181 Ez 31, 18| paraíso você competia em glória e grandeza? Também você
182 Ez 39, 13| quando se manifestar a minha glória – oráculo do Senhor Javé.
183 Ez 39, 21| 21 Vou manifestar a minha glória entre as nações, e todas
184 Ez 43, 2| 2 E eu vi a glória do Deus de Israel: ela vinha
185 Ez 43, 2| e a terra refletia a sua glória.
186 Ez 43, 4| 4 A glória de Javé entrou no Templo
187 Ez 43, 5| para o pátio interno: a glória de Javé enchia o Templo.~
188 Ez 44, 4| Olhei daí, e eis que a glória de Javé enchia o Templo.
189 Dn 2, 37| e o poder, o domínio e a glória.
190 Dn 3, 52| Deus~de nossos pais;~a ti, glória e louvor para sempre.~Bendito
191 Dn 3, 52| santo e glorioso;~a ele, glória e louvor para sempre.~
192 Dn 3, 53| santo e glorioso;~a ti, glória e louvor para sempre.~
193 Dn 3, 54| trono do teu reino;~a ti, glória e louvor para sempre.~
194 Dn 3, 55| sobre os querubins;~a ti, glória e louvor para sempre.~
195 Dn 3, 56| firmamento do céu;~a ti, glória e louvor para sempre.~
196 Dn 4, 27| para esplendor da minha glória!»
197 Dn 4, 33| rei, também voltaram minha glória e majestade. Meus conselheiros
198 Dn 5, 18| Altíssimo deu império e poder, glória e honra ao seu pai Nabucodonosor.
199 Dn 7, 14| 14 Foi-lhe dado poder, glória e reino, e todos os povos,
200 Mq 1, 15| habitante de Maresa. A glória de Israel irá até Odolam!~
201 Hab 2, 14| repleta do conhecimento da glória de Javé, tal como as águas
202 Hab 2, 16| saciado de vergonha, e não de glória. Beba também você e mostre
203 Hab 2, 16| vergonha há de superar a glória.
204 Sf 3, 19| dispersos. Darei a eles glória e fama na terra em que agora
205 Sf 3, 20| novamente, vou dar-lhes glória e fama entre todos os povos
206 Ag 1, 8| nele manifestarei a minha glória – diz Javé.
207 Ag 2, 7| este Templo com a minha glória, diz Javé dos exércitos.
208 Ag 2, 9| 9 A glória futura deste Templo será
209 Zc 2, 9| meio dela, eu serei a sua glória».~Javé está com seu povo -*
210 Zc 2, 12| exércitos, depois que a glória me mandou às nações que
211 Zc 6, 13| Javé; ele vai receber a glória, se assentará e governará
212 Mt 6, 29| rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um
213 Mt 16, 27| o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus
214 Mt 19, 28| se sentar no trono de sua glória, vocês, que me seguiram,
215 Mt 24, 30| do céu com poder e grande glória.
216 Mt 25, 31| Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado de todos os
217 Mc 8, 38| envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai com seus santos
218 Mc 10, 37| responderam: «Quando estiveres na glória, deixa-nos sentar um à tua
219 Mc 13, 26| nuvens com grande poder e glória.
220 Lc 2, 9| apareceu aos pastores; a glória do Senhor os envolveu em
221 Lc 2, 14| 14 «Glória a Deus no mais alto dos
222 Lc 2, 32| para iluminar as nações e glória do teu povo, Israel.»~
223 Lc 9, 26| dele quando vier na sua glória, na glória do Pai e dos
224 Lc 9, 26| quando vier na sua glória, na glória do Pai e dos santos anjos.
225 Lc 9, 31| 31 Apareceram na glória, e conversavam sobre o êxodo
226 Lc 9, 32| Quando acordaram, viram a glória de Jesus, e os dois homens
227 Lc 12, 27| rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um
228 Lc 17, 15| deles voltou atrás dando glória a Deus em alta voz.
229 Lc 17, 18| houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?»
230 Lc 19, 38| do Senhor! Paz no céu e glória no mais alto do céu.»
231 Lc 21, 27| nuvem, com poder e grande glória.
232 Lc 24, 26| isso, para entrar na sua glória?»
233 Joa 1, 14| E nós contemplamos a sua glória:~glória do Filho único do
234 Joa 1, 14| contemplamos a sua glória:~glória do Filho único do Pai,~cheio
235 Joa 2, 11| sinais. Ele manifestou a sua glória, e seus discípulos acreditaram
236 Joa 5, 44| aos outros, e não buscam a glória que vem do Deus único?~
237 Joa 8, 50| 50 Eu não procuro a minha glória. Existe alguém que a procura
238 Joa 8, 54| glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica
239 Joa 11, 4| para a morte, mas para a glória de Deus, para que o Filho
240 Joa 11, 40| se você acreditar, verá a glória de Deus?»
241 Joa 12, 28| 28 Pai, manifesta a glória do teu nome!»~Então veio
242 Joa 12, 28| do céu: «Eu manifestei a glória do meu nome, e vou manifestá-
243 Joa 12, 41| falou assim, porque viu a glória de Jesus e falou a respeito
244 Joa 12, 43| 43 É que eles preferiam a glória humana à glória que vem
245 Joa 12, 43| preferiam a glória humana à glória que vem de Deus.~A palavra
246 Joa 15, 8| 8 A glória de meu Pai se manifesta
247 Joa 16, 14| Verdade manifestará a minha glória, porque ele vai receber
248 Joa 17, 5| glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha junto de ti
249 Joa 17, 22| 22 Eu mesmo dei a eles a glória que tu me deste, para que
250 Joa 17, 24| eles contemplem a minha glória que tu me deste, pois me
251 At 7, 2| pais, escutem. O Deus da glória apareceu ao nosso pai Abraão
252 At 7, 55| olhou para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus, de pé,
253 At 12, 23| porque ele não tinha dado glória a Deus. E Herodes expirou,
254 Rm 1, 5| obediência da fé, para a glória do seu nome.
255 Rm 1, 23| 23 trocando a glória do Deus imortal por estátuas
256 Rm 2, 7| prática do bem, buscando a glória, a honra e a imortalidade;
257 Rm 2, 10| 10 Mas haverá glória, honra e paz para todo aquele
258 Rm 3, 7| verdade de Deus para a sua glória, então por que sou julgado
259 Rm 3, 23| pecaram e estão privados da glória de Deus,
260 Rm 4, 20| fortalecido pela fé e deu glória a Deus.
261 Rm 5, 2| gloriamos, na esperança da glória de Deus.
262 Rm 6, 4| ressuscitado dos mortos por meio da glória do Pai, assim também nós
263 Rm 8, 17| também participaremos da sua glória.~Esperando um mundo novo -*
264 Rm 8, 18| presente não se comparam com a glória futura que deverá ser revelada
265 Rm 8, 21| participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus.~
266 Rm 9, 4| possuem a adoção filial, a glória, as alianças, a legislação,
267 Rm 9, 23| mostrar a riqueza da sua glória para com os vasos de misericórdia,
268 Rm 9, 23| ele havia preparado para a glória,
269 Rm 11, 36| para ele. A ele pertence a glória para sempre. Amém.~
270 Rm 14, 11| joelho, e toda língua dará glória a Deus.»
271 Rm 15, 6| juntos e a uma só voz, dêem glória ao Deus e Pai de nosso Senhor
272 Rm 15, 7| Cristo acolheu vocês, para a glória de Deus.
273 Rm 15, 9| nações pagãs, porém, dão glória a Deus por causa da misericórdia
274 Rm 16, 24| 24 / ~Glória a Deus por meio de Jesus -*
275 Rm 16, 25| 25 Seja dada glória a Deus, que tem o poder
276 Rm 16, 27| Jesus Cristo, seja dada a glória para sempre. Amém!~ ~
277 1Cor 2, 7| mundo para nos levar à sua glória.
278 1Cor 2, 8| crucificado o Senhor da glória.
279 1Cor 9, 15| me tirará esse título de glória.
280 1Cor 9, 16| Evangelho não é título de glória para mim; pelo contrário,
281 1Cor 10, 31| coisa, façam tudo para a glória de Deus.
282 1Cor 11, 7| cabeça, porque é a imagem e a glória de Deus; mas a mulher é
283 1Cor 11, 7| de Deus; mas a mulher é a glória do homem.
284 1Cor 11, 15| entanto, para a mulher é glória ter longa cabeleira, porque
285 1Cor 15, 31| quanto são vocês a minha glória em Jesus Cristo nosso Senhor.
286 2Cor 1, 14| somos para vocês motivo de glória, assim como vocês o serão
287 2Cor 1, 20| dizemos «Amém» a Deus, para a glória de Deus.
288 2Cor 3, 7| ficou tão marcado pela glória, que os israelitas não podiam
289 2Cor 3, 10| 10 Mesmo a glória que aí se verificou, já
290 2Cor 3, 10| não pode ser considerada glória, em comparação com a glória
291 2Cor 3, 10| glória, em comparação com a glória atual, que lhe é muito superior.
292 2Cor 3, 11| fato, se foi marcado pela glória o que é passageiro, com
293 2Cor 3, 18| refletimos como num espelho a glória do Senhor, somos transfigurados
294 2Cor 4, 4| brilhar a luz do Evangelho da glória de Cristo, de Cristo que
295 2Cor 4, 6| brilhar o conhecimento da glória de Deus, que resplandece
296 2Cor 4, 15| a ação de graças para a glória de Deus.~A morte é passagem
297 2Cor 4, 17| ao peso extraordinário da glória eterna que ela nos prepara.
298 2Cor 6, 8| 8 na glória e no desprezo, na boa e
299 2Cor 8, 19| que empreendemos para dar glória ao Senhor e realizar as
300 2Cor 8, 23| igrejas, as quais são a glória de Cristo.
301 2Cor 11, 10| declaro que esse título de glória não me será tirado nas regiões
302 Gl 1, 5| 5 A Deus seja dada a glória para sempre. Amém. ~Não
303 Gl 5, 26| Não sejamos ambiciosos de glória, provocando-nos mutuamente
304 Ef 1, 6| 6* para o louvor da sua glória~e da graça que ele derramou
305 Ef 1, 12| 12 a ser o louvor da sua glória,~nós, que já antes esperávamos
306 Ef 1, 14| adquiriu~para o louvor da sua glória.~Agradecimento e pedido -*
307 Ef 1, 17| o Pai a quem pertence a glória, lhes dê um espírito de
308 Ef 3, 13| são para vocês motivo de glória.~Enraizados e alicerçados
309 Ef 3, 16| segundo a riqueza da sua glória, fortalecer a todos vocês
310 Ef 3, 21| 21 a ele seja dada a glória na Igreja e em Jesus Cristo
311 Fl 1, 11| de Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.~Prisão
312 Fl 1, 20| manifestar com toda a coragem a glória de Cristo em meu corpo,
313 Fl 2, 11| Cristo é o Senhor,~para a glória de Deus Pai.~A tarefa da
314 Fl 3, 3| Deus. Nós colocamos a nossa glória em Jesus Cristo e não confiamos
315 Fl 3, 19| deus deles é o ventre, sua glória está no que é vergonhoso,
316 Fl 4, 20| nosso Deus e Pai seja dada a glória para sempre. Amém.
317 Cl 1, 11| sentidos pelo poder de sua glória. Assim vocês terão perseverança
318 Cl 1, 27| o fato de que Cristo, a glória esperada, está em vocês.
319 Cl 3, 4| manifestarão com ele na glória.*
320 1Ts 2, 12| chama para o seu Reino e glória.
321 1Ts 2, 20| 20 Sim, nossa glória e alegria são vocês!~
322 2Ts 2, 14| a fim de que possuam a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
323 1Tm 1, 17| invisível e único, honra e glória para sempre. Amém!
324 1Tm 3, 16| acreditado no mundo e exaltado na glória.~
325 2Tm 2, 10| está em Jesus Cristo, com a glória eterna.
326 2Tm 4, 18| Reino eterno. Ao Senhor, glória para sempre. Amém!~Saudações
327 Tt 2, 13| isto é, a manifestação da glória de Jesus Cristo, nosso grande
328 Hb 1, 3| Filho é a irradiação da sua glória e nele Deus se expressou
329 Hb 2, 7| menor do que os anjos; de glória e honra o coroaste,
330 Hb 2, 9| o vemos agora coroado de glória e honra, por causa da morte
331 Hb 2, 10| queria conduzir para a glória um grande número de filhos.
332 Hb 3, 3| 3 Na verdade, a glória que corresponde a Jesus
333 Hb 3, 3| Jesus é muito maior que a glória de Moisés, pois não há comparação
334 Hb 5, 5| não atribuiu a si mesmo a glória de ser sumo sacerdote; esta
335 Hb 9, 5| estavam os querubins da Glória, que com sua sombra cobriam
336 Hb 13, 21| Cristo. A ele seja dada a glória para sempre. Amém.*
337 Tg 2, 1| Jesus Cristo, Senhor da glória.
338 1Pd 1, 7| vocês receberão louvor, glória e honra.
339 1Pd 1, 21| ressuscitou dos mortos e lhe deu a glória, de modo que a fé
340 1Pd 1, 24| é como erva e toda a sua glória é como flor da erva: a erva
341 1Pd 4, 11| Cristo, ao qual pertencem a glória e o poder para sempre. Amém!
342 1Pd 4, 13| exultem ao se revelar a glória dele.
343 1Pd 4, 14| significa que o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa
344 1Pd 5, 1| Cristo e participante da glória que vai ser revelada:
345 1Pd 5, 4| vocês receberão a coroa de glória que não murcha.
346 1Pd 5, 10| chamou em Cristo para a sua glória eterna, ele os restabelecerá,
347 2Pd 1, 3| nos chamou por sua própria glória e virtude.
348 2Pd 1, 17| de Deus Pai a honra e a glória, quando uma voz vinda da
349 2Pd 1, 17| quando uma voz vinda da sua Glória lhe disse: «Este é o meu
350 2Pd 3, 18| Salvador. A ele pertence a glória, desde agora e até o dia
351 Jd 1, 24| defeitos e na alegria diante da glória dele,
352 Jd 1, 25| Jesus Cristo, seja dada a glória e a majestade, a força e
353 Ap 1, 6| Deus, seu Pai – a Jesus, a glória e o poder para sempre. Amém.
354 Ap 4, 9| 9 Os Seres vivos dão glória, honra e ação de graças
355 Ap 4, 10| tu és digno de receber a glória, a honra e o poder.~Porque
356 Ap 5, 12| sabedoria, ~a força, a honra, a glória e o louvor.»~
357 Ap 5, 13| proclamaram:~«O louvor, a honra, a glória e o poder pertencem àquele
358 Ap 7, 12| diziam:~«Amém! O louvor, a glória, a sabedoria,~a ação de
359 Ap 11, 13| ficaram apavorados e deram glória ao Deus do céu.~
360 Ap 14, 7| voz:~«Temam a Deus e dêem glória a ele, ~porque chegou a
361 Ap 15, 8| de fumaça, por causa da glória e do poder de Deus. Ninguém
362 Ap 16, 9| se converteram para dar glória a Deus.~
363 Ap 18, 1| toda iluminada com a sua glória.
364 Ap 18, 7| O tanto que se enchia de glória e luxo, ~devolvam a ela
365 Ap 19, 1| Aleluia!~A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso
366 Ap 19, 7| e contentes, ~vamos dar glória a Deus, ~porque chegou o
367 Ap 21, 11| 11 com a glória de Deus. Seu esplendor é
368 Ap 21, 23| ficar iluminada, pois a glória de Deus a ilumina e sua
369 Ap 21, 24| reis da terra trarão a sua glória para ela.~
370 Ap 21, 26| 26 e a ela trarão a glória e o tesouro das nações.~
SE-GLORIAR
1 Sl 10, 3| 3* O injusto se gloria da própria ambição, o avarento
2 Sl 52, 3| 3* Por que você se gloria com o mal e se gaba contra
3 Eclo 10, 27| do que alguém que se gloria e tem falta de alimento.
4 Eclo 24, 1| Sabedoria louva a si mesma e se gloria no meio do seu povo.
5 Is 10, 15| 15 Acaso o machado se gloria contra aquele que o segura?
6 Jr 50, 38| um país de ídolos, que se gloria de seus espantalhos.
7 Rm 2, 23| 23 Você se gloria da Lei, mas desonra a Deus,
8 1Cor 1, 31| Escritura: «Aquele que se gloria, que se glorie no Senhor».
1 Sl 49, 7| confiam na sua fortuna e se gloriam da sua riqueza imensa? ~
2 2Cor 5, 12| resposta para aqueles que se gloriam somente pelas aparências
1 Rm 5, 2| qual nos mantemos e nos gloriamos, na esperança da glória
2 Rm 5, 3| 3 E não só isso. Nós nos gloriamos também nas tribulações,
3 Rm 5, 11| não só isso. Também nos gloriamos em Deus por meio de nosso
1 Jz 7, 2| seu poder. Israel poderia gloriar-se, dizendo: ‘Eu consegui
2 Jr 9, 23| 23 Se alguém quer gloriar-se, que se glorie de conhecer
3 Rm 3, 27| onde está o motivo de se gloriar? Foi eliminado. Por qual
4 Rm 4, 2| ele tem algo de que se gloriar, mas não diante de Deus.
5 2Ts 1, 4| 4 Desse modo, podemos gloriar-nos de vocês entre as igrejas
1 Lv 22, 32| santo nome, para que eu seja glorificado entre os filhos de Israel.
2 2Mc 3, 30| louvores a Deus, que tinha glorificado o seu lugar santo. Até há
3 Eclo 3, 20| 20 mas ele é glorificado pelos humildes.~
4 Is 24, 23| Sião e em Jerusalém, e será glorificado diante dos seus anciãos.~
5 Is 49, 5| Israel para ele. (Serei glorificado aos olhos de Javé; Deus
6 Ez 28, 22| contra você, Sidônia. Serei glorificado dentro de você; por isso
7 Dn 3, 26| de louvor e o teu nome~é glorificado para sempre!~
8 Joa 7, 39| Jesus ainda não tinha sido glorificado. ~A manifestação de Jesus
9 Joa 11, 4| que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela.»
10 Joa 12, 16| acontecendo. Mas quando Jesus foi glorificado, eles se lembraram
11 Joa 12, 23| o Filho do Homem vai ser glorificado.
12 Joa 13, 31| Agora o Filho do Homem foi glorificado, e também Deus foi glorificado
13 Joa 13, 31| glorificado, e também Deus foi glorificado nele.
14 Joa 14, 13| farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
15 Joa 17, 10| é teu é meu, e assim sou glorificado neles.
16 2Ts 1, 10| o Senhor virá para ser glorificado na pessoa de seus santos
17 2Ts 1, 12| nome do Senhor Jesus será glorificado em vocês e vocês também
18 1Pd 4, 11| de que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo,
1 Eclo 44, 7| por seus contemporâneos e glorificados enquanto viviam.
2 Eclo 46, 12| filhos, porque eles já foram glorificados.~Samuel -
3 Eclo 49, 16| Sem e Set foram glorificados entre os homens, mas acima
4 2Ts 1, 12| vocês e vocês também serão glorificados nele,
1 Eclo 51, 1| louvo, meu Deus Salvador, glorificando o teu nome,
2 Lc 2, 20| 20 Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo
3 Lc 18, 43| começou a ver e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo
1 1Cr 16, 4| Javé, a fim de celebrar, glorificar e louvar a Javé, o Deus
2 Is 42, 21| Javé queria engrandecer e glorificar a sua lei;
3 Dn 4, 31| o Altíssimo, a louvar e glorificar Aquele que vive eternamente,
4 Ml 2, 2| coração o desejo sincero de glorificar o meu nome – diz Javé dos
5 Joa 21, 19| morte com que Pedro iria glorificar a Deus. E Jesus acrescentou: «
1 Sl 50, 15| eu o livrarei, e você me glorificará». ~
2 Joa 13, 32| 32 Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará
3 Joa 13, 32| glorificará em si mesmo, e o glorificará logo.~
1 Mt 15, 31| andavam e os cegos viam. E glorificaram o Deus de Israel.~
2 At 11, 18| origem judaica se acalmaram e glorificaram a Deus, dizendo: «Também
3 Rm 1, 21| conhecendo a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram
1 Dn 3, 51| Os três cantavam hinos, glorificavam e louvavam a Deus, a uma
2 Lc 7, 16| ficaram com muito medo, e glorificavam a Deus, dizendo: «Um grande
3 At 4, 21| causa do povo. Pois todos glorificavam a Deus pelo que tinha acontecido.
4 At 21, 20| 20 Ouvindo Paulo, eles glorificavam a Deus. Mas a seguir lhe
1 Dn 4, 34| Nabucodonosor, louvo, exalto e glorifico o Rei do céu, porque suas
2 Joa 8, 54| Jesus respondeu: «Se eu glorifico a mim mesmo, minha glória
1 Eclo 45, 3| cessar os prodígios, e Deus o glorificou diante dos reis. Deu-lhe
2 Eclo 47, 8| todas as suas obras, ele glorificou o Santo Altíssimo com palavras
3 Is 55, 5| Santo de Israel, porque ele glorificou você.~Procurem Javé -*
4 Dn 2, 19| numa visão noturna. E ele glorificou ao Deus do céu:~
5 Dn 5, 23| não entendem. Você não glorificou o Deus em cujas mãos está
6 Lc 23, 47| que tinha acontecido, e glorificou a Deus, dizendo: «De fato!
7 At 3, 13| Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vocês
8 Rm 8, 30| tornou justos, também os glorificou.~Ninguém pode impedir o
1 Sl 22, 24| temem a Javé, louvem a Javé! Glorifique-o, descendência toda de
2 Sl 147, 12| 12* Glorifique a Javé, Jerusalém, louve
3 Eclo 35, 7| 7 Glorifique o Senhor com generosidade,
4 Joa 17, 1| Filho, para que o Filho glorifique a ti,
5 1Pd 4, 16| envergonhado; ao contrário, glorifique a Deus por levar o nome
1 Sl 117, 1| Javé, nações todas, e o glorifiquem todos os povos! ~
2 Eclo 43, 30| 30 Glorifiquem e exaltem o Senhor o quanto
3 Is 24, 15| 15 «Glorifiquem, portanto, a Javé; do lado
4 1Cor 6, 20| resgate de vocês. Portanto, glorifiquem a Deus no corpo de vocês.~
5 1Pd 2, 12| boas obras que vocês fazem, glorifiquem a Deus no dia do julgamento. ~
1 Sl 145, 12| aos homens, e a majestade gloriosa do teu reino. ~
2 Sb 5, 16| receberão das mãos do Senhor a gloriosa coroa real e o diadema do
3 Sb 18, 3| inofensivo que iluminava sua gloriosa migração.
4 Eclo 45, 7| esplêndidos e o cobriu com veste gloriosa.
5 Is 11, 10| nações, e a sua moradia será gloriosa.
6 Is 63, 15| observa da tua morada santa e gloriosa: onde estão o teu ciúme
7 Br 5, 2| ponha na cabeça a coroa gloriosa do Eterno,
8 Ez 27, 25| Assim, você se tornou rica e gloriosa no meio do mar.
9 Ef 1, 18| que entendam como é rica e gloriosa a herança destinada ao seu
10 Ef 5, 27| apresentar a si mesmo uma Igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou
11 Cl 1, 27| manifestar aos cristãos a riqueza gloriosa que este mistério representa
12 1Pd 1, 8| alegria extraordinária e gloriosa,
1 Dt 28, 58| neste livro, temendo o nome glorioso e terrível de Javé seu Deus,
2 1Sm 2, 8| príncipes e herdar um trono glorioso;~pois a Javé pertencem as
3 1Rs 1, 37| o trono de Salomão mais glorioso do que o trono do rei Davi,
4 1Cr 29, 13| agradecemos, e louvamos o teu nome glorioso.
5 Ne 9, 5| Bendito seja o teu Nome glorioso,~que supera toda bênção
6 Tb 11, 14| santos anjos. Que seu nome glorioso nos proteja. Porque, num
7 Tb 12, 12| de vocês diante do Senhor glorioso. A mesma coisa eu fazia
8 Tb 12, 15| entrar na presença do Senhor glorioso».~
9 Jt 9, 8| onde repousa ~o teu Nome glorioso ~e derrubar a ferro as pontas
10 Jt 16, 13| Senhor, tu és grande e glorioso,~admirável e invencível
11 2Mc 15, 34| ao céu, louvando o Senhor glorioso e dizendo: «Bendito seja
12 Sl 72, 19| seja bendito o seu nome glorioso! Que toda a terra se encha
13 Sl 87, 3| 3 Que anúncio glorioso para você, ó cidade de Deus! ~
14 Sl 89, 45| 45 Quebraste o seu cetro glorioso, e derrubaste o seu trono
15 Sb 3, 15| o fruto das boas obras é glorioso e a raiz da sabedoria é
16 Sb 9, 10| envia desde o teu trono glorioso, para que ela me acompanhe
17 Sb 19, 22| engrandeceste e tornaste glorioso o teu povo. Nunca, em nenhum
18 Eclo 24, 12| raízes no meio de um povo glorioso, na porção do Senhor, seu
19 Eclo 40, 2| que se assenta em trono glorioso até o mendigo sentado no
20 Eclo 45, 2| 2 Deus o tornou glorioso como os santos e o engrandeceu,
21 Eclo 46, 2| 2 Como ele era glorioso quando levantava os braços
22 Eclo 47, 11| aliança real e um trono glorioso em Israel.~Salomão -
23 Is 8, 23| mas, no futuro, tornará glorioso o caminho do mar, o Além-
24 Is 63, 12| guiando-o com seu braço glorioso? Onde está aquele que abriu
25 Is 63, 14| povo, para ganhares um nome glorioso.
26 Jr 17, 12| do nosso Templo é trono glorioso e altaneiro desde o princípio.
27 Dn 3, 45| que tu és o único Deus,~glorioso sobre toda a terra».~
28 Dn 3, 52| Bendito é o teu nome santo e glorioso;~a ele, glória e louvor
29 Dn 3, 53| tu em teu Templo~santo e glorioso;~a ti, glória e louvor para
30 Mt 25, 31| se assentará em seu trono glorioso.
31 At 2, 20| do Senhor, dia grande e glorioso.
32 1Cor 15, 43| desprezível, mas ressuscita glorioso; é semeado na fraqueza,
33 2Cor 3, 8| 8 Quanto mais glorioso não será o ministério do
34 2Cor 3, 9| ministério da condenação foi glorioso, muito mais glorioso será
35 2Cor 3, 9| foi glorioso, muito mais glorioso será o ministério da justiça.
36 2Cor 3, 11| com maior razão há de ser glorioso o que é permanente. ~
37 Fl 3, 21| semelhante ao seu corpo glorioso, graças ao poder que ele
38 1Tm 1, 11| de acordo com o Evangelho glorioso do Deus bendito, que me
1 Sb 18, 24| estavam inscritos os nomes gloriosos dos antepassados, e sobre
2 Eclo 11, 4| se torne soberbo nos dias gloriosos, porque as obras do Senhor
3 2Pd 2, 10| blasfemar contra os seres gloriosos;
4 Jd 1, 8| Cristo e insultando os seres gloriosos.
5009 Is 45, 25| justiça em Javé, e nele se gloriarão.~
5010 Gl 6, 13| circuncidem, apenas para eles se gloriarem de ter marcado o corpo de
5011 Sl 105, 3| 3 Gloriem-se do seu nome santo, alegre-
5012 Eclo 38, 6| ciência para que pudessem glorificá-lo por causa das maravilhas
5013 Eclo 17, 22| vivos e de todos os que o glorificam?
5014 Is 43, 20| 20 As feras me glorificarão, como os lobos e avestruzes,
5015 Sl 91, 15| com ele. Eu o livrarei e glorificarei. ~
5016 Ap 15, 4| temeria, Senhor, ~e não glorificaria o teu nome? ~Sim! Só tu
5017 Joa 17, 4| 4 Eu te glorifiquei na terra, completei a obra
5018 1Mc 14, 5| 5 Ele gloriosamente tomou Jope e fez dela o
1 1Mc 14, 29| Templo e a Lei, e cobriram de glórias o seu povo.
2 2Mc 4, 15| muito mais importantes as glórias gregas.
3 Is 63, 7| Vou lembrar as graças e as glórias de Javé, tudo o que ele
4 1Pd 1, 11| sofrimentos de Cristo e das glórias que viriam depois.
1 Sl 106, 5| alegria do teu povo, e me glorie com a tua herança! ~
2 Pr 27, 1| 1 Não se glorie do amanhã, porque você não
3 Eclo 10, 26| o seu trabalho, e não se glorie no tempo da necessidade.
4 Jr 9, 22| Javé: Que o sábio não se glorie da sua sabedoria, o forte
5 Jr 9, 22| sabedoria, o forte não se glorie da sua força, e o rico não
6 Jr 9, 22| sua força, e o rico não se glorie da sua riqueza.
7 Jr 9, 23| quer gloriar-se, que se glorie de conhecer e compreender
8 1Cor 1, 31| Aquele que se gloria, que se glorie no Senhor».~
9 Gl 6, 14| Quanto a mim, que eu não me glorie, a não ser na cruz de nosso
1 Sl 50, 23| sacrifício de confissão me glorifica; ~e a quem segue o bom caminho,
2 Eclo 24, 2| assembléia do Altíssimo e se glorifica diante do poder dele:
3 Eclo 36, 5| realiza outros prodígios. Glorifica a tua mão e o teu braço
4 Is 29, 13| somente com os lábios me glorifica, enquanto o seu coração
5 Is 60, 9| pelo Santo de Israel que a glorifica.
6 Dn 3, 43| segundo as tuas maravilhas,~e glorifica o teu nome, Senhor.~
7 Joa 8, 54| glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai,
8 Joa 17, 1| disse: «Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o
9 Joa 17, 5| 5 E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória
********************
ÍNDICE GERAL DO APOCALIPSE
Responsável por este trabalho:
Xavier Cutajar
xacute@uol.com.br http://xacute1.com
Quem GLORIFICA A DEUS em LUCAS
1. OS PASTORES GLORIFICAM A DEUS APÓS TER VISITADO O MENINO JESUS
Lc 2,20 Os pastores voltaram, louvando e glorificando a DEUS (doxa,zontej kai. aivnou/ntej to.n qeo.n) por tudo o que haviam visto e ouvido, conforme o anjo lhes tinha anunciado.
2. TODOS GLORIFICAM A JESUS
Lc 4,15 Ele ensinava em suas sinagogas, e era glorificado (doxazo,menoj) por todos.
3. O PARALÍTICO GLORIFICA A DEUS APÓS SER CURADO
Lc 5,25 No mesmo instante, o homem se levantou diante deles, pegou a cama onde estava deitado, e foi para casa, glorificando a Deus (evdo,xazon to.n qeo.n).
4. TODOS GLORIFICAM A DEUS AO PRESENCIAR A CURA DO PARALÍTICO
Lc 5,26 Todos ficaram extasiados, e glorificavam a Deus (evdo,xazon to.n qeo.n). Ficaram cheios de temor, e diziam: “Hoje vimos coisas estranhas.”
5. TODOS GLORIFICAVAM A DEUS APÓS JESUS RESSUSCITAR O FILHO DA VIÚVA DE NAÍM
Lc 7,16 Todos ficaram cheios de temor, e glorificavam a Deus (evdo,xazon to.n qeo.n), dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós, e Deus veio visitar o seu povo.”
6. A MULHER ENCURVADA GLORIFICA A DEUS APÓS SER CURADA NA SINAGOGA NO DIA DE SÁBADO
Lc 13,13 Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a glorificar a Deus. (evdo,xazen to.n qeo,n)
7. O SAMARITANO GLORIFICOU A DEUS APOS PERCEBER QUE FICOU CURADO
Lc 17,15 Ao perceber que estava curado, um deles voltou atrás glorificando a Deus (doxa,zwn to.n qeo,n) em alta voz.
8. JESUS RECONHECE QUE QUEM DEU GL[ORIA A DEUS FOI UM SAMARITANO/ESTRANGEIRO
Lc 17,18 Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, (dou/naido,xan tw/| qew) (Jo 15,8) a não ser este estrangeiro?" 19 E disse a ele: "Levante-se e vá. Sua fé (pi,stij) o salvou."
O CEGO DE JERICÓ GLORIFICA A DEUS APÓS SER CURADO
Lc 19,43 No mesmo instante, o cego tornou a ver (avne,bleyen) e seguia Jesus, (hvkolou,qei auvtw/|) glorificando a Deus. (doxa,zwn to.n qeo,n) Vendo isso, todo o povo louvou a Deus. (ai=non tw/| qew)
10. O CENTURIÃO GLORIFICA A DEUS AO PRESENCIAR A MANEIRA COMO JESUS MORREU NA CRUZ
Lc 23,47 O centurião viu o que tinha acontecido, e glorificou a Deus, (evdo,xazen to.n qeo.n) dizendo: “De fato! Esse homem era justo!”
QUANDO É QUE O PAI FICA GLORIFICADO:
NA PARÁBOLA DA VIDEIRA Jo 15,1-17
Jo 15,8 Nisto meu Pai é glorificado (evdoxa,sqh) quando vocês dão muitos frutos e se tornam meus discípulos.