LIVRO DA VIDA

LIVRO DA VIDA

             O que é O LIVRO DA VIDA? Quem tem seu NOME escrito  no LIVRO  DA VIDA? Quem escreve seu NOME no LIVRO DA VIDA?  Quem tira seu NOME do LIVRO DA VIDA?

             1. A primeira referência bíblica aparece no livro do Êxodo. O  povo foi libertado por Javé  da terra do Egito, terra  da escravidão, do Faraó e caminha pelo deserto. Moisés subiu a montanha e como demorou o povo construiu o BEZERRO DE OURO a quem adoraram e então exclamaram: “Este é  o teu Deus,  Israel, o que te fez subir da terra do Egito”  (Ex 32,1-6), trocando assim  o verdadeiro Deus pelo deus  falso chamado ÍDOLO.  Então Moises voltou para Javé , e disse: “Este  povo cometeu  um pecado gravíssimo, fabricando um deus de  ouro. Agora, porém, ou perdoas o pecado deles ou me RISCAS DO TEU LIVRO”. Javé  respondeu a Moisés: RISCAREI DO MEU LIVRO todo aquele que pecou contra mim. Agora você  conduza o povo para onde  eu  lhe  disse: meu anjo irá na frente.  Mas  quando chegar o DIA DAS CONTAS, EU PUNIREI O PECADO DELES”. E Javé castigou o povo por adorar  o bezerro que Aarão tinha  feito. (Êx 32,31-35).

             2. O Salmista pede a Javé  para riscar o nome dos INJUSTOS do LIVRO DA VIDA  pelos crimes e injustiças que cometeram. “RISCA-OS do LIVRO DOS VIVOS,  e não sejam inscritos entre os JUSTOS” (Sl 69,29).

             3. Ainda no salmo 87  o salmista usa outro termo: “JAVÉ INSCREVE OS POVOS  NO  REGISTRO”  (Sl 87,6).

             4. O  Profeta  Daniel fala numa linguagem  apocalíptica que quem se salva são aqueles cujo nome está inscrito no LIVRO: “Nesse  tempo  se levantará  Miguel, o grande  príncipe que protege o  povo ao qual você pertence: será uma  hora  de grandes apertos tais como jamais houve, desde que as nações começaram  a existir, até  o tempo atual. Então o seu povo será  salvo, TODOS OS QUE ESTIVEREM INSCRITOS NO LIVRO…” (Dn 12,1-4).

             5. No Novo Testamento, a idéia do LIVRO  aparece apenas  uma vez no Evangelho de Lucas, uma vez  na Carta aos Filipenses e várias vezes no Apocalipse..

             6.  Lucas dá  a entender que “ter seu nome inscrito no LIVRO DA  VIDA  corresponde  a  TER  SEU  NOME  ESCRITO  NO CÉU enquanto para SATANÁS (dragão, antiga serpente, diabo)  não há  lugar no céu (cf.  Ap  12,8-9). “Os setenta e dois voltaram muito alegres,  dizendo:  “Senhor,  até os demônios obedecem a nós por causa do  teu  NOME.” Jesus respondeu: “EU  VI  SATANÁS CAIR  DO  CÉU  COMO UM  RELÂMPAGO… Vejam:  Eu dei a vocês o poder de  pisar  em cima de cobras e escorpiões e sobre toda força do  inimigo, e  nada poderá  fazer mal a vocês. Contudo, não  se  alegrem porque  os maus espíritos obedecem a vocês;  antes,  fiquem alegres porque os NOMES DE VOCÊS ESTÃO ESCRITOS NO CÉU” (Lc 10,17-20).

             7. Paulo, escrevendo da prisão para a  comunidade fala que   “Seus NOMES ESTÃO NO LIVRO DA VIDA” (Fl  4,3).

             8.  O Apocalipse nos dá  o sentido do que  é o LIVRO DA VIDA: o  LIVRO DO CORDEIRO. NELE ESTÁ  O NOME DOS QUE  DERAM O TESTEMUNHO DE JESUS.  Os justos, “os vencedores,  vestidos de roupa branca, o nome deles não será  apagado do LIVRO  DA VIDA”  (Ap 3,5).  

            E mais adiante o Apocalipse nos diz  quem não  tem  seu nome inscrito no livro da vida  do  Cordeiro: são todos osHABITANTES DA TERRA (=OS ÍMPIOS) QUE ADORARAM A  BESTA CUJOS NOMES NÃO ESTÃ ESCRITO DESDE A CRIAÇÃO DO MUNDO NO LIVRO  DA VIDA DO CORDEIRO IMOLADO”  (Ap 13,8; 17,8).  Estes  são  “os que praticam  qualquer  imundície abominação e mentira (Ap 21,27);  Estes, “que não se achavam  INSCRITOS NO LIVRO DA VIDA foram também jogados  no lago de fogo (Ap 20,15).

            9. Além do LIVRO DA VIDA existem  outros LIVROS: “Vi,  então, os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono. E FORAM ABERTOS LIVROS. Foi  também aberto outro livro, o LIVRO DA VIDA. Então os mortos foram julgados de acordo com sua CONDUTA, conforme o que estava escrito NOS LIVROS (Ap 20,12.15); Estes livros abertos contém as ações boas ou más das pessoas.  

            O  Profeta Daniel  já  tinha falado DESTES LIVROS:  “O  tribunal tomou assento e  OS  LIVROS  FORAM ABERTOS” (Dn 7,10c). São os LIVROS onde se inscrevem todos os  atos humanos, bons e maus.     (cf. Jr 17,1;  Ml  3,16; Sl 40,8;  56,9;  139,16;  Jó 19,23). 

            10. Há também a ARVORE DA VIDA (Ap 22,19; Gn 2,9; 3,22)

            11. Somos nós mesmos que escrevemos o nosso  nome no ou tiramos o nosso nome do  LIVRO DA VIDA dependendo daquilo que fazemos.

 

Veja outros LIVROS mencionados no Apocalipse

 

******************

ÍNDICE GERAL DO APOCALIPSE

Responsável por este trabalho:

Xavier Cutajar

xacute@uol.com.br       http://xacute1.com

Leave a Reply