MISTÉRIO

Em Marcos a palavra MISTÉRIO só aparece uma única vez.

Mc 4,10 Quando ficou sozinho, os que estavam com ele,  junto  com

       os Doze(3/11), perguntaram o que significavam as parábolas(3/13).

11 Disse para eles:

“Para vocês, foi dado (confiado)

o mistério(musth,rion) do REINO DE DEUS(2/14);

para os que estão fora (Cf:4,34) tudo acontece em parábolas(4/13),

12         para que olhando, olhem(ble,pontej ble,pwsin)

mas não vejam (percebam)(mh. i;dwsin),

              escutando, escutem (avkou,ontej avkou,wsin),

                 mas não compreendam(mh. suniw/sin),

             para não se mudarem(mh, pote evpistre,ywsin)

             e não sejam perdoados (curados)(avfeqh) .” (Is 6,9-10)

 

MISTÉRIO

 No seu sentido de ENIGMA

  •  “o que parecia como Filho do Homem” explica  o MISTÉRIO das 7 estrelas..e dos 7 candelabros    de ouro.. (Ap 1,20);
  • e um dos Anjos das 7 taças explica o MISTÉRIO da mulher, em cuja fronte estava escrito um nomo MISTERIOSO, e da besta que a carrega..(Ap 17,  1-18) (Cfe: 1Cor 13,2; 1Cor 14.2; 1Cor 15,51).

No seu sentido de “IMPENETRÁVEL À RAZÃO HUMANA QUE QUER ENTENDER AS COISAS PELA SUA PRÓPRIA FORÇA

  • o MISTÉRIO de Deus vai se realizar como foi anunciado aos seus servos, os profetas. (Ap 10,5)

EM QUE CONSISTE ESTE MISTÉRIO

Lendo os textos onde aparece a palavra MISTÉRIO no Novo Testamento, chegaremos a entender o sentido desta palavra.

*Rom 11,25: Irmãos, não quero que vocês ignorem este MISTÉRIO, para que vocês não se tornem convencidos: o endurecimento de uma parte de Israel vai durar até que chegue a plenitude das nações..

*Rom 16,25:  Seja dada glória a Deus que tem o poder de conservar vocês firmes, de acordo com o meu Evangelho e a mensagem de Jesus Cristo. Essa é a revelação de um MISTÉRIO que estava envolvido no silêncio desde os tempos eternos, e que agora foi manifestado pêlos escritos proféticos e, por disposição do Deus eterno, e foi anunciado a todos os pagãos, para conduzi-los à obediência da fé.

*1Cor 2,1: Irmão, eu mesmo, quando fui ao encontro de vocês, não me apresentei com o prestígio da oratória ou da sabedoria, para anunciar-lhes O MISTÉRIO DE DEUS.

*1Cor 4,1: Que os homens nos considerem como servidores de Cristo e administradores dos MISTÉRIOS DE DEUS.

*Ef 1,9: Ele nos fez conhecer o MISTÉRIO DA SUA VONTADE, a livre decisão que havia tomado outrora de levar a história à sua plenitude, reunindo o universo inteiro, tanto as coisas celestes como as terrestres, sob uma só Cabeça, Cristo.

*Ef 3,3-14: Foi por revelação que Deus me fez conhecer o MISTÉRIO que acabo de expor brevemente. Lendo esta carta, vocês poderão entender a percepção que eu tenho do MISTÉRIO de Cristo. Deus não manifestou esse MISTÉRIO para as gerações passadas da mesma forma com que o revelou agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: em Jesus Cristo, por meuo do Evangelho, os PAGÃOS são chamados a participar da mesma herança, a formar o mesmo corpo e a participar da mesma promessa. Eu fui feito ministro deste Evangelho pelo dom da graça que Deus me concedeu através do seu poder eficaz. A mim, o menor de todos os cristãos, foi dada a graça de anunciar aos pagãos a incalculável riqueza de Cristo, e de esclarecer a todos como se realiza o MISTÉRIO que esteve sempre escondido em Deus, o criador do universo…..

*Ef 6,19: Rezem também por mim: que a Palavra seja colocada na minha boca, para anunciar ousadamente o MISTÉRIO DO EVANGELHO, do qual sou embaixador aprisionado. Que eu possa anunciá-lo com ousadia, como é o meu dever.

*Ef 5,32: Este MISTÉRIO é grande: eu me refiro a Cristo e à Igreja.

*Col 1,24-2,5: Eu me tornei ministro da Igreja, quando Deus me confiou este encargo junto a você(pagãos): anunciar a realização da Palavra de Deus, o MISTÉRIO escondido desde o começo dos tempos e gerações, e que agora é revelado aos cristãos. Deus quis manifestar aos cristãos a riqueza gloriosa que este MISTÉRIO representa para os pagãos, isto é, o fato de que Cristo, a glória esperada, está em vocês. E, é este Cristo que anunciamos, aconselhando e ensinando a todos com plena sabedoria, para que todos sejam cristãos perfeitos. É para isto que me esforço e luto, sustentado pela força de Cristo que age de forma poderosa em mim.  2,1: Quero que vocês saibam da difícil luta que enfrento por vocês, pela de Laodicéia e por todos aqueles que nunca me viram pessoalmente. Sofro para que eles sejam confortados em seus corações e assim, estreitamente unidos no amor, se enriqueçam com a plenitude da compreensão, a fim de conhecerem o MISTÉRIO de Deus: Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e ciência…

*Col 4,3: Ao mesmo tempo, peçam por nós, para que Deus nos abra uma porta para a pregação, a fim de anunciarmos O MISTÉRIO DE CRISTO, por quem estou preso, com linguagem conveniente.

*1Tm 3,9: Conservem O MISTÉRIO DA FÉ com consciência limpa.

*1Tm 3,16: de fato, como é grande O MISTÉRIO DA PIEDADE: ele se manifestou na carne, foi justificado no espírito, apareceu aos anjos, foi anunciado aos pagãos, foi acreditado no mundo e exaltado na glória.

2Ts 2,7: O MISTÉRIO DA IMPIEDADE já está agindo.

 

******************

ÍNDICE GERAL DO APOCALIPSE

Responsável por este trabalho:

Xavier Cutajar

xacute@uol.com.br       http://xacute1.com

Leave a Reply