VIDA ETERNA

VIDA ETERNA

Veja VIDA

Acompanha os textos em português que citam a frase VIDA ETERNA no Novo Testamento. Percebe-se que quem usa mais esta frase é o Evangelista João. Portanto devemos buscar o sentido da VIDA ETERNA nos escritos de João. Tem muito a ver com que Sinóticos chamam de REINO DE DEUS, ou REINO DO CÉU.

Observam que a definição de VIDA ETERNA é dada pelo Evangelista João em Jo 17,3, na última vez que cita esta palavra:

“E a vida eterna é esta:

que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro,

e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”

Veja VIDA ETERNA na Primeira Carta de João

  1. 1Jo 1,2 Porque a Vida se manifestou, nós a vimos, dela damos testemunho, e lhes anunciamos a Vida Eterna. Ela estava voltada para o Pai (cf. Pr 8,22-31; Sab 9,9) e se manifestou a nós.
  2. 1Jo 2,25 Esta é a promessa que ele (Jesus) nos fez: a Vida Eterna.
  3. 1Jo 3,15 Todo aquele que odeia o seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino permanece nele a Vida Eterna.
  4. 1Jo 5,11 E o testemunho é este: Deus nos deu a Vida Eterna, e esta Vida está em seu Filho. 12 Quem tem o Filho, tem a Vida; (cf. Jo 10,10) quem não tem o Filho de Deus, não tem a Vida.
  5. 1Jo 5,13 Escrevo tudo isso para que vocês, que creem no Nome do Filho de Deus, estejam certos de que têm Vida Eterna(cf. Jo 20,30-31; Mc 1,1)
  6. 1Jo 5,20 Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu inteligência para conhecermos aquele que é verdadeiro (=Deus). E nós estamos com o Verdadeiro (=Deus), graças a seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida Eterna(cf. Jo 17,3)

 

Veja todas as citações de “Vida Eterna” no EVANGELHO DE JOÃO (16 vezes)

 

SÓ QUEM CRÊ NO FILHO TÊM A VIDA ETERNA:

  1. (Jo 3,15) Jesus diz a Nicodemos:  “Para que todo aquele que crê no FILHO DO HOMEM não pereça, mas tenha nele a VIDA ETERNA”.
  2. (Jo 3,16) “Porque Deus (Pai) amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a VIDA ETERNA”.
  3. (Jo 3,36) “Aquele que crê no Filho tem a VIDA ETERNA; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”.
  4. (Jo 3,36) Jesus  e a Samaritana: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou samaritana?” (De fato, os judeus não se dão bem com os samaritanos). 10 Jesus respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus, e quem lhe está pedindo “dá-me de beber, você é que lhe pediria. E ele daria a você água viva.” 11 A mulher disse a Jesus: “Senhor, não tens um balde, e o poço é fundo. De onde vais tirar a água viva? 12 Certamente não pretendes ser maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu este poço, e do qual ele bebeu junto com seus filhos e animais!” 13 Jesus respondeu: “Quem bebe desta água vai ter sede de novo. 14 Mas aquele que beber a água que eu vou dar, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe darei, vai se tornar dentro dele uma fonte de água que jorra para a VIDA ETERNA.” 15 A mulher disse a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise vir aqui para tirar.” (Jo 4,9-15)
  5. Jo 4,31 Enquanto isso, os discípulos insistiam com Jesus, dizendo: “Mestre, come alguma coisa.” 32 Jesus disse: “Eu tenho um alimento para comer, que vocês não conhecem.” 33 Os discípulos comentavam: “Será que alguém trouxe alguma coisa para ele comer?” 34 Jesus disse: “O meu alimento é fazer a vontade (Pr 8,30) daquele que me enviou e realizar a sua obra. 35 Vocês não dizem que faltam quatro meses para a colheita (ceifa)? Pois eu digo a vocês: ergam os olhos e olhem os campos: já estão dourados para a colheita (ceifa). 36 Aquele que colhe (ceifa), recebe desde já o salário, e recolhe fruto para a VIDA ETERNA; desse modo, aquele que semeia se alegra junto com aquele que colhe (ceifa). 37 O que diz o provérbio (ditado) é verdadeiro: ‘Um semeia e outro colhe’. 38 Eu enviei vocês para colher aquilo que vocês não trabalharam. Outros trabalharam, e vocês entraram no trabalho deles.” (Jo 4,31-38)

  6. (Jo 5,24) Então Jesus disse às autoridades dos judeus:  “Em verdade, em verdade digo a vocês: quem ouve a minha palavra e acredita naquele que me enviou, possui a VIDA ETERNA. Não será julgado (=condenado), porque já passou da morte para a vida”.

  7. (Jo 5,39-40) Jesus disse às autoridades dos judeus: “Vocês examinam as Escrituras, pensando que vão encontrar nelas a VIDA ETERNA. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim. Mas vocês não querem vir a mim para terem a vida.

  8. 6,26 Jesus respondeu à multidão: “Em verdade, em verdade digo a vocês: vocês estão me procurando, não porque viram os sinais, (de cura dos doentes Cf. 6,2) mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos.  27 Não trabalhem pelo alimento que se estraga; trabalhem pelo alimento que dura para a VIDA ETERNA. É este (alimento) que o FILHO DO HOMEM dará a vocês, porque foi ele (o Filho do Homem) quem Deus Pai selou .” 28 Então eles perguntaram: “O que é que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29 Jesus respondeu: “A obra de Deus é que vocês creem naquele que ele enviou.” (Jo 6,26-29)

  9. (6,35-40): Jesus disse às multidões: “Eu Sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36 Eu já disse: vocês me viram e não creram. 37 Todos aqueles que o Pai me dá, virão a mim. E eu nunca rejeitarei aquele que vem a mim, 38 pois eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade,  (cf. Pr 8,30) e sim para fazer a vontade daquele que me enviou. 39 E a vontade  daquele que me enviou é esta: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas que eu os ressuscite no último dia. 40 Pois esta é a vontade do meu Pai: que todo homem que vê o Filho e nele crer, tenha a VIDA ETERNA, e eu o ressuscitarei no último dia.”
  10. (6,41-50): As autoridades dos judeus começaram a criticar, porque Jesus tinha dito: “Eu Sou o pão que desceu do céu.” 42 E comentavam: “Esse Jesus não é o filho de José?   (Cf. Mc 6,1-6a) Nós conhecemos o pai e a mãe dele. Como é que ele diz que desceu do céu?” 43 Jesus respondeu: “Parem de criticar. 44 Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o atrai, e eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos Profetas: ‘Todos os homens serão instruídos por Deus’. Todo aquele que escuta o Pai e recebe sua instrução vem a mim. 46 Não que alguém já tenha visto o Pai. O único que viu o Pai é aquele que vem de Deus. 47 “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim possui a VIDA ETERNA. 48 Eu Sou o pão da vida. 49 Os pais de vocês comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50 Eis aqui o pão que desceu do céu: quem dele comer nunca morrerá.”
  11. (Jo 6,51-57) E Jesus continuou: “Eu Sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha a vida.”(10,10) 52 As autoridades dos judeus começaram a discutir entre si: “Como pode esse homem dar-nos a sua carne para comer?” 53 Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo: se vocês não comem a carne do FILHO DO HOMEM e não bebem o seu sangue, não terão a vida em vocês. 54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a VIDA ETERNA, e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. 56  Quem come a minha carne (sarx) e bebe o meu sangue       permanece em mim e eu nele. 57 E como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim, aquele que de mim se alimenta viverá por mim. (4,32.34; 6,27) (Jo 6,51-57)

  12. (Jo 6,58-59): Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão que os pais de vocês comeram e depois morreram. Quem come deste pão viverá eternamente.” 59 Jesus disse essas coisas quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum. (Jo 6,57-59)

  13. (Jo 10,22-31); Em Jerusalém estava sendo celebrada a festa da Dedicação. Era inverno. 23 Jesus passeava pelo Templo, andando no pórtico de Salomão.  24 Então as autoridades dos judeus o rodearam e disseram: “Até quando nos irás deixar nossa mente (psique) em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente.” 25 Jesus respondeu: “Eu já disse, mas vocês não acreditam em mim. As obras que eu faço em NOME do meu Pai, dão testemunho de mim; 26 vocês, porém, não querem acreditar, porque vocês não são minhas ovelhas. 27 Minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço, e elas me seguem. 28 Eu dou a elas VIDA ETERNA, e elas nunca morrerão. Ninguém vai arrancá-las da minha mão. 29 O que o meu Pai entregou a mim, é maior do que todos. Ninguém pode arrancar coisa alguma da mão do Pai. 30 O Pai e eu somos um.” 31 As autoridades dos judeus pegaram pedras outra vez para apedrejar Jesus.
  14. (Jo 12,24-25) “Em verdade, em verdade digo a vocês: se o grão de trigo não cai na terra e não morre, fica só. Mas se morre, produz muito fruto. 25 Quem ama (filia) à sua vida(yuch.n), vai perdê-la; quem odeia (despreza) a sua vida(yuch.n) neste mundo, vai conservá-la para a VIDA ETERNA. 26 Se alguém quer servir a mim, siga-me. E onde estiver eu, aí também estará o meu servo. Se alguém serve a mim, o Pai o honrará.
  15. (Jo 17,1-2) Depois de falar essas coisas, Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o Filho glorifique a ti, (15,8) 2 pois lhe deste poder sobre todos os homens, para que ele dê a VIDA ETERNA a todos aqueles que lhe deste.
  16. (17,3-5) Ora, a VIDA ETERNA é esta: que eles conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, (1Jo 5,20) e aquele que tu enviaste, Jesus Cristo. 4 Eu te glorifiquei na terra, completei  a obra  (19,30) que me deste para fazer. 5 E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha junto de ti  antes que o mundo existisse.” (cf. Fl 2, 6-11) (Jo 1,1-2).

 

Nas cartas de João (6 vezes)

1 Jo 1,2 (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada),

1 Jo 2,25 E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna.

1 Jo 3,15 Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si.

1 Jo 5,11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho.

1 Jo 5,13 Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.

1 Jo 5,20 Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Nos Sinóticos

Mc 10,17 E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a VIDA ETERNA?

Mt 19,16 E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a VIDA ETERNA?

Lc 18,18 E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a VIDA ETERNA?

 

 

Mc 10,30 Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a VIDA ETERNA.

Mt 19,29 E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mae, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a VIDA ETERNA.

Lc 18:30 Que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a VIDA ETERNA.

 

Somente em Lucas

Lc 10,25 E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a VIDA ETERNA?

 

Somente em Mateus

Mt 25:46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a VIDA ETERNA.

 

Nos Atos

At 13,48 E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a VIDA ETERNA.

 

Nas cartas Paulinas

Rm 2,7 A VIDA ETERNA aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;

Rm 5,21 Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a VIDA ETERNA, por Jesus Cristo nosso Senhor.

Rm 6,22 Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a VIDA ETERNA.

Gl 6,8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a VIDA ETERNA.

1 Tm 1,16  Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a VIDA ETERNA.

 

Na carta de Judas

Jd 1,21 Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a VIDA ETERNA.

 

******************

ÍNDICE GERAL DO APOCALIPSE

Volta à PÁGINA PRINCIPAL DE MARCOS

Responsável por este trabalho:

Xavier Cutajar

xacute@uol.com.br       http://xacute1.com

Leave a Reply