MIGUEL

MIGUEL = QUEM COMO DEUS?

300px-Guido_Reni_031

Miguel (em hebraico: מִיכָאֵל (Micha’el ou Mîkhā’ēl; emgrego: Μιχαήλ, Mikhaḗl; em latim: Michael ou Míchaël; em árabe: ميخائيل, Mīkhā’īl) é um arcanjo nas doutrinas religiosas judaicascristãs e islâmicas. Os católicosanglicanos e luteranos se referem a ele como São Miguel Arcanjo ou simplesmente como São Miguel.

Em hebraico, Miguel significa “aquele que é similar a Deus” (mi-”quem”, ka-”como”, El-”deus”), o que é tradicionalmente interpretado como uma pergunta retórica: “Quem como Deus?” (em latimQuis ut Deus?), para a qual se espera uma resposta negativa, e que implica que “ninguém” é como Deus. Assim, Miguel é reinterpretado como um símbolo de humildade perante Deus[1] .

Na Bíblia Hebraica, Miguel é mencionado três vezes no Livro de Daniel, uma como um “grande príncipe que defende as crianças do seu povo”. A ideia de Miguel como um advogado de defesa dos judeus se tornou tão prevalente que, a despeito da proibição rabínica contra se apelar aos anjos como intermediários entre Deus e seu povo, Miguel acabou tomando um lugar importante na liturgia judaica.

Em Apocalipse 12:7-9, Miguel lidera os exércitos de Deus contra as forças de Satã e seus anjos e os derrota durante a guerra no céu.

Na Epístola de Judas, Miguel é citado especificamente como “arcanjo“. Os santuários cristãos em honra a Miguel começaram a aparecer no século IV, quando ele era percebido como um anjo de cura, e, com o tempo, como protetor e líder do exército de Deus contra as forças do mal. Já no século VI, a devoção a São Miguel já havia se espalhado tanto no oriente quanto no ocidente. Com o passar dos anos, as doutrinas sobre ele começaram a se diferenciar.

—————————–

Fonte:- https://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_(arcanjo)

 

 

************

ÍNDICE GERAL DO APOCALIPSE

Responsável por este trabalho:

Xavier Cutajar

xacute@uol.com.br       http://xacute1.com

Leave a Reply