IDOLATRIA

 

VEJA O QUE É:   IDOLATRIA NA BIBLIA – ESPANHOL  – José L. Caravias sj – PDF

 

IDOLATRIA

Sab 13,1-15,19; O julgamento da idolatria

Gn 1,1-2,4;

Is 44,9-17;

Jr 10,3-5;

Br 6, 1-72                                                                       

Sl 115 (113b),4-8

 

 

Sab. 13  O julgamento da idolatria

As criaturas testemunham o Criador –

* São naturalmente insensatos todos os homens que ignoram a Deus e queatravés dos bens visíveisnão chegam a reconhecer Aquele que existeConsideramas obrasmas não reconhecem o seu Artíficeacabam considerando, como deuses e governadores do mundo, o fogoou o ventoou a brisa fugazou o firmamento estreladoou a água impetuosaouainda os luzeiros do céuSe ficam fascinados com a beleza dessas coisas, a ponto de tomá-las como deusesreconheçam o quanto está acima delas o Senhorpois foi o autor da beleza quem as criou4Se ficam maravilhados com o poder e atividade dessas coisaspensem então quanto mais poderoso é Aquele que as formouSimporque a grandeza e a beleza das criaturas fazem, por comparação,contemplar o Autor delas.

Essesporémmerecem repreensão menorporque talvez se tenham extraviado procurando a Deus e querendo encontrá-lo. Vivendo no meio das obras deleprocuram pesquisá-las, e a aparência delasos fascina, tanta é a beleza do que se Contudomesmo esses não têm desculpaporque, se foram capazes de conhecer tanto, a ponto de pesquisar o universo, como não encontraram mais depressaSenhor do universo?

Inutilidade dos ídolos -* 10 Infelizes também são aqueles que depositam sua esperança em coisas mortas, e que invocam como deuses as obras de mãos humanascoisas de ouro e pratatrabalhadascom artefiguras de animaisou uma pedra sem valorobra de mão antiga11 Um carpinteiro, por exemploserra uma árvore fácil de manejarDepois lhe tira cuidadosamente toda a cascatrabalha amadeira com habilidade e fabrica um móvelútil para as necessidades da vida12 Terminado o trabalho, ele recolhe as sobras da madeira, as emprega para preparar a comida, e se farta13 Da sobra detudoque não serve para nadamadeira retorcida e cheia de nós, ele a pega e a esculpe nos momentos de lazer. Para se distrair, modela a madeira com capricho, e lhe  o formato de um homem14 ouentão a forma de algum animal desprezívelDepois pinta o ídolo de vermelho e cobre de massa todos os seus defeitos15 seguirprepara-lhe um nicho digno dele, e o coloca na paredeprendendo-o com um prego16 Toma esses cuidados para que não caiasabendo que o ídolo não pode cuidar de si mesmo: é apenas uma imagem, e precisa de ajuda17 Entretantologo em seguida lhe dirige oraçõespor seus benscasamento e filhossem se envergonhar de ficar falando com uma coisa sem vida. Para a saúdeinvoca o que é frágil18 Para a vidafaz súplicas àquilo que é morto. Para um auxíliopedeajuda àquilo que não tem experiência. Para uma viagemdirige-se a quem não pode dar um passo19 Para seus negóciostrabalhos e sucesso nos empreendimentospede forças a quem não tem forçanenhuma nas mãos.


* 13,1-15,19: É o mais longo texto bíblico sobre a idolatria. Vivendo em meio aos pagãos de Alexandria, o povo judeu era continuamente tentado a participar dos cultos idolátricos, que faziam parte da própria cultura grega. O autor, criticando essa idolatria inerente ao paganismo, procura preservar a fé no Deus verdadeiro, que age na história para produzir a vida.

13,1-9: Extasiados diante da ordem e a beleza do mundo, os antigos chegaram a divinizar os seres da natureza e os fenômenos do universo. O autor, porém, mostra que estes são apenas testemunhas visíveis do Criador invisível. Israel deu um passo à frente no conhecimento de Deus: demitizou a natureza (cf. nota em Gn 1,1-2,4) e proclamou a presença e ação do Deus vivo, que vai conduzindo a humanidade para a vida.

* 13,10-14,11: Usando antigos textos bíblicos o autor descreve ironicamente a fabricação e uso de ídolos (cf. Is 44,9-17; Jr 10,3-5; Br 6; Sl 115,4-8). A tônica é que os ídolos não podem fazer nada em favor do homem, porque este é que os fabrica. O sucesso dos empreendimentos humanos não deve ser atribuído aos ídolos, mas à providência de Deus, que age apesar dos ídolos.

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Outrolançando-se ao mar para navegar sobre ondas increspadas, invoca um ídolo de madeira, mais frágil do que o barco que o transporta. Ora, o barco foi criado pela ânsia de lucro, e foi a períciatécnica que o construiuMas é a tua providênciaó Paique o pilota, pois também no mar abriste um caminho, uma rota segura entre as ondasIsso fizeste para mostrar que tu podes salvar de tudo, eassimmesmo sem experiênciaqualquer pessoa possa embarcarTu não queres que as obras da tua sabedoria não sirvam para nada. Por isso os homens confiam suas próprias vidas a um pequenopedaço de madeiraatravessam as ondas numa frágil embarcação, e chegam a salvo no destinoDe fato, no princípioquando pereciam os orgulhosos gigantes de outrora, a esperança do mundo serefugiou num pequeno barco que, pilotado por tua mãotransmitiu para o mundo a semente da vidaBendita seja a madeira pela qual vem a justiçaContudomaldito seja o ídolo feito por mãoshumanas e aquele que o fabricou. Este, por -lo feito; e o ídoloporquesendo corruptívelfoi considerado como deus.

Simporque Deus odeia tanto o idólatra como a idolatria10 obra será castigada com o seu autor11 Por isso, o julgamento atingirá também os ídolos das naçõesPorque, entre as criaturas de Deus, eles se tornaram abomináveisescândalo para as almas dos homens, e armadilha para os pés dos insensatos.

Origem do culto aos ídolos -* 12 invenção dos ídolos foi o começo da prostituição e a descoberta deles introduziu a corrupção na vida13 Eles não existiam no princípio, e não existirão para sempre.14 Entraram no mundo por causa da vaidade dos homens, e por isso o seu fim rápido  está decretado.

15 Um paiatormentado por um luto prematuro, manda fazer uma imagem do filho tão cedo arrebatadoAgora honra como deus aquele que antes era apenas um homem morto, e transmite para as pessoasde sua casa ritos secretos e cerimônias16 Com o tempoesse costume ímpio se vai arraigando, e é observado como lei.

17 Era ainda por ordem dos soberanos que se prestava culto às estátuas. Como os súditos que viviam longe não podiam honrá-los pessoalmente, reproduziram sua figura distantefazendo uma imagemvisível do rei que veneravam. Desse modoadulavam o ausente, como se estivesse presente18 ambição do artista promoveu esse cultomesmo entre aqueles que não conheciam o soberano19 De fato,querendo talvez agradar ao soberano, o artista se esforçou, com sua arte, para torná-lo ainda mais atraente do que na realidade era20 multidãoatraída pelo encanto da obraconsidera agora objeto deadoração aquele a quem antes honravam apenas como homem21 Isso tornou-se cilada para o mundohomensescravizados pela desgraça ou pelo poderimpuseram à pedra e à madeira o Nomeincomunicável.

A idolatria é a fonte da corrupção -* 22 Não bastou a esses homens errar no conhecimento de Deus. Eles vivem também na grande guerra da ignorância, e dão ainda a esses males o nome de paz23Celebram iniciações onde matam crianças ou realizam mistérios ocultosou ainda fazem banquetes orgiásticos com rituais estranhos24 Não conservam pura nem a vidanem o casamento, e cada umelimina o outro por traição ou aflige-o com adultério25 Por toda parte  uma grande confusãosangue e crimeroubo e fraudecorrupção e deslealdaderevolta e perjúrio, 26 perseguição contra os bonsesquecimento da gratidãoimpureza das almas e perversão sexualdesordens no casamentoadultério e libertinagem.

27 adoração de ídolos sem nome é princípiocausa e fim de todo o mal28 De fato, os idólatras entregam-se a divertimentos até o delírioou profetizam a mentiraou vivem na injustiçaou perjuram comfacilidade29 Colocando sua confiança em ídolos sem vida, eles não esperam castigo nenhum por terem jurado falso30 sentençaporém, os atingirá por dois motivosporqueseguindo os ídolostiveramfalsa concepção de Deus, e porquedesprezando a santidadejuraram falso31 De fato, o que persegue sempre a transgressão dos injustos não é o poder daqueles por quem se juramas o castigo mesmo,que é reservado aos pecadores.


* 14,12-21: A palavra ídolo, em grego, significa imagem, estátua, isto é, reprodução de alguma coisa ou pessoa. O autor dá a entender que essas reproduções são feitas para substituir uma perda dolorosa, ou por razões de poder e ambição. No primeiro caso, o motivo é emocional: perenizar a lembrança de algum falecido. No segundo, há motivos políticos e econômicos: dar a impressão de que o soberano está vigiando todos os lugares, e satisfazer a ambição econômica do artista. Embora o texto pareça ingênuo e simplista, alerta para o perigo que a fascinação artística pode causar, dando margem ao endeusamento de uma realidade transformada em hiper-realidade. O perigo é maior quando isso é usado para manipular política e economicamente o povo.

* 22-31: Trocar o serviço ao Deus vivo e libertador pelo culto aos ídolos mortos tem conseqüências trágicas para a vida humana. Tanto a pessoa como a sociedade se tornam escravas da mentira e da corrupção em todos os níveis. Por trás de cada vício há sempre um ídolo.

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O povo de Deus não adora ídolos -* Tu, porém, nosso Deusés bom e fielés paciente e governas tudo com misericórdiaMesmo pecando, nós somos teus e conhecemos o teu poderSabendo quepertencemos a ti, não pecaremos mais. justiça perfeita está em conhecer a ti, e conhecer que o teu poder é a raiz da imortalidadeNão nos extraviamos com a invenção humana de uma artepervertidanem com o trabalho estéril dos pintores, que pintam suas imagens com várias coresElas despertam a paixão dos insensatosque ficam entusiasmados com a forma inerte de uma imagemmortaAqueles que fazemdesejam e adoram os ídolossão amantes do mal e dignos da esperança que os ídolos trazem.

O importante é ganhar dinheiro! -* Amassando com fadiga a terra mole, o oleiro modela para nosso uso todo tipo de vasos. Com o mesmo barromodela tanto os vasos que servem para uso nobre, como também aqueles destinados para outros fins. O oleiro determina qual deverá ser o uso de cada um delesDepoisdando-se a um esforço mal empregado, com o mesmo barro modela umadivindade falsa. O oleiro tinha pouco antes nascido da terra, e logo voltará para a terra de onde foi tirado. E então Deus lhe pedirá contas da vida que lhe tinha sido emprestada. Mas ele não se preocupacom o fato de ter vida breve e depois morrer. Pelo contráriocompete com os que moldam em ouro e prata, imita os que trabalham com bronze, e se vangloria de fabricar coisas falsas10 mente dele épura cinza, sua esperança é mais desprezível do que a terra, e sua vida vale menos do que o barro11 porque não reconhece Aquele que o modelou, lhe infundiu alma ativa e lhe inspirou sopro vital12 Ooleiro considera a nossa vida como um jogo, e a existência como negócio lucrativo. Ele diz: «É preciso tirar proveito de tudoaté mesmo do mal». 13 Sim, mais do que todos os outrosesse homem sabeque está pecandofabrica de matéria terrestre vasos frágeis e estátuas de ídolos.

Insensatez dos idólatras -* 14 Mas os inimigos que oprimiram o teu povo são muito mais insensatos e infelizes que a alma de uma criança15 De fato, eles consideraram como deuses todos os ídolos dospagãos. Os olhos desses ídolos não os ajudam a vernem o nariz a respirar o arnem os ouvidos a ouvirnem os dedos das mãos a apalpar, e seus pés são incapazes de caminhar16 Porque foi um homemquem os fezQuem os modelou foi um ser que recebeu a respiração por empréstimoNenhum homem pode plasmar um deus que lhe seja semelhante17 poissendo mortal, suas mãos ímpias só podemproduzir um cadáver. O homem é melhor do que os objetos que ele adora. O homem, pelo menostem a vidamas os ídolos jamais a terão18 Eles adoram até os mais repugnantes animais que,comparados com outrossão mais estúpidos19 Esses animais não têm nenhuma beleza que os torne atraentes, como acontece com os outros animais, e não tiveram o elogio e a bênção de Deus.


* 15,1-6: No meio de todos os povos que praticam a idolatria, vive o povo de Deus, portador do conhecimento e do compromisso com o projeto do Deus vivo. Apesar de se reconhecer pecador, esse povo é capaz de se converter continuamente, para levar à frente a própria missão: revelar a todos o mistério do Deus vivo e do seu projeto, para transformar a história.

* 7-13: O aspecto diabólico da idolatria consiste em explorar a boa vontade e ingenuidade do povo para fins lucrativos. Em nome do dinheiro, os fabricantes de ídolos não receiam manipular Deus, a verdade, a justiça e o amor.

* 14-19: Usando partes do Sl 115 e do Sl 135, o autor ironiza a religião egípcia da época de Moisés e a religião que ainda existia em seu tempo na cidade de Alexandria.

 

Gn 1, 1-2,4 - ORIGEM DO MUNDO E DA HUMANIDADE

1. A criação

A humanidadeponto alto da criação - 1* No princípioDeus criou o céu e a terraterra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas.

Deus disse: «Que exista a luz!» E a luz começou a existirDeus viu que a luz era boa. E Deus separou a luz das trevasà luz Deus chamou «dia», e às trevas chamou «noite». Houve uma tarde e umamanhãfoi o primeiro dia.

Deus disse: «Que exista um firmamento no meio das águas para separar águas de águas!» Deus fez o firmamento para separar as águas que estão acima do firmamento das águas que estão abaixo dofirmamento. E assim se fezDeus chamou ao firmamento «céu». Houve uma tarde e uma manhãfoi o segundo dia.

Deus disse: «Que as águas que estão debaixo do céu se ajuntem num só lugar, e apareça o chão seco». E assim se fez10 Deus chamou ao chão seco «terra», e ao conjunto das águas «mar». E Deusviu que era bom11 Deus disse: «Que a terra produza relvaervas que produzam semente, e árvores que dêem frutos sobre a terrafrutos que contenham sementecada uma segundo a sua espécie». Eassim se fez12 E a terra produziu relvaervas que produzem sementecada uma segundo a sua espécie, e árvores que dão fruto com a sementecada uma segundo a sua espécie. E Deus viu que era bom.13 Houve uma tarde e uma manhãfoi o terceiro dia.

14 Deus disse: «Que existam luzeiros no firmamento do céu, para separar o dia da noite e para marcar festasdias e anos15 sirvam de luzeiros no firmamento do céu para iluminar a terra». E assim se fez.16 Deus fez os dois grandes luzeiros: o luzeiro maior para regular o dia, o luzeiro menor para regular a noite, e as estrelas17 Deus os colocou no firmamento do céu para iluminar a terra18 para regular odia e a noite e para separar a luz das trevas. E Deus viu que era bom19 Houve uma tarde e uma manhãfoi o quarto dia.

20 Deus disse: «Que as águas fiquem cheias de seres vivos e os pássaros voem sobre a terrasob o firmamento do céu». 21 Deus criou as baleias e os seres vivos que deslizam e vivem na águaconformeespécie de cada um, e as aves de asas conforme a espécie de cada uma. E Deus viu que era bom22 Deus os abençoou e disse: «Sejam fecundosmultipliquem-se e encham as águas do mar; e que asaves se multipliquem sobre a terra». 23 Houve uma tarde e uma manhãfoi o quinto dia.

24 Deus disse: «Que a terra produza seres vivos conforme a espécie de cada um: animais domésticosrépteis e ferascada um conforme a sua espécie». E assim se fez25 Deus fez as feras da terracadauma conforme a sua espécie; os animais domésticoscada um conforme a sua espécie; e os répteis do solocada um conforme a sua espécie. E Deus viu que era bom.

26 Então Deus disse: «Façamos o homem à nossa imagem e semelhançaQue ele domine os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticostodas as feras e todos os répteis que rastejam sobre aterra». 27 Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus ele o criou; e os criou homem e mulher28 Deus os abençoou e lhes disse: «Sejam fecundosmultipliquem-se, encham e submetam aterradominem os peixes do mar, as aves do céu e todos os seres vivos que rastejam sobre a terra». 29 Deus disse: «Vejam! Eu entrego a vocês todas as ervas que produzem semente e estão sobre todaterra, e todas as árvores em que  frutos que dão sementetudo isso será alimento para vocês30 E para todas as feras, para todas as aves do céu e para todos os seres que rastejam sobre a terra e nosquais  respiração de vida, eu dou a relva como alimento». E assim se fez31 Deus viu tudo o que havia feito, e tudo era muito bomHouve uma tarde e uma manhãfoi o sexto dia.


* 1,1-2,4a: A narrativa da criação não é um tratado científico, mas um poema que contempla o universo como criatura de Deus. Foi escrito pelos sacerdotes no tempo do exílio na Babilônia (586-538 a.C.) e procura salientar vários pontos.

  1. Primeiro, que existe um único Deus vivo e criador.
  2. Segundo, que a natureza não é divina, nem está povoada por outras divindades.
  3. Terceiro, que o ponto mais alto da criação é a humanidade: homem e mulher, ambos criados à imagem e semelhança de Deus. E a humanidade é chamada a dominar e a transformar o universo, participando da obra da criação.
  4. Quarto, que o ritmo da vida é trabalho e descanso: assim como Deus descansou do trabalho criador, também o homem tem direito ao dia semanal de descanso. Importante notar que a criação toda é marcada pelo selo de Deus: «era bom… muito bom».

Is 44,9-17

Is 44

Pertenço a Javé -* AgoraescuteJacó, meu servopreste atençãoIsrael, meu escolhidoAssim diz Javéque o fezque o formou no ventre e o auxilia: Não tenha medo, meu servo Jacó, meuquerido, meu escolhidoVou derramar água no chão seco e córregos na terra secavou derramar meu espírito sobre seus filhos e a minha bênção sobre seus descendentesCrescerão como planta juntoà fonte, como árvores na beira dos córregosUm vai dizer: «Eu pertenço a Javé». Outro se chamará com o nome de Jacóoutro ainda escreverá na palma da mão: «De Javé». E como sobrenome tomaránome de Israel.

Testemunhas do Deus único -* Assim diz Javé, o Rei de Israel, seu redentorJavé dos exércitos: Eu sou o primeiro, eu sou o últimofora de mim não existe outro DeusExiste alguém como eu? Quefaleque o explique e o exponha a mim. Quem anunciou o futuro de antemãoquem nos predisse o que vai acontecerNão tenham medonão tremam: por acaso desde aqueles tempos eu  nãopredisse e anuncieiVocês são as minhas testemunhasexiste outro Deus além de mim? Que eu saibanão existe nenhuma outra rocha.

A idolatria é degradante -* Os fabricantes de estátuas são todos um nada e suas coisas preferidas não têm valor. Seus devotos nada vêem nem conhecem, por isso acabam sendo enganados10 Quemformaria um deus ou fundiria uma imagemsenão para conseguir alguma vantagem11 Vejam: seus devotos todos são enganadosporque os escultores não são mais que homensQue eles todos se reúnampara comparecerficarão apavorados e envergonhados.

12 ferreiro trabalha o ídolo com a fornalha e o modela com o marteloForja-o com a força de seu braçomas, em dado momentofica com fome e perde a forçaou então tem sede e fica exausto13 Ocarpinteiro mede a madeira, desenha a lápis uma figura, e a trabalha com o formão e lhe aplica o compasso. Faz a escultura com medidas do corpo humano e com rosto de homem, para que essa imagempossa estar num templo feito de cedro14 Corta cedrosescolhe um cipreste ou carvalhodeixando-os crescer no meio das árvores da florestaplanta um pinheiro e a chuva o faz crescer15 Tudo issoserve para queimar; o próprio escultor usa parte dessa madeira para se esquentar e assar o seu pão; e também fabrica um deus e diante dele se ajoelhaesculpe uma imagem para se ajoelhar diante dela. 16Com a metade, ele acende o fogo, assa a carne na brasa e mata a fome; também se esquenta ao fogo, e diz: «Que coisa boa! Eu me esquento, enquanto olho as chamas!» 17 Depois, com o resto ele faz umdeus, uma imagem esculpida. Em seguidaajoelha-se diante dela e faz uma oraçãodizendo: «Salva-me, porque tu és o meu deus». 18 Eles não sabem e não entendemporque seus olhos estão grudadospara não ver, e sua inteligência não pode mais compreender19 Nenhum deles cai em si, ninguém percebe nem compreende, para dizer: «Com a metade eu acendi o fogo, assei pão nas suas brasas,cozinhei um pedaço de carne e comi; e com o resto eu iria fazer uma coisa abominávelVou ajoelhar-me diante de um pedaço de madeira?» 20 Esse homem se alimenta de cinza. Sua mente enganada oiludiu, de modo que ele não consegue salvar a própria vida e nem é capaz de dizer: «Não será mentira isso que tenho nas mãos

Javé redime seu povo -* 21 Jacólembre-se dissoIsraellembre que você é o meu servo. Eu o formei, e você é o meu servonão vou esquecê-lo, Israel22 Limpei suas transgressões como se fossemnévoa, e seus pecados como se fossem nuvemVolte para mim, porque eu sou o seu redentor.

23 Céusgritem de alegriaporque Javé agiuexultemprofundezas da terragritem de alegriamontanhasjunto com a floresta e todas as suas árvoresporque Javé redimiu Jacó e demonstrou seu poderem Israel.

Javé é o redentor -* 24 Assim diz Javé, o seu redentorque formou você desde o ventre de sua mãe: Eu sou Javéque faço tudosozinho, eu estendi o céu e firmei a terraQuem estava comigo25 Euembaralho os sinais dos feiticeiros e os adivinhos ficam bobosfaço voltar atrás os que são sábios e transformo seu conhecimento em tolice26 Masconfirmo a palavra do meu servo e executo o projetode meus mensageiros. Eu digo para Jerusalém: «Você será habitada»; e para as cidades de Judá: «Vocês serão reconstruídasVou reerguer suas ruínas». 27 Eu digo para o oceano: «Esgote-se, porque façoseus rios ficarem secos». 28 Eu digo a Ciro: «Você é o meu pastor, e realizará tudo o que eu quero». Eu digo a Jerusalém: «Você será reconstruída»; e ao Templo: «Você será reedificado desde osalicerces».


* 44,1-5: Javé nunca abandona o povo que ele mesmo formou. Assim como o protegeu no passado, o fará também no futuro. Transformará radicalmente sua situação, entregando-lhe seu espírito. Será uma honra para todos dizer que pertencem a Javé, pois essa pertença dignifica a pessoa e a faz participar de um povo abençoado e admirado por todas as nações.

* 6-8: A libertação de Israel torna esse povo um testemunho vivo de que Javé é o único Deus que liberta. Todos os outros que são tomados como absolutos não passam de ídolos ilusórios e opressores.

* 9-20: Quem fabrica ídolos quer obter alguma vantagem. E quem se submete a eles são pessoas alienadas: não percebem o quanto é absurdo e degradante absolutizar aquilo que é produto de mãos humanas.

* 21-23: Enquanto os homens se alienam fabricando ídolos para sua própria segurança, o Deus vivo forma um povo, perdoa-lhe os pecados e o liberta da escravidão.

* 24-28: O projeto de Javé é fazer com que seu povo readquira a vida e a dignidade roubadas por uma situação opressiva. Nesse projeto, nada e ninguém poderá impedir a ação de Javé, pois ele é o Senhor da história e do universo.

Jr 10,3-5;

10

Javé e os ídolos -* Escutem as palavras de advertência que Javé lhes dirigeó casa de IsraelAssim diz JavéNão imitem o comportamento dos outros povos e não fiquem com medo dos sinais docéuporque os outros povos costumam ter medo dissoPois o que é terror para os povos não passa de um nada, é apenas um pedaço de pau cortado no matoobra de quem trabalha com machado4Com prata e ouro eles enfeitam o que fizeram, com pregos e martelo o firmam num lugar, para que não fique balançandoOs ídolos são como espantalho numa plantação de pepinosnão sabem falar eprecisam ser carregadosporque também não sabem andarNão tenham medo delespois nada de mal podem fazer, e não são capazes de fazer o bem.

Eles não são como tu, ó Javé: tu és grande, e grande é o poder do teu nomeQuem não temeria a ti, ó rei das naçõesIsso convém a ti, pois ninguém é igual a ti entre todos os sábios das nações e emtodos os seus reinosEles são ignorantes e insensatos: o ensinamento dos ídolos é só madeiraEles trazem de Társis prata batida e de Ofir trazem ourotudo trabalho de carpinteiro e de ourives; roxo evermelho são as cores de suas roupastudo trabalho de mestres no ofício10 No entantoJavé é o Deus verdadeiro, ele é o Deus vivo e rei eternoDiante de sua ira a terra estremece, e as nações nãosuportam o seu furor11 É assim que vocês devem responder a eles: «Os deuses que não fizeram o céu e a terra devem desaparecer da terra e sumir de debaixo do céu». 12 Com seu poder Javé fez aterra; com sua sabedoria firmou o mundo, e com sua inteligência estendeu o céu13 Ao barulho do seu trovão, as águas no céu se agitam; ele faz as nuvens subirem do extremo da terraproduz os raiospara a chuva e faz o vento sair de seus depósitos14 Todo mundo fica bobosem entender, e todo ourives fica envergonhado com o ídolo que esculpiu, pois a sua estátua é mentira e não tem vida15 Osídolos são vazios, uma coisa ridícula; eles desaparecerão na hora do acerto de contas16 porção de Jacó não é como eles, porque Javé é o formador de todas as coisas, e Israel é a tribo da sua herança. O nome dele é Javé dos exércitos.


* 10,1-16: Tarefa importante do profeta é discernir a idolatria que domina a sociedade. Os ídolos são deuses fabricados pelo próprio homem, que acabam se transformando em coisas absolutizadas, que geram a escravidão e a morte. O Deus verdadeiro é o Criador e Senhor da história; ele a dirige com seu projeto, voltado para a liberdade e a vida.

 

Br 6,1-72 – Lutar contra a alienação

 

* Por causa dos pecados que vocês cometeram contra Deus é que estão sendo levados prisioneiros para a Babilôniasob as ordens do rei delesNabucodonosorVocêschegarão à Babilônia, aí ficarão por muitos dias, um longo tempoou sejadurante sete geraçõesdepois dissovou tirá-los daí em paz.

Durante esse tempovocês verão na Babilônia deuses de prata, de ouro e de madeiraque costumam ser carregados nos ombros e provocam temor entre os pagãosCuidado para não ficarem vocêstambém parecendo com esses estrangeirosnem se deixarem influenciar pelo temor desses deusesQuando vocês virem as multidões ajoelhadas na frente e atrás delespensem dentro de si mesmos: «É só a ti, Senhorque devemos adorar». Pois o meu anjo estará sempre com vocês, e ele pediria conta da vida de vocês.

língua desses deuses foi feita por um artista; ela está coberta de prata ou de ouromas é de mentira e não pode falarComo se faz com a moça que gosta de enfeitespegam ouro e fazem uma coroapara colocar na cabeça de seus deusesDe vez em quando, os sacerdotestendo tirado ouro e prata dos seus deuses para o seu próprio proveito, o dão até a prostitutas de bordéis. 10 Eles enfeitam comroupas, como se fossem gente, a esses deuses de prata, de ouro ou de madeiraMas eles não podem livrar-se da ferrugem nem do caruncho. 11 Depois de -los vestido com roupas caras, são obrigadoslimpar-lhes a cara, por causa da poeira que do templo lhes caiu em cima.

12 Um deus fica com o cetro na mão, como se fosse na região uma autoridademas não é capaz de destruir quem o ofende13 Outro tem uma faca ou machadinha na mão, e não é capaz de se defender deinimigos ou ladrões14 Por aí se  que eles não são deuses, e vocês não devem temê-los.

15 Como a vasilha que se quebra e perde a serventiaassim também são esses deusesinstalados nos templos deles16 Os olhos desses deuses vivem cheios de poeira levantada pelos pés daqueles queentram no templo17 Da mesma forma como se fecham com segurança todas as portas por trás de alguém que ofendeu o rei e fica preso e condenado à morteassim também os sacerdotes fecham ostemplos com portastrancas e ferrolhos, para que seus deuses não sejam roubados por ladrões18 Acendem mais lâmpadas para eles que para si mesmosembora esses deuses não sejam capazes de vernenhuma delas19 Como o madeiramento do templocujo cerne dizem estar carunchado por cupins saídos do chãoassim também esses deuses nada sentem quando suas roupas ou eles próprios sãocorroídos. 20 rosto deles fica escuro por causa da fumaça do templo21 Em volta deles, por cima de suas cabeçasvoam morcegos, andorinhas e outros passarinhos, e até gatos saltam22 Por aí se que eles não são deuses, e vocês não devem temê-los.

23 Quanto ao ouro de que são cobertos para ficarem bonitos, se ninguém lhes  lustro, não brilha. Eles mesmosnem quando foram fundidos, sentiram coisa alguma. 24 Embora não tenham vida, elesforam comprados por um preço muito caro25 Sem péssão carregados nos ombrosmostrando aos homens a sua falta de valorAté quem cuida deles passa vergonhapois se um desses deuses cai nochão, ele é que tem de levantá-lo. 26 quando alguém os coloca erguidos e de , eles não são capazes de andar por si mesmos; se tombamnão podem se endireitar. Os dons são oferecidos a eles como a mortos27 Para proveito próprio, os sacerdotes vendem o que foi sacrificado a esses deuses; a outra parte, as mulheres salgam, sem dar nada aos pobres e necessitadosAté a mulher menstruada ou queacaba de dar à luz toca nesses sacrifícios28 Portantosabendo que não são deusesnão tenham medo deles.

29 Como poderiam ser deusesSão mulheres que oferecem sacrifícios a esses deuses de prata, de ouro e de madeira30 Nos templos deles, os sacerdotes circulam com a roupa rasgada, a barba e ocabelo cortado e a cabeça descoberta, em sinal de luto31 Urram e gritam diante de seus deuses, como alguns fazem nas cerimônias fúnebres. 32 Os sacerdotes tiram a roupa dos deuses para vestir suasmulheres e crianças33 esses deusesfavorecidos ou prejudicados por alguémnão são capazes de retribuirNão podem nomear nem destronar reis34 Eles também não são capazes de dar a ninguémriqueza alguma, nem sequer uma única moeda. Se alguém lhes faz uma promessa e depois não cumpre, eles não podem reclamar35 Não podem salvar ninguém da mortenem podem livrar o fraco dasmãos do poderoso36 Não são capazes de devolver a vista ao cegonem de livrar do perigo homem nenhum37 não têm compaixão pela viúvanem prestam ajuda nenhuma ao órfão38 Esses deuses demadeira prateada ou dourada parecem pedras tiradas do morroquem se ocupa deles só vai passar vergonha39 Como, entãopensar ou dizer que são deuses?

40 Até mesmo os caldeus os desrespeitam. Quando vêem alguém mudoincapaz de falar, eles o apresentam ao deus Belpedindo que o faça falar, como se ele fosse capaz de ouvir41 Masporque nãotêm bom senso, eles são incapazes de refletir nisso e de abandonar esses deuses42 Mulheres põem uma corda na cintura e sentam-se à beira do caminhoqueimando farelo como incenso43 Quando umadelas é levada por algum homem que passa, a fim de dormir com ele, começa a desprezar a companheiraque não teve a mesma honra nem arrebentou a corda44 Tudo o que fazem com eles é falso.Então, como é que se vai pensar ou dizer que são deuses?

45 Esses deuses foram fabricados por escultores e ourives, e não podem ser nada mais daquilo que os seus autores queriam que fossem46 Aqueles que os fizeram não vivem muitos anosentão, comopode ser deus aquilo que eles fizeram47 Deixaram apenas mentira e vergonha para seus descendentes48 Quando surge uma guerra ou desgraça muito grande, os sacerdotes discutem a maneira de seesconderem juntamente com esses deuses49 Assim para entender que não são deusespois não são capazes de se livrarem a si mesmos durante uma guerra ou catástrofe50 Não sendo mais queobjetos de madeiradourados ou prateados, por aí fiquem todos sabendo que são de mentiraQue eles não são deuses fique claro para todos os povos e reissão apenas criação do trabalho humano, enenhuma ação divina existe neles51 Entãoquem não  que eles não são deuses?

52 Esses deuses nunca farão surgir um rei para uma regiãonem mandarão chuva para os homens53 Jamais defenderão a própria causanem libertarão injustiçado algumpois são impotentes, são comogralhas que voam entre o céu e a terra54 Se aparecer um fogo no templo desses deuses de madeiradourados ou prateados, seus sacerdotes poderão fugir para se salvarmas eles serão queimados juntocom o madeiramento55 Eles não são capazes de resistir a um rei ou aos inimigos56 Então, como é que se vai aceitar ou imaginar que são deuses?

57 Esses deuses de madeiradeuses dourados ou prateadosnão podem escapar nem dos ladrões ou assaltantes. Mais fortes, os ladrões arrancam-lhes o ouro ou a prata e vão-se embora carregando asroupas que esses deuses vestiamsem que eles possam acudir a si mesmos58 Mais vale um rei que mostra bravura ou mesmo um objeto de utilidade em casa, do qual o dono pode se servir, do que essesdeuses falsos. Mais vale uma porta quenuma casaprotege tudo o que está dentro, do que esses falsos deuses. Mais vale uma coluna de madeira no palácio, do que esses falsos deuses59 sol, a lua e as estrelasbrilhandocumprem espontaneamente a missão de ser úteis60 relâmpagoquando aparece, é bem visível. O próprio vento sopra em qualquer região61 As nuvens obedecemquando Deusas manda percorrer o mundo inteiro. O raiomandado lá de cima para devastar montes e matascumpre o que lhe é determinado62 Esses deusesporémnão podem ser comparados com essas coisas,nem na aparência nem na força63 Portanto, como é possível pensar que sejam deuses ou chamá-los assimSão incapazes de promover a justiça ou de fazer qualquer coisa boa para os homens64Portantosabendo que não são deusesnão tenham medo deles.

65 Esses deuses não podem amaldiçoar nem abençoar os reis66 não podem servir aos pagãos como sinais no céupois nem brilham como o solnem são claros como a lua67 Até as feras valem mais doque eles, pois as feras podem fazer alguma coisa por si mesmas, ao menos fugindo para um esconderijo68 Então, em nada eles se mostram ser deuses. Por issonão tenham medo deles.

69 Como espantalho em plantação de pepinosque nada vigiaassim são esses deuses de madeiradourados ou prateados70 Esses deuses de madeiradourados ou prateados, se parecem com espinheirono jardimonde os passarinhos vêm pousarouentão, com cadáver jogado em cova escura71 Pelas roupas de púrpura ou linho que vão apodrecendo em cima delesvocês  podem saber que não sãodeuses. Ao contrário, eles também serão comidos e se tornarão vergonha para o país72 Então, é melhor ser homem honrado que não tem ídolospois assim não terá do que se envergonhar.


* 6,1-72: O texto é atribuído a Jeremias; contudo, pertence provavelmente à época grega. Dominado por nações pagãs, o povo judaico arrisca perder a identidade nacional e religiosa, devido à influência das nações dominadoras e de seus cultos idolátricos. O texto é uma sátira contra os ídolos: procura, com argumentos, mostrar que não são deuses e que o povo não deve adorá-los, mas manter-se fiel a Javé. Em todos os tempos, o povo de Deus deve lutar para se manter consciente, criticando os falsos absolutos da «civilização» que aliena o homem.

 

Sl 115,4-8. 16-18

 

SALMO 115 (113B) *

Deus nos mantém vivos

1*       Não a nós, Javénão a nós!

Honrasim, o teu próprio nome, por teu amor e fidelidade.

2*       Por que diriam as nações: «Onde está o Deus deles

3         O nosso Deus está no céu, e faz tudo o que deseja.

4*       Os ídolos deles são prata e ouroobras de mãos humanas:

5         têm boca e não falamtêm olhos e não vêem;

6         têm ouvidos e não ouvemtêm nariz e não cheiram;

7         têm mãos e não tocamtêm pés e não andam,

sua garganta não tem voz.

8         Aqueles que os fazem ficam como eles,  todos aqueles que neles confiam!

9*       casa de Israel confia em Javé: ele é seu auxílio e seu escudo!

10        casa de Aarão confia em Javé: ele é seu auxílio e seu escudo!

11        Os que temem a Javé confiam em Javé: ele é seu auxílio e seu escudo!

12*     Que Javé se lembre de nós

e nos abençoe:

abençoe a casa de Israel,

abençoe a casa de Aarão,

13        - abençoe os que temem a Javé, pequenos e grandes.

14*     Que Javé os multiplique, a vocês e seus filhos!

15        Sejam abençoados por Javéque fez o céu e a terra.

16*     céu pertence a Javémas a terra ele a deu para os homens.

17        Os mortos  não louvam a Javénem os que descem ao lugar do silêncio.

18        Nós, os vivos, nós bendizemos a Javé,

desde agora e para sempre!

Aleluia!


* Sl 115: Oração coletiva de confiança, numa celebração feita durante o exílio na Babilônia.

* 1: A marginalização do povo é um desafio à honra de Javé, que fez aliança com o seu povo.

* 2-3: A ousadia do opressor chega a negar que Deus se interessa pela situação do povo. O povo então responde: Nosso Deus é invisível, mas age no mundo e na história. Se ele quiser, vai nos libertar.

* 4-8: Em contraposição, os ídolos dos opressores só têm aparência. São mortos e incapazes de realizar coisa alguma: só produzem a morte para aqueles que neles confiam.

* 9-11: Declaração de confiança dos três grupos que compõem o povo.

* 12-13: Desejo de que Javé mude a situação.

* 14-16: A maior bênção que Deus pode dar é a vida. Através dos filhos, o povo de Deus continua vivo na história.

* 16-18: Pequeno hino, mostrando o contraste entre os opressores, mortos com seus ídolos, e o povo de Deus, que reconhece e louva o Deus vivo.

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ÍNDICE GERAL DO APOCALIPSE

Responsável por este trabalho:

Xavier Cutajar

xacute@uol.com.br       http://xacute1.com

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