“FOGO” NO NOVO TESTAMENTO
SENTIDO LITERAL
((Mc 9, 22 - 22 E muitas vezes já o jogou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos.»))
((Mc 14, 54 - Pedro seguiu Jesus de longe, e entrou no pátio da casa do sumo sacerdote. Sentou-se junto com os guardas, e se esquentava junto ao fogo.))
((Mt 17, 15 - Ele é epilético, e tem ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água.))
((Mt 22, 7 - Indignado, o rei mandou suas tropas, que mataram aqueles assassinos, e puseram fogo na cidade deles.))
((Lc 22, 56 - Ora, uma criada viu Pedro sentado perto do fogo. Encarou-o bem, e disse: «Este aqui também estava com Jesus!»))
Mc 9, 43-44 - Se a sua mão é ocasião de escândalo para você, corte-a. É melhor você entrar para a vida sem uma das mãos, do que ter as duas mãos e ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga. 44 Aí o seu verme nunca morre e o seu fogo nunca se apaga.
Mc 9,45-46 - Se o seu pé é ocasião de escândalo para você, corte-o. É melhor você entrar para a vida sem um dos pés, do que ter os dois pés e ser jogado no inferno. 46 Aí o seu verme nunca morre e o seu fogo nunca se apaga.
Mc 9, 47-48 - Se o seu olho é ocasião de escândalo para você, arranque-o. É melhor você entrar no Reino de Deus com um olho só, do que ter os dois olhos e ser jogado no inferno, 48 onde o seu verme nunca morre e o seu fogo nunca se apaga.
Mc 9, 49 - Com efeito, todos serão salgados com o fogo. 50 O sal é bom. Mas, se o sal se tornar insosso, com o que vocês lhe darão sabor? Tenham o sal em vocês, e estejam em paz uns com os outros.»
MATEUS
Mt 3, 10 - O machado já está posto na raiz das árvores. E toda árvore que não der bom fruto, será cortada e jogada no fogo.
Mt 3, 11 - Eu batizo vocês com água para a conversão. Mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. E eu não sou digno nem de tirar-lhe as sandálias. Ele é quem batizará vocês com o Espírito Santo e com fogo.
Mt 3, 12 - Ele terá na mão uma pá: vai limpar sua eira, e recolher seu trigo no celeiro; mas a palha ele vai queimar no fogo que não se apaga.»
Mt 5, 22 - Eu, porém, lhes digo: todo aquele que fica com raiva do seu irmão, se torna réu perante o tribunal. Quem diz ao seu irmão: ‘imbecil’, se torna réu perante o Sinédrio; quem chama o irmão de ‘idiota’, merece o fogo do inferno.
Mt 7, 19 – Toda árvore que não der bons frutos, será cortada e jogada no fogo. 20 Pelos frutos deles é que vocês os conhecerão.»
Mt 13, 40 - Assim como o joio é recolhido e queimado no fogo, o mesmo também acontecerá no fim dos tempos: 41 o Filho do Homem enviará os seus anjos, e eles recolherão todos os que levam os outros a pecar e os que praticam o mal,
Mt 13, 42 - e depois os lançarão na fornalha de fogo. Aí eles vão chorar e ranger os dentes.
Mt 13, 50 – E lançarão os maus na fornalha de fogo. Aí eles vão chorar e ranger os dentes.»
Mt 18, 8 - Se a sua mão ou o seu pé é ocasião de escândalo para você, corte-o e jogue-o para longe de você. É melhor para você entrar para a vida sem uma das mãos, ou sem um dos pés, do que ter as duas mãos ou os dois pés, e ser lançado no fogo eterno.
Mt 18, 9 E se o seu olho é ocasião de escândalo para você, arranque-o e jogue-o para longe de você. É melhor para você entrar para a vida com um olho só, do que ter os dois olhos, e ser jogado no inferno de fogo.»
Mt 25, 41 - Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastem-se de mim, malditos. Vão para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos………. 46 Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna.»
LUCAS
Lc 3, 9 - O machado já está posto na raiz das árvores. E toda árvore que não der bom fruto, será cortada e jogada no fogo.
Lc 3, 16 - Por isso, João declarou a todos: «Eu batizo vocês com água. Mas vai chegar alguém mais forte do que eu. E eu não sou digno nem sequer de desamarrar a correia das sandálias dele. Ele é quem batizará vocês com o Espírito Santo e com fogo.
Lc 3, 17 - Ele terá na mão uma pá; vai limpar sua eira, e recolher o trigo no seu celeiro; mas a palha ele vai queimar no fogo que não se apaga.
Lc 9, 54 - Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: «Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para acabar com eles?»
Lc 12, 49 - «Eu vim para lançar fogo sobre a terra: e como gostaria que já estivesse aceso!
Lc 16, 24 - Então o rico gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque este fogo me atormenta’.
Lc 17, 29 - Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu, e fez com que todos morressem.
Jo 15, 6 - Quem não fica unido a mim será jogado fora como um ramo, e secará. Esses ramos são ajuntados, jogados no fogo e queimados.»
At 2, 3 - Apareceram então umas como línguas de fogo, que se espalharam e foram pousar sobre cada um deles. 4 Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.
At 2, 19 - Farei prodígios no alto do céu, e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e nuvens de fumaça. 20 O sol se transformará em trevas, e a lua em sangue, antes que chegue o dia do Senhor, dia grande e glorioso. 21 E todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo.
At 28, 5 - Paulo, porém, sacudiu a cobra para dentro do fogo, e não sentiu nada.
1Cor 3, 12-15 - Se alguém constrói sobre o alicerce com ouro, prata, pedras preciosas, madeira, capim ou palha, 13 a obra de cada um ficará em evidência. No dia do julgamento, a obra ficará conhecida, pois o julgamento vai ser através do fogo, e o fogo provará o que vale a obra de cada um. 14 Se a obra construída sobre o alicerce resistir, o operário receberá uma recompensa. 15 Aquele, porém, que tiver sua obra queimada, perderá a recompensa. Entretanto, o operário se salvará, mas como alguém que escapa de incêndio.
Hb 1, 7 - Por outro lado, a respeito dos anjos Deus diz: «É ele que faz seus anjos como ventos, e seus ministros como chamas de fogo.»
Hb 10, 26-27 - De fato, se continuarmos pecando, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não há sacrifícios que possam tirar nossos pecados. 27 Fica apenas uma terrível espera do julgamento e o ardor de um fogo para devorar os rebeldes.
Hb 11, 33-34 - Graças à fé, eles conquistaram reinos, implantaram a justiça, alcançaram as promessas, taparam a goela dos leões, 34 apagaram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, extraíram força da sua própria fraqueza, mostraram-se valentes na guerra e expulsaram invasores estrangeiros.
Hb 12, 18..22 - Vocês não se aproximaram de uma realidade palpável. Ali havia fogo ardente, escuridão, trevas, tempestade,…….22 Entretanto, vocês se aproximaram do monte Sião e da Jerusalém celeste, a cidade do Deus vivo. Vocês se aproximaram de milhares de anjos reunidos em festa,…
Hb 12, 29 - Pois o nosso Deus é um fogo devorador.
Tg 3, 5-6 - 5 A mesma coisa acontece com a língua: é um pequeno membro e, no entanto, se gaba de grandes coisas. Observem uma fagulha, como acaba incendiando uma floresta imensa! 6 A língua é um fogo, o mundo da maldade. A língua, colocada entre os nossos membros, contamina o corpo inteiro, incendeia o curso da vida, tirando a sua chama da geena.
Tg 5, 1-6 - E agora vocês, ricos: comecem a chorar e gritar por causa das desgraças que estão para cair sobre vocês. 2 Suas riquezas estão podres, suas roupas foram roídas pela traça; 3 o ouro e a prata de vocês estão enferrujados; e a ferrugem deles será testemunha contra vocês, e como fogo lhes devorará a carne. Vocês amontoaram tesouros para o fim dos tempos. 4 Vejam o salário dos trabalhadores que fizeram a colheita nos campos de vocês: retido por vocês, esse salário clama, e os protestos dos cortadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos. 5 Vocês tiveram na terra uma vida de conforto e luxo; vocês estão ficando gordos para o dia da matança! 6 Vocês condenaram e mataram o justo, e ele não conseguiu defender-se.
1Pd 1, 7 - Desse modo, a fé que vocês têm será provada como o ouro que passa pelo fogo. O ouro vai desaparecer, mas a fé que vocês têm, e que vale muito mais, não se perderá, até o dia da revelação de Jesus Cristo.
2Pd 3, 7-12 - Ora, os céus e a terra de agora estão reservados ao fogo pela mesma Palavra, aguardando o dia do julgamento e da destruição dos homens ímpios. 8 Há, porém, uma coisa que vocês, amados, não deveriam esquecer: para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos são como um dia. 9 O Senhor não demora para cumprir o que prometeu, como alguns pensam, achando que há demora; é que Deus tem paciência com vocês, porque não quer que ninguém se perca, mas que todos cheguem a se converter. 10 O Dia do Senhor chegará como um ladrão, e então os céus se dissolverão com estrondo, os elementos se derreterão, devorados pelas chamas, e a terra desaparecerá com tudo o que nela se faz. 11 Em vista dessa desintegração universal, qual não deve ser a santidade de vida e piedade de vocês, 12 enquanto esperam e apressam a vinda do Dia de Deus? Nesse dia, ardendo em chamas, os céus se dissolverão, e os elementos se fundirão consumidos pelo fogo. 13 O que nós esperamos, conforme a promessa dele, são novos céus e nova terra, onde habitará a justiça.
Jd 1, 7-8 - De igual modo, Sodoma e Gomorra e as cidades vizinhas, que igualmente se entregaram à libertinagem e correram atrás de vícios contra a natureza; elas servem de exemplo, sofrendo as penas de um fogo eterno. 8 O mesmo acontece com esses indivíduos: levados por seus devaneios, contaminam o próprio corpo, desprezando o senhorio de Cristo e insultando os seres gloriosos.
Jd 1, 22-23 - Procurem convencer os vacilantes: 23 salvem a uns, arrancando-os do fogo; tenham compaixão de outros, mas com temor. Detestem até a roupa contaminada pelos instintos egoístas dos ímpios.
Ap 1, 13-16 - No meio dos candelabros estava alguém: parecia um filho de Homem, vestido de longa túnica; no peito, um cinto de ouro; 14 cabelos brancos como lã, como neve; os olhos pareciam uma chama de fogo; 15 os pés eram como bronze no forno, cor de brasa; a voz era como o estrondo de águas torrenciais; 16 na mão direita ele tinha sete estrelas; de sua boca saía uma espada afiada, de dois cortes; seu rosto era como o sol brilhante do meio-dia.
Ap 2, 18 - «Escreva ao Anjo da igreja de Tiatira. Assim diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chamas de fogo e os pés como bronze em brasa:
Ap 3, 18 - Quer um conselho? Quer mesmo ficar rico? Então compre o meu ouro, ouro puro, derretido no fogo.
Ap 4, 5 - Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante do trono estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus.
Ap 8, 4-7 - Da mão do Anjo subia até Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos. 5 Depois, o Anjo pegou o turíbulo e o encheu com o fogo do altar; e atirou o turíbulo sobre a terra. Houve então trovões, clamores, relâmpagos e grande terremoto. 6 E os sete Anjos com as sete trombetas se prepararam para tocar. 7 O primeiro Anjo tocou. Caiu então sobre a terra uma chuva de pedra e fogo, misturados com sangue. A terça parte da terra se queimou. A terça parte das árvores se queimou. O que existia de verde se queimou.
Ap 9, 17-21 - Na minha visão, os cavalos e cavaleiros eram assim: vestiam couraça cor de fogo, jacinto e enxofre. A cabeça dos cavalos parecia de leão, e da sua boca saía fogo, fumaça e enxofre. 18 A terça parte dos homens morreu por causa destas pragas: o fogo, a fumaça e o enxofre que saíam da boca dos cavalos. 19 De fato, o poder desses cavalos está na boca e na cauda. Suas caudas parecem cobras: têm cabeças com as quais causam dano. 20 Os outros homens que não foram mortos por essas pragas, nem mesmo assim renunciaram às obras de suas mãos. Não deixaram de adorar os demônios, os ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira, que não podem ver, nem ouvir, nem andar. 21 Também não se converteram de seus homicídios, magias, fornicações e roubos.
Ap 10, 1-2 - Depois disso, vi outro Anjo. Era forte e vinha descendo do céu. Sua roupa era uma nuvem, e sobre a sua cabeça estava o arco-íris. O rosto era como sol; as pernas pareciam colunas (Is 9,17; Jl 3,3) de fogo. 2 Ele segurava na mão um livrinho aberto.
Ap 11, 4-5 - Essas duas testemunhas são as duas oliveiras e os dois candelabros que estão diante do Senhor da terra. 5 Se alguém quiser prejudicá-las, um fogo sairá de sua boca e devorará seus inimigos. Sim, se alguém quiser prejudicá-las, é assim que vai morrer.
Ap 12, 3 - Apareceu, então, outro sinal no céu: um grande Dragão, cor de fogo. Tinha sete cabeças e dez chifres. Sobre as cabeças sete diademas.
Ap 13, 13-14 - A segunda Besta opera grandes maravilhas: faz cair fogo do céu sobre a terra, à vista dos homens. 14 Por causa do poder de fazer essas maravilhas, sempre na presença da primeira Besta, a segunda Besta acaba seduzindo os habitantes da terra. Ela seduz a humanidade a fazer uma imagem em honra da Besta que tinha sido ferida pela espada, mas que voltou à vida.
Ap 14, 9-11 - Apareceu um terceiro Anjo e continuou em alta voz: «Se alguém adora a Besta e a imagem dela, e recebe sua marca na fronte ou na mão, 10 esse também vai beber o vinho do furor de Deus, derramado sem mistura na taça da sua ira. Será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos Anjos e diante do Cordeiro. 11 A fumaça do seu tormento subirá para sempre: os que adoram a Besta e a imagem dela, e quem quer que receba a marca do seu nome, nunca tem descanso, nem de dia, nem de noite…»
Ap 14, 18-20 - Do altar saiu outro Anjo, o Anjo que tem poder sobre o fogo. Ele gritou em alta voz para o outro que segurava a foice afiada: «Lance a foice e colha os cachos da videira da terra, porque as uvas já estão maduras.» 19 O Anjo lançou a foice afiada na terra e colheu as uvas da videira da terra. Depois despejou as uvas no grande lagar do furor de Deus. 20 O lagar foi pisado fora da cidade, e dele saiu sangue que subiu até a altura do freio dos cavalos, numa extensão de trezentos quilômetros.
Ap 15, 1-3 - Eu vi no céu outro sinal grande e maravilhoso: havia sete Anjos prontos com sete pragas. Estas eram as últimas pragas, pois com elas o furor de Deus ficará consumado. 2 Vi também como que um mar de vidro misturado com fogo. Sobre esse mar, estavam de pé todos aqueles que venceram a Besta, a imagem dela e o número do nome da Besta. Os vencedores seguravam as harpas de Deus 3 e entoavam o cântico de Moisés, o servo de Deus, e o cântico do Cordeiro:
Ap 16, 8-9 - O quarto Anjo despejou sua taça no sol. E o sol recebeu permissão de queimar os homens com fogo. 9 E os homens ficaram tão abrasados com esse calor intenso, que começaram a blasfemar contra o nome do Deus que tem poder sobre essas pragas. Mas não se converteram para dar glória a Deus.
Ap 18, 8 - Por isso, as pragas dela virão num só dia: morte, luto e fome. Ela será devorada pelo fogo, porque o Senhor Deus que a julgou é forte.»
Ap 19,11-13 - Vi, então, o céu aberto: apareceu um cavalo branco, e o seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e combate com justiça. 12 Seus olhos são chama de fogo. Sobre sua cabeça há muitos diademas. E ele traz escrito um nome que ninguém conhece, a não ser ele mesmo. 13 Está vestido de um manto embebido em sangue, e é chamado pelo nome de Palavra de Deus.
Ap 19, 19-21 - Vi, então, a Besta reunida com os reis da terra e com seus exércitos, para guerrear contra o Cavaleiro e seu exército. 20 A Besta, porém, foi pega junto com o falso profeta, que operava maravilhas na presença da Besta. Foi assim que ela seduziu todos os que haviam recebido a marca da Besta e adorado sua imagem. Tanto a Besta como o falso profeta foram jogados vivos no lago de fogo, que ardia com enxofre. 21 Os outros foram mortos pela espada que saía da boca do Cavaleiro. E as aves se fartaram com as carnes deles.
Ap 20, 7-15 - Quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da prisão do Abismo. 8 Ele vai sair e seduzir as nações dos quatro cantos da terra, Gog e Magog, reunindo-os para o combate. O número deles é como a areia do mar. 9 Eles se espalharam por toda a terra e cercaram o acampamento dos santos e a Cidade amada. Mas desceu fogo do céu, e eles foram devorados. 10 O Diabo, que tinha seduzido a todos eles, foi jogado no lago de fogo e enxofre, onde já se achavam a Besta e o falso profeta. Lá eles serão atormentados noite e dia para sempre. 11 Depois eu vi um grande trono branco e Alguém sentado nele. O céu e a terra fugiram de sua presença e não deixaram rastro. 12 Vi então os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono. E foram abertos livros. Foi também aberto outro livro, o livro da vida. Então os mortos foram julgados de acordo com sua conduta, conforme o que estava escrito nos livros. 13 O mar devolveu os mortos que nele estavam. A morte e a morada dos mortos entregaram de volta os seus mortos. E cada um foi julgado conforme sua conduta. 14 A morte e a morada dos mortos foram, então, jogadas no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. 15 Quem não tinha o nome escrito no livro da vida foi também jogado no lago de fogo.
Ap 21, 8 - Quanto aos covardes, infiéis, corruptos, assassinos, imorais, feiticeiros, idólatras, e todos os mentirosos, o lugar deles é o ardente lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte.»
FOGO NO ANTIGO TESTAMENTO
SENTIDO LITERAL
((Gn 11, 3| 1O mundo inteiro falava a mesma língua, com as mesmas palavras. 2 Ao emigrar do oriente, os homens encontraram uma planície no país de Senaar, e aí se estabeleceram. 3 E disseram uns aos outros: «Vamos fazer tijolos e cozê-los no fogo!» Utilizaram tijolos em vez de pedras, e piche no lugar de argamassa. 4 Disseram: «Vamos construir uma cidade e uma torre que chegue até o céu, para ficarmos famosos e não nos dispersarmos pela superfície da terra».))
((Gn 22, 6 6 Abraão pegou a lenha do holocausto e a colocou nas costas do seu filho Isaac, tendo ele próprio tomado nas mãos o fogo e a faca. E foram os dois juntos. 7 Isaac falou a seu pai: «Pai». Abraão respondeu: «Sim, meu filho!» Isaac continuou: «Aqui estão o fogo e a lenha. Mas onde está o cordeiro para o holocausto?» 8 Abraão respondeu: «Deus providenciará o cordeiro para o holocausto, meu filho!» E continuaramcaminhando juntos. 9 Quando chegaram ao lugar que Deus lhe indicara, Abraão construiu o altar, colocou a lenha, depois amarrou seu filho e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. 10 Abraão estendeu a mão e pegou a faca para imolar seu filho. 11 Nesse momento, o anjo de Javé o chamou lá do céu e disse: «Abraão, Abraão!» Ele respondeu: «Aqui estou!» 12 O anjo continuou: «Não estenda a mão contra o menino! Não lhe faça nenhum mal! Agora sei que você teme a Deus, pois não me recusou seu filho único».13 Abraão ergueu os olhos e viu um cordeiro, preso pelos chifres num arbusto; pegou o cordeiro e o ofereceu em holocausto no lugar do seu filho. 14 E Abraão deu a esse lugar o nome de «Javé providenciará». Assim, até hoje se costuma dizer: «Sobre a montanha, Javé providenciará».))
((Ex 12, 8 8 Nessa noite, comerão a carne assada no fogo e acompanhada de pão sem fermento com ervas amargas. 9 Vocês não comerão a carne crua nem cozida na água, mas assada no fogo: inteiro, com cabeça, pernas e vísceras. 10 Não deixarão restos para o dia seguinte; se sobrar alguma coisa, devem queimá-la no fogo. 11 Vocês devem comê-lo assim: com cintos na cintura, sandálias nos pés e cajado na mão; vocês o comerão às pressas, porque é a páscoa de Javé. 12 Nessa noite, eu passarei pela terra do Egito, matarei todos os primogênitos egípcios, desde os homens até os animais. E farei justiçacontra todos os deuses do Egito. Eu sou Javé. 13 O sangue nas casas será um sinal de que vocês estão dentro delas: ao ver o sangue, eu passarei adiante. E o flagelo destruidor não atingirá vocês, quando eu ferir o Egito. 14 Esse dia será para vocês um memorial, pois nele celebrarão uma festa de Javé. Vocês o celebrarão como um rito permanente, de geração em geração.))
((15 Ex 22, 5| 5 Se um fogo se alastrar pelos espinheiros e queimar os feixes de trigo, a plantação ou a roça, o responsável pelo incêndio pagará todos os danos.))
(( Ex 32, 24| 19 Quando se aproximou do acampamento e viu o bezerro e as danças, Moisés ficou enfurecido, jogou as tábuas e as quebrou no pé da montanha. 20 Pegou o bezerro que haviam feito, o queimou e o moeu até reduzi-lo a pó. Depois espalhou o pó na água e fez os filhos de Israel beberem. 21 Moisés perguntou a Aarão: «O que foi que este povo fez a você, para que você o arrastasse a um pecado tão grande?» 22 Aarão respondeu: «Não fique irritado, senhor. Você sabe o quanto este povo é inclinado para o mal. 23 Eles me pediram: ‘Faça para nós um deus que caminhe à nossa frente, porque não sabemos o que aconteceu com esse Moisés, que nos tirou do Egito’. 24 Eu disse então: ‘Quem tiver ouro, que o traga’. Eles me trouxeram, eu joguei no fogo, e saiu esse bezerro».))
((Ex 35, 3 1 Moisés convocou toda a comunidade dos filhos de Israel, e lhes disse: «Eis o que Javé manda vocês fazerem: 2‘Vocês podem trabalhar durante seis dias; o sétimo dia, porém, é para vocês o dia de descanso solene em honra de Javé. Quem trabalhar no diade sábado, será réu de morte’. 3 No dia de sábado, vocês não acenderão fogo em nenhuma das casas de vocês».))
((Lv 1, 7 Os holocaustos -* 1 Javé chamou Moisés, e da tenda da reunião lhe falou: 2 «Diga aos filhos de Israel: Quando alguém de vocês apresentar uma oferta a Javé, ofereça um animal grande ou pequeno. 3 Se for holocausto de animal grande, ofereça um macho sem defeito, e o leve à entrada da tenda da reunião, para que seja aceito por Javé. 4Coloque a mão sobre a cabeça da vítima, e ela será aceita como expiação. 5 Em seguida, imole o bezerro diante de Javé. Os sacerdotes, filhos de Aarão, oferecerão o sangue e o derramarão por todos os lados do altar que está na entrada da tenda da reunião. 6 Depois, esfole a vítima e a esquarteje. 7 Os sacerdotes, filhos de Aarão, acenderão o fogo sobre o altar e sobre o fogo empilharão a lenha. 8 Depois colocarão os pedaços de carne, com a cabeça e a gordura, em cima da lenha que está sobre o altar. 9 Lavarão as entranhas e as patas. E o sacerdote queimará tudo sobre o altar. É um holocausto: oferta queimada, de suave odor para Javé. 10 Se for holocausto de animal pequeno, cordeiro ou cabrito, ofereça um macho sem defeito; 11 imole-o no lado norte do altar, diante de Javé. Os sacerdotes, filhos de Aarão, derramarão o sangue por todos os lados do altar. 12 O sacerdote o esquartejará, e colocará as partes, junto com a cabeça e a gordura, em cima da lenha que está sobre o altar. 13 Lavarão as entranhas e as patas. E o sacerdote queimará tudo sobre o altar. É um holocausto: oferta queimada, de suave odor para Javé. 14 Se for holocausto de aves, a oferta será de uma rola ou de um pombinho. 15 O sacerdote a levará até o altar e, destroncando-lhe o pescoço, a queimará sobre o altar, depois de deixar seu sangue escorrer sobre a parede do altar. 16 Tirará o papo e as penas, atirando-os para o leste do altar, em cima das cinzas. 17 Dividirá pelo meio a ave, uma asa de cada lado, mas sem separar as partes. Então o sacerdote queimará a ave no altar, em cima da lenha que está sobre o fogo. É um holocausto: oferta queimada, de suave odor para Javé.)) * 1-7: Estes capítulos apresentam uma classificação dos sacrifícios e dão normas para as cerimônias com que são realizados. Sacrifício é um ato pelo qual o homem oferece a Deus algo que ele estima muito, tornando-o sagrado. Tal generosidade atinge o máximo significado quando alguém sacrifica a si próprio, em vista de outra pessoa ou de uma causa que poderá beneficiar a outros (cf. Jo 15,13). * 1,1-17: Holocausto é um sacrifício no qual a vítima é queimada completamente e sobe ao céu em forma de fumaça. Trata-se de um gesto de homenagem, gratidão e súplica a Javé. A imolação é um talho que se faz no pescoço da vítima para retirar-lhe todo o sangue. A expressão «suave odor para Javé» mostra que Deus aceita o sacrifício. O sangue é a vida do animal e, no sacrifício, representa a vida da pessoa que o oferece.
((Lv 2, 14 14 Se você fizer uma oblação de primícias para Javé, ela deverá ser de grãos de espigas tostadas ao fogo ou de pão cozido com grãos moídos. 15 Sobre ela, você derramará azeite e colocará incenso, pois é uma oblação. 16 O sacerdote queimará, como memorial, uma parte do pão com o azeite e todo o incenso. É uma oblação para Javé.)) * 2,1-16: A oblação (ou oferta queimada) é própria de uma cultura agrária, e consiste em oferecer alimentos, e não animais. Uma parte era queimada (memorial) e o resto destinava-se aos sacerdotes. O fermento é proibido, porque corrompe o alimento; enquanto o sal é obrigatório, porque o conserva e lhe dá sabor; além disso, é símbolo da amizade. As primícias são os primeiros frutos: porque são os melhores, se oferecem a Deus como sacrifício.
((Lv 3, 5| Os sacrifícios de comunhão -* 1 Se for sacrifício de comunhão, e se você oferecer para Javé animal grande, macho ou fêmea, ele deverá sersem defeito. 2 Coloque a mão sobre a cabeça da vítima e imole-a na entrada da tenda da reunião. Em seguida os sacerdotes, filhos de Aarão, derramarão o sangue por todos os lados do altar. 3 Do sacrifício de comunhão, ofereça para Javé a gordura que cobre as entranhas e toda a gordura das entranhas, 4 os dois rins com a gordura, a gordura que envolve os lombos e a massa gordurosa tirada do fígado e dos rins. 5 Os filhos de Aarão queimarão essa parte no altar, em cima do holocausto, em cima da lenha colocada sobre o fogo. É uma oferta queimada, de suave odor para Javé.)) * 3,1-17: O sacrifício de comunhão, também chamado sacrifício pacífico, se caracteriza pelo fato de a gordura e o sangue, relacionados ao mistério da vida, serem reservados a Javé, Senhor absoluto da vida. O resto é consumido pelos sacerdotes, pelos ofertantes e suas famílias. O sacrifício terminava com a refeição, sinal da amizade de Deus com o homem.
((Lv 6, 2| Ritual do holocausto - O holocausto ficará queimando sobre o fogo do altar durante a noite até a manhã seguinte, e o fogo do altar será mantido aceso. 3 O sacerdote vestirá sua túnica de linho e um calção de linho. Depois retirará do altar a cinza deixada pelo fogo ao queimar o holocausto, e a deixará junto do altar. 4 Depois mudará as roupas, a fim de transportar essa cinza para um lugar puro, fora do acampamento. 5O fogo do altar nunca deverá ser apagado. A cada manhã o sacerdote lhe acrescentará mais lenha; colocará sobre ela o holocausto, e nela queimará as gorduras do sacrifício de comunhão. 6 É um fogo perpétuo, que deverá arder sobre o altar, sem nunca se apagar.))
((Lv 7, 19 19 A carne quetiver tocado qualquer coisa impura não poderá ser comida; será jogada no fogo.))
((Lv 13, 52| 47 Quando houver lepra numa roupa, tanto de lã como de linho, 48 num tecido ou coberta de lã, de linho, ou de couro, ou numa peça qualquer de couro, 49 e se a mancha da roupa, do couro, do tecido, da coberta, ou do objeto de couro, for esverdeada ou avermelhada, é caso de lepra e deve ser mostrada ao sacerdote. 50 O sacerdote examinará a mancha e isolará o objeto durante sete dias. 51 No sétimo dia, se observar que a mancha se espalhou sobre a roupa, o tecido, a coberta, o couro ou sobre o objeto feito de couro, trata-se de lepra contagiosa: o objeto está impuro. 52 A roupa, o tecido, a coberta de lã ou de linho, ou o objeto de couro sobre o qual se apresentou a mancha, deverá ser queimado, pois é lepra contagiosa que deve ser destruída pelo fogo.))
((Lv 13, 57 56 Contudo, se o sacerdote, examinando, verificar que depois da lavagem a mancha ficou embaçada, então arrancará a parte da roupa, do couro, do tecido ou da coberta. 57 Todavia, se a mancha se espalhar sobre a roupa, a coberta ou o objeto de couro, é que o mal continua vivo; então será queimado no fogo aquilo que estiver atacado pela mancha. 58 A roupa, o tecido, a coberta e qualquer objeto de couro, do qual desapareceu a mancha depois da lavagem, ficará puro depois de lavado pela segunda vez».
((Lv 16, 13 12 Então encherá um incensório com brasas tiradas do altar diante de Javé e pegará dois punhados de incenso aromático em pó. Levará tudo para trás do véu, 13 e colocará o incenso sobre o fogo, diante de Javé; uma nuvem de incenso cobrirá a placa que está sobre o documento da aliança; assimele não morrerá.))
((Nm 6, 18 18 Em seguida, o nazireu, junto à entrada da tenda da reunião rapará a cabeça consagrada, pegará os cabelos de sua cabeça consagrada e os colocará no fogo do sacrifício de comunhão.
((Nm 16, 7| 5 Depois falou a Coré e aos outros que estavam com ele: «Amanhã cedo Javé mostrará quem é dele e quem é o consagrado, e ele o fará aproximar-se. Fará aproximar de si aquele que ele tiver escolhido. 6 Façam o seguinte: peguem os incensórios, vocês e todos que os seguem. 7 Amanhã vocês acenderão neles o fogo e colocarão incenso diante de Javé. Aquele que Javé escolher, esse será o consagrado. E, por ora, chega, filhos de Levi!»))
((Nm 17, 2| 1 Javé falou a Moisés: 2 «Diga a Eleazar, filho do sacerdote Aarão, para tirar os incensórios do meio do fogo e espalhar as brasas, porque são santas. 3 Quanto aos incensórios desses homens, que pagaram o seu pecado com a própria vida, sejam transformados em chapas para revestir o altar, pois foram apresentados a Javé. Por isso ficaram consagrados e vão servir de lição para os filhos de Israel». 4 O sacerdote Eleazar pegou os incensórios de bronze trazidos pelos homens que o fogo havia destruído. Foram transformados em chapas para revestir o altar, 5 e assim lembrar aos filhos de Israel que nenhum estranho, que não seja da descendência de Aarão, deve apresentar-se para oferecer incenso a Javé, pois teria o mesmo destino de Coré e seu grupo. Eleazar fez tudo conforme Javé lhe havia ordenado por meio de Moisés.
((Nm 19, 6| 6 O sacerdote pegará, então, galhos de cedro, hissopo e púrpura escarlate, e jogará tudo isso no fogo onde a novilha está sendo queimada.))
((Nm 31, 23| 21 O sacerdote Eleazar disse aos guerreiros que tinham voltado da guerra: «São estas as ordens que Javé deu a Moisés: 22 ouro, prata, bronze, ferro, estanho e chumbo, 23 tudo o que resiste ao fogo, vocês deverão purificar com o fogo e lavar com a água da purificação, e vocês deverão lavar com água tudo o que não resiste ao fogo. 24 No sétimo dia vocês lavarão as roupas e ficarão puros. Depois poderão entrar no acampamento».))
((Jz 1, 8| 8 Os descendentes de Judá atacaram Jerusalém e a conquistaram. Mataram os habitantes a fio de espada e puseram fogo na cidade.))
((Jz 9, 52| 52 Abimelec se aproximou da torre, procurando assaltá-la. Quando chegou perto da porta para atear fogo, 53 uma mulher jogou uma mó de moinho sobre a cabeça dele e lhe fraturou o crânio.))
((Jz 14,15 15 No quarto dia, disseram à mulher de Sansão: «Convença o seu marido a dizer a resposta da adivinhação. Senão, nós vamos pôr fogo em você e na casa de seu pai. Ou será que você nos convidou só para nos deixar sem nada?»))
((Jz 15, 5| 4 Então Sansão foi, pegou trezentas raposas, preparou tochas, amarrou rabo com rabo de cada duas raposas, e neles amarrou as tochas. 5Depois ateou fogo nas tochas e soltou as raposas no meio das plantações dos filisteus. Desse modo, queimou não só os feixes de trigo já colhidos, mas também o que ainda estava plantado, e até as vinhas e oliveiras. 6 Os filisteus perguntaram: «Quem foi que fez isso?» Responderam: «Foi Sansão, o genro do homem de Tamna. Ele fez isso porque o sogro lhe tirou a mulher e a deu ao seu companheiro». Então os filisteus subiram e puseram fogo na mulher e na casa do pai dela. 7 Sansão disse aos filisteus: «Já que vocês fizeram isso, não vou parar, enquanto não me vingar de vocês». 8 E caiu sobre eles, fazendo um massacre terrível. Depois foi para a gruta do rochedo de Etam e aí ficou morando.
((Jz 20, 48| 48 Os israelitas se voltaramcontra os benjaminitas e passaram ao fio da espada a população masculina da cidade e até mesmo o gado e tudo o que encontraram. Também puseram fogo em todas as cidades que encontravam.))
((2Sm 14, 30| 30 Absalão disse então a seus servos: «Vejam: o campo de Joab é vizinho do meu e tem uma plantação de cevada. Ponham fogo na plantação». Os servos de Absalão foram e incendiaram a plantação. 31 Joab procurou Absalão na sua casa, e lhe perguntou: «Por que seus servos puseram fogo no meu campo?» 32 Absalão respondeu: «Mandei chamar você para servir de intermediário e levar ao rei esta mensagem: ‘Para que voltei de Gessur? Lá eu estava melhor’. Agora quero ser recebido pelo rei. Se sou culpado, que ele me condene à morte». 33 Joab se apresentou ao rei e lhe relatou a mensagem. Então o rei chamou Absalão. Este se apresentou e se prostrou com o rosto por terra. E o rei beijou Absalão.))
((2Sm 23, 7| 7 Ninguém se aproxima deles, a não ser com o ferro e a madeira da lança, e com fogo para os queimar.))
Gn 15, 17 17 Quando o sol se pôs e veio a noite, uma labareda fumegante e uma tocha de fogo passaram entre os animais divididos. 18 Nesse dia, Javéestabeleceu uma aliança com Abrão nestes termos: «À sua descendência eu darei esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio, o Eufrates: 19 os quenitas, cenezeus, cadmoneus, 20 heteus, ferezeus, rafaítas, 21 amorreus, cananeus, gergeseus e jebuseus».
Gn 19, 24 23 O sol estava nascendo quando Ló chegou a Segor. 24 Então Javé fez chover do céu enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra; 25 destruiuessas cidades e toda a planície, com os habitantes das cidades e a vegetação do solo. 26 A mulher de Ló olhou para trás e se transformou numa estátua de sal. 27 Abraão levantou-se de madrugada e foi ao lugar onde estivera com Javé. 28 Olhou para Sodoma, para Gomorra e para toda a planície, e viua fumaça subir da terra, como a fumaça de uma fornalha. 29 Assim, ao destruir as cidades da planície, Deus se lembrou de Abraão, e retirou Ló do meio da catástrofe, quando arrasou as cidades onde Ló habitava.
Ex 3, 2 1 Moisés estava pastoreando o rebanho do seu sogro Jetro, sacerdote de Madiã. Levou as ovelhas além do deserto e chegou ao Horeb, a montanha de Deus. 2 O anjo de Javé apareceu a Moisés numa chama de fogo do meio de uma sarça. Moisés prestou atenção: a sarça ardia no fogo, mas não se consumia. 3 Então Moisés pensou: «Vou chegar mais perto e ver essa coisa estranha: por que será que a sarça não se consome?» 4 Javé viu Moisés que se aproximava para olhar. E do meio da sarça Deus o chamou: «Moisés, Moisés!» Ele respondeu: «Aqui estou». 5 Deus disse: «Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, porque o lugar onde você está pisando é um lugar sagrado». 6 E continuou: «Eu sou o Deus de seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó». Então Moisés cobriu o rosto, pois tinha medo de olhar para Deus. 7 Javé disse: «Eu vi muito bem a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi o seu clamor contra seus opressores, e conheço os seus sofrimentos. 8 Por isso, desci para libertá-lo do poder dos egípcios e para fazê-lo subir dessa terra para uma terra fértil e espaçosa, terra onde corre leite e mel, o território dos cananeus, heteus, amorreus, ferezeus, heveus e jebuseus. 9 O clamor dos filhos de Israelchegou até mim, e eu estou vendo a opressão com que os egípcios os atormentam. 10 Por isso, vá. Eu envio você ao Faraó, para tirar do Egito o meu povo, os filhos de Israel».
Ex 13, 21 20 Partiram de Sucot e acamparam em Etam, à beira do deserto. 21 Javé ia na frente deles: de dia, numa coluna de nuvem, para guiá-los; de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los. Desse modo, podiam caminhar durante o dia e a noite. 22 De dia, a coluna de nuvem não se afastava do povo, nem de noite a coluna de fogo.
Ex 14, 24 23 Na perseguição, os egípcios entraram atrás deles com todos os cavalos do Faraó, seus carros e cavaleiros, e foram até o meio do mar. 24 De madrugada, Javé olhou da coluna de fogo e da nuvem, viu o acampamento dos egípcios e provocou uma confusão no acampamento: 25 emperrou as rodas dos carros, fazendo-os andar com dificuldade.
Ex 19, 18 16 Três dias depois, pela manhã, houve trovões e relâmpagos e uma nuvem espessa desceu sobre a montanha, enquanto o toque da trombeta soava fortemente. O povo que estava no acampamento começou a tremer. 17 Então Moisés tirou o povo do acampamento para receber Deus. E eles se colocaram ao pé da montanha. 18 Toda a montanha do Sinai fumegava, porque Javé tinha descido sobre ela no fogo; a fumaça subia, como fumaça de fornalha. E a montanha toda estremecia. 19 O som da trombeta aumentava cada vez mais, enquanto Moisés falava e Deus lhe respondia com o trovão. 20 Javé desceu no topo da montanha do Sinai e chamou Moisés lá para o alto. Quando Moisés subiu, 21 Javé lhe disse: «Desça e avise o povo para que não ultrapasse os limites para ver a Javé. Caso contrário, muitos delesmorreriam. 22 Mesmo os sacerdotes que se aproximarem de Javé, devem purificar-se, para que Javé não se volte contra eles». 23 Moisés dissea Javé: «O povo não poderá subir a montanha do Sinai, porque tu mesmo nos mandaste traçar um limite para marcar a montanha sagrada». 24Javé insistiu: «Vá, desça, e depois suba com Aarão. Os sacerdotes e o povo, porém, não devem ultrapassar os limites, para subir onde estáJavé, o qual se voltaria contra eles». 25 Então Moisés desceu até o povo, e o avisou. (16-25: No momento da aliança, o povo tem uma experiência de Deus. De per si, essa experiência é indescritível; para exprimi-la, recorre-se a uma série de sinais externos que expressam a manifestação de Deus: fumaça, fogo, relâmpago, trovão, tremor de terra.)
Ex 24, 17 12 Javé disse a Moisés: «Suba até junto de mim na montanha, pois eu estarei aí para lhe dar as tábuas de pedra com a lei e os mandamentos que escrevi, para você os instruir». 13 Moisés se levantou com seu ajudante Josué. E subiram à montanha de Deus. 14Ele disse aos anciãos: «Esperem aqui até que voltemos. Aarão e Hur estão com vocês: quem tiver alguma questão, dirija-se a eles». 15 Quando Moisés subiu à montanha, a nuvem cobriu a montanha. 16 A glória de Javé pousou sobre o monte Sinai e a nuvem o cobriu durante seis dias. No sétimo dia, Javé chamou Moisés do meio da nuvem. 17 A glória de Javé aparecia aos olhos de Israel como fogo consumidor no topo da montanha. 18 Moisés entrou pelo meio da nuvem e subiu à montanha. E Moisés ficou na montanha quarenta dias e quarenta noites.
Ex 40, 38| 36 Em todas as etapas da viagem, os filhos de Israel punham-se em movimento sempre que a nuvem se elevava acima do santuário. 37 Mas, se a nuvem não se elevava, também eles não partiam, enquanto ela não se elevasse. 38 De dia, a nuvem de Javé pousava sobre o santuário; e, de noite, dentro dele havia um fogo, que era visto por toda a casa de Israel, durante todo o tempo da sua viagem.
Lv 10, 1| 1 Nadab e Abiú, filhos de Aarão, tomaram cada um o seu incensório. Puseram neles fogo e incenso, e apresentaram diante de Javé um fogo irregular, que não lhes havia sido autorizado. 2 Então, da presença de Javé saiu um fogo que os devorou, e eles morreram na presença de Javé. 3 Foi quando Moisés disse a Aarão: «É isso que Javé queria dizer, quando falou: ‘Eu mostrarei minha santidade em meus ministros, e minha glória diante de todo o povo’ .» Aarão ficou calado. 4 Moisés chamou Misael e Elisafã, filhos de Oziel, tio de Aarão, e lhes disse: «Retirem seus irmãos do santuário e os levem para longe do acampamento». 5 Eles se aproximaram e os levaram em suas próprias túnicas para fora do acampamento, conforme Moisés havia mandado.
Nm 3, 4| 1 Esta é a história de Aarão e Moisés, quando Javé falou a Moisés no monte Sinai. 2 Estes são os nomes dos filhos de Aarão: Nadab, o primogênito, Abiú, Eleazar e Itamar. 3 São esses os nomes dos filhos de Aarão, ungidos e consagrados como sacerdotes. 4Nadab e Abiú morreram diante de Javé, no deserto do Sinai, ao apresentarem um fogo irregular diante de Javé. Como não tinham filhos, Eleazar e Itamar exerceram o ofício de sacerdotes, quando o seu pai Aarão ainda vivia.
Nm 9, 15| 15 No dia em que foi montado o santuário, a nuvem cobria o santuário, isto é, a tenda da reunião, e desde o entardecer até o amanhecer, ela ficava sobre o santuário com aspecto de fogo. 16 Acontecia sempre o mesmo: de noite, a nuvem cobria o santuário, tomando aspecto de fogo até o amanhecer. 17 Quando a nuvem se elevava sobre a tenda, os filhos de Israel se punham em marcha; quando ela parava, eles aí acampavam.
Nm 11, 1| 1 O povo começou a queixar-se a Javé de suas desgraças. Ao ouvir a queixa, a ira dele se inflamou, e o fogo de Javé começou a devorar uma extremidade do acampamento. 2 O povo gritou a Moisés. Este intercedeu junto a Javé em favor deles, e o incêndio se apagou. 3 Esse local se chamou Lugar do Incêndio, porque aí o fogo de Javé ardeu contra eles.
Nm 14, 14| e caminhas à sua frente de dia numa coluna de nuvem, e de noite numa coluna de fogo.
Nm 16, 35| 31 Logo que Moisés acabou de falar, o chão rachou debaixo dos pés deles, 32 a terra abriu sua boca e os engoliu com suas famílias, junto com os homens de Coré e todos os seus bens. 33 Desceram vivos à mansão dos mortos, juntamente com todas as coisas que lhes pertenciam. A terra os cobriu e eles desapareceram da comunidade. 34 Quando eles gritaram, os filhos de Israel, que estavam ao redor, fugiram correndo, pois pensavam que a terra iria engolir a eles também. 35 Saiu um fogo da parte de Javé e devorou os duzentos e cinqüenta homens que ofereciam o incenso.
Nm 21, 28| 27 Por isso, cantam os poetas: «Entrem em Hesebon. Que seja edificada, restaurada a capital de Seon! 28 Saiu fogo de Hesebon, e chamas da capital de Seon. Fogo que devorou Ar Moab e consumiu as alturas do Arnon. 29 Ai de você, Moab! Você está perdido, povo de Camos! Seus filhos fugiram, e suas filhas ficaram escravas de Seon, rei dos amorreus. 30 Nós crivamos todos de flechas. Tudo ficou destruído, desde Hesebon até Dibon. Tudo devastamos até Nofe, tudo aquilo que se estende até Medaba».
Nm 26, 10| 9 Filhos de Eliab: Namuel, Datã e Abiram. Datã e Abiram eram homens de estaque no conselho, que se rebelaram contra Moisés e Aarão; estavam na companhia de Coré, quando este se revoltou contra Javé. 10 A terra abriu a boca e os engoliu, junto com Coré. Desse modo, todo o grupo morreu e o fogo devorou duzentos e cinqüenta homens, como sinal para o povo. 11 Os filhos de Coré, porém, não morreram.
Nm 26, 61| 61 Nadab e Abiú morreram quando ofereciam a Javé um fogo irregular.
Dt 1, 33| 33 Ele ia na frente de vocês, procurando um lugar para o acampamento: durante a noite, por meio do fogo, para que vocês pudessem enxergaro caminho, e na nuvem durante o dia.
Dt 4, 11| Deus não pode ser representado -* 9 Apenas tenha cuidado! Preste muita atenção em sua vida para não se esquecer dos acontecimentos que seus olhos viram e que eles nunca se apartem de sua memória, nenhum dia da sua vida. Ensine-os a seus filhos e a seus netos. 10 No dia em que você estava diante de Javé seu Deus no Horeb, Javé me disse: «Reúna o povo junto a mim, para que eu os faça ouvir minhas palavras eaprendam a me temer enquanto viverem sobre a terra, e as ensinem a seus filhos». 11 Vocês se aproximaram e ficaram ao pé da montanha. A montanha ardia em fogo até o céu, em meio a trevas e nuvens escuras. 12 Então Javé falou a vocês do meio do fogo. Vocês ouviram o som das palavras, mas não viram nenhuma forma: ouvia-se apenas uma voz. 13 Ele lhes comunicou então a sua Aliança, para que vocês a cumprissem: as Dez Palavras, que ele escreveu em duas tábuas de pedra. 14 Nessa mesma ocasião, Javé me ordenou que ensinasse a vocês estatutos e normas, que vocês deveriam cumprir na terra, para onde estão atravessando, a fim de tomarem posse. 15 Prestem atenção em si mesmos! Vocês não viram nenhuma forma no dia em que Javé lhes falou no Horeb, no meio do fogo. 16 Portanto, não se pervertam, fazendo para vocês imagem esculpida em forma de ídolo: imagem de homem ou de mulher, 17 imagem de animal terrestre, de pássaro que voa no céu, 18 de réptil que rasteja sobre a terra, ou imagem de peixe que vive nas águas que estão sob a terra. 19 Levantando os olhos para o céu e vendo o sol, a lua, as estrelas e todo o exército do céu, não se deixe seduzir para adorá-los e servi-los. São coisas que Javé seu Deus repartiu entre todos os povos que vivem debaixo do céu. 20 Quanto a vocês, porém, Javé os tomou e os tirou do Egito, daquela fornalha de ferro, para que sejam o povo da sua herança, como hoje se vê.
O castigo é servir a deuses que não libertam -* 21 Por causa de vocês, Javé ficou furioso comigo e jurou que eu não atravessaria o Jordão e não entraria na boa terra que Javé seu Deus dará a você como herança. 22 Vejam! Eu vou morrer nesta terra sem atravessar o Jordão. Vocês, porém, vão atravessá-lo e tomar posse dessa terra boa. 23 Prestem atenção em si mesmos: não se esqueçam da Aliança que Javé seu Deus concluiu com vocês, e não façam imagem esculpida nenhuma, de coisa alguma que Javé seu Deus lhe proibiu, 24 porque Javé seu Deus é um fogo devorador. Ele é um Deus ciumento. 25 Quando tiverem gerado filhos e netos e envelhecerem na terra, se vocês se corromperem fazendo alguma imagem esculpida, praticando assim o que Javé seu Deus reprova e o irritando, 26 eu tomo o céu e a terra como testemunhas contra vocês. Vocês serão logo e completamente exterminados da face da terra, da qual vão tomar posse ao atravessar o Jordão. Vocês não prolongarão seus dias sobre ela, pois serão completamente aniquilados. 27 Javé os espalhará entre os povos, e apenas um pequeno número restará de vocês no meio das nações, para onde Javé os tiver conduzido. 28 Aí vocês servirão a deuses feitos por mãos humanas, deuses de madeira e de pedra, que não podem ver nem ouvir, nem comer nem cheirar. 29 De lá, então, você buscará Javé seu Deus e, se o procurar com todo o coração e com toda a alma, você o encontrará. 30 Com o passar dos anos, todas essas coisas atingirão você. Mas você se voltará para Javé seu Deus e obedecerá à voz dele, 31 porque Javé seu Deus é um Deus misericordioso: ele não vai abandonar e destruir você, pois nunca se esquecerá da aliança que concluiu com seus antepassados por meio de juramento.
O único Deus vivo -* 32 Pergunte aos tempos passados, que vieram antes de você, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra. De uma ponta do céu até a outra já existiu por acaso coisa tão grande como essa? Ouviu-se algo semelhante? 33 Existe, por acaso, um povo que tenha ouvido a voz do Deus vivo, falando do meio do fogo, como você ouviu, e ainda permaneceu vivo? 34 Ou existe algum Deus que tenha vindo para escolher uma nação do meio de outra nação, com provas, sinais, prodígios e combates, com mão forte e braço estendido, por meio de grandes terrores, como tudo o que Javé seu Deus fez no Egito diante dos olhos de vocês? 35 Foi a você que ele mostrou tudo isso, para você ficar sabendo que Javé é o único Deus e que não existe outro além dele. 36 Do céu, ele fez você ouvir a sua voz para o instruir; ele fez você ver o seu grande fogo sobre a terra. E você ouviu suas palavras vindas do meio do fogo. 37 E porque ele amava os antepassados de você, e escolheu seus descendentes depois deles, ele próprio com sua presença e sua grande força tirou você do Egito. 38 Ele desalojou nações maiores e mais poderosas do que você, para o introduzir na terra delas e dá-la a você em herança, como hoje se vê. 39 Portanto, reconheça hoje e medite em seu coração: Javé é o único Deus, tanto no alto do céu, como aqui em baixo, na terra. Não existe outro. 40 Observe os estatutos e os mandamentos dele, que hoje ordeno a você. Assim tudo correrá bem para você e para os filhos que vierem depois de você, e para que seus dias se prolonguem na terra que Javé seu Deus lhe dará para todo o sempre.
Dt 5, 4| 2 Javé nosso Deus fez uma aliança conosco no Horeb. 3 Javé não fez essa aliança com nossos antepassados, mas conosco, que hoje aqui estamos, todos vivos. 4 Javé falou com vocês, face a face, sobre a montanha, do meio do fogo. 5 Eu estava entre Javé e vocês, para lhes anunciar a palavra de Javé, pois vocês ficaram com medo do fogo e não subiram à montanha. Javé então me falou: 6 ‘Eu sou Javé seu Deus, que o tirou da terra do Egito, da casa da escravidão.
Dt 5, 22 22 Foram essas as palavras que Javé dirigiu em alta voz a toda a assembléia de vocês reunida no monte, do meio do fogo, em meio a trevas,nuvens e escuridão. Sem nada acrescentar, Javé as gravou sobre duas tábuas de pedra e as entregou a mim.
Renovação da Aliança -* 23 Quando vocês ouviram a voz que vinha do meio das trevas, enquanto a montanha ardia em fogo, vocês todos, chefes das tribos e anciãos, se aproximaram de mim 24 e disseram: ‘Javé nosso Deus mostrou-nos a sua glória e grandeza, e nós ouvimos a sua voz do meio do fogo. Hoje vimos que Deus pode falar ao homem, sem que este morra. 25 E agora, por que iríamos morrer? Esse fogo pode nos devorar! Se continuarmos a ouvir a voz de Javé nosso Deus nós vamos morrer. 26 De fato, qual é o mortal capaz de ouvir como nós a voz do Deus vivo falando do meio do fogo, e ainda continuar vivo? 27 Aproxime-se você, e ouça tudo o que Javé nosso Deus vai dizer. Depois você nos comunicará tudo o que Javé nosso Deus falar a você: nós ouviremos e colocaremos em prática’.
Dt 9, 3| 3 Por isso hoje você ficará sabendo que Javé seu Deus vai atravessar na sua frente como fogo devorador. Ele é quem vai exterminá-los e submetê-los a você. Então você os desalojará e rapidamente os destruirá, como Javé prometeu.
Dt 9, 10| 10 Então Javé me entregou as duas tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. Nelas estavam todas as palavras que Javé tinha falado com vocês na montanha, do meio do fogo, no dia da assembléia.
Dt 9, 15| 15 Virei-me e comecei a descer da montanha, enquanto ela ardia em fogo.
Dt 10, 4| 4 Então Javé escreveu sobre as tábuas o mesmo texto que havia escrito antes, as Dez Palavras que Javé tinha falado para vocês na montanha, do meio do fogo, no dia da assembléia. Em seguida, Javé me entregou as tábuas. 5 Depois virei-me, descida montanha e coloquei as duas tábuas na arca que eu havia preparado. Elas continuam ali, como Javé me ordenou. 75 Dt 18, 16| 15 Javé seu Deus fará surgir, dentre seus irmãos, um profeta como eu em seu meio, e vocês o ouvirão. 16 Foi o que você pediu a Javé seu Deus, no Horeb, no dia da assembléia: ‘Não quero continuar ouvindo a voz de Javé meu Deus, nem quero ver mais este fogo terrível, para não morrer’.
Dt 32, 22| 21 Eles provocaram meu ciúme com um deus falso, e me irritaram com seus ídolos vazios. Por isso vou provocar o ciúme deles com um povo falso, vou irritá-los com uma nação idiota. 22 O fogo da minha ira está ardendo e vai queimar até a mansão dos mortos; vai devorar a terra e seus produtos, e abrasar o alicerce das montanhas. 23 Vou acumular males sobre eles e contra eles vou esgotar as minhas flechas. 24 Ficarão enfraquecidos pela fome, consumidos por febres e pestes violentas. Mandarei contra eles os dentes das feras com o veneno de serpentes do deserto. 25 Fora, a espada levará seus filhos e, dentro o terror se instalará. Todos perecerão: o jovem e a donzela, a criança de peito e o velho de cabelos brancos.
Jz 6, 21| 20 O anjo de Javé lhe disse: «Pegue a carne e os pães sem fermento, coloque-os sobre esta rocha, e derrame o caldo por cima». Assim fez Gedeão. 21 O anjo de Javé estendeu a ponta do bastão que tinha na mão, tocou na carne e nos pães sem fermento, e da rocha subiu um fogo, que consumiu a carne e os pães. Nesse momento, o anjo de Javé desapareceu. 22 Gedeão percebeu que era o anjo de Javé, e exclamou: «Ah! Meu Senhor Javé! Eu vi o anjo de Javé face a face!» 23 Javé lhe respondeu: «Fique em paze não tenha medo, porque você não morrerá». 24 Então Gedeão construiu aí um altar para Javé, e lhe deu o nome de «Javé é Paz», um altar queexiste em Efra de Abiezer, até o dia de hoje.
Jz 9, 15| 14Então todas as árvores disseram ao espinheiro: ‘Venha você, e reine sobre nós’. 15 Então o espinheiro respondeu às árvores: ‘Se vocês querem mesmo me ungir para reinar sobre vocês, venham e se abriguem debaixo da minha sombra. Senão, sairá fogo do espinheiro e devorará os cedros do Líbano’.
Jz 9, 20| 20 Caso contrário, que saia fogo de Abimelec e devore os senhores de Siquém e de Bet-Melo, e que saia fogo dos senhores de Siquém e de Bet-Melo, e devore Abimelec».
2Sm 22, 9| 7 Na minha angústia invoquei a Javé, ao meu Deus lancei o meu grito. Do seu Templo ele ouviu minha voz, e meu grito chegou aos seus ouvidos. 8 A terra balançou e tremeu, as bases do céu se abalaram, por causa do seu furor estremeceram. 9 De suas narinas subiu fumaça, e de sua boca um fogo devorador. Dela brotavam brasas ardentes. 10 Ele inclinou o céu e desceu, tendo aos pés uma nuvem escura; 11 cavalgou um querubim e voou, planando sobre as asas do vento. 12 Envolveu-se de trevas como tenda, de águas escuras e nuvens espessas. 13 À sua frente, um clarão inflamava granizo e brasas de fogo. 14 Javé trovejou no céu. O Altíssimo fez ouvir a sua voz; 15 atirou suas flechas e dispersou-os, e os expulsou, lançando seus raios.
((1Rs 16, 18| 18 Quando Zambri percebeu que a cidade ia ser tomada, fechou-se na torre do palácio, colocou fogo no palácio e morreu aí dentro.))
1Rs 18, 23 20 Acab convocou todos os israelitas e reuniu os profetas no monte Carmelo. 21 Então Elias se aproximou do povo e disse: «Até quando vocêsvão mancar com as duas pernas? Se Javé é o Deus verdadeiro, sigam a Javé. Se é Baal, sigam a Baal». O povo nada respondeu. 22 Então Eliascontinuou: «Fiquei sozinho como profeta de Javé, enquanto os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta. 23 Tragam aqui dois bezerros: vocês vão escolher um. Depois de cortá-lo em pedaços, o coloquem sobre a lenha, mas não acendam o fogo. Eu vou preparar o outro bezerro, o colocarei sobre a lenha e também não acenderei o fogo. 24 Vocês invocarão o deus de vocês e eu invocarei a Javé. O Deus que responder, enviando fogo, é o Deus verdadeiro». Todo o povo concordou: «A proposta é boa».
25 Então Elias disse aos profetas de Baal: «Escolham um bezerro e preparem primeiro, pois vocês são maioria. Invoquem o nome do deus devocês, mas não acendam o fogo». 26 Então eles pegaram o bezerro, o prepararam e ficaram invocando a Baal, desde o amanhecer até o meio-dia, e suplicando: «Baal, responde-nos». Mas não se ouvia nenhuma voz, nenhuma resposta, apesar de dançarem, dobrando os joelhos, ao redor do altar que tinham feito. 27 Pelo meio-dia, Elias começou a zombar deles: «Gritem mais alto; Baal é deus, mas pode ser que esteja ocupado. Quem sabe teve que se ausentar. Ou então, está viajando. Talvez esteja dormindo e seja preciso acordá-lo». 28 Então eles gritavam mais alto e, conforme o costume deles, fizeram talhos no próprio corpo com espadas e lanças, até escorrer sangue. 29 Depois do meio-dia, entraram em transe até a hora da apresentação das ofertas. Mas não se ouvia nenhuma voz, nenhuma palavra, nenhuma resposta.
30 Então Elias disse a todo o povo: «Venham aqui». Todos se aproximaram, e Elias reconstruiu o altar de Javé, que estava demolido. 31 Pegoudoze pedras, conforme o número das doze tribos dos filhos de Jacó, a quem Javé tinha dito: «Você se chamará Israel». 32 E com as pedras construiu um altar em honra de Javé. Fez em volta do altar um canal capaz de conter duas arrobas de sementes. 33 Empilhou a lenha, cortou o bezerro em pedaços e o colocou sobre a lenha. 34 Depois disse: «Encham quatro baldes de água e derramem sobre a vítima e sobre a lenha». Eles assim fizeram. Então Elias disse: «Façam tudo outra vez». E eles tornaram a fazer. Elias voltou a dizer: «Façam isso pela terceira vez». Eles assim fizeram. 35 A água escorreu ao redor do altar, e até o canal ficou cheio de água.
36 Chegando a hora da oferta, o profeta Elias se aproximou e rezou: «Javé, Deus de Abraão, de Isaac e de Israel, todos saibam hoje que tu ésDeus em Israel, que eu sou teu servo e que foi por tua ordem que eu fiz todas essas coisas. 37 Responde-me, para que este povo reconheça quetu, Javé, és o Deus verdadeiro, e que és tu que convertes o coração deles». 38 Então Javé mandou um raio que consumiu a vítima, a lenha, as pedras e as cinzas, e secou a água que estava no canal. 39 O povo viu tudo isso e prostrou-se no chão, exclamando: «Javé é o Deus verdadeiro! Javé é o Deus verdadeiro!» 40 Então Elias disse a eles: «Agarrem os profetas de Baal. Não deixem escapar nenhum». E eles os agarraram. Elias fez os profetas de Baal descer até o riacho Quison, e aí os degolou.
97 1Rs 19, 12| 12 Depois do terremoto, apareceu fogo, e Javé não estava no fogo. Depois do fogo, ouviu-se uma brisa suave. 13 Ouvindo-a, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e ficou na entrada da gruta. Ouviu, então, uma voz que lhe dizia: «O que é que você está fazendo aqui, Elias?» 14 E Elias respondeu: «O zelo de Javé dos exércitos me consome, porque os israelitas abandonaram tua aliança, derrubaram teus altares e mataram teus profetas a fio de espada. Sobrei somente eu, e eles querem me matar também».
100 2Rs 2, 11| 11 E, enquanto estavam andando e conversando, apareceu um carro de fogo com cavalos de fogo, que os separou um do outro. E Elias subiu ao céu no redemoinho.
((2Rs 4, 38| 38 Quando Eliseu voltou para Guilgal, havia fome na região. Os irmãos profetas estavam sentados na sua frente. Então Eliseu disse ao seu servo: «Ponha a panela grande no fogo, e prepare uma sopa para os irmãos profetas».))
103 2Rs 6, 17|
15 No dia seguinte, Eliseu madrugou para sair, e viu que um exército estava cercando a cidade, com cavalos e carros. Seu servo lhe disse: «Meu senhor, o que vamos fazer?» 16 Eliseu respondeu: «Não tenha medo. Os que estão conosco são mais numerosos que eles». 17 E Eliseu rezou: «Javé, abre os olhos do meu servo, para que ele possa enxergar». Javé abriu os olhos do servo, e ele viu a montanha cheia de cavalaria e carros de fogo em torno de Eliseu.
104 2Rs 16, 3| 1 Acaz, filho de Joatão, começou a reinar em Judá no ano dezessete de Facéia, filho de Romelias. 2 Acaz subiu ao trono com vinte anos, e reinou dezesseis anos em Jerusalém. Não fez, como seu antepassado Davi, o que Javé seu Deusaprova. 3 Imitou o comportamento dos reis de Israel e chegou até a sacrificar seu filho no fogo, conforme os costumes abomináveis das naçõesque Javé tinha expulsado diante dos israelitas. 4 Ofereceu sacrifícios e queimou incenso nos lugares altos, nas colinas e debaixo de toda árvore frondosa.
105 2Rs 17, 17| 13 Javé tinha advertido Israel e Judá, por meio de todos os profetas e videntes, dizendo: «Convertam-se do seu mau comportamento, eobedeçam aos meus mandamentos e estatutos, de acordo com toda a Lei que dei a seus antepassados e que lhes transmiti através de meus servos, os profetas». 14 Eles, porém, não obedeceram e foram mais teimosos ainda que seus antepassados, que não tinham acreditado em Javéseu Deus. 15 Desprezaram os estatutos dele e a aliança que ele havia feito com seus antepassados, bem como as advertências que lhes haviafeito. Correram atrás de ídolos vazios, e se esvaziaram, imitando as nações vizinhas, coisa que Javé lhes tinha proibido. 16 Rejeitaram todos osmandamentos de Javé seu Deus; fabricaram ídolos de metal fundido, os dois bezerros de ouro; fizeram um poste sagrado; adoraram todo o exército do céu e prestaram culto a Baal. 17 Sacrificaram no fogo seus filhos e filhas, praticaram a adivinhação e a magia, e se venderam parapraticar o mal diante de Javé, provocando a ira dele. 18 Então Javé ficou irritado contra Israel, e o atirou para longe de si. Restou apenas a tribode Judá.
106 2Rs 21, 6| 1 Manassés tinha doze anos quando subiu ao trono, e reinou cinqüenta e cinco anos em Jerusalém. Sua mãe se chamava Hafsiba. 2 Fez o que Javé reprova, imitando as abominações das nações que Javé havia expulsado diante dos israelitas. 3Reconstruiu os lugares altos que seu pai Ezequias havia destruído; ergueu altares para Baal e levantou um poste sagrado, como havia feitoAcab, rei de Israel; prostrou-se diante de todo o exército do céu, que ele adorou; 4 construiu altares pagãos no Templo de Javé, a respeito do qual Javé havia dito: «Em Jerusalém colocarei o meu Nome»; 5 ergueu também altares para todo o exército do céu nos dois pátios do Templode Javé; 6 sacrificou seu filho no fogo; praticou adivinhação e magia, estabelecendo necromantes e adivinhos. E multiplicando as ações queJavé reprova, ele provocou a sua ira.
107 2Rs 23, 10| 10 Josias profanou o Tofet que existia no vale de Ben-Enom, para que ninguém sacrificasse no fogo seu filho ou filha em honra do deus Moloc.
((108 2Rs 25, 9| 8 No dia sete do quinto mês, correspondendo ao ano dezenove de Nabucodonosor, rei da Babilônia, Nabuzardã, chefe da guarda e oficial do rei da Babilônia, chegou a Jerusalém. 9 Ele pôs fogo no Templo de Javé, no palácio real e em todas as casas de Jerusalém, e incendiou todas as mansões. 10 Ao mesmo tempo, o exército caldeu, que acompanhava Nabuzardã, chefe da guarda, destruiu as muralhas que rodeavam Jerusalém. 11 Nabuzardã exilou o resto do povo que tinha ficado na cidade, os desertores que tinhampassado para o lado do rei da Babilônia e o resto da população. 12 O chefe da guarda deixou uma parte do povo pobre da terra, para trabalharnas vinhas e nos campos.))
((1Cr 14, 12|12 Os filisteus abandonaram aí seus deuses, que Davimandou jogar no fogo.))
110 1Cr 21, 26| 26 Davi construiu aí um altar para Javé e ofereceu holocaustos e sacrifícios de comunhão; invocou a Javé, que lhe respondeu, fazendo cair fogo do céu sobre o altar dos holocaustos. 27 Então Javé ordenou ao anjo que a espada na bainha.
111 2Cr 7, 1 1 Logo que Salomão terminou a sua oração, desceu fogo do céu e queimou o holocausto e os sacrifícios. E a glóriade Javé encheu o Templo. 2 Os sacerdotes não puderam entrar, porque a glória de Javé enchia o Templo de Javé. 3 Vendo o fogo descer e a glória de Javé repousar sobre o Templo, todos os israelitas se prostraram, levando o rosto até o calçamento do chão, adorando e louvando a Javé, «porque ele é bom, porque o seu amor é para sempre».
113 2Cr 28, 3| 1 Acaz subiu ao trono com vinte anos. E reinou dezesseis anos em Jerusalém. Não fez, como seu antepassado Davi, o que Javé aprova. 2 Imitou o comportamento dos reis de Israel, fazendo estátuas para os ídolos. 3 Queimou incenso no vale dos Filhos de Enom e chegou até a sacrificar seus filhos no fogo, conforme os costumes abomináveis das nações que Javé tinha expulsado de diante dos israelitas. 4 Ofereceu sacrifícios e queimou incenso nos lugares altos, nas colinas e debaixo de qualquer árvore frondosa.
114 2Cr 33, 6| 1 Manassés tinha doze anos quando subiu ao trono. E reinou cinqüenta e cinco anos em Jerusalém. 2 Fezo que Javé reprova, imitando as abominações das nações que Javé tinha expulsado diante dos israelitas. 3 Reconstruiu os lugares altos que seu pai Ezequias havia destruído. Ergueu altares para os ídolos. Levantou postes sagrados, e prostrou-se diante de todo o exército do céu, que ele adorou. 4 Construiu também altares no Templo de Javé, sobre o qual Javé havia dito: «É em Jerusalém que o meu Nome estará para sempre». 5Construiu altares em honra de todo o exército do céu, nos dois pátios do Templo de Javé. 6 Sacrificou no fogo seus próprios filhos no vale dos filhos de Enom. Praticou adivinhação e magia, estabelecendo necromantes e adivinhos. Ele provocou a ira de Javé, multiplicando as ações queJavé reprova.
((2Cr 36, 19| 18 O rei dos caldeus levou para a Babilônia todos os objetos pequenos e grandes do Templo de Javé, e também os tesouros do Templo de Javé, os tesouros do rei e de seus oficiais. 19 Em seguida, os caldeus puseram fogo no Templo de Deus, derrubaramas muralhas de Jerusalém, incendiaram todas as suas mansões e destruíram todos os objetos de valor.))
116 Ne 1, 3| As muralhas de Jerusalém estão em ruínas e suas portas foram devoradas pelo fogo».
117 Ne 2, 3| 3 mas respondi ao rei: «Viva o rei para sempre! Como não iria ficar triste, quando a cidade ondeestão enterrados os meus antepassados está em ruínas e suas portas devoradas pelo fogo?»
118 Ne 2, 13| 13 Saí de noite pela porta do Vale, e fui até a fonte do Dragão e a porta do Esterco. Comprovei que as muralhas de Jerusalém estavam cheias de brechase as portas consumidas pelo fogo.
119 Ne 9, 12|
12 De dia, tu os guiaste na coluna de nuvem, e de noite, na coluna de fogo,
para iluminar na frente deles o caminho que deviam percorrer.
120 Ne 9, 19|
19 Tu, porém, com grande compaixão, não os abandonaste no deserto.
Não se afastou deles a coluna de nuvem, que os guiava de dia pelo caminho,
nem a coluna de fogo, que de noite lhes iluminava o caminho que deviam percorrer.
121 Ne 10, 35| 35 Nós, sacerdotes, levitas e povo, divididospor famílias, tiramos sorte para ver quem ofereceria lenha a ser levada ao Templo nas épocas certas, todos os anos, a fim de acender o fogo no altar de Javé, nosso Deus, conforme está escrito na Lei.
122 Jt 8, 27| 25 Agradeçamos ao Senhor nosso Deus por tudo isso, porque ele nos está pondo à prova, como fez com os nossos antepassados. 26Lembrem-se do que ele fez com Abraão, como provou Isaac, e o que aconteceu com Jacó na Mesopotâmia da Síria, quando ele apascentava os rebanhos de Labão, seu tio materno. 27 Deus os provou com fogo para avaliar o coração deles, e está fazendo o mesmo conosco. O Senhoraçoita os que dele se aproximam, não para se vingar, mas para torná-los conscientes».
123 Jt 16, 17| 17 Ai das nações que atacam o meu povo! O Senhor Todo-poderoso as castigará no dia do julgamento. Ele porá fogo e vermes na carne deles, e eles chorarão de dor para sempre».
((124 Est 8,12u|12v Toda cidade e província que não seguir estas disposições, será devastada a ferro e fogo. Nenhum homem viverá nela e até os animais e pássaros a evitarão».))
((1Mc 5, 44| 43O próprio Judas foi o primeiro a atravessar na direção do inimigo, e todo o exército o acompanhou. Derrotaram os pagãos, que largaram as armas e se refugiaram no templo de Carnain. 44 Os judeus tomaram a cidade e puseram fogo no templo, queimando todos os que estavamdentro. Destruída Carnain, ninguém mais opôs resistência a Judas.))
((1Mc 9, 67| 67 Enquanto isso, Simão e os que tinham ficado com ele saíram da cidade e puseram fogo nas máquinas de assalto.))
127 2Mc 1, 18| 18 Estando para celebrar a purificação do Templo, no dia vinte e cinco de Casleu, achamos que seria bom comunicar-lhes isso, para que vocêstambém a comemorem de maneira semelhante à festa das Tendas e à festa do Fogo, que apareceu quando Neemias ofereceu os sacrifícios, depois da reconstrução do Templo e do altar. 19 De fato, quando os nossos antepassados foram levados para a Pérsia, alguns sacerdotes piedosos pegaram fogo do altar e secretamente o esconderam num poço seco. Deixaram a coisa tão segura, que ninguém ficou sabendo ondeera esse lugar. 20 Passados muitos anos, quando Deus achou conveniente, Neemias, o enviado do rei da Pérsia, mandou os descendentes dos sacerdotes procurar o fogo que tinham escondido. Segundo nos contam, eles não encontraram o fogo, mas somente um líquido grosso. Neemias mandou que tirassem e trouxessem o tal líquido. 21 Depois de colocarem em cima do altar tudo o que fazia parte do sacrifício,Neemias ordenou aos sacerdotes que molhassem com esse líquido a lenha e tudo o que estava em cima. 22 Feito isso e passado algum tempo, o sol, até então encoberto pelas nuvens, começou a brilhar, e um fogo forte logo se acendeu, de tal maneira que todos ficaram admirados.
2Mc 1, 32| 30 Enquanto isso, os sacerdotes entoavam os hinos. 31 Logo que o sacrifício foi consumado, Neemias mandou jogar o resto do líquido em cimade grandes pedras. 32 Feito isso, brilhou uma chama, que logo se apagou, enquanto o fogo sobre o altar continuava aceso. 33 Logo que o fato se tornou conhecido, contaram ao rei dos persas que, no lugar onde os sacerdotes exilados tinham escondido o fogo, aparecera uma água, com a qual os companheiros de Neemias purificaram as oferendas do sacrifício. 34 Confirmado o fato, o rei mandou cercar o lugar e o declarou sagrado.
134 2Mc 2, 1| 1 Nos documentos se lê que o profeta Jeremias mandou que os deportados levassem o fogo, conforme foi explicado acima.
135 2Mc 2,10 9 Contava-se que Salomão, com toda a sua sabedoria, ofereceu o sacrifício de consagração e inauguração do Templo. 10 Da mesma forma que Moisés rezou ao Senhor e desceu um fogo do céu para queimar o sacrifício, assim também Salomão rezou, e o fogo desceu do alto e queimou os holocaustos. 11 Moisés disse também: «O sacrifício oferecido pelo pecado foi devorado pelo fogo, porque não foi comido». 12 Da mesmaforma, também Salomão ofereceu os oito dias de festa.
((2Mc 7, 5| 5 Já mutilado de todos os membros e enquanto ainda vivia, o rei mandou que o pusessem no fogo para assar. Da assadeira subia grande volume de fumaça. E os seus irmãos com a mãe se animavam entre si para enfrentarem corajosamente a morte,))
((2Mc 10, 3| 1 O Macabeu com seus companheiros, guiados pelo Senhor, reconquistaram o Templo e a cidade de Jerusalém. 2Demoliram os altares construídos pelos estrangeiros na praça pública e seus templos. 3 Depois de purificar o santuário, construíram novo altar para os holocaustos. Tiraram fogo das pedras e ofereceram sacrifícios, após uma interrupção de dois anos. Acenderam também o fogo do altar de incenso e as lâmpadas, e apresentaram os pães.))
(2Mc 13, 8| 8 E isso com plena justiça, pois ele tinha cometido muitos pecados contra o altar, onde não só o fogo, mas até a cinza é pura. E na cinza ele encontrou a morte.))
((2Mc 14, 41| 41 Quando as tropas estavam quase tomando a torre e já forçavam a porta do pátio, foi dada a ordem de trazer fogo para incendiar as portas. Então Razias, sentindo-se cercado por todos os lados, atirou-se sobre a própria espada. 42 Cheio de brio, ele preferiu morrer do que cair nas mãos desses criminosos e ter a sua dignidade insultada da maneira mais baixa.))
143 Jó 15, 34| 31 Que ele não confie na ilusão que engana, porque a ilusão será a sua recompensa. 32 Antes do tempo, suas folhas murcharão, e seus ramosnunca mais ficarão verdes. 33 Será como videira que deixa cair suas uvas verdes, como oliveira que perde sua florada. 34 A descendência dos injustos é estéril, e o fogo devorará a tenda do homem enganador. 35 Quem concebe a maldade, dá à luz a desgraça, e gera no ventre adesilusão».
144 Jó 18, 5| 5 A luz do injusto se apagará, e o fogo do seu lar não brilhará mais. 6 A luz de sua tenda se escurecerá, e a lâmpada que está sobre ele se apagará. 7 Os seus passos vigorosos ficarão curtos, e os seus próprios projetos o derrubarão. 8 Com seus próprios pés ele cai numa rede e caminha sobre uma armadilha.
145 Jó 20,26|19 Porque explorou e desamparou os pobres, e roubou casas que não tinha construído. 20 Porque nãosoube acalmar sua cobiça, não salvará nenhum de seus tesouros. 21 Nada escapava de sua voracidade e, por isso, sua prosperidade não durará. 22 Da abundância cairá na miséria, e os golpes da desgraça cairão sobre ele. 23 Para lhe encher o ventre, Deus lhe enviará o incêndio de sua ira, e sobre ele fará chover suas flechas. 24 Caso escape das armas de ferro, uma flecha de bronze o atravessará; 25 a ponta da flecha sai brilhandode suas costas, depois de ter atravessado o fígado, enchendo-o de pavor. 26 Todas as trevas serão reservadas para ele, e um fogo não aceso por homens o devorará, consumindo tudo o que resta de sua tenda. 27 O céu revelará a injustiça dele e contra ele a terra se erguerá. 28 Um dilúvio arrastará sua casa, como as cataratas no dia da ira de Deus. 29 Essa é a parte que Deus reserva para o injusto, essa é a herança que Deus lhe prepara».
146 Jó 22,20 18 Deus tinha enchido de bens a casa deles, e eles o excluíam de seus projetos perversos. 19 Os justos agora vêeme se alegram, e
os inocentes zombam deles: 20 ‘Acabaram as riquezas deles! O fogo devorou o que haviam ganhado!’
147 Jó 28, 5| 5 A terra que dá o pão, por baixo é devorada pelo fogo; 6 suas pedras são jazidas de safiras, e seus torrões contêm pepitas de ouro.
148 Jó 31, 12|
11 Isso, de fato, seria um escândalo, um crime digno de castigo. 12 Seria um fogo que devora e consome, destruindo todos os meus bens.
149 Jó 41, 11|11 De sua boca irrompem tochas acesas e saltam centelhas de fogo. 12 De suas narinas jorra fumaça, como de caldeira acesa e fervente.
150 Sl 7, 14|
11* Quem me protege é Deus, que salva os corações retos.
12 Deus é um justo juiz. Deus ameaça a cada dia.
13 Se não se convertem, ele afia a espada, estica o arco e aponta;
14 prepara suas armas que matam, aponta suas flechas de fogo.
151 Sl 17, 3|
2 Que minha sentença provenha de tua face, teus olhos vejam onde está a retidão.
3* Ainda que me sondes o coração, e de noite o examines;
ainda que me proves com o fogo, malícia nenhuma encontrarás em mim.
Minha boca não transgrediu
152 Sl 18, 9| 9 De suas narinas subiu a fumaça e da sua boca um fogo voraz: dela saíam brasas ardentes
153 Sl 21, 10|
9* Tua mão alcançará teus inimigos todos, tua direita encontrará teus adversários.
10 Ateia fogo neles como a um forno, no dia em que te manifestares. (Cf. Sl 46,10)
Javé os engolirá com sua ira, e um fogo os devorará.
11 Extirparás da terra sua posteridade, e sua descendência dentre os homens.
155 Sl 29, 7|
7 A voz de Javé lança chispas de fogo,
8 a voz de Javé sacode o deserto, Javé sacode o deserto de Cades!
156 Sl 39, 4|
3 Eu me calei, em silêncio. Segurei-me para não falar,
e minha dor tornou-se intolerável.
4 Por dentro, o coração me queimava.
Ao pensar nisso, o fogo se inflamava. Então soltei a minha língua.
157 Sl 46, 10|
9* Venham ver os atos de Javé, os assombros que ele fez na terra:
10 acaba com as guerras até os confins do mundo, quebra os arcos, despedaça as lanças, e ateia fogo nos carros. (Cf. Sl 21,10)
158 Sl 50, 3| 2 De Sião, a formosa, Deus resplandece:
3 o nosso Deus vem, e não vai se calar.
À sua frente, vem um fogo devorador, e, ao seu redor, tempestade violenta.
4 Do alto ele convoca céu e terra para julgar o seu povo:
159 Sl 66, 12| 9 É ele quem nos mantém vivos, e não deixa nossos pés tropeçar.
10 Sim, ó Deus, tu nos provaste, e nos refinaste como refinam a prata.
11 Tu nos fizeste cair na rede, puseste um peso sobre nossos ombros:
12 deixaste um mortal cavalgar nosso pescoço. Nós passamos pelo fogo e pela água, mas tu nos fizeste retomar fôlego.
160 Sl 68, 3| 2* Deus se levanta: seus inimigos debandam, seus adversários fogem de sua frente.
3 Tu os dissipas como a fumaça se dissipa; como a cera se derrete diante do fogo, assim perecem os injustos diante de Deus.
4 Os justos ao contrário se alegram, exultam na presença de Deus e dançam de alegria.
161 Sl 74, 7| 6 eles destroçaram as esculturas, golpeando com machado e com martelo.
7 Atearam fogo no teu santuário, profanaram até ao chão a moradia do teu nome.
8 Eles pensavam: «Vamos arrasá-los de uma vez!» E incendiaram todos os templos da terra.
162 Sl 78, 14| 14 De dia os guiou com a nuvem, e de noite com a luz de um fogo. (coluna de fogo)
15 Fendeu a rocha no deserto e lhes deu a beber águas abundantes.
16 Da pedra fez brotar torrentes, e as águas desceram como rios.
17 Mas continuaram pecando contra ele, rebelando-se contra o Altíssimo no deserto.
18 Tentaram a Deus em seus corações, pedindo comida conforme seu próprio gosto.
19 E falaram contra Deus: «Poderá Deus preparar uma mesa no deserto?»
20 Então ele feriu a rocha, a água brotou, e as torrentes transbordaram.
«Acaso poderá também nos dar pão ou fornecer carne ao seu povo?»
21 Ouvindo isso, Javé se enfureceu; um fogo acendeu-se contra Jacó e a ira se ergueu contra Israel.
22 Porque eles não tinham fé em Deus, nem confiavam no auxílio dele.
164 Sl 78, 49| 49 Quando lançou contra eles o fogo de sua ira: cólera, furor e aflição, anjos portadores de desgraças;
50 ele deu livre curso à sua ira, não mais os preservou da morte, mas à peste entregou suas vidas.
165 Sl 78, 63| 62 Abandonou seu povo à espada, e se enfureceu contra a sua herança.
63 Seus jovens foram devorados pelo fogo, e suas virgens não tiveram canto de núpcias.
64 Seus sacerdotes caíram sob a espada, e suas viúvas não entoaram lamentações.
166 Sl 79, 5| 4 Nós nos tornamos ultraje para os nossos vizinhos, divertimento e zombaria para aqueles que nos cercam.
5* Até quando, Javé? Ficarás irado até o fim? Teu ciúme vai arder como fogo?
6 Derrama o teu furor sobre essas nações que não te reconhecem, sobre esses reinos que não invocam o teu nome.
167 Sl 83, 15|13 Esses diziam: «Tomemos posse dos territórios de Deus!»
14* Meu Deus, trata-os como folhas que voam, como a palha diante do vento;
15 como o fogo devorando uma floresta, e a chama abrasando as montanhas.
16 Persegue-os com a tua tempestade, aterroriza-os com o teu furacão.
17 Cobre de infâmia a face deles, para que busquem o teu nome, ó Javé!
168 Sl 89, 47| 47* Javé, até quando te esconderás? Até quando arderá o fogo de tua cólera?
48 Lembra, Senhor, como é breve minha vida, como passam rápido os homens que criaste!
169 Sl 97, 3| 1* Javé é Rei! A terra exulta, e as ilhas numerosas ficam alegres!
2 Trevas e Nuvens o envolvem, Justiça e Direito sustentam o seu trono.
3 À frente dele avança um fogo, devorando seus inimigos ao redor.
4 Seus relâmpagos deslumbram o mundo, e, ao vê-los, a terra estremece.
170 Sl 104, 4| 4 Tu fazes dos ventos os teus mensageiros, e das chamas de fogo os teus ministros!
171 Sl 105, 32| 31 Ordenou que viessem insetos, mosquitos sobre todo o território.
32 Em lugar de chuvas, deu-lhes granizo, chamas de fogo em sua terra.
33 Feriu suas vinhas e figueiras, e quebrou as árvores do território deles.
34 Ordenou e vieram os gafanhotos, inumeráveis saltadores,
35 que comeram toda a erva de sua terra, e devoraram o fruto do seu campo.
36 Feriu todos os primogênitos de sua terra, os primeiros frutos de sua raça.
37 Tirou o seu povo carregado de ouro e prata, e entre suas tribos ninguém tropeçava.
38 O Egito se alegrou quando saíram, porque sobre ele haviam infundido seu terror.
39* Ele estendeu uma nuvem para cobri-los, e um fogo para iluminar a noite. (Coluna de fogo)
173 Sl 106, 18| 16* Enciumaram Moisés no acampamento, e Aarão, o consagrado a Javé:
17 a terra se abriu e engoliu Datã, e recobriu o grupo de Abiram.
18 Um fogo abrasou seu grupo, uma chama ** devorou os injustos.
174 Sl 118, 12| 10* As nações todas me cercaram: em nome de Javé, eu as rechacei!
11 Cercaram-me, fecharam o cerco: em nome de Javé, eu as rechacei!
12 Cercaram-me como vespas, ardendo como fogo no espinheiro: em nome de Javé, eu as rechacei!
13 Iam empurrando para me derrubar, Javé porém me socorreu.
14 Javé é minha força e energia, ele é a minha salvação.
175 Sl 124, 3| Não estivesse Javé do nosso lado, - Israel que o diga -
2 não estivesse Javé do nosso lado, quando os homens nos assaltaram…
3 nos teriam tragado vivos, tal o fogo de sua ira!
176 Pr 6, 27| 27 Pode alguém carregar fogo no peito sem queimar a própria roupa? 28 Pode alguém caminhar em cima de brasas e não queimar os próprios pés? 29 O mesmo acontece com aquele que procura a mulher do próximo: quem a toca, não ficará sem castigo.
177 Pr 16, 27| 27 O vagabundo causa desgraça, e leva nos lábios fogo abrasador.
178 Pr 26, 20| 20 Sem lenha, o fogo se apaga; sem difamador acaba-se a briga.
21 Carvão para as brasas e lenha para o fogo é o briguento para atiçar a briga.
180 Pr 30, 16| 15* A sanguessuga tem duas filhas: «Quero mais» «Quero mais». Existem três coisas insaciáveis, e uma quarta que nunca diz «Chega»: 16 a mansão dos mortos, o útero estéril, a terra que não se farta de água, e o fogo que nunca diz «Chega».
181 Ct 8, 6|
6 Grave-me,
pois o amor é forte, é como a morte!
Cruel como o abismo é a paixão.
Suas chamas são chamas de fogo,
182 Sb 10, 6| 6 E enquanto os ímpios pereciam, ela (a Sabedoria) salvou um justo em fuga diante do fogo que caía sobre cinco cidades.
183 Sb 11, 18| 17 Para a tua mão onipotente, que da matéria informe criou o mundo, não teria sido difícil mandar contra eles bandos de ursos e leões ferozes, 18 ou feras desconhecidas e recém-criadas, cheias de furor, espirando hálito de fogo e expelindo turbilhões de vapor pestilento, e lançando pelos olhos relâmpagos terríveis.
184 Sb 13, 2| 1 São naturalmente insensatos todos os homens que ignoram a Deus e que, através dos bens visíveis, não chegam a reconhecer Aquele que existe. Consideram as obras, mas não reconhecem o seu Artífice. 2 E acabam considerando, como deuses e governadores do mundo, o fogo, ou o vento, ou a brisa fugaz, ou o firmamento estrelado, ou a água impetuosa, ou ainda os luzeiros do céu. 3Se ficam fascinados com a beleza dessas coisas, a ponto de tomá-las como deuses, reconheçam o quanto está acima delas o Senhor, pois foi o autor da beleza quem as criou.
185 Sb 16, 16|
A natureza serve ao projeto de Deus -* 15 É impossível escapar de tua mão. 16 Os injustos recusavam reconhecer-te, e tu os açoitaste com a força do teu braço: foram perseguidos com chuvas estranhas, granizo, tempestades violentas, e devorados pelo fogo. 17 O mais surpreendente foi que, na água que apaga tudo, o fogo ardia mais ainda. É que o universo é aliado dos justos. 18 Às vezes, a chama se abrandava para não queimar os animais enviados contra os injustos. Desse modo, eles podiam ver e compreender que estavam sendo perseguidos pelo julgamento de Deus. 19 Outras vezes, mesmo dentro da água, a chama ardia mais forte do que o fogo, para destruir os produtos de uma terra injusta. 20 Ao teu povo acontecia o contrário: tu o alimentavas com alimento de anjos, oferecendo-lhe do céu o pão já preparado, que proporcionava todos os sabores e satisfazia o gosto de todos. 21 Esse alimento mostrava a tua doçura para com os teus filhos. Ele se adaptava ao gosto de quem o comia e se transformava naquilo que cada um desejava.
22 A neve e o gelo resistiam ao fogo, sem se derreter. Desse modo, tornou-se claro que o fogo, ardendo no meio do granizo e relampejando nomeio da chuva, destruía os frutos dos inimigos. 23 O mesmo fogo, porém, noutra ocasião, esquecia a própria força, para que os justos pudessem alimentar-se. 24 De fato, a criação obedece a ti, seu Criador: ela se inflama para punir os injustos, e se abranda para beneficiar os que em ti confiam. 25 Ela também se revestia de todas as formas, colocando-se a serviço da tua bondade, que a todos alimenta, conforme o desejo de quem está em necessidade. 26 Dessa forma, Senhor, os teus filhos queridos aprenderam que não é a produção de frutos que alimenta o homem, mas é a tua palavra que sustenta os que acreditam em ti. 27 Pois aquilo que o fogo não devorava, logo se derretia ao calor de um raio de sol. 28 Desse modo, eles ficaram sabendo que é preciso levantar-se antes do sol para te agradecer, e invocar-te desde o raiar do dia. 29Ficaram também sabendo que a esperança do ingrato se derrete como a geada de inverno, e se espalha como água que não é utilizada.
192 Sb 17, 5| 3 Pensavam ficar ocultos com seus pecados secretos, debaixo do véu sombrio do esquecimento. Mas foram dispersos, mergulhados em horrível medo e aterrorizados por alucinações. 4 Pois nem o esconderijo em que se abrigavam os preservou do medo: ao redor deles, ribombavam ruídos assustadores e lhes apareciam fantasmas tétricos de rostos sinistros. 5 Nenhum fogo, por mais intenso que fosse, conseguia iluminá-los, nem as luzes brilhantes dos astros conseguiam aclarar aquela noite tenebrosa. 6 Aparecia-lhes apenas uma chama, que se acendia, por si mesma, espalhando terror. Quando essa visão desaparecia da frente deles, ficavam aterrorizado se julgavam ainda pior o que tinham acabado de ver.
193 Sb 18, 3| 3 Em vez de trevas, deste aos teus uma coluna de fogo, para guiá-los no caminho desconhecido, como sol inofensivo que iluminava sua gloriosa migração. 4 Os outros mereciam ficar sem luz e aprisionados pelas trevas, porque haviam aprisionado os teus filhos, que iriam transmitir ao mundo a luz incorruptível da tua Lei.
194 Sb 19, 20| 18 Os elementos da natureza trocavam suas propriedades entre si,da mesma forma que na harpa as notasmodificam o desenvolvimento da música, mas conservando sempre o mesmo tom. É o que se pode perceber, olhando o que aconteceu: 19 os seres terrestres se transformavam em aquáticos, e os que nadam saltavam para a terra. 20 Na água, o fogo aumentava mais ainda a sua força, e a água se esquecia do seu poder de apagá-lo. 21 Por outro lado, as chamas não queimavam a carne dos animais que andavam entre elas, e também não derretiam aquele alimento celeste, parecido com gelo e fácil de derreter.
195 Eclo 2, 5| Fidelidade a toda prova -* 1 Meu filho, se você se apresenta para servir ao Senhor, prepare-se para a provação. 2 Tenha coração reto, sejaconstante e não se desvie no tempo da adversidade. 3 Una-se ao Senhor e não se separe, para que você no último dia seja exaltado. 4 Aceitetudo o que lhe acontecer, e seja paciente nas situações dolorosas, 5 porque o ouro é provado no fogo e as pessoas escolhidas, no forno da humilhação. 6 Confie no Senhor, e ele o ajudará; seja reto o seu caminho, e espere no Senhor.
196 Eclo 3, 29| 29 A água apaga o fogo, e a esmola apaga os pecados. 30 Quem retribui com o bem armazena para o futuro, e no tempo de sua queda encontrará apoio.
197 Eclo 7, 17| 16 Não se junte à multidão dos pecadores. Lembre-se: a cólera divina não tardará. 17 Humilhe-se profundamente, porque o castigo do injusto é fogo e vermes.
198 Eclo 8, 3| 3 Não discuta com homem falador, para não amontoar lenha no fogo dele.
199 Eclo 8, 10| 10 Não atice as brasas do pecador, para não se queimar no fogo de sua chama.
200 Eclo 9, 8| 8Desvie o seu olhar de uma mulher bonita e não fite uma beleza que não pertence a você. Muitos já se perderam por causa de uma bela mulher, porque o amor por ela queima como fogo. 9 Nunca se assente à mesa ao lado de mulher casada, nem festeje bebendo vinho com ela, para queseu coração não se enamore e a paixão o faça escorregar para a ruína.
201 Eclo 15, 16| 14 Desde o princípio, Deus criou o homem e o entregou ao poder de suaspróprias decisões. 15 Se você quiser, observará os mandamentos, e sua fidelidade vai depender da boa vontade que você mesmo tiver. 16 Ele pôs você diante do fogo e da água, e você poderá estender a mão para aquilo que quiser.
202 Eclo 16, 6| 6 Na assembléia dos pecadores um fogo se acende, e a cólera de Deus se acende contra um povo rebelde.
203 Eclo 21, 9| 9 A reunião dos injustos é monte de estopa, que acabará em chamas de fogo. 10 O caminho dos pecadores é bem pavimentado, mas desembocanas profundezas da mansão dos mortos.
204 Eclo 22, 24| 23 Conquiste a confiança do próximo quando ele está na pobreza, para desfrutar junto, quando ele estiver na prosperidade. Faça-lhecompanhia quando ele estiver na dificuldade, para que você possa ter parte na herança dele. 24 Antes que o fogo se acenda, a chaminé solta fumaça e vapor, e antes do sangue vêm os insultos. 25 Não me envergonho de defender um amigo, e nem me escondo da sua presença; 26 mas, se algum mal por culpa dele me acontecer, quem ficar sabendo tomará cuidado com ele.
205 Eclo 23, 17| 16 Há duas espécies de coisas que multiplicam os pecados, e uma terceira que provoca a ira: 17 a paixão que arde como fogo aceso e que não se apaga enquanto não se consumar; o homem entregue à sensualidade, que não cessa enquanto o fogo não o devorar; o homem sensual, para o qual todo alimento é doce, e não se satisfaz enquanto não morrer;
207 Eclo 28, 10| 8 Fique longe das discussões, e você evitará o pecado, porque o homem raivoso atiça a briga. 9 O homem pecador provoca discórdia entre os amigos e desavença entre os que vivem em paz. 10 Quanto mais lenha, tanto mais arde o fogo, e quanto mais teimosia, tanto mais aumenta a briga. O furor de um homem depende de sua força, e sua cólera é proporcional à sua riqueza. 11 A luta repentina acende o fogo, e a briga violenta derrama sangue. 12 Se você sopra uma fagulha, ela se inflama, e se você lhe cospe em cima, ela se apaga. Note bem que as duas coisas saem da mesma boca.
209 Eclo 36, 8| 7 Apressa o tempo e lembra-te do juramento, e assim teus grandes feitos serão proclamados. 8 Que o sobrevivente seja devorado pela ira do fogo, e os que maltratam o teu povo encontrem a ruína. 9 Esmaga a cabeça dos chefes inimigos, que dizem: «Não há ninguém como nós!» 10 Reúne todas as tribos de Jacó e dá-lhes a herança, como no princípio.
210 Eclo 38, 28| trabalhar o ferro: a chama de fogo seca-lhe a carne, e ele
211 Eclo 39, 26| são as seguintes: água, fogo, ferro, sal, farinha de
212 Eclo 39, 29| 29 Fogo e granizo, fome e morte
213 Eclo 40, 29| ventre, isso lhe queima como fogo.~
214 Eclo 43, 21| deserto, consumindo como fogo o verde das plantas.
215 Eclo 45, 19| consumiu com a chama do seu fogo.
216 Eclo 48, 1| o profeta Elias como um fogo, e a sua palavra queimava
217 Eclo 48, 3| três vezes, fez descer o fogo.
218 Eclo 48, 9| arrebatado num turbilhão de fogo, num carro puxado por cavalos
219 Eclo 48, 9| carro puxado por cavalos de fogo.
220 Eclo 50, 9| 9 Era como fogo e incenso no turíbulo, como
221 Eclo 51, 4| 4 Tu me livraste do fogo que me rodeava, de um fogo
222 Eclo 51, 4| fogo que me rodeava, de um fogo que não acendi,
223 Is 4, 5| brilhante, e à noite um fogo chamejante. Pois a glória
224 Is 9, 17| 17 A impiedade queima como fogo, devorando espinheiro e matagal, incendiando a mata fechada, e fazendo subir colunas de fumaça. 18 Pela ira de Javé dos exércitos, a terra queima e o povo se torna pasto do fogo: ninguém tem pena do próprio irmão. A impiedade queima como fogo, devorando espinheiro e
225 Is 9, 18| o povo se torna pasto do fogo: ninguém tem pena do próprio
226 Is 10, 16| como incêndio provocado por fogo.~Um resto voltará -*
227 Is 10, 17| de Israel se tornará um fogo, e seu Santo uma labareda,
228 Is 26, 11| e sejam devorados pelo fogo preparado para teus inimigos.
229 Is 27, 11| recolhem para acender o fogo.~Pois este não é um povo
230 Is 29, 6| temporal e furacão, e chamas de fogo devorador.
231 Is 30, 27| indignação e sua língua é fogo abrasador.
232 Is 30, 30| ira ardente em meio a um fogo abrasador, raios, tempestade
233 Is 30, 33| larga é a fogueira, com fogo e lenha em abundância: como
234 Is 31, 9| bandeira - oráculo de Javé. O fogo dele está em Sião e sua
235 Is 33, 11| palha. O meu sopro como um fogo consumirá vocês.
236 Is 33, 12 queimados como cal, irão para o fogo como galhos de espinho..
237 Is 33, 14| hospedar junto ao calor desse fogo?
238 Is 40, 16| bastaria para acender o fogo, e suas feras não bastariam
239 Is 43, 2| quando você passar pelo fogo, não se queimará e a chama
240 Is 44, 16| Com a metade, ele acende o fogo, assa a carne na brasa e
241 Is 44, 16| fome; também se esquenta ao fogo, e diz: «Que coisa boa!
242 Is 44, 19| Com a metade eu acendi o fogo, assei pão nas suas brasas,
243 Is 47, 14| Eles são como palha: o fogo os consome, e nenhum deles
244 Is 47, 14| brasas para aquecer, nem fogo para a gente sentar-se junto
245 Is 54, 16| ferreiro que sopra as brasas no fogo e produz ferramentas de
246 Is 64, 1| 1 Como o fogo queima o ramo seco e faz
247 Is 64, 1| faz a água ferver, assim o fogo destrua os teus adversários,
248 Is 64, 10| está agora destruído pelo fogo; todas as nossas coisas
249 Is 65, 5| a minha ira fumegar como fogo que arde o dia inteiro.
250 Is 66, 15| 15 Porque Javé vem com fogo, e seus carros parecem furacão,
251 Is 66, 15| sua ameaça com chamas de fogo.
252 Is 66, 16| 16 É com fogo que Javé fará justiça sobre toda a terra,
253 Is 66, 24| corrói não morre jamais e o fogo que os consome jamais se
254 Jr 4, 4| minha ira não saia como fogo e queime, e ninguém possa
255 Jr 4, 8| não conseguimos escapar do fogo da ira de Javé.
256 Jr 5, 14| a minha palavra seja um fogo na boca de você, e este
257 Jr 5, 14| seja a lenha que o mesmo fogo vai devorar.
258 Jr 6, 29| foleiro sopra para atiçar o fogo e derreter o chumbo; mas
259 Jr 7, 18| lenha, os pais acendem o fogo e as mulheres preparam a
260 Jr 7, 20| terra. Minha ira vai pegar fogo, e não se apagará».~
261 Jr 7, 31| Ben-Enom, para queimar no fogo filhos e filhas, coisa que
262 Jr 11, 16| com grande barulho ateou fogo em suas folhas, e seus ramos
263 Jr 15, 14| você não conhece. Pois o fogo da minha ira se acendeu
264 Jr 17, 4| porque vocês acenderam o fogo da minha ira, que arderá
265 Jr 17, 27| de Jerusalém, então porei fogo nestas portas; ele queimará
266 Jr 19, 5| para queimar seus filhos no fogo em holocausto a Baal. Uma
267 Jr 20, 9| houvesse no meu coração um fogo ardente, fechado em meus
268 Jr 21, 12| minha ira devorará como fogo; ela se acenderá, e ninguém
269 Jr 21, 14| oráculo de Javé. Porei fogo na floresta de vocês e ele
270 Jr 22, 7| possui e os lançarão no fogo.
271 Jr 23, 29| Minha palavra não é como fogo? - oráculo de Javé - ou
272 Jr 29, 22| rei da Babilônia assou no fogo!»
273 Jr 32, 29| entrarão nesta cidade, atearão fogo nela e queimarão as casas
274 Jr 36, 23| escrivão e os atirava no fogo do braseiro. Fez assim até
275 Jr 43, 12| 12 Ele porá fogo nos templos dos deuses do
276 Jr 44, 6| furor se alastraram como fogo pelas cidades de Judá e
277 Jr 48, 45| já sem forças, pois um fogo subia de Hesebon, labaredas
278 Jr 49, 2| povoados serão destruídos pelo fogo. Então Israel despojará
279 Jr 49, 27| 27 Porei fogo nas muralhas de Damasco,
280 Jr 50, 32| ninguém a levantará. Porei fogo nas suas cidades para queimar
281 Jr 51, 32 fecharam as passagens, puseram fogo nos quartéis e os soldados
282 Jr 51, 58| portas serão devoradas pelo fogo. Os povos trabalharam por
283 Jr 51, 58| nações se cansaram para o fogo.~
284 Jr 52, 13| 13 Ele pôs fogo no Templo de Javé, no palácio
285 Lm 1, 13| 13 Do céu ele jogou um fogo que entrou até os meus ossos.~
286 Lm 2, 4| tendas de Sião, atiçou o fogo da sua ira.~
287 Br 4, 35| para durar muito tempo, um fogo mandado pelo Eterno, e os
288 Br 6, 54| 54 Se aparecer um fogo no templo desses deuses
289 Ez 1, 4| nuvem e um turbilhão de fogo. Havia claridade em torno
290 Ez 1, 4| faiscante, bem no meio do fogo.
291 Ez 1, 13| queimando como tocha. Esse fogo se movia entre os quatro
292 Ez 1, 27| brilho faiscante, parecendo fogo, bem junto dele. Daquilo
293 Ez 1, 27| havia algo brilhante como fogo, em toda a volta.
294 Ez 5, 4| pegue um pouco e jogue no fogo para queimar. Depois diga
295 Ez 8, 2| cintura para baixo, parecia fogo; e da cintura para cima,
296 Ez 10, 6| Javé lhe mandou pegar o fogo entre as rodas no meio dos
297 Ez 10, 7| querubim levou a mão ao fogo que havia no meio deles,
298 Ez 15, 4| 4 Veja! Ela é jogada no fogo para queimar, e o fogo devora
299 Ez 15, 4| no fogo para queimar, e o fogo devora as duas pontas, e
300 Ez 15, 5| quanto mais agora que o fogo a consumiu e ela ficou queimada!
301 Ez 15, 6| silvestre que joguei no fogo para ser queimada, assim
302 Ez 15, 7| enfrentá-los. Escaparam do fogo? Pois o fogo vai devorá-
303 Ez 15, 7| Escaparam do fogo? Pois o fogo vai devorá-los. Então vocês
304 Ez 16, 41| 41 Colocarão fogo nas casas de você e aplicarão
305 Ez 19, 12| e foram destruídos pelo fogo.
306 Ez 19, 14| 14 O fogo sai do seu tronco e queima
307 Ez 20, 31| filhos, queimando-os no fogo, e continuam até o dia de
308 Ez 21, 3| Estou pronto para atear fogo em você, um fogo que queimará
309 Ez 21, 3| para atear fogo em você, um fogo que queimará todas as árvores
310 Ez 21, 4| que eu, Javé, acendi esse fogo, e ele não se apagará».
311 Ez 21, 36| você, soprarei sobre você o fogo da minha ira. Vou entregar
312 Ez 21, 37| Você vai ser devorado pelo fogo, o seu sangue será espalhado
313 Ez 22, 20| da fornalha, para atear fogo e derreter tudo, assim também,
314 Ez 22, 21| Juntarei todos e soprarei o fogo da minha indignação para
315 Ez 22, 31| cólera, acabar com eles no fogo do meu furor, e fazer que
316 Ez 23, 25| filhos e filhas, e jogarão no fogo o que restar de você.
317 Ez 23, 37| ídolos e ainda puseram no fogo, para queimar em honra deles,
318 Ez 24, 3| Javé: Coloque a panela no fogo e a encha com água.
319 Ez 24, 10| bastante lenha, acenda o fogo, cozinhe bem a carne, prepare
320 Ez 24, 12| alguém se esforce, nem com fogo a ferrugem se descola.
321 Ez 28, 14| passeando entre pedras de fogo.
322 Ez 28, 16| protetor, no meio das pedras de fogo.
323 Ez 28, 18| brotar dentro de você um fogo para o devorar. Eu o reduzi
324 Ez 38, 22| tempestade, chuva de pedra, fogo e enxofre contra ele, contra
325 Ez 39, 6| 6 Mandarei fogo contra Magog e contra os
326 Ez 39, 9| Israel sairão e, para fazer fogo, queimarão armas, escudos
327 Ez 39, 9| lanças. Terão com que acender fogo durante sete anos.
328 Ez 39, 10| no mato, pois acenderão fogo com as armas. Eles saquearão
329 Dn 3, 19| mandou acender na fornalha um fogo sete vezes mais forte que
330 Dn 3, 22| do rei era rigorosa e o fogo da fornalha era extremamente forte,
331 Dn 3, 22| aconteceu que as labaredas de fogo mataram aqueles que foram
332 Dn 3, 25| soltando a voz no meio do fogo, rezou:~
333 Dn 3, 46| não paravam de alimentar o fogo com óleo combustível, piche,
334 Dn 3, 49| fornalha as labaredas de fogo
335 Dn 3, 50| vento úmido refrescante. O fogo nem tocou neles, nem lhes
336 Dn 3, 66| 66 Fogo e calor, bendigam o Senhor;~
337 Dn 3, 88| e retirou-nos do meio do fogo.~
338 Dn 7, 9| trono era como labaredas de fogo, com rodas de fogo em brasa.
339 Dn 7, 9| labaredas de fogo, com rodas de fogo em brasa.
340 Dn 7, 10| 10 Um rio de fogo brotava da frente dele.
341 Dn 7, 11| em pedaços e jogando-a no fogo.
342 Os 7, 4| quando o padeiro atiça o fogo, depois que amassou o pão
343 Os 8, 14| fortalezas. Pois eu porei fogo nas cidades fortificadas
344 Jl 1, 19| Javé, eu invoco, pois o fogo devorou a invernada e a
345 Jl 1, 20| a água dos córregos e o fogo devorou a invernada.~
346 Jl 2, 3| 3 Diante dele vai um fogo que devora; atrás dele uma
347 Jl 3, 3| Jl 3,1 Depois disso, derramarei o meu espírito sobre todos os viventes, e os filhos e filhas de vocês se tornarão profetas; entre vocês, os velhos terão sonhos e os jovens terão visões! 2 Nesses dias, até sobre os escravos e escravas derramarei o meu espírito! 3 Fareiprodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. 4 O sol vai se mudar em trevas, e a lua em sangue, diante da chegada do Dia de Javé, grandioso e terrível! 5 Então, todo aquele que invocar o nome de Javé será salvo, pois a salvação estará no monte Sião e em Jerusalém - como disse Javé - e entre os sobreviventes estarão aqueles que Javé tiver chamado.
348 Am 1, 4| 4 Porei fogo na casa de Hazael e queimarei
349 Am 1, 7| 7 Porei fogo nas muralhas de Gaza e queimarei
350 Am 1, 10| 10 Porei fogo nas muralhas de Tiro e queimarei
351 Am 1, 12| 12 Porei fogo em Temã e queimarei os palácios
352 Am 1, 14| 14 Porei fogo nas muralhas de Rabá e queimarei
353 Am 2, 2| 2 Porei fogo em Moab e queimarei os palácios
354 Am 2, 5| 5 Porei fogo em Judá e queimarei os palácios
355 Am 4,11 ficaram como tição puxado do fogo. Mas nem assim mesmo vocês
356 Am 5, 6| Senão, ele virá como um fogo sobre a casa de José e a
357 Am 7, 4| Senhor Javé convocava o fogo para fazer o julgamento.
358 Am 7, 4| para fazer o julgamento. O fogo consumia o grande oceano
359 Ab 1, 18| 18 A casa de Jacó será o fogo, a casa de José será a labareda,
360 Mq 1, 4| derretem como cera junto ao fogo, como água que corre morro
361 Na 1,6 Seu furor se espalha como fogo, diante dele as rochas arrebentam.
362 Na 2, 4| os carros brilham como fogo e, na hora de montar, os
363 Na 2, 5| praças, parecem tochas de fogo, correndo feito coriscos.
364 Na 3, 13| escancaradas para seus inimigos, o fogo consumiu suas trancas.
365 Na 3, 15| 15 Mesmo assim o fogo vai devorá-la e a espada
366 Hab 2, 13| os povos trabalhem para o fogo e que as nações se afadiguem
367 Sf 1, 18| incendiará a terra inteira no fogo da sua indignação. Sim,
368 Sf 2, 2| antes que caia sobre vocês o fogo da ira de Javé, antes que
369 Sf 3, 8| inteira será consumida pelo fogo do meu ciúme.
370 Zc 2, 9| oráculo de Javé - muralha de fogo ao seu redor e, no meio
371 Zc 3, 2| acaso, um tição tirado do fogo?»
372 Zc 9, 4| cidade será devorada pelo fogo.~
373 Zc 11, 1| suas portas, para que o fogo devore os seus cedros.
374 Zc 12, 6| Judá sejam como bacia de fogo em cima da madeira ou como
375 Zc 13, 9| terça parte passar pelo fogo, para apurá-la como se apura
376 Ml 3, 2| 1 Vejam! Estou mandando o meu mensageiro para preparar o caminho à minha frente. De repente, vai chegar ao seu Templo o Senhor que vocês procuram, o mensageiro da Aliança que vocês desejam. Olhem! Ele vem! - diz Javé dos exércitos. 2 Quem poderá suportar o dia de sua vinda? Quem poderá ficar em pé quando ele aparecer? Pois ele é como o fogo do fundidor, é como o sabão das lavadeiras. 3 Ele vai sentar-se como aquele que refina a prata: vai refinar e purificar os filhos de Levi, como ouro e prata, para que possam apresentar a Javé uma oferta que seja de acordo com a justiça. 4 Então, como nos tempos antigos, como nos anos passados, a oferta de Judá e Jerusalém será agradável a Javé. 5 Eu virei até vocês para fazer um julgamento: serei uma testemunha atenta contra os feiticeiros e contra os adúlteros, contra todos os que juram falso, que roubam o salário do operário, contra os opressores da viúva e do órfão e contra os que violam odireito do estrangeiro. Esses não me temem! - diz Javé dos exércitos.
41 Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastem-se de mim, malditos. Vão para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. 22 E muitas vezes já o jogou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos.» 22 Procurem convencer os vacilantes: 23 salvem a uns, arrancando-os do fogo; tenham compaixão de outros, mas com temor. Detestem até a roupa contaminada pelos instintos egoístas dos ímpios.
1 Depois disso, vi outro Anjo. Era forte e vinha descendo do céu. Sua roupa era uma nuvem, e sobrea sua cabeça estava o arco-íris. O rosto era como sol; as pernas pareciam colunas de fogo. 2 Ele segurava na mão um livrinho aberto. 4 Essas duas testemunhas são as duas oliveiras e os dois candelabros que estão diante do Senhor da terra. 5 Se alguém quiser prejudicá-las, um fogo sairá de sua boca e devorará seus inimigos. Sim, se alguém quiser prejudicá-las, é assim que vai morrer.
1 Nadab e Abiú, filhos de Aarão, tomaram cada um o seu incensório. Puseram neles fogo e incenso, e apresentaramdiante de Javé um fogo irregular, que não lhes havia sido autorizado. 2 Então, da presença de Javé saiu um fogo que os devorou, e eles morreram na presença de Javé. 3 Foi quando Moisés disse a Aarão: «É isso que Javé queria dizer, quando falou: ‘Eu mostrarei minha santidadeem meus ministros, e minha glória diante de todo o povo’ .» Aarão ficou calado. 4 Moisés chamou Misael e Elisafã, filhos de Oziel, tio de Aarão, e lhes disse: «Retirem seus irmãos do santuário e os levem para longe do acampamento». 5 Eles se aproximaram e os levaram em suas próprias túnicas para fora do acampamento, conforme Moisés havia mandado.
9* Venham ver os atos de Javé, os assombros que ele fez na terra:
10 acaba com as guerras até os confins do mundo, quebra os arcos, despedaça as lanças, e ateia fogo nos carros.