UNGIR-UNÇÃO

UNÇÃO – UNGIR

UNÇÃO:

  1. Ato ou matéria (perfume) para ungir ou besuntar, especialmente a) para curar; b) para indicar a dignidade, a alegria (o bom perfume), de onde a “unção de alegria” de reis, sacerdotes e profetas (Is 61,1); daí dignidade, carisma. Também escolha como de Davi (1Sm 16,12)
  2.  No N. T., os dois sentidos continuam presentes: a unção de enfermos nos evangelhos e na comunidade (Tg 5,14), mas também a unção de Jesus pela mulher, ao mesmo tempo unção como rei messiânico e unção para a sepultura do Servo Sofredor (Jo 12,1-8; Mc 14, 3-9; Mt 26,6-13; Mc 16,1)

A partir da UNÇÃO do profeta messiânico com o Espírito no batismo de Jesus, o termo pode significar o dom da graça ou do Espírito que o cristão traz dentro de si (1Jo 2,20). (BÍBLIA DA CNBB)

UNGIR, UNGIDO:

  1. Ungiam-se com óleo precioso pessoas de destaque: rei, suno sacerdote, por vezes um profeta. Daí: o “Ungido” (hebraico=Messias, grego=Cristo) como libertador esperado pelo povo oprimido.
  2. A unção podia também ser medicação: Jesus unge com saliva, com lama  (Jo 9,6; Mc 7,33). (BÍBLIA DA CNBB)

Na primeira carta de João: 

1 Jo 2,20 Vocês, porém, receberam a unção que vem do Santo, de modo que todos vocês possuem a sabedoria.

1 Jo 2,27:  Vocês receberam de Jesus a unção  que permanece em vocês, e já não têm necessidade que alguém os ensine; pelo contrário, como a unção dele, - que é verdadeira e não mentirosa – lhes ensina tudo aquilo que Jesus lhes tinha ensinado,  permaneçam com ele. (Cf. Jo 14,26; 16,13-15)

Na primeira carta de João a unção se refere ao Espírito

1 Jo 3,24 Aquele que guarda os seus mandamentos, permanece em Deus, e Deus nele. E nisto reconhecemos que ele permanece em nós, graças ao Espírito que ele nos deu.

1 Jo 4,13 Nisto reconhecemos que permanecemos nele e ele em nós: ele nos deu do seu Espírito.

1 Jo 3,9 Todo aquele que nasceu de Deus não comete pecado, pois a semente de Deus permanece nele: e não pode pecar, porque nasceu de Deus.

A semente também pode se refere ao Espírito ou à Palavra 

 

Ver ESPÍRITO SANTO

 

Leave a Reply