VIDA ETERNA

“VIDA ETERNA” o que é?

.

Acompanha os textos em português que citam a frase VIDA ETERNA no Novo Testamento.

Percebe-se que quem usa mais esta frase é o Evangelista João no seu Evangelho e na 1ª Carta de João.

 Portanto devemos buscar o sentido da VIDA ETERNA nos escritos de João.

Tem muito a ver com que os Evangelhos Sinóticos chamam de REINO DE DEUS, ou REINO DO CÉU.

Observem que a definição de VIDA ETERNA é dada pelo Evangelista João em Jo 17,3, na última vez que cita esta palavra:

“E a VIDA ETERNA é esta:

que te conheçam a ti,

o único Deus verdadeiro,

e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”

Notem BEM que as cartas de Paulo foram escritas bem antes dos Evangelhos.

O Evangelho de João foi o último a ser escrito entre os 4 evangelhos, ao redor dos anos 90.

A primeira carta de João foi escrita depois do seu Evangelho.

No Evangelho de João a VIDA ETERNA  nunca é expressa em termos do futuro, mas sempre no presente. Assim: ter, possuir, dar a vida eterna…

Para Jesus, a VIDA ETERNA não é uma condição adquirida após a morte (física), mas uma qualidade de vida já na nossa existência que permitirá ao indivíduo não experimentar a morte (do pecado). 

.

Veja todas as citações de “VIDA ETERNA” no EVANGELHO DE JOÃO (16 vezes)

1. Tem ou possui a  VIDA ETERNA quem crê no FILHO DO HOMEM: (=quem crê Jesus humano)

(Jo 3,15) Jesus para Nicodemos: “Para que todo aquele que crê no FILHO DO HOMEM não pereça, mas tenha nele a VIDA ETERNA“. (Jo 3,15)

2. Quem crê no Filho único do Pai tem a VIDA ETERNA. 

(Jo 3,16) “Porque Deus (Pai) amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a VIDA ETERNA“.(Jo 3,16)

3 Quem crê no Filho tem a VIDA ETERNA, mas quem não crê no Filho tem a ira de Deus

(Jo 3,36) “Aquele que crê no Filho tem a VIDA ETERNA; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”.  (Jo 3,36)

4. Jesus oferece à Samaritana a ÁGUA VIVA (Jo 7,37-39) quer dizer o seu ESPÍRITO, O DOM DE DEUS que jorra para a VIDA ETERNA:

(Jo 4,9-15) “A samaritana perguntou: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou samaritana?” (De fato, os judeus não se dão bem com os samaritanos). 10 Jesus respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus, e quem lhe está pedindo “dá-me de beber, você é que lhe pediria. E ele daria a você água viva.” 11 A mulher disse a Jesus: “Senhor, não tens um balde, e o poço é fundo. De onde vais tirar a água viva? 12 Certamente não pretendes ser maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu este poço, e do qual ele bebeu junto com seus filhos e animais!” 13 Jesus respondeu: “Quem bebe desta água vai ter sede de novo. 14 Mas aquele que beber a água (viva) que eu vou dar, esse nunca mais terá sede. E a água (viva) que eu lhe darei, vai se tornar dentro dele uma fonte de água que jorra para a VIDA ETERNA.” 15 A mulher disse a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise vir aqui para tirar.” (Jo 4,9-15)

5. Quem trabalha e quem colhe, trabalha e colhe para  a VIDA ETERNA

(Jo 4,31-38) 31 Enquanto isso, os discípulos insistiam com Jesus, dizendo: “Mestre, come alguma coisa.” 32 Jesus disse: “Eu tenho um alimento para comer, que vocês não conhecem.” 33 Os discípulos comentavam: “Será que alguém trouxe alguma coisa para ele comer?” 34 Jesus disse: “O meu alimento é fazer a vontade (Pr 8,30) daquele que me enviou e realizar a sua obra. 35 Vocês não dizem que faltam quatro meses para a colheita (ceifa)? Pois eu digo a vocês: ergam os olhos e olhem os campos: já estão dourados para a colheita (ceifa). 36 Aquele que colhe (ceifa), recebe desde já o salário, e recolhe fruto para a VIDA ETERNA; desse modo, aquele que semeia se alegra junto com aquele que colhe (ceifa). 37 O que diz o provérbio (ditado) é verdadeiro: ‘Um semeia e outro colhe’. 38 Eu enviei vocês para colher aquilo que vocês não trabalharam. Outros trabalharam, e vocês entraram no trabalho deles.” (Jo 4,31-38)

6 Quem ouve a Palavra do Filho e crê no Pai possui a VIDA ETERNA

(Jo 5,24) 24 Então Jesus disse aos judeus (autoridades):  “Em verdade, em verdade digo a vocês: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a VIDA ETERNA. Não será julgado (=condenado), porque já passou da morte para a vida”. (Jo 5,24)

7. Não se encontra a VIDA ETERNA na Escritura (= no Antigo Testamento)

(Jo 5,39-40) 39 Jesus disse às autoridades dos judeus: “Vocês examinam as Escrituras, pensando que vão encontrar nelas a VIDA ETERNA. 40 No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim. Mas vocês não querem vir a mim para terem a vida. (Jo 5,39-40)

8. Trabalhem pelo alimento que dura para a VIDA ETERNA.

(Jo 6,26-29) 26 Jesus respondeu à multidão: “Em verdade, em verdade digo a vocês: vocês estão me procurando, não porque viram os sinais, (de cura dos doentes Cf. 6,2) mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos.  27 Não trabalhem pelo alimento que se estraga; trabalhem pelo alimento que dura para a VIDA ETERNA. É este (alimento) que o Filho do Homem dará a vocês,  porque foi ele   (o Filho do Homem)   quem Deus Pai selou .” 28 Então eles perguntaram: “O que é que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29 Jesus respondeu: “A obra de Deus é que vocês creem naquele que ele enviou.” (Jo 6,26-29)

9. Todo homem que vê o Filho e nele crer, tem a VIDA ETERNA e Ele o ressuscitará no último dia.”

(Jo 6,35-40) 35 Jesus disse às multidões: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36 Eu já disse: vocês me viram e não creram. 37 Todos aqueles que o Pai me dá, virão a mim. E eu nunca rejeitarei aquele que vem a mim, 38 pois eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade,  (cf. Pr 8,30) e sim para fazer a vontade daquele que me enviou. 39 E a vontade  daquele que me enviou é esta: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas que eu os ressuscite no último dia. 40 Pois esta é a vontade do meu Pai: que todo homem que vê o Filho e nele crer, tenha a VIDA ETERNA, e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6,35-40)

10 Quem crê no filho possui a VIDA ETERNA.

(Jo 6,41-50) As autoridades dos judeus começaram a criticar, porque Jesus tinha dito: “Eu sou o pão que desceu do céu.” 42 E comentavam: “Esse Jesus não é o filho de José?   (Cf. Mc 6,1-6a) Nós conhecemos o pai e a mãe dele. Como é que ele diz que desceu do céu?” 43 Jesus respondeu: “Parem de criticar. 44 Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o atrai, e eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos Profetas: ‘Todos os homens serão instruídos por Deus’. Todo aquele que escuta o Pai e recebe sua instrução vem a mim. 46 Não que alguém já tenha visto o Pai. O único que viu o Pai é aquele que vem de Deus. 47 “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim possui a VIDA ETERNA. 48 Eu sou o pão da vida. 49 Os pais de vocês comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50 Eis aqui o pão que desceu do céu: quem dele comer nunca morrerá.” (Jo 6,41-50)

11. Quem come a carne do Filho  e bebe o seu sangue tem a VIDA ETERNA, e o Filho o ressuscitará no último dia.

(Jo 6,51-57) 51 E Jesus continuou: “Eu Sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha a vida.” (10,10)  52 As autoridades dos judeus começaram a discutir entre si: “Como pode esse homem dar-nos a sua carne para comer?” 53 Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo: se vocês não comem a carne do FILHO DO HOMEM e não bebem o seu sangue, não terão a vida em vocês. 54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a VIDA ETERNA, e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. 56  Quem come a minha carne (sarx) e bebe o meu sangue  permanece em mim e eu nele. 57 E como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim, aquele que de mim se alimenta viverá por mim. (Jo 6,51-57)

12. Quem come do pão que desceu do céu VIVE ETERNAMENTE.

(Jo 6,58-59) 58 Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão que os pais de vocês comeram e depois morreram. Quem come deste pão viverá eternamente.”  59 Jesus disse essas coisas quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum. (Jo 6,58-59)

13. O bom Pastor dá às suas ovelhas a VIDA ETERNA, e elas nunca morrerão. Ninguém vai arrancá-las da sua mão.

(Jo 10,22-31) Em Jerusalém estava sendo celebrada a festa da Dedicação. Era inverno. 23 Jesus passeava pelo Templo, andando no pórtico de Salomão.  24 Então as autoridades dos judeus o rodearam e disseram: “Até quando nos irás deixar nossa mente (psique) em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente.” 25 Jesus respondeu: “Eu já disse, mas vocês não acreditam em mim. As obras que eu faço em NOME do meu Pai, dão testemunho de mim; 26 vocês, porém, não querem acreditar, porque vocês não são minhas ovelhas. 27 Minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço, e elas me seguem. 28 Eu dou a elas VIDA ETERNA, e elas nunca morrerão. Ninguém vai arrancá-las da minha mão. 29 O que o meu Pai entregou a mim, é maior do que todos. Ninguém pode arrancar coisa alguma da mão do Pai. 30 O Pai e eu somos um.” 31 As autoridades dos judeus pegaram pedras outra vez para apedrejar Jesus. (10,22-31)

14. Quem se desapega de sua vida/alma (psiqué) neste mundo, vai conservá-la (=preservá-la) para a VIDA ETERNA.

(Jo 12,24-25) 24 “Em verdade, em verdade digo a vocês: se o grão de trigo que cai na terra não morre, permanece só. Mas se morre, produz muito fruto.  25 Quem ama (fileo) à sua vida (psiqué), vai perdê-la; mas quem se desapega (odeia, despreza) de sua vida (psiqué) neste mundo, vai conservá-la (=preservá-la) para a VIDA ETERNA.

15. É o Filho que pode dar a VIDA ETERNA

(Jo 17,1-2) 1 Depois de falar essas coisas, Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o Filho glorifique a ti, (15,8) 2 pois lhe deste poder sobre todos os homens, para que ele dê a VIDA ETERNA a todos aqueles que lhe deste.

16. A VIDA ETERNA: Reconhecer o Pai  como único e verdadeiro e o Filho.

(Jo 17,3-5): 3 Ora, a VIDA ETERNA é esta: que eles conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, (1Jo 5,20) e aquele que tu enviaste, Jesus Cristo. 4 Eu te glorifiquei na terra, Completei  a obra  (19,30) que me deste para fazer. 5 E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha junto de ti  antes que o mundo existisse.” (cf. Fl 2, 6-11) (Jo 1,1-2)

.

VIDA ETERNA na Primeira Carta de João

  1. 1Jo 1,2 Porque a Vida se manifestou, nós a vimos, dela damos testemunho, e lhes anunciamos a Vida Eterna. Ela estava voltada para o Pai e se manifestou a nós.
  2. 1Jo 2,25 Esta é a promessa que ele (Jesus) nos fez: a Vida Eterna.
  3. 1Jo 3,15 Todo aquele que odeia o seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino permanece nele a Vida Eterna.
  4. 1Jo 5,11 E o testemunho é este: Deus nos deu a Vida Eterna, e esta Vida (eterna) está em seu Filho. 12 Quem tem o Filho, tem a Vida (eterna); (cf. Jo 10,10) quem não tem o Filho de Deus, não tem a Vida (eterna).
  5. 1Jo 5,13 Escrevo tudo isso para que vocês, que creem no NOME do Filho de Deus, estejam certos de que têm Vida Eterna. (cf. Jo 20,30-31)
  6. 1Jo 5,20 Sabemos que o Filho de Deus veio e nos deu inteligência para conhecermos aquele que é verdadeiro (=Deus Pai). E nós estamos com o Verdadeiro (=Deus Pai), graças a seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro (=Pai) e a Vida Eterna (=Filho).(Jo 17,3)

.

VIDA ETERNA nos Evangelhos sinóticos (4 vezes)

Mc 10,17 E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a VIDA ETERNA?

Mt 19,16 Alguém (jovem) aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para ter (possuir) a VIDA ETERNA?

Lc 18,18 E  alguém de alta posição perguntou-lhe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a VIDA ETERNA?

.

Mc 10,30 28 Pedro começou a dizer: “Eis que nós deixamos tudo  e te seguimos” 29 Jesus respondeu: “Em verdade digo a vocês: quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos e campos, por causa de MIM e do EVANGELHO 30 vai receber cem vezes mais: agora, neste tempo(kairos), vai receber casas, irmãos, irmãs, mãe, filhos e campos, junto com perseguições, e, no tempo que há de vir, (no tempo futuro) (2Pd 3,13)  vai receber a VIDA ETERNA.

.

Mt 19,29 27 Então Pedro tomou a palavra, e disse: Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que vamos receber?»28 Jesus respondeu: «Em verdade digo a vocês: no mundo novo,(quando tudo é renovado) quando o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, vocês, que me seguiram, também se sentarão em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que tiver deixado casas ou irmãos ou irmãs ou pai ou mãe ou filhos ou campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais, e terá como herança a VIDA ETERNA.

.

Lc 18:30 28 Então Pedro disse:”Vê: nós deixamos os nossos bens, e te seguimos.” 29 Jesus disse: “Em verdade digo a vocês: quem tiver deixado casa, mulher, irmãos, pais, filhos, por causa do Reino de Deus, 30 não ficará sem receber muito mais durante esta vida e, no tempo que virá, (vai receber) a VIDA ETERNA.”

.

Somente em Mateus

  • Mt 25:46 E estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a VIDA ETERNA.

.

Somente em Lucas

  • Lc 10,25 E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e perguntando: Mestre, que devo fazer para herdar a VIDA ETERNA(= Lc 18,18) 

.

Nos Atos dos Apóstólos

At 13,48 E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor. Todos os eram destinados à VIDA ETERNA, abraçaram a fé.

.

Nas cartas Paulinas (57-58 dC)

Rm 2,7 Aos que, perseverando na prática do bem,buscam a glória, a honra e a incorruptibilidade, Deus dará a VIDA ETERNA. Aos que, porém, por egoismo, desobedecem à verdade e obedecem à iniquidade, estão reservadas a ira e a cólera.

.

Rm 5,21 Assim como o pecado reinou pela morte, também a graça reine pela justiça, para a VIDA ETERNA, por Jesus Cristo, nosso Senhor.

.

Rm 6,22 Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, coilheis o vosso fruto para santificação, tendo comon fim a VIDA ETERNA.

.

Gl 6,8 Porque o que semeia na sua carne, da carne colherá corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito colherá a VIDA ETERNA.

.

1 Tm 1,16  Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua paciência, fazendo de mim um exemplo para todos os que hão de crer nele em vista da VIDA ETERNA

.

Na carta de Judas

Jd 1,21 Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a VIDA ETERNA.

.

.

Responsável por este trabalho

    Xavier Cutajar

xacute@uol.com.br

http://xacute1.com

Leave a Reply