O QUE JESUS VIU ou A QUEM JESUS VIU?
(NO EVANGELHO DE MARCOS)
- Jesus viu o céu se rasgando, e o Espírito, como pomba, descendo sobre ele. (Mc 1,10)
- Jesus viu Simão e seu irmão André que estavam jogando a rede ao mar pois eram pescadores. Jesus disse para eles: “Sigam-me, e eu farei vocês se tornarem pescadores de homens.” E eles logo, deixaram as redes e seguiram a Jesus. (Mc 1,16)
- Jesus viu Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca consertando as redes. E logo os chamou. E eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados e partindo, também seguiram a Jesus. (Mc 1,19)
- Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse para ele: “Siga-me.” Levi se levantou e seguiu Jesus. (Mc 2,14)
- Jesus viu a fé dos quatro homens que levaram um paralítico e não conseguindo chegar até Ele por causa da multidão fizeram um buraco no teto bem em cima do lugar onde Ele estava e pela abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. Jesus disse ao paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados.” (Mc 2,5)
- Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão, porque eles estavam como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar muitas coisas para eles. (Mc 6,34)
- Jesus viu a multidão correndo para junto dele quando ordenou ao espírito impuro: “espírito mudo e surdo, eu lhe ordeno que saia do menino e nunca mais entre nele.” (Mc 9,25)
- Jesus viu os discípulos cansados de remar porque o vento era contrário, por isso foi até eles andando sobre o mar e queria passar na frente deles. (Mc 6,48)
- Jesus viu seus discípulos repreendendo alguns que levaram crianças para que tocasse nelas e por isso ficou zangado e disse: “Deixem as crianças vir a mim(me). Não lhes proíbam, porque o Reino de Deus pertence a elas. Em verdade digo a vocês: quem não receber como criança o Reino de Deus, nunca entrará nele. Então Jesus abraçou as crianças e abençoou-as, pondo a mão sobre elas. (Mc 10,14)
- Jesus viu uma figueira coberta de folhas e foi ver se encontrava algum fruto mas encontrou somente folhas, pois não era tempo (=kairós) de figos. Então disse à figueira: “Que ninguém mais coma de seus figos.” Os discípulos ouviram isto. E a figueira secou. (Mc 11,13)
- Jesus viu o doutor da lei respondendo com inteligência ao confirmar que Deus é, na verdade, o único Deus, e não existe outro além dele. E amar a Deus de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, é melhor do que todos os holocaustos e do que todos os sacrifícios.” E Jesus lhe disse: “Você não está longe do Reino de Deus.” (Mc 12,34)
.
.
.
Responsável por este trabalho
Xavier Cutajar