Archive for julho, 2024

REINO DE DEUS

sábado, julho 13th, 2024

O REINO DE DEUS em MARCOS

O termo REINO DE DEUS é usado 14 vezes por Marcos.  Marcos não usa REINO DOS CÉUS como posteriarmente faz Mateus. Mas o significado é o mesmo. Marcos define O REINO DE DEUS como “VIVER EM PAZ UNS COM OS OUTROS” Mc 9,50c

REINO DE DEUS só é encontrada na boca de Jesus. (menos a última)    Mc 1, 15;    4, 11;    4, 26 ;   4, 30;     9, 1;   9, 47;   10, 14;  10, 15;   10, 23;  10, 24;   10, 25;    12, 34;   14, 25;   No comentário final -: Mc   15, 43  José  também esperava o REINO DE DEUS.        

Não confundir com O REINO DE DAVI: Mc 11,10.10 – usa “reino” 2 vezes referindo-se ao REINO DE DAVI

VEJA ONDE APAECE “REINO DE DEUS” EM MARCOS.

  1. Mc 1,14 Depois que João Batista foi preso, JESUS voltou para a Galileia,  pregando o EVANGELHO de  DEUS: 15 O tempo (=kairós) já se cumpriu, e oREINO DE DEUS está próximo. Convertam-se e creiam no EVANGELHO.”
  • Mc 4,10 Quando Jesus ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram o que significavam as parábolas. 11 Jesus disse para eles: “Para vocês, foi dado (=confiado) o mistério do REINO DE DEUS; para os que estão fora tudo acontece em parábolas, 12 para que olhando, olhem mas não percebam, escutando, escutem, mas não compreendam, para não se mudarem e não sejam perdoados de seus pecados.”
  • Mc 4,26 E Jesus continuou dizendo: “O REINO DE DEUS é como um homem que espalha a semente na terra. 27 Ele dorme e acorda, noite e dia, e a semente vai brotando e crescendo, mas o homem não sabe como isso acontece. 28 A terra produz fruto por si mesma: primeiro aparecem as folhas, em seguida, a espiga e, por fim, os grãos enchem a espiga. 29  Quando as espigas estão maduras, logo o homem corta com a foice, porque a colheita chegou.”
  • Mc 4,30  E Jesus dizia ainda:  “Com que coisa compararemos o REINO DE DEUS? Que parábola usaremos?  31 É como uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes da terra.  32 Mas, quando é semeada na terra, a mostarda cresce e torna-se maior que todas as plantas;  ela dá ramos grandes, de modo que os pássaros do céu  podem fazer ninhos em sua sombra.”
  • Mc 9,1 E dizia: “Em verdade digo a vocês: alguns dos que estão aqui, não morrerão sem ter visto o REINO DE DEUS chegar com poder.”
  • Mc 9,47 Se o seu olho te escandalizar, arranque-o. É melhor você entrar no REINO DE DEUS com um olho só, do que ter os dois olhos e ser jogado no inferno,  48 onde o seu verme nunca morre e o seu fogo nunca se apaga. 49 Com efeito, todos serão salgados com o fogo. 50 O sal é bom. Mas, se o sal se tornar insosso, com o que vocês lhe darão sabor?  Tenham o sal em vocês,  e vivam em paz uns com os outros.”
  • Mc 10,13 Alguns levaram crianças para que tocasse nelas. Mas os discípulos os repreendiam. 14 Vendo isso, JESUS ficou zangado e disse:  “Deixem as crianças vir a mim. Não lhes proíbam, porque o REINO DE DEUSpertence a elas. 
  • Mc 10,15 Em verdade digo a vocês: quem não receber como criança o REINO DE DEUS, nunca entrará nele.” 16 Então Jesus abraçou as crianças e abençoou-as, pondo a mão sobre elas. 
  • Mc 10,17 Quando Jesus retomou o caminho, um homem foi correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou:  “Bom MESTRE, que devo fazer para herdar a vida eterna?” 18  JESUS respondeu: “Por que você me chama de bom? Só DEUS é bom, e ninguém mais. 19  Você conhece os mandamentos: não mate;  não cometa adultério; não roube; não levante falso testemunho; não engane; (=defraudar) honre seu pai e sua mãe.”  20 O homem afirmou: “MESTRE, desde jovem tenho observado todas essas coisas.” 21  JESUS olhou para ele com amor, e disse: “Falta só uma coisa para você fazer: vá, venda tudo, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. E então venha e siga-me.” 22  O homem, porém,  ficou abatido com esta palavra e foi embora cheio de tristeza, porque ele era muito rico. 23  JESUS então olhou ao seu redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no REINO DE DEUS!”
  1. Mc 10,24 Os discípulos se admiraram com o que Ele disse. Mas  JESUS insistiu de novo:  “Meus filhos, como é difícil entrar no REINO DE DEUS!  
  1. Mc 10,25 É mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no REINO DE DEUS!”  26 Eles ficaram muito espantados, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?”  27  JESUS  olhou para eles e disse:  “Para os homens isso é impossível, mas não para DEUS. Para DEUS tudo é possível.” 28 Pedro começou a dizer: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.”  29  JESUS respondeu: “Em verdade digo a vocês: quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, filhos, campos, por causa de mim e do EVANGELO, 30 vai receber cem vezes mais. Agora, neste tempo,(=kairós) vai receber casas, irmãos, irmãs, mãe, filhos e campos, junto com perseguições. E, no mundo futuro, vai receber a vida eterna. 31 Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros.”
  1. Mc 12,28 Um dos doutores da lei estava aí, e ouviu a discussão. Vendo que tinha respondido bem, aproximou-se dele e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29  JESUS respondeu: “O primeiro mandamento é este:  Ouve, ó Israel! O Senhor nosso DEUS é o único Senhor! 30 E ame ao Senhor seu DEUS com todo o seu coração, com toda a sua alma, com todo o seu entendimento e com toda a sua força. 31 O segundo mandamento é este: Ame ao seu próximo como a si mesmo.  Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois.” 32 O Doutor da lei disse: “Muito bem, Mestre!  Como disseste, Ele é, na verdade, o único Deus, e não existe outro além dele. 33 E amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo,  é melhor do que todos os holocaustos e do que todos os sacrifícios.” 34  JESUS, vendo que ele tinha respondido sabiamente, disse: “Você não está longe do REINO DE DEUS.”  E ninguém mais tinha coragem de fazer-lhe perguntas.
  1. Mc 14,22 Enquanto comiam, Jesus tomou um pão e,tendo pronunciado a bênção, o partiu, distribuiu a eles, e disse: Tomem, isto é o meu corpo.”  23 Em seguida, JESUS tomou um cálice, Agradeceu e deu a eles. E todos eles beberam.  24 E lhes disse: “Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos.  25 Em verdade digo a vocês: nunca mais beberei do fruto da videira, até o dia em que o beberei novo no REINO DE DEUS.”
  1. Mc 15,42 Ao entardecer, como era o dia da Preparação, isto é, a véspera do sábado, 43 chegou José de Arimateia. Ele era conselheiro ilustre do Sinédrio, e também esperava o REINO DE DEUS. José encheu-se de coragem, foi a Pilatos, e pediu o corpo de  JESUS. 44 Pilatos ficou admirado que ele já tivesse morrido.    Chamou o centurião, e perguntou se jesus já estava morto. 45 Informado pelo centurião, Pilatos entregou o cadáver a José.  

Não confundir O REINO DE DEUS, trazido e vivido por JESUS com o reino de Davi que tanto os disciulos quanto o povo esperava de Jesus.

Na entrade de Jesus em Jerusalém o povo gritava:

Mc 11,9 Os que iam na frente e os que seguiam gritavam: “Hosana! (=Dai-nos a salvação) Bendito aquele que vem em nome do Senhor (=Deus)! 10   Bendito seja o reino que vem, o reino de nosso pai Davi! Hosana nas alturas!”

FILHO DO HOMEM

sábado, julho 13th, 2024

FILHO DO HOMEM em Marcos

JESUS: FILHO DO HOMEM  (7 vezes humano e 7 vezes divino)           

(Jesus humano): 8,31;  9, 9;   9, 12;  9, 31; 10, 33; 14, 21;  14, 41                 

(Jesus divino) : Mc 2,102,288, 38; 10, 45; 13, 26; 14, 21; 14,

O termo FILHO DO HOMEM aludido a Jesus tem dois sentidos.

O primeiro sentido refere-se a Jesus, um ser humano como qualquer um de nos, gente humana que é igual a nós em tudo, que nasce como nós, cresce, aprende, sofre, é perseguido, é tentado (mas não cai). É vencedor. Marcos menciona Jesus como FILHO DO HOMEM  7 vezes.

O segundo sentido refere-se a Cristo ou Messias, o ser humano vencedor, ressuscitado. Marcos menciona Cristo como FILHO DE DEUS também 7 vezes.

VEJA OS TEXTOS

JESUS: FILHO DO HOMEM como HUMANO (7 vezes)

1.

ARA Mark 8:31 Então, começou ele a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse.

2.

ARA Mark 9:12 Então, ele lhes disse: Elias, vindo primeiro, restaurará todas as coisas; como, pois, está escrito sobre o Filho do Homem que sofrerá muito e será aviltado?

3.

ARA Mark 9:31 porque ensinava os seus discípulos e lhes dizia: O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e o matarão; mas, três dias depois da sua morte, ressuscitará.

4.

ARA Mark 10:33 Eis que subimos para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas; condená-lo-ão à morte e o entregarão aos gentios;

5.

ARA Mark 14:41 E veio pela terceira vez e disse-lhes: Ainda dormis e repousais! Basta! Chegou a hora; o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores.

6 e 7

ARA Mark 14:21 Pois o Filho do Homem vai, como está escrito a seu respeito; mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do Homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!

CRISTO: FILHO DO HOMEM como DIVINO (7 vezes)

1.

ARA Mark 2:10 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico:

2.

ARA Mark 2:28 de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado.

3.

ARA Mark 8:38 Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.

4.

ARA Mark 9:9 Ao descerem do monte, ordenou-lhes Jesus que não divulgassem as coisas que tinham visto, até o dia em que o Filho do Homem ressuscitasse dentre os mortos.

5.

ARA Mark 10:45 Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

6.

ARA Mark 13:26 Então, verão o Filho do Homem vir nas nuvens, com grande poder e glória.

7.

ARA Mark 14:62 Jesus respondeu: Eu sou, e vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo com as nuvens do céu.

FILHO DO HOMEM NO APOCALIPSE

Quem é este Filho do Homem?

  Ap 1,13: No meio dos candelabros estava alguém: parecia um Filho do Homem, vestido de longa longa túnica; no peito, um cinto de ouro; 1,14: cabelos brancos como lã, como neve; os olhos pareciam uma chama de fogo; 1,15: os pés eram como bronze no forno, cor de brasa; a voz era como o estrondo de águas torrenciais; 1,16: na mão direita ele tinha sete estrelas; de sua boca saía uma espada afiada, de dois cortes; seu rosto era como o sol brilhante do meio-dia. 1,17: Quando o vi, caí como morto a seus pés, Ele colocou a mão direita sobre mim e me encorajou:  “Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último. 1,18: Sou o Vivente. Estive morto, mas estou vivo para sempre. Tenho as chaves da morte e da morada dos mortos.

Ap 14,14: Depois disso olhei: havia uma nuvem branca, e sobre a nuvem alguém estava sentado. Parecia um Filho do Homem. Tinha na cabeça uma coroa de ouro, e nas mãos uma foice afiada.

FILHO EM MARCOS

Jesus é o carpinteiro, o FILHO DE MARIA.. ( 1 vez)

ARA Mark 6:3 Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele.

Jesus chamado FILHO DE DEUS (7)

1.

ARA Mark 1:1 Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.

2.

ARA Mark 3:11 Também os espíritos imundos, quando o viam, prostravam-se diante dele e exclamavam: Tu és o Filho de Deus!

3.

ARA Mark 5:7 exclamando com alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes!

4.

ARA Mark 15:39 O centurião que estava em frente dele, vendo que assim expirara, disse: Verdadeiramente, este homem era o Filho de Deus.

5.

ARA Mark 14:61 Ele, porém, guardou silêncio e nada respondeu. Tornou a interrogá-lo o sumo sacerdote e lhe disse: És tu o Cristo, o Filho do Deus Bendito?

6.

ARA Mark 1:11 Então, foi ouvida uma voz dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.

7.

ARA Mark 9:7 A seguir, veio uma nuvem que os envolveu; e dela uma voz dizia: Este é o meu Filho amado; a ele ouvi.

ARA Mark 13:32 Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, se não o Pai.

Jesus chamado FILHO DE DAVI (2)

1.

ARA Mark 10:47 e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!

2.

ARA Mark 10:48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!

3

Mc 10, 9 Os que iam na frente e os que seguiam gritavam: “Hosana! (=Dai-nos a salvação)  Bendito aquele que vem em nome do Senhor (=Deus)! 10   Bendito seja o reino que vem, o reino de nosso pai Davi! Hosana nas alturas!”

Cristo chamado FILHO DE DAVI (2)

1.

ARA Mark 12:35 Jesus, ensinando no templo, perguntou: Como dizem os escribas que o Cristo é filho de Davi?

2.

ARA Mark 12:37 O mesmo Davi chama-lhe Senhor; como, pois, é ele seu filho? E a grande multidão o ouvia com prazer.

NA PARÁBOLA DOS VINHATEIROS HOMICIDAS

ARA Mark 12:6 Restava-lhe ainda um, seu filho amado; a este lhes enviou, por fim, dizendo: Respeitarão a meu filho!

JESUS CHAMA O PARALÍTICO DE FILHO

ARA Mark 2:5 Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: filho, os teus pecados estão perdoados.

JESUS CHAMA A MULHER COM HEMORRAGIA DE FILHA

ARA Mark 5:34 E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.

JESUS LEVANTA A FILHA DE JAIRO, CHEFE DA SINAGOGA

ARA Mark 5:23 e insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá.

ARA Mark 5:35 Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre?

ARA Mark 5:39 Ao entrar, lhes disse: Por que estais em alvoroço e chorais? A criança não está morta, mas dorme.

JESUS EXPULSA O DEMÔNIO DA FILHA DA MULHER ESTRANGEIRA

ARA Mark 7:25 porque uma mulher, cuja filhinha estava possessa de espírito imundo, tendo ouvido a respeito dele, veio e prostrou-se-lhe aos pés.

ARA Mark 7:26 Esta mulher era grega, de origem siro-fenícia, e rogava-lhe que expelisse de sua filha o demônio.

ARA Mark 7:29 Então, lhe disse: Por causa desta palavra, podes ir; o demônio já saiu de tua filha.

FILHA DE HERODIAS

ARA Mark 6:22 entrou a filha de Herodias e, dançando, agradou a Herodes e aos seus convivas. Então, disse o rei à jovem: Pede-me o que quiseres, e eu to darei.

O CAMINHO

sábado, julho 13th, 2024

CAMINHO

Marcos usa “CAMINHO” 16 vezes: duas vezes como anúncio de João Batista: Mc 1,2; 1,3; e mais 12 vezes referindo-se ao próprio caminho de Jesus  2,23;  6,8;  8,3;  8,27; 9, 33;  9, 34; 10,17; 10,32;  10, 46; 10,52;  11, 8; 12,14. Marcos usa esta palavra mais duas vezes na parábola do semeador referindo-se a semente que cai a beira do  CAMINHO: Mc 4,4; 4,15.

O CAMINHO pode ser considerado como tudo que se faz para construir o REINO DE DEUS, ou melhor dizendo, tudo que se faz para podermos VIVER EM PAZ UNS COM OS OUTROS (Cf. 9,50c)

  1. JOÃO BATISTA ENVIADO PARA REPARAR O CAMINHO SO SENHOR: Mc 1,2 Como está escrito no profeta Isaías: “Eis que eu envio o meu mensageiro na tua frente, para preparar o teu caminho (o`do.n) (1/14).
  • JOÃO BATISTA FAZ UM APELO À CONVERSÃO PARA PREPARAR O CAMINHO DO SENHOR: Mc 1,3 Esta é a voz daquele que grita no deserto: Preparem o caminho (o`do.n)  (2/14) do Senhor, endireitem suas estradas!”
  • OS DISCÍPULOS ABREM CAMINHO: Mc 2,23 Num dia de Sábado, Jesus estava passando por uns campos de trigo. Os discípulos iam abrindo caminho (o`do.n) (3/14), e arrancando as espigas.
  • NA PARÁBOLA DO SEMEADOR: SEMENTES QUE CAEM A BEIRA DO CAMINHO: Mc 4,3 “Ouçam.: Um homem saiu para semear. 4 Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho (th.n o`do,n) (4/14); os passarinhos foram e comeram tudo.
  • SATANÁS ROUBA A PALVRA SEMEADA NELES: Mc 4,14  O semeador semeia a Palavra. 15  Os que estão à beira do caminho (th.n o`do,n) (5/14) são aqueles nos quais a Palavra foi semeada;  logo que a ouvem, chega satanás e tira a Palavra que foi semeada neles.
  • OS ENVIADOS (APÓSTOLOS) NÃO DEVEM LEVAR NADA PELO CAMINHO: Mc 6,7 Chamou os doze, começou a enviá-los dois a dois e dava-lhes autoridade sobre os espíritos impuros. 8 Recomendou que não levassem nada pelo caminho (o`do.n) (6/14), além de um bastão;  nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura.
  • PRECISA SE ALIMENTAR PARA SEGUIR NO CAMINHO: Mc 8,2  “Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não têm nada para comer. 3 Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho (o`dw) (7/14), porque muitos deles vieram de longe.”
  • NO CAMINHO, JESUS FAZ UMA AVALIAÇÃO DO SEU PRÓPRIO CAMINHO: Mc 8,27 JESUS partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho (o`dw) (8/14), ele perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens que sou?”
  • NO CAMIHO OS DISCÍPULOS DISCUTM SEUS PRÓPRIOS PROJETOS: Mc 9,33 Quando chegaram à cidade de Cafarnaum e estavam em casa, perguntou-lhes:  “Sobre o que vocês estavam discutindo no caminho (o`dw) (9/14)?”
  1. NO CAMINHO OS DISCÍPULOS DESCOBREM O SEU PRÓPRIO INTERESSE: Mc 9,34 Eles ficaram calados, pois no caminho (o`dw) (10/14) tinham discutido sobre qual deles era o maior.
  1. É NO CAMINHO QUE JESUS ENSINA: Mc 10,17 Quando retomou o caminho (o`do.n) 11/14), um homem foi correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou:  “Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?”
  1. NO CAMINHO JESUS ALERTA OS DOZE: Mc 10,32  Estavam a caminho (o`dw) (12/14), subindo para Jerusalém.  JESUS ia na frente. Eles estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Chamou de novo  os Doze à parte  e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele:  33  “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos Chefes dos Sacerdotes e aos Doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos.  34 Vão caçoar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará.”
  1. NO CAMINHO JESUS CURA O CEGO BARTIMEU: Mc 10,46 Chegaram a Jericó. Saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. Na beira do caminho (o`do.n) (13/14) havia um cego que se chamava Bartimeu, o filho de Timeu; estava sentado, pedindo esmolas. 47 Quando ouviu falar que era JESUS Nazareno que estava passando,  o cego começou a gritar: “JESUS, filho de Davi, tem piedade de mim!”  48 Muitos o repreendiam  e mandaram que ficasse quieto.  Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!”  49 Então JESUS parou e disse:  “Chamem o cego.” Eles chamaram o cego e disseram: “Coragem, levante-se, porque está chamando você.” 50 O cego largou o manto, deu um pulo e foi até JESUS. 51 Então JESUS lhe perguntou:  “O que você quer que eu faça por você?”  O cego respondeu: “Mestre, eu quero recuperar a vista.” 52 JESUS disse:  “Vai, a sua fé curou (=salvou) você.”
  1. O CEGO BARTIMEU DEIXA SEU PRÓPRIO CAMINHA E SEGUE O CAMINHO DE JESUS: Mc 10,52b Logo o cego tornou a ver e seguia Jesus pelo caminho (o`dw) (14/14).
  1. A MULTIDÃO ESTENDE SEUS MANTOS PELO CAMINHO DE JESUS: Mc 11,8 E muitas pessoas estenderam seus mantos pelo caminho (o`do.n) (15/14);   outros puseram ramos que haviam apanhado nos campos.
  1. OPOSITORES DE JESUS RECONHECEM A VERACIDADE DO CAMINHO DE JESUS: Mc 12,13 Então os chefes dos sacerdotes, doutores da lei e anciãos  mandaram alguns dos fariseus e dos herodianos, para apanhá-lo em alguma palavra. 14 Quando chegaram, disseram: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, porque não dás preferência a ninguém. Com efeito, não levas em conta as parências, e ensinas de verdade o caminho (o`do.n) (16/14) de Deus. Dize-nos:  é lícito ou não pagar tributo a César? Devemos pagar ou não?”

.

.

Conhece-se o(a) seguidor(a) de Jesus pelos pés

“Adeptos(as) do Caminho”: assim eram conhecidos os(as) primeiros seguidores(as) de Jesus (At 9,2). Assim também quer Jesus que sejamos seguidores seus, sempre em caminho, em todos os lugares, em todas as casas de passagem, dispostos a parar e conversar, prontos ao encontro e à solidariedade com todos os que vão e vem pela vida.

Deveríamos voltar a recuperar o sentido desta expressão (“adeptos do Caminho”), pois ela nos convida a continuar percorrendo o caminho cotidiano da existência de uma maneira cristificada; e isto é algo fundamental para o encontro profundo com o outro, com as alegrias e os sofrimentos daqueles que se encontram às margens, com a novidade e a surpresa da senda da vida, com o desafio de prosseguir confiando na Boa Notícia de Jesus, que se manteve sempre em caminho pelas estradas da Palestina, para levantar os feridos, oprimidos e excluídos do sistema social e religioso. 

Hoje como ontem, sair, caminhar, deslocar-se, ser itinerante… tem sentido, porque significa ir ao encontro do novo e do diferente. “Sair” é também uma experiência constitutiva da natureza humana porque tem um ar transformador. Cada um, ao longo do caminho, experimenta “novos modos” de habitar a existência, de olhar-se, pensar e relacionar-se.  A itinerância permite ir mais além de si mesmo para encontrar outras maneiras de viver, para entrar em outras terras prometidas, para aproximar-se de outras pessoas, povos, culturas, onde encontrar o sentido de vida; sobretudo, possibilita ir ao encontro d’Aquele que nos transcende e sempre se revelou Peregrino. 

A vida humana, neste sentido, é caminho, com um ponto de partida, uma meta, um trajeto e um horizonte. Caminho, palavra familiar e também humilde que evoca a existência de uma origem e um destino e, entre ambos, de uma aventura: a aventura de nosso caminhar, feita de desafios e extravios, e também de encontros e de momentos inesquecíveis que nos confortam ao longo do percurso. 

Todos somos “peregrinos” neste “êxodo de nós mesmos para Deus”, no qual nos “adentramos em terra estranha, despojados dos suportes usuais da existência, desprovidos de todo amparo que não seja o da caridade…” (Tellechea Idógoras). 

Quem caminha calcula seu trajeto, suas próprias forças, fadigas, planeja suas paradas. Por outra parte, decide correr o risco de sair de sua zona de conforto, para abrir-se à paisagem de novas relações, ao inesperado e inexplorado, a novos encontros e sensações, a confiar e percorrer a própria existência. O caminho é um processo de mudança pessoal, um lugar pedagógico de cura, de aprendizagens, abertas ao assombro, a um olhar dinamizador, à liberdade de pensamento e de ação. Ele nos move a dilatar o coração e interessar-nos pela situação das demais pessoas, a aproximarmos dos(as) samaritanos(as) que encontramos nas idas e vindas. Porque o caminho é a ocasião, o Kairós, o tempo pedagógico de um movimento que vivifica, deixa pegada e sabor de um outro sentir. 

Podemos dizer que na Igreja são imprescindíveis os itinerantes, os peregrinos do Reino de Deus, como o próprio Jesus, que enviou discípulos e discípulas pelos caminhos e povos, sem nenhuma estrutura de apoio a não ser um coração disposto a não querer outra riqueza a não ser o fermento de nova humanidade. Com os itinerantes Jesus iniciou um movimento a serviço do Reino e Ele mesmo foi um itinerante. Não permaneceu numa casa, não se fechou em um lugar, não fundou uma instituição vinculada a um tipo de templo, sinagoga ou santuário, mas foi percorrendo, com um grupo de discípulos(as)/amigos(as), também itinerantes, os povoados e aldeias da Galileia, anunciando e tornando presente o Reino. Jesus os tirou de seus lugares estáveis, de suas simples redes da margem do mar, e os fez itinerantes através de outros e amplos caminhos e mares, para assim encontrar-se com os caminhantes, os perdidos e expulsos, e iniciar com eles a grande Marcha da Vida. 

Jesus, o Homem dos Caminhos, chama para uma Vida nova. Chama na vida e para a vida e põe as pessoas em movimento, a caminho. A “pegada” que Ele deixa ao passar é sua própria Vida partilhada. Ele é o inspirador de toda itinerância; com sua peregrinação Ele abre possibilidade de outros caminhos.

Jesus, o homem que se definiu, tem um sonho, um projeto (Reino). E surge diante dos outros com força pessoal capaz de sacudi-los e colocá-los em movimento.  Ele “passa” e sua presença os atrai arrancando-os da acomodação. Faz-se do chamado um caminho, quando se partilha a vida com quem chamou. Responder ao chamado feito por Jesus significa tornar esse chamado um caminho de entrega e de serviço.                                                    

Jesus nos apresenta uma causa muito nobre e, com seu chamado, rompe nosso estreito mundo e desperta em nós ricas possibilidades, reacende o que de mais nobre há em cada um e amplia nosso horizonte de vida. Para isso é preciso sair dos templos que pretendem fechar e aprisionar o Espírito, para dirigir-nos aos caminhos do mundo, para entrar em sintonia com o Coração e o Manancial da Vida, “em espírito e verdade”, tocando a carne concreta da Humanidade e da Mãe Terra. 

“Chamado-resposta” implica, pois, um encontro comprometedor. O modo de ser de Jesus, transparente e livre, ativa nossa vida atrofiada e estreita e nos capacita a olhar amplos horizontes: seu povo, seu mundo dividido e excluído… A ressonância de seu chamado nos predispõe a encontrar motivações saudáveis e maduras que nos permitam peregrinar e viver no contexto atual com amor, entusiasmo e criatividade. Jesus envia seus discípulos com o necessário para caminhar: cajado, sandálias e uma túnica. Não precisam de mais nada para serem testemunhas do essencial. Jesus quer vê-los livres e sem ataduras, sempre disponíveis, sem instalar-se no bem-estar, confiando na força do Evangelho. 

“O discípulo-missionário é um des-centrado: o centro é Jesus Cristo que convoca e envia. O discípulo é enviado para as periferias existenciais. A posição do discípulo-missionário não é a de centro, mas de periferias: vive em tensão para as periferias” (Papa Francisco) 

Quê significa “fronteiras geográficas e existenciais”? É preciso sair dos limites conhecidos; sair de nossas seguranças para adentrar-nos no terreno do incerto; sair dos espaços onde nos sentimos fortes para arriscar-nos a transitar por lugares onde somos frágeis; sair do inquestionável para enfrentarmos o novo… 

É decisivo estar dispostos a abrir espaços em nossa história a novas pessoas e situações, novos encontros, novas experiências… Porque sempre há algo diferente e inesperado que pode nos enriquecer… A vida está cheia de possibilidades e surpresas; inumeráveis caminhos que podemos percorrer; pessoas instigantes que aparecem em nossas vidas; desafios, encontros, aprendizagens, motivos para celebrar, lições que aprenderemos e nos farão um pouco mais lúcidos, mais humanos e mais simples… 

A periferia passa a ser terra privilegiada onde nasce o “novo”, por obra do Espírito. Ali aparece o broto original do “nunca visto”, que em sua pequenez de fermento profético torna-se um desafio ao imobilismo petrificado e um questionamento à ordem estabelecida. 

Texto bíblico:  Mc. 6,7-13  

Na oração:

– Nas nossas vidas acontece algo de verdadeiro e belo quando nos dispomos a buscar dentro de nós mesmos a razão da nossa existência.

– No “mapa espiritual” de nosso interior ainda existe uma “terra desconhecida”, que proporciona interesse à vida, suscita curiosidade, nos põe a caminho…  Grandes surpresas interiores estão à nossa espera, e a capacidade de continuar procurando é que dá sentido ao esforço e vigor à vida.

– A quê você se sente chamado(a)? A quem se sente enviado(a)?

Pe. Adroaldo Palaoro sj

CAMINHO  Mc    1,  2|         frente, para preparar o teu caminho(o`do.n).  Mc    1,  3|        grita no deserto: Preparem o caminho(o`do.n) do Senhor, endireitem suas   Mc    2, 23|           Os discípulosiamabrindocaminho(o`do.n), e arrancando as espigas.  Mc    6,  8|          quenãolevassemnada pelo caminho(o`do.n), além de um bastão; nem  Mc    8,  3|           comer, vãodesmaiar pelo caminho (o`dw), porquemuitosdelesvieram  Mc    8, 27|           de Cesaréia de Filipe. No caminho(o`dw), ele perguntou a seus discípulos:  Mc    9, 33|         vocêsestavamdiscutindo no caminho(o`dw)  Mc    9, 34|          ficaramcalados, pois no caminho(o`dw)tinham discutido sobrequal  Mc   10, 17|   QuandoJesus retomou o caminho(o`do.n), um homemfoicorrendo,  Mc   10, 32|             os discípulosestavam a caminho(o`dw), subindo para Jerusalém.  Mc   10, 46|        grandemultidão. Na beira do caminho(o`do.n)havia um cegoque se chamava  Mc   10, 52|            novo e seguiaJesus pelo caminho(o`dw).  Mc   11,  8|         estenderam seus mantos pelo caminho(o`do.n); outrospuseramramosque  Mc   12, 14|              e ensinas de verdade o caminho(o`do.n) de Deus. Dize-nos: é lícito  Mc    4,  4|           uma partecaiu à beira do caminho(o`do.n); os passarinhosforam e  Mc    4, 15|             Os queestão à beira do caminho(o`do.n)sãoaqueles nos quais a    4   Lc    1, 17|                       17 Caminhará à frentedeles, com o espírito132   Lc    1, 76|         Senhor, para preparar-lhe os caminhos,~462   Lc    1, 79|         para guiar nossos passos no caminho da paz.»~9   Lc    2, 44|    meninoestivesse na caravana, caminharam um diainteiro. Depoiscomeçaram463   Lc    3,  4|        grita no deserto: preparem o caminho do Senhor, endireitem suas133   Lc    3,  5|           curvasficarãoretas, e os caminhos esburacados serãonivelados.464   Lc    4, 30|         meiodeles, continuou o seu caminho. ~A ATIVIDADE LIBERTADORA465   Lc    7,  6|              6 EntãoJesuspôs-se a caminho com eles. Porém, quando466   Lc    7, 27|        frente: ele vaipreparar teu caminhodiante de ti’.467   Lc    8,  5|           uma partecaiu à beira do caminho; foipisada e os passarinhos468   Lc    8, 12|             Os queestão à beira do caminhosãoaquelesqueouviram;17   Lc    8, 14|     ouvem, mas, continuando a caminhar, se afogam nas preocupações,9   Lc    8, 42|        morrendo. EnquantoJesuscaminhava, as multidões o apertavam.~469   Lc    9,  3|               Nãolevemnada para o caminho: nembastão, nemsacola,470  Lc    9, 52|          frente. Estespuseram-se a caminho, e entraram num povoado471   Lc    9, 57|     Enquantoiamandando, alguém no caminhodisse a Jesus: «Eu te seguirei472   Lc   10,  4|           sandálias, e nãoparem no caminho, para cumprimentarninguém.473   Lc   10, 31|          estavadescendo por aquelecaminho; quandoviu o homem, passou4   Lc   10, 38|               38 Enquantocaminhavam, Jesusentrou num povoado,474   Lc   12, 58|         adversárioenquantoestão a caminho, senão este o levará ao475   Lc   13, 22|            ensinando e prosseguindo caminho para Jerusalém.18   Lc   13, 33|         33 Entretantoprecisocaminharhoje, amanhã e depois de134   Lc   14, 23|                Saia pelas estradas e caminhos, e faça as pessoasvirem14   Lc   17, 11|                           11 Caminhando para Jerusalém, aconteceu5   Lc   17, 14| aos sacerdotesEnquantocaminhavam, aconteceuqueficaramcurados.476   Lc   18, 35|           estavasentado à beira do caminho, pedindoesmolas.6   Lc   19, 36|               36 Enquantocaminhavam, as pessoasestendiam os477   Lc   19, 36|             os própriosmantos pelo caminho.~478   Lc   19, 42|           você compreendesse hoje o caminho da paz! Agora, porém, isso479   Lc   20, 21|            masensinas de verdade o caminho de Deus.19   Lc   24, 15|     se aproximou, e começou a caminhar com eles.480  Lc   24, 17|        vocêsandamconversando pelo caminho?» Eles pararam, com o rosto481   Lc   24, 32|          quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?»482   Lc   24, 35|             quetinhaacontecido no caminho, e como tinhamreconhecido

GERAÇÃO SEM FÉ

sexta-feira, julho 5th, 2024

ESTA GERAÇÃO em MARCOS

Marcos usa a palavra GERAÇAO 5 vezes

ESTA GERAÇÃO: Mc 8,12;  8,12;   8,38;   9,19;  13,30

***** Para entender melhor a quem Jesus se refere quando fala ESTA GERAÇÃO veja, com mais detalhes a contribuição de Mateus.

ESTA GERAÇÃO em Mateus

genea,

genea,, a/j, h` clan, race, kind Lk 16:8. Generation, contemporaries Mt 12:41f; 17:17; Mk 9:19; 13:30; Lk 21:32; Hb 3:10. Age, period of time Mt 1:17; Lk 1:48, 50; Col 1:26. Perh. family or origin Ac 8:33. [pg 38]

(O termo geração (do latim generatione) refere-se ao grupo de pessoas que nasceram e viveram mais ou menos na mesma época. Pode ser descrito como “o período médio, geralmente tido como de 20 a 30 anos, durante o qual os bebês nascem, crescem, tornam-se adultos e começam a ter filhos“.)

SENTIDO LITERAL

Mt 1,17 Então, as gerações (ai` geneai.)

      desde  Abraão até Davi

          são catorze gerações; (geneai. dekate,ssarej.)

      de Davi até o exílio na Babilônia,

          catorze gerações; (geneai. dekate,ssarej)

      e do exílio na Babilônia até o Messias,

          catorze gerações. (geneai. dekate,ssarej)

LIÇÃO DA FIGUEIRA

Fiquem vigiando

(Mc 13,28-31; Lc 21,29-33)

24,32   «Aprendam, portanto, a parábola da figueira:

              quando seus ramos ficam verdes,

              e as folhas começam a brotar,

              vocês sabem que o verão está perto.

33       Assim (ou[twj)  também, quando virdes todas essas coisas,

           fiquem sabendo que ele está perto (próximo), 

            já está às portas.

34            Em verdade digo a vocês (avmh.n le,gw u`mi/n):

                tudo isso vai acontecer

                antes que morra esta geração (h` genea. au[th)

                que agora vive.

35                  O céu e a terra passarão,

                      mas as minhas palavras não passarão.

36       Quanto a esse dia e essa hora,

           ninguém sabe nada,

           nem os anjos dos céus, nem o Filho. 

           Somente o PAI é quem sabe.

SENTIDO METAFÓRICO

Quando Jesus fala ESTA GERAÇÃO está se referindo especificamente aos

Geração má e adúltera (Mt 12,39; 12,45; 16,4)

Geração sem fé e pervertida! (Mt 17,17)

  • doutores da lei e fariseus(Mt 12,38),
  • fariseus e saduceus (Mt 16,1)
  • doutores da lei (Mt 17,10.17)
  • doutores da Lei e fariseus hipócritas! (Mt 23,13-36)

Irresponsáveis e cegos! (Mt 23,16)

guias cegos (Mt 23,17)

Serpentes, raça de cobras venenosas! (Mt 23,29)

A QUEM VOU COMPARAR ESTA GERAÇÃO?

Mt 11,16      «A quem vou comparar

                 esta geração? (th.n genea.n)

                 É parecida como crianças sentadas nas praças,

                 gritando umas às outras, e dizem:

17              ‘Tocamos flauta e vocês não dançaram,

                   Entoamos cantos de luto 

                   e vocês não choraram’.                         (=bateram no peito)

18             Veio João (Batista), (9,14)

                 que não come nem bebe, (bebida alcoolica)

                 e disseram:                    

                 ‘Ele tem um demônio’.                (=está louco, se delirando)

19             Veio o Filho do Homem (4a),

                 que come e bebe,

                 e dizem:

                 ‘Ele é um comilão e beberrão,     

                  amigo dos cobradores de impostos         (=publicanos)

                  e dos pecadores’.                         (9,10s; Lc 5,30; 15,1s; 19,7)

                  A sabedoria, no entanto,

                  foi reconhecida justa

                  pelas próprias obras

O SINAL DE JONAS

(Mc 8,11-13; Lc 11,29-32)

Mt 12,38 Então alguns doutores da Lei e fariseus          (Jo 11)

         disseram a Jesus:

            «Mestre(dida,skale),

             queremos ver um sinal realizado por ti.»

39     Jesus respondeu:

           «Uma geração má e adúltera (genea. ponhra. kai. moicali.j)

             busca um sinal, (=16,4)

             mas nenhum sinal lhe será dado,

             a não ser o sinal do profeta Jonas.    (Cf. 16,4)

40    De fato,

            como Jonas passou  três dias e três noites

            no ventre da baleia,

            assim (ou[twj) também

            o Filho do Homem (7ª/b)

            passará três dias e três noites

            no seio da terra.

41 No dia do Juizo,

           os homens de Nínive

           hão de levantar-se

           contra esta geração, (meta. th/j genea/j tau,thj)

           e a condenarão.   

           Porque eles se arrependeram

           quando ouviram Jonas pregar.   

           E aqui está quem é maior do que Jonas.

42 No dia do Juizo,

           a rainha do Sul

           há de se levantará

           contra esta geração, (meta. th/j genea/j tau,thj)

           e a condenará.  

           Porque ela veio de uma terra distante

           para ouvir a sabedoria de Salomão. 

           E aqui está quem é maior do que Salomão.»

RETORNO DO ESPÍRITO IMPURO

Pior do que antes

(Lc 11,24-26)

Mt 12,43  «Quando um espírito impuro sai de um homem,

             ele fica vagando em lugares desertos,

             procurando repouso, e não o encontra.

44    Então ele diz:

             ‘Vou já voltar para a casa de onde saí’.

        Quando ele chega,

              encontra a casa vazia, varrida e arrumada.

45    Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos

        piores do que ele. Eles entram e moram aí;

        no fim,

        esse homem fica em condição pior do que antes.

        Assim (ou[twj) vai acontecer

        com esta geração má.» (th/| genea/| tau,th| th/| ponhra)

PEDE-SE UM SINAL – JONAS

Interpretar os sinais do Reino

(Mc 8,11-13; Lc 12,54-56)

Mt 16,1        Os fariseu e saduceus  (Mt 3,7; 16,1;16,6.11.12;22,23.34)

               se aproximaram de Jesus e,

                    para tentá-lo(peira,zontej),

               pediram que mostrasse para eles um sinal do céu.

2             Jesus, porém, respondeu:

                   «Ao pôr-do-sol vocês dizem:

                    ‘Vai fazer bom tempo, porque o céu está vermelho’.

3             E de manhã:

                 ‘Hoje vai chover, porque o céu está vermelho-escuro’.    

                  Olhando o céu, vocês sabem prever o tempo, 

                  mas não são capazes de interpretar (discernir)

                  os sinais dos tempos (ta. de. shmei/a tw/n kairw/n).

4         Uma geração má e adúltera (genea. ponhra. kai. moicali.j)

           busca um sinal, (=12,39)

           mas nenhum sinal lhe será dado,

           a não ser o sinal de Jonas.»          (=12,39)

       Então Jesus os deixou, e foi embora.

ELIAS É JOÃO BATISTA

(Mc 9,11-13)

Mt 17,10        Os discípulos então lhe perguntaram:

                 «Por que os doutores da Lei dizem (17,17)

                   que primeiro deve vir Elias?»

11                  Jesus respondeu:

                      «De fato, Elias vem e restaurará tudo.

12                    Mas eu digo a vocês:

                        Elias já veio,                         (Mt 11,14; 17,12-13; Mc 9,13)

                        e eles não o reconheceram.

                        Fizeram com ele tudo o que quiseram.

                        Assim (ou[twj) também o Filho do Homem (14a)

                        irá sofrer por obra deles

13             Então os discípulos compreenderam   

                 que Jesus falava de João Batista.

JESUS CURA O EPILÉPTICO ENDEMONINHADO(23)

A força da fé

(Mc 9,14-29; Lc 9,37-43a)

Mt 17,14 Eles foram em direção à multidão.

          Um homem aproximou-se de Jesus,

          ajoelhou-se,

15      e disse:

            «Senhor,

              tem misericórdia (evle,hso,n) do meu filho.

              Ele é epilético,

              e tem ataques tão fortes

              que muitas vezes cai no fogo ou na água.

16          Eu o levei aos teus discípulos,

              mas eles não conseguiram curá-lo!»

17     Jesus respondeu: (17,10)

           «Geração sem fé e pervertida! (genea. a;pistoj kai. diestramme,nh)

              Até quando deverei ficar com vocês? 

              Até quando terei que suportá-los?

              Tragam o menino aqui.»

18     Então Jesus ordenou,

         e o demônio saiu.

         E na mesma hora o menino ficou curado.

19     Os discípulos se aproximaram de Jesus,

         e lhe perguntaram em particular:

            «Por que nós não conseguimos

              expulsar o demônio?»

20     Jesus respondeu:

            «É porque vocês não têm bastante fé.

              Pois em verdade digo a vocês (avmh.n ga.r le,gw u`mi/n():

              se vocês tiverem fé do tamanho

              de uma semente de mostarda,

              podem dizer a este monte(tw/| o;rei):  (igual a 21,21)

                ‘Vá daqui para lá’,

                 e ela irá.

              E nada será impossível para vocês.

21          Somente oração e jejum

              podem expulsar esse tipo de demônio.»

SETE “AIS” CONTRA (Mt 23,13-36)

OS DOUTORES DA LEI E FARISEUS

Jesus condena a hipocrisia religiosa

  • 23,13 «Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas!   

                Vocês fecham o Reino dos Céus para os homens.

                Nem vocês entram,

                         nem deixam entrar aqueles que desejam.

  • 14       Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas!

                Vocês exploram as viúvas, e roubam suas casas e,

                para disfarçar, fazem longas orações!

                Por isso, vocês vão receber uma condenação mais severa.

  • 15       Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas!

               Vocês percorrem o mar e a terra para converter alguém,

               e quando conseguem, o tornam merecedor da Geena

               duas vezes mais do que vocês.

16       Ai de vocês, guias cegos!

               Vocês dizem: ‘Se alguém jura pelo Templo,

               não fica obrigado, 

               mas se alguém jura pelo ouro do Templo,

               fica obrigado’.

17           Irresponsáveis e cegos!

               O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro?

18           Vocês dizem também:

               ‘Se alguém jura pelo altar,

                não fica obrigado,

                mas se alguém jura pela oferta que está sobre o altar,

                esse fica obrigado’.

19          Cegos!

              O que vale mais: a oferta ou o altar que santifica a oferta?

20          De fato, quem jura pelo altar,

              jura por ele e por tudo o que está sobre ele.

21          E quem jura pelo Templo,

              jura por ele e por Deus que habita no Templo.

22          E quem jura pelo céu,

              jura pelo trono de Deus

              e por aquele que nele está sentado.

  • 23      Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas!

              Vocês pagam o dízimo

              da hortelã,

              da erva-doce

              e do cominho,

              e deixam de lado os ensinamentos mais importantes da Lei,

              como o direito, (th.n kri,sin)

              a misericórdia (to.n e;leon) 

              e a fidelidade.(th.n pi,stin)

              Vocês deveriam praticar isso, sem deixar aquilo.

24          Guias cegos!

              Vocês coam (filtram) um mosquito, mas engolem um camelo.

  • 25      Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas!

              Vocês limpam o copo e o prato por fora,

              mas por dentro

              vocês estão cheios de desejos de roubo e cobiça.

26          Fariseu cego!

              Limpe primeiro o copo por dentro,

              e do lado de fora também ficará limpo.

  • 27      Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas!

             Vocês são como sepulcros caiados:

             por fora parecem bonitos, mas por dentro

             estão cheios de ossos de mortos e podridão!

28         Assim (ou[twj) também vocês:

             por fora, parecem justos diante dos outros,  

             mas por dentro estão cheios de hipocrisia

             e iniquidade (avnomi,aj).

  • 29     Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas!

             Vocês constroem sepulcros para os profetas,

             e enfeitam os túmulos dos justos,

30         e dizem:

                ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais,

                 não teríamos sido cúmplices na morte dos profetas’.

31         Com isso, vocês confessam

             que são filhos daqueles que mataram os profetas.

32         Pois bem: acabem de encher a medida dos pais de vocês!

33      Serpentes, raça de cobras venenosas!

             Como é que vocês poderiam escapar

             da condenação da Geena?

34         É por isso que eu envio a vocês

             profetas,

             sábios

             e doutores:

             a uns vocês matarão e crucificarão,

             a outros torturarão nas sinagogas de vocês,

             e os perseguirão de cidade em cidade.

35         Desse modo, virá sobre vocês

             todo o sangue justo derramado sobre a terra,

             desde o sangue de Abel, o justo,

             até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, 

             que vocês assassinaram entre o santuário e o altar.

36         Em verdade digo a vocês (VAmh.n le,gw u`mi/n():

             tudo isso vai recair

             sobre esta essa geração.» (th.n genea.n tau,thn)

 

“ESTA GERAÇÃO” em Mateus

 

1

O que se entende por geração? – Sentido comum, de época…

O termo geração (do latim generatione) refere-se ao grupo de pessoas que nasceram e viveram mais ou menos na mesma época. Pode ser descrito como “o período médio, geralmente tido como de 20 a 30 anos, durante o qual os bebês nascem, crescem, tornam-se adultos e começam a ter filhos”.  (Fonte: Wikipédia)

Mateus usa a palavra ‘geração’ no sentido de época duas vezes: no início e no fim. Veja os textos

GENEALOGIA de JESUS (Mt 1, 1-17)

Mt 1,17 Então, as gerações desde Abraão até Davi são catorze gerações; de Davi até o exílio na Babilônia, catorze gerações; e do exílio na Babilônia até o Messias, catorze gerações.

LIÇÃO DA FIGUEIRA  (Mt 24,24-36)

Mt 24,32   «Aprendam, portanto, a parábola da figueira: quando seus ramos ficam verdes, e as folhas começam a brotar, vocês sabem que o verão está perto. 33 Assim  também, quando virdes todas essas coisas, fiquem sabendo que ele está perto (próximo),  já está às portas. 34 Em verdade digo a vocês: tudo isso vai acontecer antes que morra ESTA GERAÇÃO que agora vive. 35 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. 36 Quanto a esse dia e essa hora, ninguém sabe nada, nem os anjos dos céus, nem o Filho. Somente o PAI é quem sabe. (=Mc 13,28-31; Lc 21,29-33)

 2

O que se entende por geração? Sentido característico, de mentalidade

As Gerações podem ser definidas como um grupo de indivíduos nascidos em uma mesma época, influenciados por um contexto histórico e que causam impacto à sociedade no que diz respeito à evolução. Cada geração possui características únicas que estão diretamente ligadas ao seu comportamento, costumes e valores. (Fonte: Segmento Pesquisa)

      Quando Jesus fala:

■ “ESTA GERAÇÃO” (Mt 11,16; 12,41.42; 23,36),

■ “GERAÇÃO MÁ E ADÚLTERA“ (Mt 12,39);

■ “ESTA GERAÇÃO MÁ” (Mt 12,45);

UMA GERAÇÃO MÁ E ADÚLTERA” (Mt 16,4);

■ “GERAÇÃO SEM FÉ E PERVERTIDA!” (Mt 17,17)

       JESUS está se referindo especificamente aos:

  ● DOUTORES DA LEI e FARISEUS (Mt 12,38),

  ● FARISEUS e SADUCEUS (Mt 16,1)

  ● DOUTORES DA LEI (Mt 17,10 ->17)

  ● DOUTORES DA LEI e FARISEUS HIPÓCRITAS! (Mt 23,13-36);

       • IRRESPONSÁVEIS e CEGOS! (Mt 23,17);

       • GUIAS CEGOS (Mt 23,16.24);

       • CEGOS (Mt 23,19);

       • FARISEU CEGO (Mt 23,26)

       • SERPENTES, RAÇA DE COBRAS VENENOSAS! (Mt 23,29)

 VEJAM OS TEXTOS

A QUEM VOU COMPARAR ESTA GERAÇÃO? (Mt 11,16-19)

Mt 11,16  «A quem vou comparar ESTA GERAÇÃO? É parecida como crianças sentadas nas praças, gritando umas às outras, e dizem: 17 ‘Tocamos flauta e vocês não dançaram, Entoamos cantos de luto  e vocês não choraram’.  18  Veio João (Batista), que não come nem bebe,e disseram:  ‘Ele tem um demônio’.  19 Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos cobradores de impostos (=publicanos) e dos pecadores’.  A sabedoria, no entanto, foi reconhecida justa pelas próprias obras.»

O SINAL DE JONAS (Mt 12,38-42)

Mt 12,38 Então alguns doutores da Lei e fariseus disseram a Jesus: «Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti.» 39 Jesus respondeu: «UMA GERAÇÃO MÁ E ADÚLTERA busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.  40 De fato, como Jonas passou três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem passará três dias e três noites no seio da terra. 41 No dia do Juizo, os homens de Nínive hão de levantar-se contra ESTA GERAÇÃO, e a condenarão. Porque eles se arrependeram quando ouviram Jonas pregar. E aqui está quem é maior do que Jonas. 42 No dia do Juizo, a rainha do Sul há de se levantará contra ESTA GERAÇÃO, e a condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.» (=Mc 8,11-13; Lc 11,29-32) 

RETORNO DO ESPÍRITO IMPURO: Pior do que antes  (Mt 12,43-45)

Mt 12,43  «Quando um espírito impuro sai de um homem, ele fica vagando em lugares desertos, procurando repouso, e não o encontra. 44    Então ele diz: ‘Vou já voltar para a casa de onde saí’. Quando ele chega, encontra a casa vazia, varrida e arrumada. 45 Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. Eles entram e moram aí; no fim, esse homem fica em condição pior do que antes. Assim vai acontecer com ESTA GERAÇÃO MÁ.» (=Lc 11,24-26)

PEDE-SE UM SINAL – JONAS (Mt 16,1-4)

Mt 16,1   Os fariseu e saduceus  (Mt 3,7; 16,1; 16,6.11.12; 22,23.34) se aproximaram de Jesus e, para tentá-lo, pediram que mostrasse para eles um sinal do céu. 2 Jesus, porém, respondeu: «Ao pôr-do-sol vocês dizem: ‘Vai fazer bom tempo, porque o céu está vermelho’. 3 E de manhã:  ‘Hoje vai chover, porque o céu está vermelho-escuro’.  Olhando o céu, vocês sabem prever o tempo, mas não são capazes de interpretar os sinais dos tempos. 4  UMA GERAÇÃO MÁ E ADÚLTERA busca um sinal,mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.» Então Jesus os deixou, e foi embora. (=Mc 8,11-13; Lc 12,54-56)

CULPADOS PELA PERSEGUIÇÃO DE JOÃO BATISTA

E DE JESUS (Mt 17,10-13) 

JESUS CURA O EPILÉPTICO ENDEMONINHADO (Mt 17,14-21)

Mt 17,10 Os discípulos então lhe perguntaram: «Por que os doutores da Lei dizem que primeiro deve vir Elias?» 11 Jesus respondeu: «De fato, Elias vem e restaurará tudo. 12 Mas eu digo a vocês: Elias já veio,  e eles (=doutores da lei) não o reconheceram. Fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem irá sofrer por obra deles.» 13 Então os discípulos compreenderam que Jesus falava de João Batista.(=Mc 9,11-13) 

14 Eles (=os discípulos) foram em direção à multidão. Um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se, 15 e disse: «Senhor, tem misericórdia do meu filho. Ele é epilético, e tem ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água. 16 Eu o levei aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!» 17 Jesus respondeu: «GERAÇÃO SEM FÉ E PERVEERSA(refere-se aos doutores da Lei: 17,10) Até quando deverei ficar com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam o menino aqui.» 18  Então Jesus ordenou, e o demônio saiu. E na mesma hora o menino ficou curado. 19  Os discípulos se aproximaram de Jesus, e lhe perguntaram em particular: «Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?» 20 Jesus respondeu: «É porque vocês não têm bastante fé. Pois em verdade digo a vocês: se vocês tiverem fé do tamanho de uma semente de mostarda, podem dizer a este monte:  (igual a Mt 21,21) ‘Vá daqui para lá’, e ela irá.  E nada será impossível para vocês. 21 Somente oração e jejum podem expulsar esse tipo de demônio.» (=Mc 9,14-29; Lc 9,37-43a)

SETE “AIS” contra 

OS DOUTORES DA LEI e OS FARISEUS 

(Mt 23,13-36)

  1. Mt 23,13 «Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês fecham o Reino dos Céus para os homens. Nem vocês entram, nem deixam entrar aqueles que desejam.
  2. 14  Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês exploram as viúvas, e roubam suas casas e, para disfarçar, fazem longas orações! Por isso, vocês vão receber uma condenação mais severa.
  3. 15 Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês percorrem o mar e a terra para converter alguém, e quando conseguem, o tornam merecedor da Geena duas vezes mais do que vocês. 16  Ai de vocês, guias cegos! Vocês dizem: ‘Se alguém jura pelo Templo, não fica obrigado, mas se alguém jura pelo ouro do Templo, fica obrigado’. 17  Irresponsáveis e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? 18  Vocês dizem também: ‘Se alguém jura pelo altar, não fica obrigado, mas se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, esse fica obrigado’. 19 Cegos! O que vale mais: a oferta ou o altar que santifica a oferta? 20 De fato, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21  E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. 22  E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado.
  4. 23 Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês pagam o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixam de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como o direito, a misericórdia e a fidelidade. Vocês deveriam praticar isso, sem deixar aquilo. 24 Guias cegos! Vocês coam (filtram) um mosquito, mas engolem um camelo.
  5. 25  Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês limpam o copo e o prato por fora, mas por dentro vocês estão cheios de desejos de roubo e cobiça. 26  Fariseu cego! Limpe primeiro o copo por dentro, e do lado de fora tmbém ficará limpo.
  6. 27 Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e podridão! 28 Assim também vocês: por fora, parecem justos diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e iniquidade.
  7. 29  Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês constroem sepulcros para os profetas, e enfeitam os túmulos dos justos, 30 e dizem: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices na morte dos profetas’. 31  Com isso, vocês confessam que são filhos daqueles que mataram os profetas. 32 Pois bem: acabem de encher a medida dos pais de vocês! 33  Serpentes, raça de cobras venenosas! Como é que vocês poderiam escapar da condenação da Geena? 34 É por isso que eu envio a vocês profetas, sábios e doutores: a uns vocês matarão e crucificarão, a outros torturarão nas sinagogas de vocês, e os perseguirão de cidade em cidade. 35 Desse modo, virá sobre vocês todo o sangue justo derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que vocês assassinaram entre o santuário e o altar. 36 Em verdade digo a vocês: tudo isso vai recair sobre ESTA GERAÇÃO

.

.

.

Responsável por este trabalho

    Xavier Cutajar

xacute@uol.com.br 

https://xacute1.com

PAI, FILHO, ESPÍRITO SANTO

quinta-feira, julho 4th, 2024

NO EVANGELHO DE MARCOS

02- DEUS – PAI (4 vezes): 8,38; 11,25; 13,32; 14,36 (“ABBAPAI)

03- JESUS É O FILHO DE DEUS (7 vezes)         Mc    1,  1;   3, 11;   5, 7; 15, 39 e 14, 61 (o FILHO  do BENDITO);         Mc    1, 11   e   9,  7 (FILHO AMADO)

04- SENHOR = JESUS (7vezes): Mc 1,3; 2,28; 5,19; 7,28; 11,3; 12,36.37    – SENHOR = DEUS (7vezes): Mc 11,9; 12,11; 12,29.29.30.36; 13,20         -SENHOR = DONO ou PATRÃO(2 vezes): 12,9; 13,35         -SENHOR em 16,19 = Ressuscitado; em 16,20 = Espírito Santo

05- CRISTO=MESSIAS=UNGIDO (7 vezes)           Mc 1, 1;   8, 29;  9, 41;   12, 35;  13, 21;   14, 61; 15, 32      ** Mc   13, 22 =  falsos-cristos e falsos-profetas,

06- O NOME de JESUS (7 vezes) + (1 vez no apêndice – Mc   16, 17)

          Mc  6, 14;  9, 37;   9, 38;   9, 39;    9, 41;  13, 6;   13, 13,

          Mc   11,  9 se refere ao nome do Senhor – DEUS 

07- JESUS FILHO DO HOMEM  (7 vezes humano e 7 vezes divino)            (Jesus humano): 8,31;  9, 9;   9, 12;  9, 31; 10, 33; 14, 21;  14, 41                 (Jesus divino) : Mc 2,102,288, 38; 10, 45; 13, 26; 14, 21; 14,

08- JESUS CRUCIFICADO (7 vezes):15,13. 14. 15. 20. 24. 25; 16,6

09- JESUS RESSUSCITADO (7vs) Mc 8,31; 9,9.10.31;10,34; 14,28; 16,6    (+ 2 vezes no apêndice 16,9.14)

10- MESTRE (12 vezes)

              Mc    4, 38;    5, 35;     9, 17;   9, 38;    10, 17;   10, 20;                Mc  10, 35;  12, 14;   12, 19;  12, 32;   13,  1;    14, 14       (+ 4 vezes Rabi = Mestre:):  Mc    9,  5;   10, 51;  11, 21;  14, 45        

11- “EU SOU (3 vezes):  Mc 6,50; 13,6; 14,62 (Cf 12,26) 

12- JESUS chamado REI dos JUDEUS ou de ISRAEL (6 vezes)              Mc   15,  2;   15,  9;   15, 12;   15, 18;    15, 26;   15, 32 

13- ESPÍRITO SANTO (7 vezes)= Mc  1, 8;  3, 29;  12, 36;   13,11  e   ESPÍRITO = Mc 1,10;     1,12;    14,38    

EM SEU ESPÍRITO (2 vezes) = Mc  2, 8;   8,12

.

.

.

Responsável por este trabalho

    Xavier Cutajar

xacute@uol.com.br

https://xacute1.com

EVANGELHO, BOA NOVA

quinta-feira, julho 4th, 2024

EVANGELHO em Marcos (7 vezes) 

        (=BOA NOVA, BOA NOTÍCIA)              

Mc 1, 1;   1,14;   1,15;   8, 35; 10, 29; 13, 10; 14, 9

(+ 1 vez no apêndice- Mc 16, 15)  

.

.

.

Responsável por este trabalho

    Xavier Cutajar

xacute@uol.com.br

https://xacute1.com

ESPÍRITOS IMPUROS, DIABO, SATÁNAS..

quarta-feira, julho 3rd, 2024

NO EVANGELHO DE MARCOS

54- OS “ESPÍRITOS” QUE SEGUEM SÓ APARECEM  em Mc 1-10    

54a-SATANÁS (6 vezes) Mc 1,13;   3, 23;   3.23;  3, 26;   4,15;   8, 33;     

54b-BELZEBU, PRÍNCIPE DOS DEMÔNIOS: Mc 3,22;   

54c-ESPÍRITO IMPURO (14 vezes):  Mc 1, 23;  1, 26;  1,27;   3,11; 3, 30;   5,  2;  5,  8;   5, 13 ;   6,7;  7, 25;                   

espírito mudo: 9, 17; 9, 20; 9, 25;  

espírito mudo e surdo: 9, 25    

54d-ENDEMONINHADOS (4 vezes) (possuído por demônio)  Mc    1, 32;  5, 15;     5, 16;     5, 18;      

54e-JESUS EXPULSA OS DEMÔNIOS (8 vezes) Mc 1, 34;  1, 34;  1, 39;   3, 15;  7, 26;  7, 29;   7, 30;  9, 38;                          (2 vezes no Apêndice: Mc  16,  9;  16, 17)

    54f-OS DISCÍPULOS EXPULSAM DEMÔNIOSMc   6, 13

JOÃO BATISTA

quarta-feira, julho 3rd, 2024

João Batista