Mês da Bíblia 2026: Livro de Daniel “Seu reino jamais será destruído” (Dn 7,14)
Profeta Daniel, por Aleijadinho , Congonhas , Minas Gerais, 1800-5
.
DANIEL significa DEUS É MEU JUIZ
.
.
O livro de DANIEL é um livro do ANTIGO TESTAMENTO
.
** OS APOCALIPSES a partir do livro de Daniel – Ivo Storniolo.docx em pdf
.
** ACESSE O LIVRO DO PROFETA DANIEL DA BÍBLIA PASTORAL (original) link
.
** O TEXTO DO LIVRO DE DANIEL da CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA com introdução e explicações de roda-pé em PDF
.
.
.
.
VIDEO
.
.
VIDEO
.
.
OUÇA A NARRAÇÃO DO LIVRO DE DANIEL – Bíblia Narrada por Cid Moreira – (sem o texto grego)
VIDEO
.
.
OUÇA A NARRAÇÃO DO LIVRO DE DANIEL – Fidelidade, Sonhos e Profecias – da tradução da Bíblia Ave Maria, incluindo também o texto grego
VIDEO
.
.
A CNBB escolheu para 2026 o Livro de Daniel como referência para o Mês da Bíblia. Escrito em um contexto de perseguição e dominação imperial, Daniel é um livro que alimenta a fidelidade, a resistência e a esperança de um povo que lutava para não perder sua fé, sua identidade e sua memória. O Centro Bíblico Verbo partilha conosco este material para ajudar no aprofundamento da riqueza histórica, teológica e da fraternidade presente nesse livro tão atual. Assista ao vídeo, partilhe em seus grupos, com amigos, em sua comunidade de fé e nos seus espaços de estudo bíblico.
VIDEO
.
.
CNBB: DANIEL – Acompanhe o Seminário para animadores do Mês da Bíblia 2026
** 1º dia – DANIEL – INTRODUÇÃO GERAL: Seminário para Animadores do Mês da Bíblia
VIDEO
.
** 2º dia – DANIEL CAP. 12,1-13: A SUPERAÇÃO DA TRIBULAÇÃO E A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS: Seminário para Animadores do Mês da Bíblia
VIDEO
.
** 3º dia – DANIEL CAP. 13 – A FIEL SUZANA: Seminário para Animadores do Mês da Bíblia
VIDEO
.
.
** 01 – Daniel – introdução por Sandro Gallazzi
VIDEO
.
** 02- Daniel – texto aramaico – Sandro Gallazzi
VIDEO
.
** 03 – Daniel – texto hebraico por Sandro Gallazzi
VIDEO
.
** 04 – Daniel – texto grego – Sandro Gallazzi
VIDEO
.
.
** 01 – Livro do Profeta Daniel 1 – Daniel e seus companheiros – Padre Juarez de Castro
VIDEO
.
** 02 – Livro do Profeta Daniel – O sonho da estátua – Padre Juarez de Castro
** 03 – Livro do Profeta Daniel – Os três jovens na fornalha – Padre Juarez de Castro
** 04 – Livro do Profeta Daniel – O sonho da árvore e a loucura do rei – Padre Juarez de Castro
** 05 – Livro do Profeta Daniel – A escrita na parede – Padre Juarez de Castro
** 06 – Livro do Profeta Daniel – Daniel na cova dos leões – Padre Juarez de Castro
** 07 – Livro do Profeta Daniel – Os quatro animais e o Filho do Homem – Padre Juarez de Castro
** 08 – Livro do Profeta Daniel – Visão do carneiro e do bode -Padre Juarez de Castro
** 09 – Livro do Profeta Daniel – Os setenta setenário de anos – Padre Juarez de Castro
** 10 – Livro do Profeta Daniel – A grande visão final – Padre Juarez de Castro
** 11 – Livro do Profeta Daniel – O destino do povo judeu – Padre Juarez de Castro
** 12 – Livro do Profeta Daniel – Ressurreição da carne – Padre Juarez de Castro
** 13 – Livro do Profeta Daniel – A história de Suzana – Padre Juarez de Castro
** 14 – Livro do Profeta Daniel – A história de Bel e do Dragão – Padre Juarez de Castro
.
.
P O D C A S T
Livro de Daniel – “SEU REINO JAMAIS SERÁ DESTRUIDO” Dn 7,14 Série de áudios sobre o livro do Profeta Daniel – Franciscanos de Santa Maria dos Anjos – Refrexões de Frei Gilberto Ferreira
01ª LIVRO DE DANIEL – PORQUE LER DANIEL HOJE – Uma reflexão sobre esperança, fidelidade e confiança em Deus quando o mundo parece perder o rumo
VIDEO
02ª LIVRO DE DANIEL – BLOCO 1 – A DESTRUIÇÃO DE JERUSALÉM – Dn 1,1-4 – Jerusalém destruída: quando as certezas desmoronam A destruição de Jerusalém marcou profundamente a vida do povo de Deus. Quando tudo parecia perdido, surgiu a pergunta: onde está Deus em meio à crise? No áudio de hoje, vamos refletir sobre como a fé pode permanecer viva mesmo quando nossas seguranças desmoronam.
03ª LIVRO DE DANIEL – O EXÍLIO E A TENTAÇÃO DO DESÂNIMO – Sl 137 (136) – Longe de sua terra, de seu templo e de muitas de suas referências, o povo de Deus enfrentou a dura experiência do exílio. Era fácil desanimar e perder a esperança. No áudio de hoje, vamos refletir sobre como permanecer firmes na fé quando surgem as crises, as perdas e as incertezas da vida.
04ª LIVRO DE DANIEL – DANIEL DECIDE NÃO SE CONTAMINAR – Dn 1,3-8 – Em meio à pressão do império, Daniel faz uma escolha corajosa: permanecer fiel aos valores de sua fé. Ele mostra que é possível viver em uma cultura diferente sem perder a própria identidade. No áudio de hoje, vamos refletir sobre os desafios de permanecer fiéis ao Evangelho em um mundo cheio de propostas e interesses que podem nos afastar de Deus.
05ª LIVRO DE DANIEL – A FIDELIDADE NAS PEQUENAS ESCOLHAS – Dn 1,8-12 – Daniel e seus companheiros mostram que a fidelidade a Deus começa nas pequenas decisões do dia a dia. Antes de enfrentar grandes desafios, eles aprenderam a dizer “sim” ao Senhor nas coisas simples. No áudio de hoje, vamos refletir sobre a coragem de permanecer fiéis aos valores do Reino, mesmo quando a pressão para seguir outro caminho parece muito forte.
06ª LIVRO DE DANIEL – BLOCO 2 – O REI QUE NÃO CONSEGUE DORMIR – Dn 2,1-4 – O poderoso rei Nabucodonosor tem tudo: riqueza, exército e poder. Mas não consegue encontrar paz. Um sonho inquietante revela que nem os impérios mais fortes podem garantir segurança ao coração humano. No áudio de hoje, vamos refletir sobre a verdadeira sabedoria, que não vem do poder nem das riquezas, mas de Deus.
07ª LIVRO DE DANIEL – DANIEL PROCURA SEUS COMPANHEIROS PARA REZAR – Dn 2,17-22 – Diante de uma situação impossível, Daniel não confia apenas em sua inteligência. Ele reúne seus companheiros e busca a ajuda de Deus na oração. No áudio de hoje, vamos refletir sobre a força da oração comunitária e a importância de caminhar com irmãos e irmãs na fé, especialmente nos momentos de dificuldade.
08ª LIVRO DE DANIEL- DEUS REVELA OS MISTÉRIOS – Dn 2,19-23 – Depois da oração de Daniel e seus companheiros, Deus revela o mistério do sonho do rei. Daniel reconhece que a verdadeira sabedoria não vem da inteligência humana, mas é um dom concedido por Deus. No áudio de hoje, vamos refletir sobre a importância de buscar a luz de Deus para compreender os desafios da vida e discernir os caminhos do Reino.
09ª LIVRO DE DANIEL – A GRANDE ESTÁTUA DOS IMPÉRIOS – Dn 2,31-35 – Daniel interpreta o sonho do rei: uma grande estátua representa os impérios da história. Por mais poderosos que pareçam, todos são passageiros. Somente o Reino de Deus permanece para sempre. No áudio de hoje, vamos refletir sobre a fragilidade dos poderes humanos e sobre a esperança que nasce da confiança no projeto de Deus para a humanidade.
10ª LIVRO DE DANIEL – O REINO QUE PERMANECE PATA SEMPRE – Dn 2,44-45 – Os impérios surgem e desaparecem ao longo da história. Seus projetos parecem invencíveis, mas são passageiros. O Reino de Deus, porém, é diferente: ele é construído na justiça, na fraternidade e no amor, e jamais será destruído. No áudio de hoje, vamos refletir sobre onde colocamos nossa esperança e qual Reino desejamos ajudar a construir.
11ª LIVRO DE DANIEL – ESTÁTUA DE OURO DE NABUCODONOSOR – Dn 3,1-6 – Começamos hoje o Bloco 3 – A idolatria de ontem e hoje. Nabucodonosor manda erguer uma enorme estátua de ouro e exige que todos a adorem. A narrativa nos convida a refletir sobre os ídolos que continuam presentes em nossa sociedade: o poder, a riqueza, o prestígio e tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus em nossa vida. No áudio de hoje, vamos refletir sobre a coragem de permanecer fiéis ao Senhor quando a maioria escolhe outro caminho.
12ª LIVRO DE DANIEL – QUANDO O POEDER EXIGE ADORAÇÃO – Dn 3,13-18 – A idolatria não acontece apenas diante de imagens. Ela surge sempre que o poder, o dinheiro, a ideologia ou qualquer realidade humana exige obediência absoluta e ocupa o lugar que pertence somente a Deus. No áudio de hoje, vamos refletir sobre os falsos deuses de nosso tempo e sobre a coragem de colocar Deus acima de todas as coisas.
13ª LIVRO DE DANIEL – SIBRAC, MISAC E ABDÊNAGO – Mt 6,24-27 – Diante da ordem de adorar a estátua de ouro, Sidrac, Misac e Abdênago permanecem fiéis a Deus. Eles sabem que a fidelidade pode ter um preço, mas preferem correr riscos a abandonar sua fé. No áudio de hoje, vamos refletir sobre a coragem de testemunhar nossos valores mesmo quando isso nos coloca contra a opinião da maioria ou diante de pressões e ameaças.
14ª LIVRO DE DANIEL – TRÊS JOVENS FIEIS A DEUS – Dn 3,16-18 – Sidrac, Misac e Abdênago vivem longe de sua terra e sob o domínio de um império poderoso. Mesmo assim, permanecem fiéis ao Deus de Israel e não abandonam sua identidade nem sua fé. No áudio de hoje, vamos refletir sobre a força do testemunho daqueles que permanecem firmes em Deus, mesmo quando tudo parece convidá-los a seguir outro caminho.
15ª LIVRO DE DANIEL – CORAGEM DE DIZER NÃO – Dn 3,24-27 – Diante da ordem do rei para adorar a estátua de ouro, Sidrac, Misac e Abdênago tomam uma decisão corajosa: permanecem fiéis a Deus, mesmo sabendo das consequências. Eles recusam dobrar os joelhos diante de um ídolo e mostram que a verdadeira fé não se vende, não se negocia e não se curva diante do poder. No áudio de hoje, vamos refletir sobre a coragem de dizer “não” a tudo aquilo que pretende ocupar o lugar de Deus em nossa vida e sobre a força que nasce da fidelidade ao Senhor em tempos difíceis.
16ª LIVRO DE DANIEL – O SONHO DA ARVÓRE GIGANTE – Dn 4,7-12 – O rei Nabucodonosor sonha com uma árvore imensa, forte e majestosa, que oferecia abrigo e alimento a muitos povos. Mas a árvore é derrubada, revelando que nenhum poder humano é absoluto e que toda autoridade deve reconhecer seus limites diante de Deus. No áudio de hoje, vamos refletir sobre *os perigos da soberba , da autossuficiência e da ilusão de podemos construir nossa vida sem Deus. O Livro de Daniel nos recorda que a verdadeira grandeza nasce da humildade e do reconhecimento de que tudo é dom do Senhor.
17ª LIVRO DE DANIEL – O PERIGO DA SOBERBA – Dn 4,27-30 – Depois de experimentar grande poder e glória, Nabucodonosor se deixa dominar pela arrogância e passa a acreditar que tudo o que possui é fruto apenas de sua própria força. O Livro de Daniel mostra como a soberba pode cegar o coração humano e afastá-lo de Deus. No áudio de hoje, vamos refletir sobre a tentação da autossuficiência, tão presente em todos os tempos. Quando esquecemos que a vida é dom e que dependemos de Deus e dos irmãos, corremos o risco de perder aquilo que há de mais importante: a humildade que abre caminho para a verdadeira sabedoria.
18ª LIVRO DE DANIEL – QUANDO OS GOVERNANTES ESQUECEM OS POBRES – Dn 4,24-27 – No livro de Daniel, os reis são frequentemente confrontados com uma verdade que muitos poderosos não querem ouvir: o poder é um serviço e não um privilégio. Quando os governantes se afastam da justiça, ignoram os mais frágeis e colocam seus interesses acima do bem comum, toda a sociedade sofre as consequências. No áudio de hoje, vamos refletir sobre a responsabilidade de quem exerce autoridade e sobre o chamado de Deus para construir relações marcadas pela justiça, pela compaixão e pelo cuidado com os mais vulneráveis.
19ª LIVRO DE DANIEL – A ESCRITA NA PAREDE – Dn 5,24-28 – Em meio a uma grande festa, o rei Baltazar vê surgir uma misteriosa escrita na parede. O que parecia ser um momento de segurança e poder transforma-se em um chamado ao julgamento e à verdade. Deus revela que nenhum império permanece de pé quando se afasta da justiça e da humildade. No áudio de hoje, vamos refletir sobre os sinais que Deus coloca em nosso caminho e sobre a necessidade de reconhecer nossos limites antes que seja tarde demais. A verdadeira sabedoria começa quando ouvimos a voz de Deus e permitimos que ela ilumine nossas escolhas.
20ª LIVRO DE DANIEL – TODO PODER DEVE PRESTAR CONTAS – Dn 4,31-34 – No livro de Daniel, os reis e governantes descobrem que seu poder não é absoluto. Acima dos tronos humanos está o Senhor da história, que conhece os pensamentos, julga as ações e pede contas de tudo o que foi confiado às pessoas. No áudio de hoje, vamos refletir sobre a responsabilidade que acompanha toda autoridade. Seja na política, na Igreja, na família ou na comunidade, o verdadeiro poder não existe para servir a si mesmo, mas para promover a justiça, cuidar da vida e buscar o bem comum.
21ª LIVRO DE DANIEL – A FORÇA DO SILÊNCIO – Dn 2,17-20 – Daniel é conhecido por sua sabedoria, mas sua verdadeira força nasce da oração. Em meio às pressões do império, às intrigas e aos perigos, ele encontra no silêncio diante de Deus a luz para discernir e a coragem para permanecer fiel. No áudio de hoje, vamos refletir sobre a importância de cultivar momentos de silêncio e escuta. Em um mundo marcado pelo barulho, pela pressa e pelas opiniões constantes, Deus continua falando ao coração daqueles que reservam tempo para estar em sua presença.
22ª LIVRO DE DANIEL – A FIDELIDADE COTIDIANA – BLOCO 5 – Dn, 6,4-5 – A grandeza de Daniel não aparece apenas nos momentos extraordinários, mas também em sua fidelidade diária. Sua vida de oração, sua honestidade e sua confiança em Deus foram construídas ao longo dos anos, nas escolhas simples e constantes de cada dia. No áudio de hoje, vamos refletir sobre a santidade do cotidiano . A fidelidade a Deus não se realiza apenas em grandes desafios, mas também na perseverança silenciosa de quem procura viver o Evangelho nas pequenas atitudes, mesmo quando ninguém está olhando.
23ª LIVRO DE DANIEL – QUANDO A FÉ INCOMODA – Dn 6,6-10 – Daniel vive sua fé de forma simples e constante. Mas sua fidelidade a Deus acaba incomodando aqueles que desejam manter privilégios e controlar o poder. Quando a fé é autêntica, ela questiona injustiças e desafia interesses que se colocam acima da vontade de Deus. No áudio de hoje, vamos refletir sobre como o testemunho fiel pode provocar resistência, mas também se tornar sinal de esperança e transformação para o mundo.
24ª LIVRO DE DANIEL – DANIEL NA COVA DOS LEÕES – Dn 6,17-23 – A fidelidade de Daniel a Deus o conduz a uma das provas mais difíceis de sua vida. Mesmo diante da perseguição e da ameaça de morte, ele não abandona a oração nem renuncia à sua fé. Na cova dos leões, Daniel descobre que Deus permanece ao lado daqueles que nele confiam. No áudio de hoje, vamos refletir sobre a coragem de permanecer firmes em tempos de medo e sobre a força da confiança que nasce da oração perseverante.
25ª LIVRO DE DANIEL – A ESPERANÇA VENCE O MEDO – Dn 6,26-28 – Na cova dos leões , Daniel experimenta o medo que acompanha toda situação de perseguição e ameaça. No entanto, sua confiança em Deus é maior do que o perigo que o cerca. A esperança não elimina as dificuldades, mas dá força para atravessá-las sem perder a fé. No áudio de hoje, vamos refletir sobre como a esperança sustentada por Deus pode vencer o medo, fortalecer os que sofrem e manter viva a confiança mesmo nos momentos mais escuros.
26ª LIVRO DE DANIEL – OS QUATRO ANIMAIS QUE SAEM DO MAR – Dn 7,1-8 – A fidelidade de Daniel a Deus o conduz a uma das provas mais difíceis de sua vida. Mesmo diante da perseguição e da ameaça de morte, ele não abandona a oração nem renuncia à sua fé. Na cova dos leões, Daniel descobre que Deus permanece ao lado daqueles que nele confiam. No áudio de hoje, vamos refletir sobre a coragem de permanecer firmes em tempos de medo e sobre a força da confiança que nasce da oração perseverante.
27ª LIVRO DE DANIEL: O ANCIÃO DE DIAS – Dn 7,9-10 – Deus continua presente na história – Deus continua presente na história Depois da visão dos impérios representados por animais violentos, Daniel contempla uma imagem cheia de esperança: o Ancião de Dias sentado em seu trono. Enquanto os poderes humanos parecem dominar a história, Deus permanece soberano, justo e atento ao destino dos povos. No áudio de hoje, vamos refletir sobre a certeza de que Deus não abandona seu povo. Mesmo quando a injustiça parece triunfar, o Senhor continua conduzindo a história e sustentando a esperança daqueles que permanecem fiéis.
28ª LIVRO DE DANIEL – O FILHO DO HOMEM – Dn 7,13-14 – Na visão de Daniel surge uma figura diferente dos impérios representados pelos animais. O Filho do Homem recebe de Deus um Reino que não se fundamenta na força, na violência ou na dominação, mas na justiça e na fidelidade. Seu poder é serviço e sua autoridade promove a vida. No áudio de hoje, vamos refletir sobre o Reino que Deus deseja para a humanidade: uma sociedade construída pela fraternidade, pelo cuidado com os mais frágeis e pelo compromisso com o bem comum. Em Jesus, o Filho do Homem, essa esperança encontra sua plena realização.
29ª LIVRO DE DANIEL – A ESPERANÇA DOS PERSEGUIDORES – Dn 7,18-27 – A visão de Daniel não termina com o triunfo dos impérios. A última palavra pertence a Deus. Aos que permanecem fiéis em meio às dificuldades, é prometido um Reino que não será destruído. Essa mensagem fortaleceu gerações que enfrentaram perseguições, injustiças e sofrimentos. No áudio de hoje, vamos refletir sobre a esperança que sustenta os que resistem ao mal e continuam acreditando que a justiça, a paz e a vida terão a vitória definitiva. O Reino de Deus é maior que qualquer poder humano e permanece para sempre.
30ª LIVRO DE DANIEL – NEM O MEDO NEM O IMPÉRIO TEM A ÚLTIMA PALAVRA – Dn 7,13-16 – Ao final das visões de Daniel, torna-se clara uma certeza que sustenta a esperança do povo: os impérios passam, os poderosos desaparecem, mas o Reino de Deus permanece. Nem a violência, nem a perseguição, nem o medo conseguem vencer definitivamente aqueles que confiam no Senhor. No áudio de hoje, encerrando este bloco, vamos refletir sobre a convicção que atravessa todo o Livro de Daniel: Deus continua conduzindo a história e sua justiça terá a última palavra . Por isso, mesmo em tempos difíceis, somos chamados a permanecer firmes na esperança.
31ª LIVRO DE DANIEL – O CARNEIRO E O BODE – Dn 8,1-14 – Daniel contempla uma nova visão marcada pelo confronto entre um carneiro e um bode. Por trás dessas imagens está a sucessão de impérios e disputas pelo poder que afetam a vida dos povos . A história humana é atravessada por conflitos, mas Deus continua acompanhando seu povo e revelando que nenhum poder é absoluto. No áudio de hoje, vamos refletir sobre os enfrentamentos que marcam a história e sobre a esperança que nasce da certeza de que Deus permanece presente mesmo em tempos de instabilidade e violência.
32ª LIVRO DE DANIEL – O SOFRIMENTO DOS ANIMAIS – Dn 8,24-27 – A visão de Daniel apresenta um tempo de perseguição e violência em que os inocentes sofrem sob o peso de um poder arrogante e opressor. O texto revela a dor de um povo ferido pela injustiça, mas também reafirma que Deus não permanece indiferente ao sofrimento dos seus filhos. No áudio de hoje, vamos refletir sobre o clamor dos inocentes, a presença de Deus em meio à dor e a esperança que sustenta aqueles que resistem sem perder a fé. Mesmo quando o mal parece triunfar, Deus continua conduzindo a história e preparando a vitória da justiça.
33ª LIVRO DE DANIEL – ORAÇÃO PENITENCIAL DE DANIEL – Dn 9,3-8 – Diante das dificuldades vividas pelo povo, Daniel se volta para Deus em oração. Ele reconhece os erros da comunidade, pede perdão e suplica pela misericórdia divina. Sua oração mostra que a verdadeira esperança nasce da humildade e da confiança no amor de Deus. No áudio de hoje, vamos refletir sobre a força da oração que reconhece as próprias limitações, busca a conversão e mantém viva a esperança mesmo nos tempos mais difíceis. Daniel nos ensina que Deus nunca abandona aqueles que o procuram com sinceridade de coração.
34ª LIVRO DE DANIEL – DEUS NÃO DESISTE DO SEU POVO Dn 9,17-19 – Mesmo em meio às crises, perseguições e sofrimentos, Daniel descobre uma verdade que sustenta sua esperança: Deus permanece fiel ao seu povo. A história pode atravessar tempos difíceis, mas o Senhor continua acompanhando seus filhos e conduzindo seus passos. No áudio de hoje, vamos refletir sobre a perseverança de Deus em seu amor e sobre a confiança que nasce da certeza de que nunca estamos abandonados. Quando tudo parece perdido, Deus continua abrindo caminhos de vida e esperança.
35ª LIVRO DE DANIEL – OS JUSTOS BRILHARÃO COMO ESTRELAS Dn 12,1-3 – No encerramento de suas visões, Daniel anuncia uma mensagem de profunda esperança: aqueles que permanecem fiéis a Deus e comprometidos com a justiça não serão esquecidos. Sua vida se tornará luz para muitos, como estrelas que brilham na noite. No áudio de hoje, vamos refletir sobre o testemunho dos justos, a perseverança dos que resistem ao mal e a promessa de Deus para aqueles que permanecem firmes na fé. Em tempos difíceis, somos chamados a ser sinais de esperança e luz para o mundo.
36ª LIVRO DE DANIEL – DANIEL E OS DESAFIOS DE NOSSO TEMPO Dn 7,14 e 12,3- Ao concluir sua mensagem, o Livro de Daniel continua surpreendentemente atual. Em meio a impérios, perseguições, injustiças e crises, Daniel testemunha que a fidelidade a Deus é mais forte que o medo e que a esperança pode resistir mesmo nos tempos mais difíceis. Sua história inspira homens e mulheres de todas as épocas a permanecerem firmes na fé. No último áudio de nossa série , vamos recordar os principais ensinamentos do Livro de Daniel e refletir sobre os desafios de nosso tempo: a defesa da vida, o compromisso com a justiça, a resistência diante das falsas promessas de poder e a construção de uma esperança que não se deixa vencer pelo desânimo. Como Daniel, somos chamados a ser testemunhas da confiança em Deus no coração da história.
.
.
DIOCESE DE JALES
** ARTIGO DA SEMANA – Mês da Bíblia – Daniel é o livro – Pe. Dr. Telmo José Amaral de Figueiredo
VIDEO
.
** EPISÓDIO 1 – PODCAST DO LIVRO DE DANIEL – MÊS DA BÍBLIA 2026 – Dioese de JALES
VIDEO
** EPISÓDIO 2 – PODCAST DO LIVRO DE DANIEL – MÊS DA BÍBLIA 2026 – Dioese de JALES
.
VIDEO
.
DIOCESE DE MONTES CLARO
** Formação Mês da Bíblia 2026: Livro de Daniel, Arquidiocese de Montes Claros – A formação contará com a Irmã Aíla Pinheiro, teóloga e Doutora em Teologia pela FAJE.
.
DANIEL – Arquidiocese de Juiz de Fora
** Vídeo 01 – DANIEL – Mês da Bíblia 2026 | Você sabe realmente como ler a Bíblia? – por Padre João Carlos Ventura de Oliveira – Arquidiocese de Juiz de Fora
VIDEO
.
.
SUBSÍDIOS DO CENTRO BÍBLICO VERBO E PAULUS
** SUBSÍDIOS DO CENTRO BÍBLICO VERBO NO FACEBOOK
** Adquira o livro: Fidelidade e esperança no Deus vivo : entendendo o livro de Daniel / Centro Biblico Verbo. – São Paulo : Paulus, 2026 (Centro Bíblico Verbo: Telefone: (11) 5182-0008)
** SUBSÍDIOS DA BÍBLIA GENTE
Download por edição
.
SUBSÍDIOS DO CEBI
** GIGANTE DE PÉS DE BARRO E PEDRINHA QUE ROLA DA MONTANHA por Gilvander Moreira – O livro de Daniel é um escrito apocalíptico, composto no século II a.C., durante a perseguição do rei Antíoco IV, que impunha a cultura grega sobre o povo hebreu. Seu objetivo era alimentar a esperança e fortalecer a resistência contra os opressores. Nos capítulos 1 a 6, Daniel e seus companheiros aparecem como exemplos de fidelidade, resistindo ao poder imperial e sendo salvos. Quando o inimigo se torna internacional e invisível, a profecia passa a usar linguagem simbólica – apocalíptica – para transmitir sua mensagem.
.
** Mês da Bíblia 2026 – o livro de Daniel – CEBI_Nacional [Oficial] – por Carlos Mesters e Francisco Orofino
VIDEO
.
** Mês da Bíblia 2026 – Desesperar Jamais! Círculos Bíblicos sobre o livro de Daniel – R$10,00 – Para este ano de 2026, a Igreja Católica Romana no Brasil nos apresenta, como tema de estudos para o Mês da Bíblia, o Livro de Daniel. O Lema que orienta o estudo é tirado de Dn 7,14: Seu Reino jamais será destruído. – Como veremos ao longo deste estudo, o livro de Daniel foi elaborado dentro de um contexto histórico terrível. Estamos no século II AEC. Os governantes gregos querem, a todo custo, impor o estilo de vida helênico aos povos por eles dominados. Para atingir este objetivo, encontram na elite judaica um valioso aliado. É aqui que percebemos a mais importante chave de leitura para nossos estudos do Livro de Daniel, a saber: a resistência popular contra as imposições econômicas e socioculturais de um império, aliado aos interesses egoístas da classe dirigente. Uma boa chave de leitura para o momento político que estamos vivendo em nosso Brasil neste ano.
.
** 1ª ENCONTRO DANIEL – Reflexões sobre o mês da Bíblia 2026 – CEBI “Centro de Estudo Bíblico” PR – por Alceu Facco e Carla Facco
VIDEO
.
.
DANIEL por Frei GILVANDER
** VEM AÍ O MÊS DA BÍBLIA, EM 2026, COM O LIVRO DE DANIEL – Dn 1 e 2: PEDRINHA… Por Frei Gilvander
VIDEO
.
.
** PROFETA DANIEL: TODO IMPÉRIO CAI E HÁ LUZ NO MEIO DO TÚNEL (Dn 1-2) – Por Frei Gilvander Moreira
VIDEO
.
.
** Mês da Bíblia: O Livro de Daniel – com Werlen Lopes e Luiz Beltrão – FAJE
VIDEO
.
.
** Como nossa Igreja lê a Bíblia? – 6º Encontro | A profecia de Daniel: profetismo e apocalíptica – Arquidiocese de Belo Horizonte
VIDEO
.
.
** Formação – Livro de Daniel – Paróquia Santo Antônio Savassi – BH
VIDEO
.
.
** O QUE A HISTÓRIA DE DANIEL NOS ENSINA – Lamartine Posella
VIDEO
.
.
** CRONOLOGIA DO LIVRO DE DANIEL | Estudo Completo sobre o livro de Daniel por Graça e Conhecimento
VIDEO
.
.
SUBSÍDIOS DAS IRMÃS PAULINAS
** Subsídio do Mês da Bíblia 2026: Livro de Daniel. Contém uma visão panorâmica sobre Daniel; 4 encontros em formato de leitura orante, uma celebração e a maratona Bíblica. Já está disponível nas livrarias Paulinas
.
** O Minicurso Bíblico – Livro de Daniel – Que tal aprofundar sua compreensão do Livro de Daniel e descobrir uma mensagem que continua iluminando os desafios de hoje? O Minicurso Bíblico – Livro de Daniel é um convite para você mergulhar na Palavra, fortalecer a fé e encontrar caminhos de esperança em meio às incertezas.📅 Datas : 09, 16, 23 e 30 de junho de 2026 (terças-feiras) ⏰ Horário : 19h30 às 21h30 – Assessora : Ir Zuleica Silvano fsp – Garanta sua vaga: https://universo.paulinas.com.br/curso/minicurso-biblico-mes-da-biblia-2026-livro-de-daniel/53
.
** LIVE DE LANCAMENTO DO LIVRO DE DANIEL
VIDEO
.
** Livro de Daniel – Introdução – Em meio às instabilidades do mundo atual, Daniel anuncia uma esperança que permanece firme: “Seu Reino jamais será destruído.” (Dn 7,14)
VIDEO
.
** 01 – A fidelidade dos jovens de Israel em Dn 3 – Em tempos de pressão, medo e perseguição… em quem colocamos nossa fidelidade? Sidrac, Misac e Abdênago escolheram permanecer fiéis ao Deus de Israel, mesmo diante da fornalha ardente. O Livro de Daniel nos mostra que a verdadeira esperança nasce da confiança em Deus, que sustenta os seus mesmo nas situações mais difíceis.
VIDEO
.
** 02 – A soberania divina (Dn 2,37-49 e 7, 1-14) – Enquanto os poderes humanos surgem e desaparecem, Deus continua conduzindo a história com justiça e esperança. A mensagem de Daniel continua atual: nossa segurança não está no poder dos impérios, mas na soberania de Deus, que sustenta o seu povo mesmo em tempos difíceis. ✨ “Seu Reino jamais será destruído.” (Dn 7,14)
VIDEO
.
** 03 – A fidelidade de Susana e a corrupção dos juízes e sacerdotes (Dn 13‒14) – Quantas vezes a injustiça atinge justamente quem mais deveria ser protegido? A história de Susana (Dn 13) vai muito além de um relato antigo. Ela revela como a fidelidade, a verdade e a justiça prevalecem mesmo diante da corrupção de juízes e líderes religiosos.
VIDEO
.
** 04 – A instauração do reino de Deus (Dn 12,1-13) – Em meio às crises e inseguranças do nosso tempo, o Livro de Daniel anuncia uma esperança que continua viva. Daniel sonha com o fim dos sistemas dominadores e recorda que Deus não abandona a história humana. Mas sua mensagem também nos provoca: não podemos esperar a transformação sem uma resposta concreta da nossa parte. Permanecer fiel, resistir à opressão e defender a dignidade da vida também fazem parte desse caminho de esperança.
VIDEO
.
.
** A VII Semana Bíblica Paulinas vem como um convite à esperança, à fidelidade e ao discernimento em tempos de crise. Inspirados pela mensagem de Daniel, vamos aprofundar temas fundamentais para a fé e para a vida no mundo de hoje.
Programação completa: 📍 A fé em tempos de crise Profa. Dra. Maria Antônia Marques 📍 O Reino de Deus e o reino humano em Daniel Profa. Dra. Lucia Weiler, idp 📍 Os anjos no Livro de Daniel e a batalha espiritual em Dn 9-10 Prof. Dr. Jean Richard Lopes 📍 A ressurreição dos mortos em Daniel 12 Prof. Dr. Valtair Afonso Miranda Venha participar conosco desse encontro profundo com a Palavra de Deus! VII SEMANA BÍBLICA PAULINAS Profecia da esperança em tempos de crise 📅 1 a 4 de setembro ⏰ Das 19h30 às 21h Faça sua inscrição https://doity.com.br/vii-semana-bibli… PARTICIPE DO GRUPO BÍBLIA EM COMUNIDADE NO WHATSAPP https://chat.whatsapp.com/Ge3BGpzVv5n… Esperamos por você!
.
.
** Seu Reino jamais será destruído (Dn 7,14) – Dicas Bíblicas / Setembro 2026 – por Zuleica Aparecida Silvano, fsp
.
.
OUTROS SUBSIDIOS
** Daniel 3,25.34-43) – Reflexão Bíblica: Terça-feira da 3º Semana do Tempo Comum (10/03/2026) – Prof. Dr. Pe. Jean Richard Lopes (PUC Minas)
VIDEO
. ** Daniel 7,2-14 – Reflexão Bíblica – Sexta-feira da 34ª Semana do Tempo Comum (28/11/2025) Prof. Dr. Pe. Jean Richard Lopes
VIDEO
.
.
** Apocaliptica geral parte 01 – Refexões do Pe Cássio Murilo Dias da Silva – (Canal dos Bytes Bíblikos )
VIDEO
.
** Apocaliptica geral parte 02 – Refexões do Pe Cássio Murilo Dias da Silva – (Canal dos Bytes Bíblikos )
**
VIDEO
.
LIVROS e outros escritos
** MÊS DA BÍBLIA 2026 – LIVRO DE DANIEL – FIDELIDADE E ESPERANÇA NO DEUS VIVO – entendendo o livro de Daniel – Data: Setembro – Outubro de 2026 – Revista Pastoral – Paulus
.
.
** DANIEL, UM APOCALIPSE PRÓFETICO: ENTRE FERAS E SEMENTES, O REINO PERMANECE – Seu Reino jamais será destruido por Salvador e Afonso
.
.
** DANIEL – PEDRADA ANTI-IMPERIALISTA – CEBI-MG
.
.
** DANIEL, ENCONTROS BÍBLICOS da Arquidiocese de Belo Horizonte MG – set2026.pdf
.
** AS PROFECIAS DO APOCALIPSE E O LIVRO DE DANIEL – AS RAÍZES DO CÓDIGO DA BÍBLIA por Sir Isaac Newton
.
** PROFETA DANIEL – O TRIUNFO DO REINO DE DEUS por Ivo Storniolo, Luiz Cechinato, Euclides Balancin e CEBI montado por Ir. Eunice Wollf em PDF
.
** LIVRO DE DANIEL por Nilo Luza : Daniel é o quarto livro dos chamados “Profetas Maiores”. O livro é resultado de um autor desconhecido. A obra foi atribuída a Daniel, personagem central do livro. Os fatos, as visões, os sonhos e os personagens são ambientados no século 6º a.C., época do exílio babilônico, tempo do rei Nabucodonosor. Na verdade, o livro foi escrito no século 2º a.C., mais precisamente, por volta de 170-150 a.C.
.
** DANIEL, O PROFETA DOS TEMPOS DIFÍCEIS por Pe. Nilton César Boni, cmf: Daniel, que significa “aquele que é julgado por Deus”, “Deus assim julgou” ou “Deus (El) é meu juiz”, é um jovem judeu, proveniente de uma família nobre, que foi deportado para a corte do rei Nabucodonosor onde ganhou prestígio e ocupou altos cargos públicos. Sua instrução foi dada pelos caldeus, permanecendo na Babilônia até o terceiro ano de Ciro, em 537 a.C
.
** Daniel – Encontros Bíblicos – Bel Horizonte – Setembro/2026 – Em setembro, mês da Bíblia , os Encontros Bíblicos nos convidam a refletir o Livro de Daniel, inspirado pelo lema: “Seu reino jamais será destruído” (Dn 7,14e). O Livro de Daniel nos encoraja a permanecer firmes, defendendo a vida, a verdade, a justiça e a dignidade de cada pessoa. Assim, somos chamados e chamadas a ser sinais do Reino de Deus no mundo, vivendo o amor, a fraternidade e a confiança no Senhor. Faça o seu cadastro e download do seu exemplar: clique aqui!
.
** O Livro de Daniel, capítulos 1 a 6: Resistência, Fidelidade e Esperança – Uma leitura à luz da Teologia Latino-Americana e das Comunidades Eclesiais de Base – Por Pe. Hermes A. Fernandes
.
** “DANIEL – CATEQUISTAS EM FORMAÇÃO – MÊS DA BÍBLIA 2026…”
.
** Daniel – Bible Project Português – Assista o nosso vídeo com a visão geral de Daniel que explica o conceito literário do livro e as suas ideias principais. A história de Daniel motiva a fidelidade, apesar do exílio na Babilônia. As suas visões oferecem esperança de que Deus trará todas as nações sob o Seu domínio.
VIDEO
.
.
** Entenda o Livro de Daniel Como Nunca Antes Em 10 Minutos – Catequizando Católicos
VIDEO
.
DANIEL COM ALTIEREZ DOS SANTOS
** AULA 1 – CURSO CERTIFICADO DANIEL: O REINO QUE PERMANECE ☆ EXÍLIO por Altierez dos Santos
VIDEO
** AULA 2 – CURSO CERTIFICADO DANIEL: O REINO QUE PERMANECE ☆ IMPÉRIOS por Altierez dos Santos
VIDEO
.
** AULA 3 – CURSO CERTIFICADO DANIEL: O REINO QUE PERMANECE ☆ VISÕES por Altierez dos Santos
VIDEO
.
.
** Episódio 01 – Formação – Livro de Daniel – Paróquia Santo Antônio Savassi – BH
VIDEO
.
.
** Profeta Daniel: Introdução ao livro – Jesus e a Bíblia
VIDEO
.
** DANIEL QUIZ BÍBLICO – 30 PERGUNTAS BÍBLICAS SOBRE O LIVRO DE DANIEL
VIDEO
.
** Daniel: soberania de Deus e esperança humana por Prof. Dr. Luiz Alexandre Solano Rossi – leia o resumo
.
** ACESSE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE DANIEL NO SITE DA WIKIPÉDIA link
.
Responsável por este trabalho
Xavier Cutajar
xacute@uol.com.br
https://xacute1.com
This entry was posted on quinta-feira, dezembro 4th, 2025 at 19:59 and is filed under IGREJA . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed.
Responses are currently closed, but you can trackback from your own site.