CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024

CF-2024

FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL

** Conheça o cartaz e a oração da Campanha da Fraternidade 2024, cujo tema é: “Fraternidade e Amizade Social” – CNBB (O cartaz, criado pelos jovens de Brasília (DF) Samuel Sales e Wanderley Santana, apresenta o cenário da comunidade como uma casa, espaço onde acolhe-se os irmãos e irmãs para a partilha do alimento e da vida. A mesa, ao redor da qual todos se encontram remete ao sacramento da amizade de Deus com a humanidade...)

.

** BAIXE o Cartaz da Campanha da Fraternidade 2024

.

SUBSÍDIOS DA CNBB

.

#CF2024

.

CF 2024 – BAIXE material para as Redes Sociais

.

BAIXE SPOTS PARA RADIO

. 

** 60 ANOS DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE com canto oficial da CF

— “Aqui está, excelente subsídio para as pastorais e para nossas paróquias. Observando os temas e lemas das CAMPANHAS DA FRATERNIDADE temos a eclesiologia da Igreja no Brasil. Um excelente conteúdo para programas de catequese infantil, crisma e formação paroquial. Através das músicas das CAMPANHAS DA FRATERNIDADE é possível o cultivo da verdadeira espiritualidade que leva à vivência comunitária.” Padre Paulo Sérgio Bezerra
— A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.
OBJETIVOS PERMANENTES DA CAMPANHA DA FREATERNIDADE
1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;
2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;
3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja)”.
.

** Irmãs e irmãos todos, para rememorar o nascimento da CF em terras potiguares sugiro ouvirmos o HINO que fiz por ocasião do Jubileu de Ouro. Escute e compartilhe!!! Pe José Freitas Campos da Arquidiocese de Natal, RN

.

** ACESSE O SITE OFICIAL DA CF-24 DA CNBB

.

** UMA HISTÓRIA DE DOAÇÃO E SERVIÇO por Dom Jaime Vieira Rocha

.

** Via-Sacra | Encontros para Quaresma | Celebração Pascal 2024 – (VÍDEO PROPAGANDA)

Já está disponível o subsídio para famílias e grupos de reflexão, com encontros para o tempo da Quaresma, a oração da Via-Sacra e a Celebração Pascal. Os encontros são permeados pela espiritualidade quaresmal, à luz da Palavra de Deus, da Campanha da Fraternidade 2024 e dos ensinamentos da Igreja.

.

** CF 2024 – TV EVANGELIZAR

.

** CF 2024 – Diocese de Campo Limpo – Pe José Nelson

.

VEJA VÁRIAS LIVES DA CNBB SOBRE A CF 2024

** 1-Seminário Regional da Campanha da Fraternidade 2024 – Primeiro dia – VER organizado pelo Regional Sul IV da CNBB

.

** 2-Seminário Regional da Campanha da Fraternidade 2024 – Segundo dia – ILUMINAR organizado pelo Regional Sul IV da CNBB

.

** 3-Seminário Regional da Campanha da Fraternidade 2024 – Terceiro dia – AGIR organizado pelo Regional Sul IV da CNBB

.

** Quiz sobre: A Campanha da Fraternidade 2024

.

** CF24 – DINÂMICAS COM CRIANÇAS – Tia Mariangela Melo

.

** FORMAÇÃO – CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024 – Diocese de Guaxupé

.

** CF 2024: Sobre a amizade social. Por Padre José Carlos Pereira no Youtube

.

** CF 2024: EXPLICAÇÃO DO CARTAZ, por Padre José Carlos Pereira no Youtube

.    

** CF 2024: Live: JOVENS NA CF

.

WEB CATEQUESE

** CF 2024 (1) – WEB CATEQUESE no Youtube 

.

** CF 2024 (2) – WEB CATEQUESE no Youtube – Depoimento Frei Xavier Plassat

.

** CF 2024 (3) – WEB CATEQUESE no YouTube – Entrevista Sheik Rodrigo Jalloul

.

** CF 2024 (4) – COMPARTILHAR FAKE NEWS – Dom Antônio Emídio Vilar

.

** CF 2024 (5) – AS AÇÕES DA PASTORAL DA SAÚDE E SUAS RELAÇÕES COM A AMIZADE SOCIAL – Marlene Salette, Coordenadora da Pastoral da Saúde Nacional.

.

** CF 2024 (6), o Capelão e Padre José Wilson Correia da Silva, fala sobre Assistência Espiritual e a Amizade Social.

.

.

** CF 2024 – LIVE – O EVANGELHO DE MATEUS E – FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL

.
** CF2024-FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL – CEPAT debate com: Prof. Dr. Luiz Carlos Susin (PUCRS) – Fraternidade sem fronteiras: Levinás e o outro que nos interpela

.

** O que podemos fazer para despertar e fomentar a amizade social a partir de nossa Comunidade Escolar? Conheça o que o INTEGRA FTD e a O.R. Marista prepararam para apoiar a Campanha da Fraternidade 2024.

.

** CURSO DE VERÃO 2024 (7º dia): Movimentos e pastorais no mundo do trabalho por Dom José Reginaldo Andrietta; “Fraternidade e amizade social CF2024’”, por Valdênia Aparecida Paulino Lanfranchi.

.

➡️ Você sabe qual tema da Campanha da Fraternidade 2024? Se liga no vídeo e descubra! Repost @psspedralva

.

LEIA VÁRIOS ARTIGOS

** Lançamento: Roteiros de Círculos Bíblicos e Via Sacra para Comunidades – do PORTAL das CEBs

.

** CF 2024: Amizade Social como Graça Social, Inimizade Social como Pecado Social por Frei Marcos Sassatelli, op – no PORTAL das CEBs

Campanha da Fraternidade “é o modo brasileiro de celebrar a Quaresma

.

** Gentileza gera gentileza – Fundamentos bíblicos da CF 2024

.

** RODA DE CONVERSA – CF24 – Para grupos de Rua em PDF

.

** ENCONTROS TEOLÓGICOS sobre a CAMPANHA DA FRATERNIDADE: FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL, vários artigos. Encontros Teológicos. Revista da Faculdade Católica de Santa Catarina – FACASC e do Instituto Teológico de Santa Catarina – ITESC, Florianópolis, Volume 38, Número 3, Setembro-Dezembro, 2023, p. 835-1197.

.

** A Campanha da Fraternidade é o significado da amizade social nos santos padres – por Dom Vital Corbelli, Bispo de Marabá – PA

O amor social se traduz em atos de caridade, que criam instituições mais sólidas e estruturas mais solidárias. A amizade social esteve presente nos santos padres, nos primeiros escritores do cristianismo, pelo seguimento a Jesus Cristo e à Igreja.

.

** CF24-contextualizar VÓS SOIS TODOS IRMÃOS por Pe Francisco Cornelio.pdf

.

** A Campanha da Fraternidade de 2024. Artigo de Matias Soares

“A fraternidade e a amizade social, neste momento crítico da história, em que há um pipocar de conflitos mundiais, como frequentemente denuncia o Papa Francisco, passa a ser um ‘projeto civilizatório’. A humanidade padece de paz. Em muitos recantos do globo há nações que vivem em estado de beligerância. O lucro com a venda de armas é uma questão ética, que nos diz muito sobre a preponderância do poder econômico sobre a dignidade da pessoa humana. Essa, por sinal, desde os ultrajes da segunda guerra mundial, tem sido cada vez mais violentada, tendo como objetos os seres humanos em situação de vulnerabilidade. Cabe destacar o fomento da cultura do descarte, que coloca os idosos e embriões concebidos em situação de cancelamento e abandono”

.

** A amizade social e o fio da confiança. Artigo de Alfredo J. Gonçalves

“Como reverter, por exemplo, o autoritarismo, o negacionismo e o nazifascismo – entre outros ismos – que dominaram os últimos anos? São vírus, vícios e vermes que corroeram (e seguem corroendo) relações humanas de toda ordem e que podem levar à negação da própria razão de ser da humanidade”

.

** CF24 – Para curar uma sociedade adoecida – Jean Poul Hansen.pdf

.

** CF24-Fraternidade e Amizade Social em fragmentos – Dom Joaquim Mol.pdf

.

** Fraternidade e amizade social – Por Francisco Aquino Junior

.

** Numa sociedade polarizada promover a Cultura da Amizade SocialPe. Lício de Araújo Vale – Diocese de São Miguel Paulista (SP)

A encíclica Fratelli Tutti, escrita pelo Papa Francisco, oferece diretrizes valiosas sobre como superar a polarização por meio da escuta ativa e do diálogo respeitoso.

.

** CF24 – Reflexão de Pe Marcelo Campos

.

** Fraternidade Universal e Amizade Social – por Élio Gasda, SJ

.
** Cardeal Tempesta: Fraternidade e amizade Social – Cardeal Tempesta

O tema escolhido para a Campanha desse ano é: Fraternidade e amizade social e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Esse tema é bem propício para o atual momento em que vivemos mundialmente com suas guerras, fora a violência urbana em nossas cidades cada vez mais evidente e frequentes.

.

** AMIZADE SOCIAL – Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo de Florianópolis (SC)

O tema da CF-24 é Fraternidade e Amizade Social. O texto base da CF-24 apresenta a Amizade Social como um caminho de humanização e de renovação das relações humanas. A amizade permite viver e existir com responsabilidade o compromisso de transformar a própria vida e a vida do outro.

.

** Amizade Social e as eleições municipais de 2024Artigo de Eduardo Brasileiro

“A sociedade brasileira vive com a clareza de sol de meio dia os contínuos reflexos da cultura de morte que se enraizaram nas relações sociais, como a aporofobia e o hiper individualismo (TB, n. 65-69). Há quem se pergunte se ainda existe ‘sociedade’ com o gigantesco aumento das desigualdades, a privatização cada vez mais crescente da esfera pública colocando os indesejáveis para fora de determinados espaços e com a virtualização das relações produzindo um esvaziamento da cultura do encontro.

.

** Campanha da Fraternidade 2024: Fraternidade e Amizade Social. Artigo de José Geraldo de Sousa Junior e Ana Paula Daltoé Inglêz Barbalho

.

** Amizade como graça social, inimizade como pecado social: campanha católica critica neoliberalismo por Frei Marcos Sassatelli

“Se fizermos, além da pessoal e conjuntural, uma análise estrutural clara, objetiva e profética da realidade do Brasil e do mundo, fundamentada nas ciências humanas e na reflexão filosófico-teológica libertadora, veremos que as relações sociais ou estruturais capitalistas neoliberais ou ultraneoliberais são relações iníquas, injustas, desumanas, antiéticas, anticristãs e antifraternas”.

.

** A verdadeira reforma da Igreja se dá a partir da fraternidade. Artigo de Enzo Bianchi

“A reforma da Igreja deve partir justamente da opção da fraternidade, que exige uma verdadeira conversão eclesial! Caso contrário, não tem sentido reunir-se no mesmo lugar para a Eucaristia, não tem sentido a pregação do Evangelho, resulta desprovido de autoridade e fecundidade o testemunho. É justo que se insista tanto na escuta, mas em vista da fraternidade, aquela que torna tão ‘bom e suave que os irmãos vivam juntos” (Sl 133,1)'”

.

** Não há Igreja sem fraternidade. Artigo de Enzo Bianchi

“A Igreja esqueceu que um de seus primeiros nomes era adelphótes, fraternidade: é assim que o apóstolo Pedro chama a Igreja, como a recordar que, se não é fraternidade, é não Igreja”

** BAIXE O “TEXTO BASE” do SITE de Frei GILVANDER MOREIRA

Texto-base-cf-2024-Fraternidade-e-Amizade-Social-pdf (download)

.

** CATÓLICOS CONTRA A FRATERNIDADE:

Saiu, pela REB (Revista Eclesiastica Brasileira) de dezembro, um excelente estudo sobre a direita católica e os movimentos e leigos que são contra a CF, os ensinamentos do papa Francisco e contra a CNBB, bem como a qualquer grupo que esteja em comunhão com uma visão humana, social, cristã, libertadora, em favor da vida, da fé e da religião. O texto  ajuda a entender o que está acontecendo com grupos de extrema direita na Igreja. Serve também para ajudar nossos grupos de vivência da fé a terem clareza do seu papel de  comunhão com a Igreja a que pertencemos e quem está querendo destruir essa comunhão.

.

ORAÇÃO AO CRIADOR

** Reze junto a ORAÇÃO DA CF-2024 – CNBB no Youtube

.

** OUÇA a Oração da Campanha da Fraternidade 2024 – SÓ VOZ

Oração da Campanha da Fraternidade 2024
Deus Pai,
Vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade.
Vós os resgatastes
pela vida, morte e ressurreição do vosso Filho, Jesus Cristo,
e os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito.
Ajudai-nos, nesta Quaresma,
a compreender o valor da amizade social
e a viver a beleza da fraternidade humana aberta a todos,
para além dos nossos gostos, afetos e preferências,
num caminho de verdadeira penitência e conversão.
Inspirai-nos um renovado compromisso batismal
com a construção de um mundo novo,
de diálogo, justiça, igualdade e paz,
conforme a Boa-Nova do Evangelho.
Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária,
sem exclusão, indiferença, violência e guerras.
E que Maria, vossa serva e nossa mãe,
eduque-nos para fazermos vossa santa vontade.
Amém!

.

CANTOS

** COMISSÃO PARA A LITURGIA DA CNBB OFERECE SUGESTÕES DE CANTOS COM REPERTÓRIO PRÓPRIO PARA AS CELEBRAÇÕES DA QUARESMA

.

 ** APOSTILA DOS CANTOS DA CF-2024 – COM INDICAÇÃO DE CIFRAS

.

 ** CONHEÇA O HINO OFICIAL DA CF-2024

.

** BAIXE A PARTITURA DO HINO  DA CF-2024

 

** BAIXE A PARTITURA DO HINO DA CF 2024 – vozes do refrão 

O Hino Oficial da Campanha da Fraternidade 2024 é a expressão musical da mensagem que se quer fazer ecoar por meio do tema da Campanha “Fraternidade e Amizade Social” e do lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs.” (cf. Mt 23,8).

HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024

Tema: Fraternidade e Amizade Social
Lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8)

Letra: Douglas Diego Palmeira Rocha

1. Conduzidos a este deserto, (cf Mc 1, 13)
Deus nos chama à libertação (cf Ex 3,8; 20,2)
da indiferença e divisão:
“Onde está tua irmã, teu irmão?” (cf Gn 4,9)
“Eis a hora! O Reino está perto,
Crê na Palavra e na conversão. ((Mc 1,15)

REFRÃO: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8)
é palavra de Cristo, o Senhor;
pois a fraternidade humana
deve ser conversão e valor.
Seja este um tempo propício (cf 2Cor 6,2)
para abri-nos, enfim, ao amor!

2. A Quaresma nos chama a assumir
um amor que supera barreiras, (FT 1)
desejando abraçar e acolher, (FT 3)
se estendendo além das fronteiras, (FT 99)
rompendo as cadeias que isolam,
construindo relações verdadeiras. (FT 62)

3. Misericórdia, pecamos, Senhor, (Sl 50,3)
sem no outro um irmão enxergar.
Mas queremos vencer os conflitos,
pela cultura do encontro lutar. (FT 30)
Em unidade na pluralidade,
um só Corpo queremos formar! (cf 1Cor 12,12-31)

4. O Senhor nos propõe aliança (Gn 9,8-15)
e nos trata com terno carinho. (Sl 102,4)
Superemos divisões, extremismos
ninguém vive o chamado sozinho. (FT 32)
Só assim plantaremos a paz:
“Corações ardentes e pés a caminho” (cf Lc 24, 32-33)

5. “Alarga o espaço da tenda” (Is 54,2)
e promove a amizade social, (cf EG 228)
vence as sombras dum mundo fechado,
construindo Igreja sinodal.
Convertidos, renovados veremos
novo céu, nova terra, afinal. (Ap 21,1-7)

.

** CF 2024 – CONHEÇA O COMPOSITOR DO HINO DA CF-2024

.

** CANÇÃO URGENTE – Zé Vicente

CANÇÃO URGENTE ze vicente

A vida sem amor Não vale nada. O tempo é implacável Sobre nós. Depressa! Este Planeta É só urgências. E Deus não vem desatar Os nossos nós.

VIVER TEM PRESSA O QUE INTERESSA É BEM SABER É BEM QUERER E BEM CUIDAR!

FEMINICÍDIO INFANTICÍDIO E GENOCÍDIO É PRECISO ACABAR!

Dinheiro e Poder Valem tão pouco. O medo, o ódio, a guerra Vão passar! Urgente é saciar A fome, a sede… E respeitar a quem Se deve amar.

Religiões sem atos São tão frágeis! O Templo mais sagrado É o corpo, o Ser. A cura, a solução São coletivas Urgente é só Amar Unir, Viver.

VIVA A BELEZA! A NATUREZA! VIVA A GRANDEZA QUE HÁ EM CADA CORAÇÃO! CHEGOU A HORA É HOJE, AGORA VIVA O ABRAÇO! VIVA O LAÇO! A GRATIDÃO!

**** GOOGLE DRIVE – veja vários outros subsídios da CF2024

.

**** ONE DRIVE – veja vários outros subsídios da CF2024

..

Responsável por este trabalho

    Xavier Cutajar

xacute@uol.com.br       http://xacute1.com

Leave a Reply