ARQUEOLOGIA BÍBLICA

ARQUEOLOGIA BÍBLICA

O QUE É ARQUEOLOGIA?

A arqueologia é uma disciplina que se ocupa da investigação dos indícios, ou vestígios, de civilizações e culturas passadas. O termo é composto pelos radicais gregos Arkhé, que significa tanto “início/começo” quanto “ordem/organização”, e Logia, que significa, por sua vez, “estudo/ciência”. As investigações arqueológicas têm por objetivo principal fornecer subsídios materiais, com datação temporal precisa, para a reconstrução do passado humano. Por isso essa ciência é tão importante para outras disciplinas, como a história e a antropologia.

.

** VEJA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ARQUEOLOGIA NA WIKIPÉDIA

.

** O QUE É ARQUEOLOGIA BÍBLICA? – WIKIPÉDIA

A arqueologia bíblica é um ramo da arqueologia especializado em estudos dos restos materiais relacionados direta ou indiretamente com os relatos bíblicos e com a história das religiões judaico-cristãs. A região mais estudada pela arqueologia bíblica, na perspectiva ocidental, é a denominada Terra Santa, [1] localizada no Médio Oriente.
Os principais elementos desta ciência arqueológica são, em sua maioria, referências teológicas e religiosas, sendo considerada uma ciência em toda a sua dimensão metodológica. Assim como se dá com os registros históricos de outras civilizações, os manuscritos descobertos devem ser comparados com outras sociedades contemporâneas da Europa, Mesopotâmia e África.
As técnicas científicas empregadas são as mesmas da arqueologia em geral, com escavações[2] e datação radiométrica, [3] entre outras. Em contraste, a arqueologia do antigo Médio Oriente é mais ampla e generalizada, tratando simplesmente do Antigo Oriente sem tentar estabelecer uma relação específica entre as descobertas e a Bíblia.
.

** Arqueologia e Antigo Testamento – Estudos Bíblicos – Dossiê

.

** Arqueologia e exegese por Sandro Galazzi

.

ARQUEOLOGIA BIBLICA – 28 vídeos – VERBO FILMES
Este material traz importantes informações sobre o mundo da arqueologia bíblica, a partir de imagens e pesquisas recentes feitas nos principais sítios (Tel) de Israel e Jordânia. Este valioso material serve de referência para professores e alunos de teologia e arqueologia e para todos aqueles que anseiam por uma visualização dos locais onde aconteceram importantes fatos do mundo bíblico.

.
1. HAZOR – parte 1 – veja no Youtube

.
22. HAZOR – parte 2 – veja no Youtube

.
2. HERODIUM – veja no Youtube

.

3. JERICÓ – veja no Youtube

.
4. LAQUIS – veja no Youtube

.
5. MAR MORTO – veja no Youtube

.
6. MASSADA – veja no Youtube

.
7. MEGUIDO – veja no Youtube


23. MEGUIDO – parte 2 – veja no Youtube

.
8. QUMRÃ – veja no Youtube

.
9. TEL ARAD – veja no Youtube

.
10. BER SHE VA – veja no Youtube

.
11. BET SHEAN – veja no Youtube

.
12. GUEZER – parte 1 – veja no Youtube

.
21. GUEZER – parte 2 – veja no Youtube

.
13. BELÉM – veja no Youtube

.
14. CAFARNAUM – veja no Youtube

.
15. GERASA – veja no Youtube

.

16. JERUSALÉM – parte 1 – veja no Youtube

.
19. JERUSALÉM – parte 2 – veja no Youtube

.
17. NAZARÉ – veja no Youtube

.
18. PETRA – veja no Youtube

.
20. ARAD – veja no Youtube

.
24. JEZREEL – veja no Youtube

.
25. REHOV – veja no Youtube

.
26. PELLA – veja no Youtube

.
27. DÃ – veja no Youtube

.
28. ENTREVISTAS (Israel Finkelstein e Amihai Mazar) – veja no Youtube

O vídeo traz entrevistas com dois importantes arqueólogos da atualidade: Israel Finkelstein e Amihai Mazar. Os dois apresentam um panorama geral dos principais avanços da arqueologia nas últimas décadas na região do Levante.

.

NOS CAMINHOS DO APÓSTOLO PAULO – VERBO FILMES – “Nos caminhos do apóstolo Paulo” é um estudo e apresentação dos sítios arqueológicos de Neápolis, Filipos, Tessalônica, Atenas, Corinto e Delfos. É uma tentativa de voltar às origens do cristianismo e conhecer como eram as cidades onde se formaram as primeiras comunidades cristãs na Europa.

NEÁPOLIS – parte 1

.

NEÁPOLIS – parte 2

.

FILIPOS – PARTE – 1

.

FILIPOS – PARTE – 2

.

.
Dialogos Biblicos en la ABIB Nº6/202

Arqueologia e historia de Israel: Castillos de Arena


************

Responsável por este trabalho:

Xavier Cutajar
xacute@uol.com.br – http://xacute1.com

Leave a Reply