OBJETIVOS PERMANENTES DA CAMPANHA DA FREATERNIDADE
1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; 2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho; 3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja)”.
.
Oração da CF-2026 para as crianças
Jesus, nosso amigo, quando morastes na terra, nos ensinastes que todos são importantes para Deus. Nós vos pedimos pelas pessoas, especialmente pelas crianças, que não têm moradia digna, pelas que vivem nas ruas e que têm dificuldade de ir para a escola, pelos estrangeiros que não se sentem acolhidos em nossas cidades e por tantos outros que sofrem preconceitos por serem pobres. Ajudai-nos a ser fraternos e solidários com as pessoas que mais necessitam e a ser gratos pela moradia que temos. Dai-nos coragem para sermos construtores de uma sociedade mais acolhedora, inclusiva e justa. Que todos possam morar bem, ter saúde e ser felizes. Sabemos o carinho que vós tendes por nós. Não nos deixeis esquecer que a vossa felicidade se realiza quando cuidamos da nossa Casa Comum, na qual moramos junto com os nossos irmãos e irmãs, pessoas e os demais seres vivos. Amém.
No caminho da vida sofrida, há irmãos sem abrigo, sem chão. Na calçada, no bairro, na espera, brota o grito, o clamor do irmão. Mas o Verbo se fez moradia no presépio da simplicidade: vem morar com o pobre sofrido, transformando a dor em bondade!
“Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), Deus conosco em cada irmão! Por um lar de amor e justiça, nosso canto as nações ouvirão.
Onde falta direito e cuidado, sobra medo, abandono e dor. Mas a fé, que se faz compromisso, ergue a voz com firmeza e ardor! Quando o amor for tijolo e telhado, e a justiça a nossa missão, cada casa será testemunho do Evangelho de Cristo em ação!
Se o profeta levanta sua voz, é o Cristo que clama também: “Dai morada ao pequeno e ao fraco, sede os braços que acolhem o bem!”. Nossa fé não se finda no altar: partilhar brota em nós comunhão. Espalhando as sementes do amor, nossa fé faz de nós mais irmãos!
ONDE MORAS Letra: Maria Luiza P. Riccardi Música: Pe. Expedito B. de Macedo
Ó senhor, chegando vamos com alegra coração Mas irmãos estão ausentes / A sofrer sem lar, nem pão, desejamos confiantes / Expressar o seu clamor Nosso Deus escuta a prece / Do teu povo sofredor!
“Onde moras?” É o grito / que nós todos desafia. Vem e vê!”, senhor, a luta / Pra ter pão e moradia! (Bis).
2. Deus amigo, bem conheces a dureza do penar De quem vive procurando uma casa pra morar. Sorte igual teve o teu filho / Sem poder nascer num lar, Só a gruta, escura e fria / Encontrou, enfim, lugar.
3. Deus vivente, nosso abrigo / Nós queremos partilhar Com o irmão empobrecido / Que não tem ainda um lar. Celebrando tua Páscoa, / Vamos dar-nos sempre as mãos Pra teu reino de justiça / Construir em mutirão.
MESA PRONTA, TOALHA LIMPA Letra: Maria Luíza Ricciardi / Música: José Edson R. de Freitas
1. Mesa pronta, toalha limpa / flores, luzes e canções. Nos olhares, um sorriso / muita paz nos corações. É a ceia partilhada / nesta casa de irmãos Páscoa sempre renovada, / recriando a comunhão.
És, Senhor, o Deus da Vida, / És a Festa, és a Dança. No banquete de tua casa, / Somos povo da Aliança. (2x)
2. Somos povo em travessia / no deserto a caminhar revestidos de esperança / contra o mal vamos lutar. Na montanha contemplamos / na sua glória e esplendor, Jesus Cristo, nosso Guia, / Companheiro sofredor.
3. Procurando uma fonte, / já cansados de andar assentado, junto ao poço, / aqui vimos te encontrar. Água viva, te pedimos, / faz brotar no coração. Renascidos e libertos, / partiremos em missão.
4. Tua casa é abrigo deste povo sofredor. Ao partir o pão, se abrem nossos olhos, ó Senhor! Apressemos, pois, o dia em que os pobres acharão Alimento e moradia, saúde, a educação
A necessidade era tanta e tamanha Que a fraternidade saiu em campanha Andou pelos vales, subiu as montanhas Foi levar o seu pão A dor era tanta, a injustiça tamanha Que a luz de Jesus que o seu povo acompanha O iluminou pra viver em campanha Em favor dos irmãos
Um só coração e uma só alma Um só sentimento em favor dos pequenos E o desejo feliz De tornar o país Mais irmão e fraterno Vão fazer de nós Povo do Senhor Construtores do amor Operários da paz Mais fiéis a Jesus Vão fazer nossa igreja Uma Igreja mais santa E mais plena de luz
Erguer as mãos com alegria Mas repartir também o pão de cada dia!
Campanha da Fraternidade, é o projeto que queremos celebrar. A nossa vida viver a fraternidade, é o compromisso que viemos renovar.
O berço foi nas terras potiguares; o amor chegou aos lares, em campanha caminhou. Fraternidade é o grito das Igrejas; jubileu nos dá certeza: Cristo a todos irmanou!
Buscamos ser Igreja renovada, solidária, irmanada, partilhando paz e pão. O negro, índio e encarcerados, também os desempregados, vida digna a todo irmão.
Olhando a nossa realidade, desamor, desigualdade, a paz é fruto da justiça. Educação, trabalho para todos, por uma terra sem males, sem exclusões e sem cobiça.
Voltados para a situação do povo construir milênio novo gemendor da criação; a saúde de se difunda sobre a terra das prisões Cristo liberta vida e missão neste chão.
Aqui renasce o gesto verdadeiro, nosso povo é mensageiro; crer em Deus é crer com as mãos; mais vida dignidade, esperança, moradia e segurança para todos os irmãos.
Agora, eis-me aqui, Senhor envia-me; juventude e familia, vida sim e drogas não; Nordeste, norte, sul, Brasil inteiro no amor seja o primeiro, vamos repartir o pão.
FAIXAS: 1. Prova de Amor (Comunhão 1970) 2. Perdoai-Nos, Ó Pai, as Nossas Ofensas (Comunhão 1971) 3. Vamos Servir (Entrada 1972) 4. Vai, Meu Povo, o Senhor Te Chama (Entrada e Despedida 1973) 5. Senhor, Que a Tua Palavra (Meditação 1974) 6. Eu Vim para Que Todos Tenham Vida (Comunhão 1974) 7. Unidos Estamos Aqui (Final 1974) 8. E Todos Repartiam o Pão (Entrada 1975) 9. Honra, Glória, Poder e Louvor (Aclamação 1975) 10. Os Cristãos Tinham Tudo em Comum (Oferendas 1975) 11. Juntos Como Irmãos (Entrada 1976) 12. Eis o Tempo de Conversão (Meditação 1976) 13. Porque És, Senhor o Caminho (Aclamação 1976) 14. Sabes, Senhor (Oferendas 1976) 15. É Bom Estarmos Juntos (Comunhão 1976) 16. Vimos Te Louvar em Tua Casa (Entrada 1977) 17. Quem, Ó Senhor em Tua Casa Habitará (Entrada 1977) 18. O Pão da Vida, Pão da Unidade – (Comunhão 1977) 19. Neste Pão e Neste Vinho (Oferendas 1978) 20. Novamente nos Unimos (Comunhão 1978) 21. A Ti, Ó Deus, Celebra a Criação (Comunhão 1978) 22. Teu Pão de Vida nos Saciou (Comunhão 1979) 23. Bendito Sejas Senhor Deus (Oferenda 1980) 24. Eis Meu Corpo, Tomai e Comei (Comunhão 1981) 25. Os Que Ensinam os Outros, um Dia (Entrada 1982) 26. A Palavra de Deus Ouvida (Salmo Responsorial 1982) 27. Senhor, Estes Filhos Querem Ofertar (Oferendas 1982) 28. Bendito Seja, Deus por Esta Paz (Oferenda 1983) 29. Senhor, Fazei-Me Instrumento de Vossa Paz (Comunhão 1983)
FAIXAS: 1. Quem Me Segue Não Anda nas Trevas (Salmo Responsorial 1984) 2. Vamos Irmãos, É Tempo (Entrada 1985) 3. Alegres, em Prece (Oferendas 1985) 4. Peregrinos do Reino dos Céus (Entrada 1986) 5. Ó Pai Te Agradecemos pelo Vinho e pelo Pão (Oferendas 1986) 6. Do Abismo Profundo (Comunhão 1987) 7. Olha Que Eu Vim Lá de Longe (Entrada 1988) 8. Divulgando a Boa Nova (Entrada 1989) 9. Ó Trindade (Comunhão 1989) 10. Do Mesmo Sopro Divino Vivendo (Entrada 1990) 11. Aqui Nós Trazemos Comida e Bebida (Oferendas 1991) 12. Ofertar Nossa Vida Queremos (Oferendas 1992) 13. Mesa Pronta, Toalha Limpa (Comunhão 1992) 14. A Mesa Santa Que Preparamos (Comunhão 1994) 15. Na Mesa do Lar (Comunhão 1994) 16. A Quem Nós Servimos (Comunhão 1995) 17. Boa Nova, Irmãos (Entrada 1996) 18. Suba a Ti, o Deus Pai (Oferendas 1996) 19. Jesus, o Pão da Vida (Comunhão 1996) 20. Vinde à Mesa nos Sentar (Comunhão 1997) 21. Somos Gente da Esperança (Entrada 2000) 22. Misericórdia, Senhor (Penitência 2000) 23. Fala, Senhor (Aclamação 2000) 24. Pai de Amor (Adoração 2000) 25. Louvai ao Senhor (Louvor 2000) 26. Bendito És Tu (Oferendas 2001) 27. Uma Só Será a Mesa (Oferendas 2002)
** Fraternidade e moradia: Ele veio morar entre nós – FTD Educação – IRMÃOS MARISTAS – Apresentar os projetos da Campanha da Fraternidade 2026 e engajar o público externo confessional, destacando a participação do Pe. Jean Paul
** Live Formativa: Campanha da Fraternidade 2026 – Fraternidade e Moradia – ARQUIDIOCESE DE NITERÓI – Participe desta live especial com Padre Adriano César 🙏, assessor das Pastorais para a Ação Sócio-Transformadora, e Frei Marcelo Toyansk Guimarães 🕊, Coordenador Nacional da Pastoral da Moradia e Favela.
** DIREITO À MORADIA: Tipos, Contexto Social e o Papel das Políticas Públicas – Olá, veja esse excelente video sobre moradia. Acho que vale a pena coloca-lo na sua lista. É uma análise sobre os tipos de moradias a partir do poema de Roseana Murray “Sem casa”, com uma abordagem história e cultural sobre questões primordiais que envolvem a problemática do direito a moradia e a ocupação dos espaços. Um intertextualidade entre as diferentes áreas do conhecimento para uma leitura crítica da realidade que nos cerca.
Edição dedicada a Campanha da Fraternidade de 2026, cujo tema será “Fraternidade e Moradia”, e lema, “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). Publicado: 22-12-2025